São as “10 pragas do Egito” mencionadas no Papiro de IPUWER?


O Diálogo de Ipuwer e o Senhor de tudo 

por Queruvim

Descrição: Papiro de Leiden I 344 recto
Tipo de Escrita: Cursiva em sinais hieráticos (ou relacionados com os hieróglifos)
Escritor: Ipuwer, um “oficial do tesouro”; (Segundo o Dr Erman)
Localização:  É atualmente mantido na Rijksmuseum van Oudheden de Leyden, na Holanda.

 

 

Também conhecido como Conselhos de um sábio Egípcio, o Papiro de Ipuwer  descoberto em Mênfis (Sakkara) no Egito,  foi comprado por Giovanni Anastasi  ( 1780-1860) um rico mercador nascido em Damasco, na Síria, que tinha o hábito de comprar antiguidades. Giovanni vendeu uma grande coleção de antiguidades para o Governo Holandês, inclusive o Papiro de Ipuwer , que foi então entregue ao Museu Nacional Holandês de Antiguidades, em Leiden, em 1828. Quando Giovanni era Consul no Egito, foi então que comprou este papiro de alguns egípcios na época em que fazia negócios no mercado Alexandrino. (1)

Datação

A data de composição deste documento (Papyrus Leiden I 344)  é controversa. Segundo alguns,o manuscrito data do Império Novo (século XIII a.C) e é uma provável  transcrição de um texto anterior do século XIX ao XVII a.C referente ao Primeiro Período Intermediário. Em meus estudos percebi que alguns fazem questão de datar este papiro em qualquer outra época que não seja a de Moisés. Isso não é de se estranhar, visto que até mesmo aderentes do Islã ao acharem qualquer vestígio de arqueologia do antigo Israel, fazem questão de destruir ou vandalizar. (Veja um exemplo, , II, III) Alguns após estudo detalhado sugerem que o poema de Ipuwer é uma discussão entre Ipuwer e uma deidade Egípcia chamada Atum (Fig. abaixo) No início do século XX poucos tinham capacidade de ler tal achado, de forma que ficou obscurecido e no campo do enigmático, sem poder ser analisado quanto ao conteúdo e significado mesmo por parte dos egiptólogos. Em 1872 foi feita a primeira tradução de parte do documento, interpretado como sendo escrito na época do Reino médio do Egito. Alguns o consideravam “profecias” a respeito do futuro. Alan Gardiner  e seu colega Alemão o Professor Kurt Sethe, ajudaram muito no estudo e compreensão de antigas escritas hieroglíficas bem como na leitura deste tipo de papiro. Infelizmente devido a deterioração muitos trechos ficaram além de recuperação e com algumas brechas.

Opinião de estudiosos seculares e religiosos

Atum.svg A mais ampla receptividade dos textos de Ipuwer tem  sido observada entre leitores não egiptólogos na  avaliação de evidências de que o poema apóia o relato bíblico do Êxodo. Em vista de referências frequentes onde se fala de “escravos abandonados”, o status de subordinados e a inversão de domínio, bem como a notável declaração onde se diz que “o rio se tornou sangue”. Certo arqueólogo e estudioso do assunto, o Dr. Roland Enmarch reconhece que em “uma leitura literal, estes são aspectos similares ao relato de Êxodo”.(2) As passagens do relato bíblico de Êxodo e o texto de Ipuwer são tão similares que a  mera coincidência não explica de modo convincente sua similaridade. A maioria dos Egiptólogos rejeitam naturalmente a proposição de que ambos os relatos tenham tido uma origem comum. Até porque mencionar a Bíblia ou até mesmo sugerir que esta seja historicamente confiável tem sido motivo de zombaria da parte de um  monopólio cultural  silencioso.(1 João 5:19) Empreendi portanto, fazer uma análise textual comparativa deste papiro com o texto da Bíblia. Em vista do princípio da imparcialidade, temos que ter em mente que ao avaliarmos um texto, não devemos partir do pressuposto de que este seja realmente o que queremos que seja, mas que este seja o que ele realmente é, quer gostemos quer não. Há muitos escritores propensos a defenderem a Bíblia a todo custo independendo se as  evidências realmente apoiam ou não suas conclusões antecipadas. Isto não deixa de ser um tipo de pré-conceito, uma pesquisa não científica. Jamais devemos pesquisar algo para que se encaixe naquilo que já cremos. A pergunta que pretendo responder neste artigo é: Há mesmo base para se crer que o Papiro de Ipuwer seja uma descrição do relato de Êxodo referente as “dez pragas” ? Muitos suspeitam que Ipuwer não descreve em seu poema as dez pragas, mas antes, que este esteja falando no contexto a respeito do resultado que se seguiu a uma invasão e sua consequente devastação.  Consideram que muitos religiosos psicoanaliticamente interpretam de modo seletivo o relato de Ipuwer fazendo citação seletiva que se adapte às suas teses ao passo que ignoram declarações no texto de Ipuwer que podem colocar em xeque aquilo para o qual procuram provas. Immanuel Velikovsky (Foto)  interpreta o relato como sendo a descrição do resultado de uma invasão feita pelos Hiksos a quem relaciona com o povo Amalequita, que entraram em combate com os  Israelistas em Refidim após o êxodo do Egito. Velikovisky ao falar de Ipuwer faz uma descrição do que considerou uma “versão Egípcia do relato do Êxodo”. Segundo ele,  houve após o Êxodo do Egito um ataque dos Amalequitas contra os Egípcios mesclando o êxodo do Egito com o desastre de um ataque inimigo. Essa foi sua conclusão após estudar a tradução do papiro feita por Alan Gardiner. Gardiner sugeriu que “O contexto inteiro de 1,1 a 10,6 constitui uma descrição única  de um momento especial na história do Egito como foi visto pelos olhos pessimistas de Ipuwer”.

Descrições curiosas

O papiro de Ipuwer descreve uma catástrofe nacional e não simplesmente uma revolução social ou uma simples invasão de inimigos, como afirmam alguns. Já no início do texto de Ipuwer lemos que “as mulheres estão estéreis e nenhuma concebe“. Isso nos faz lembrar de relatos na Bíblia, como o de Abimeleque, Rei de Gerar, que pretendeu tomar para si por esposa a mulher de Abraão e que por esta causa, lemos que as mulheres naquela região ficaram estéreis por um tempo. Em Gênesis 20:17,18 lemos:

“E Abraão começou a fazer intercessão ao [verdadeiro] Deus;+e Deus* passou a curar Abimeleque e sua esposa, e suas escravas, e elas começaram a dar à luz filhos. 18  Pois Jeová cerrara totalmente cada madre na casa de Abimeleque, por causa de Sara, esposa de Abraão”.

Outra similaridade com a Bíblia é a menção de que o Rei do Egito morreu sem ter um velório. Como sabemos, muitos filmes de hollywood bem como outros, que tentam fazer uma representação das dez pragas e o êxodo do Egito,  apresentam Faraó como sobrevivendo ao passo que seu exército morre no mar vermelho. A mini-série A Bíblia exibida na Rede Record, aqui no Brasil, cometeu o mesmo erro, muito embora tenha sido produzida com a consulta constante a pastores evangélicos e outros líderes religiosos da Cristandade. O fato é que a Bíblia Sagrada diz que Faraó morreu no mar vermelho. (Confira um artigo resumido a este respeito) Curiosamente, o papiro de Ipuwer apresenta Faraó como morrendo sem sequer ter a oportunidade de um velório. O que poderia, então,  explicar as declarações mencionadas no papiro? Esta avaliação considerada de modo isolado pode certamente levar a uma série de conclusões. Poderia ter acontecido uma guerra e o Faraó perecido no campo de batalha e seu corpo de algum modo perdido ou levado como troféu, entre tantas outras hipóteses que poderia ser levantada. Mas não foi  o Egito a potência mundial dominante naquele tempo? Como poderia outra nação subjugar os egípcios a não ser por força maior? Procuremos pois fazer uma análise do restante do papiro acerca da aparente catástrofe que sobreveio ao mundo egípcio naquela ocasião. Temos então, duas coincidências com relatos da Bíblia. A morte de Faraó e mulheres não podendo dar a luz, algo que sempre acontecia nos tempos bíblicos como expressão do desagrado de Jeová. A sobreposição dos dois relatos, tanto o relato das dez pragas bem como o poema de Ipuwer apresentam muitas outras similaridades. Façamos a comparação para ver se realmente se pode provar que ambas as fontes descrevem os mesmos eventos! Algo muito estranho mencionado no primeiro capítulo do papiro é a declaração de que “o Nilo transborda e contudo ninguém trabalha na lavoura. Todos dizem: Não sabemos o que acontecerá por toda a terra“. Parece ser um período de medo e as pessoas desalentadas de temor na expectativa do que viria. O Capítulo 2 diz que “De fato, homens pobres se tornaram donos de riquezas” e “aquele que não podia nem mesmo fazer sandálias para si mesmo é agora dono de riquezas“. Na continuação lemos que a “pestilência está em toda a terra, sangue está em toda parte, a morte não falta“. É óbvio que uma invasão não poderia causar doenças em toda a terra dessa forma. Se tivesse acontecido um ataque inimigo resultando em muitas mortes, porque não se fala de forma clara sobre isto? Fala se de “mortos sendo levados diretamente para o rio. Fileiras deles no local de embalsamar“, “nobres estão em angústia ao passo que os pobres estão em alegria“. Esta ultima frase é mais uma indicação de que um ataque inimigo não poderia ter resultado em uma destruição seletiva de pessoas. Algo porém mencionado na Bíblia como acontecendo, mas não devido a uma invasão, e sim devido a forma seletiva do agressor mencionado como sendo o próprio Jeová Deus. Em harmonia com isso, observe o que lemos em Êxodo 8:20:

Jeová disse então a Moisés: “Levanta-te de manhã cedo e toma posição diante de Faraó.+ Eis que ele está saindo à água! E tens de dizer-lhe: ‘Assim disse Jeová: “Manda embora meu povo, para que me sirvam.*+21  Mas se não mandares embora meu povo, eis que enviarei o moscão*+ sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e às tuas casas; e as casas do Egito estarão simplesmente cheias de moscões, e também o solo em que estão.22  E naquele dia certamente farei ficar à parte a terra de Gósen em que está meu povo, para que não haja ali nenhum moscão;+ a fim de que saibas que eu sou Jeová no meio da terra.*+23E deveras porei uma demarcação entre meu povo e teu povo.+Amanhã ocorrerá este sinal.”’”

Também em Êxodo 9:6:

Concordemente, Jeová fez esta coisa no dia seguinte, e toda sorte de gado* do Egito começou a morrer;+ mas nenhum do gado dos filhos de Israel morreu7  Faraó mandou então ver, e eis que nem mesmo um do gado de Israel tinha morrido. Não obstante, o coração de Faraó continuou insensível+ e ele não mandou o povo embora.

Lemos em Êxodo 9:13, 21:

” Jeová disse então a Moisés: “Levanta-te de manhã cedo e toma posição diante de Faraó,+ e tens de dizer-lhe: ‘Assim disse Jeová, o Deus dos hebreus: “Manda embora meu povo, para que me sirvam.+14  Pois esta vez envio todos os meus golpes contra o teu coração e sobre os teus servos e teu povo, com o fim de que saibas que não há ninguém semelhante a mim em toda a terra.+15  Pois eu já poderia ter estendido minha mão para golpear a ti e a teu povo com pestilência, e para eliminar-te de cima da terra.+16  Mas, de fato, por esta razão te deixei em existência:*+ para mostrar-te meu poder e para que meu nome seja declarado em toda a terra.*+17  Ainda te comportas com soberba* contra o meu povo, não os mandando embora?+18  Eis que amanhã, por esta hora, farei cair uma saraiva muito forte, tal como nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora.+19  E agora, manda recolher ao abrigo todo o teu gado e tudo o que é teu no campo. Quanto a qualquer homem ou animal achado no campo e não recolhido à casa, sobre estes terá de vir a saraiva+ e terão de morrer.”’”20 Todo aquele que temia a palavra de Jeová, dentre os servos de Faraó, fez os seus próprios servos e o seu gado fugir para dentro das casas,+21  mas todo aquele que não determinou no seu coração dar consideração à palavra de Jeová deixou no campo seus servos e seu gado.+

Isto  explicaria por que os ricos estavam ficando pobres e os pobres ricos! Observamos então até aqui uma coincidência de detalhes com o relato da Bíblia em no mínimo 3 acontecimentos. Estes vão se acumulando. por exemplo,  quando lemos logo em seguida que o “rio é sangue e alguns bebem dele ainda assim“, devido a sede. Realmente como descrito na Bíblia! Imagine milhares de pessoas procurando água para beber! É exatamente o que prediz o relato de Êxodo na Bíblia Sagrada. (Poderá conferir lendo este capítulo da Bíblia) “Crocodilos estão empanturrados com os peixes que pegaram, visto que homens vão até eles de livre e expontânea vontade, é a destruição da terra“. Isto não parece uma descrição de invasão e guerra, mas de desespero e suicídio. No mesmo capítulo fala-se de “muros, paredes e colunas queimadas, ao passo que o palácio está inteiro” o que contraria a lógica de uma interpretação atribuída a uma simples invasão do Egito. A Bíblia menciona muitos relâmpagos e fogo caindo na terra. Lemos em Êxodo capítulo 9:

Jeová disse então a Moisés: “Estende tua mão+ para os céus, a fim de que venha saraiva+ sobre toda a terra do Egito, sobre homem e animal, e sobre toda a vegetação do campo na terra do Egito.” 23  Assim, Moisés estendeu seu bastão para os céus; e Jeová deu trovões e saraiva,+e corria fogo para baixo à terra, e Jeová fazia cair saraiva sobre a terra do Egito. 24  Assim houve saraiva, e fogo tremulando no meio da saraiva. Era muito forte, de modo que nunca tinha havido nenhuma semelhante a ela em toda a terra do Egito, desde o tempo em que se tornou nação.+25  E a saraiva passou a golpear toda a terra do Egito. A saraiva golpeou tudo o que havia no campo, desde o homem até o animal, e toda sorte de vegetação* do campo; e destroçou toda sorte de árvore* do campo.+

Lemos uma frase relacionada a estes eventos no papiro (cap. 7): “Observai, o Egito está derrubado devido a uma tromba d´agua e aquele que jorrou a água no solo levou o homem forte a miséria” Temos até aqui, então,  mais de 6 coincidências com o relato da Bíblia. Pestilências, rio virou sangue, sede por falta de água, maldição seletiva poupando os pobres, a morte de Faraó sem um velório, trombas d´agua, enfim. Isso depois de avaliar apenas alguns poucos versos do papiro de Ipuwer. Notável é que muitos pastores e até mesmos outros líderes religiosos de nossos dias, que não estudam a Bíblia com dedicação, desapercebem que Faraó morreu, como pode ser constatado no Salmo 136. Todavia, o Papiro de Ipuwer já nos conta isso no capítulo 7! Para mim isto vem a agregar a suspeita de que temos um códice falando de eventos em comum com o texto da Bíblia. “Aquele que estende seu irmão no solo está em toda a parte“. Ou seja algum tipo de morte coletiva de irmãos. Exatamente o que prediz o relato escrito por Moisés. Isto já não está cheirando mais a coincidência, não acha? Êxodo 12:29 reza:

E sucedeu, à meia-noite, que Jeová golpeou todo primogênito na terra do Egito,+ desde o primogênito de Faraó sentado no seu trono, até o primogênito do cativo que se achava na masmorra,* e todo primogênito de animal.+ 30  Faraó levantou-se então durante a noite, ele e todos os seus servos, e todos os [demais] egípcios; e começou a levantar-se um grande clamor entre os egípcios,+ pois não havia casa em que não houvesse um morto.

Os primogênitos aqui neste texto se refere ao primeiro filho, como em todos os demais textos na Bíblia onde aparece a palavra “primogênito” (Diferente do que dizem a maioria dos pastores ao interpretarem Col. 1:15), “primogênito” é o filho mais velho ou o primeiro da criação de um Pai. Que calamidade para as famílias do Egito por causa de Faraó! Mas Jeová Deus foi tão justo que avisou como qualquer pessoa poderia se livrar desta situação! Espero que tenham apreciado a análise feita até agora do Papiro de Ipuwer. Continuarei detalhando muito mais a respeito deste nesta página que será atualizada. Neste ínterim deixe seu comentário e crítica sobre o assunto. Visto que a pergunta ainda está soando: São as 10 pragas mencionadas no Papiro de IPUWER? Caso sua resposta seja sim, são uma descrição dos mesmos eventos, e se isso estiver correto, teremos mais uma confirmação da “certeza” que já temos de que a Bíblia é A PALAVRA DE DEUS E NÃO DE HOMENS. Papyrus Ipuwer Leiden 344Descrição do Livro Bíblico de Êxodo 7:20 “… e toda a água que havia no rio Nilo transformou-se em sangue.” 7:21 “… E morreram os peixes que havia no rio Nilo e o rio Nilo começou a cheirar mal; e os egípcios não podiam beber água do rio Nilo.” 7:24 “E todos os egípcios foram cavar ao redor do rio Nilo por água para beber, porque não podiam beber a água do rio Nilo.”    9:23-24 “…e corria fogo para baixo à terra, e Jeová fazia cair saraiva sobre a terra do Egito. 24  Assim houve saraiva, e fogo tremulando no meio da saraiva. Era muito forte, de modo que nunca tinha havido nenhuma semelhante a ela em toda a terra do Egito, desde o tempo em que se tornou nação”.    9:25 “...A saraiva golpeou tudo o que havia no campo, desde o homem até o animal, e toda sorte de vegetação do campo; e destroçou toda sorte de árvore do campo…”    9:31″ …Ora, tinham sido atingidos o linho e a cevada, porque a cevada estava espigando e o linho estava em flor”.    10:15 “...E os gafanhotos começaram a vir sobre toda a terra do Egito e a pousar sobre todo o território do Egito… E cobriam a superfície visível do país inteiro,+ e a terra ficou escura;+ e devoravam toda a vegetação do país e todos os frutos das árvores que a saraiva deixara sobrar;+e não ficou nada verde nas árvores nem na vegetação do campo, em toda a terra do Egito.+   Papyrus Ipuwer Leiden 344(2) 9:3 “…eis que virá a mão de Jeová+ sobre o teu gado+ que está no campo. Haverá uma forte pestilência+ nos cavalos, nos jumentos, nos camelos, na manada e no rebanho.” 9:19 “… E agora, manda recolher ao abrigo todo o teu gado e tudo o que é teu no campo…” 9:21  “mas todo aquele que não determinou no seu coração dar consideração à palavra de Jeová deixou no campo seus servos e seu gado.” 10:22 “Moisés estendeu imediatamente a mão para os céus e começou a haver uma escuridão sombria em toda a terra do Egito, por três dias.” 12:29 “E sucedeu, à meia-noite, que Jeová golpeou todo primogênito na terra do Egito,+ desde o primogênito de Faraó sentado no seu trono, até o primogênito do cativo que se achava na masmorra…” 12:30 “…Faraó levantou-se então durante a noite, ele e todos os seus servos, e todos os [demais] egípcios; e começou a levantar-se um grande clamor entre os egípcios,+ pois não havia casa em que não houvesse um morto.”        13:21 …E Jeová ia na frente deles, de dia numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho,+ e de noite numa coluna de  fogo, para dar-lhes luz, para irem de dia e de noite.   12:35-36 ...  E os Israelitas fizeram segundo a palavra de Moisés, indo pedir dos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, …de modo que estes lhes concederam o que se pedia;+ e despojaram os egípcios.+

Observai, nobres senhoras estão agora em trapos e magnatas em estabelecimentos de trabalho pesado e aquele que sequer podia dormir em muros possui agora uma cama…o possuidor de roupas está agora em trapos, enquanto aquele que sequer podia costurar para si mesmo é agora possuidor de linho fino..Aquele que não possuia um abrigo possui agora uma abrigo e aquele que outrora possuia um abrigo encontra-se agora na plena agressão da tempestade” Papiro de Ipuwer

Esta última declaração nos lembra a descrição de Êxodo 9:26 onde lemos :

“Somente na terra de Gósen, onde se achavam os filhos de Israel, não veio a haver saraiva”.

De acordo com a Bíblia Jeová, o Ser Supremo, fez cair uma chuva muitíssimo forte, mas apenas na região onde moravam os Egípcios e não onde residiam os israelitas, a saber, os escravos que viviam a 400 anos sob tirania no Egito. Mais uma descrição que coincide com o que lemos nos escritos registrados por Moisés!

Espero poder ampliar este artigo assim que surgir mais informações!

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Este artigo não deve ser copiado total ou parcialmente!

Artigos relacionados:

http://www.rutherfordpress.co.uk/Enmarch%20-%20The%20Reception%20of%20Ipuwer.pdf

http://henryzecher.com/papyrus_ipuwer.htm

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/texts/ipuwer.htm

Naos of el-Arish

http://www.pibburns.com/smelaris.htm#tnotes

1–  The Egyptian Hermes: A Historical Approach to the Late Pagan Mind

2– Roland  Enmarch  em The Reception of a Middle Egyptian Poem: The Dialogue of Ipuwer and the Lord of All in the Ramesside Period and Beyond

A opinião do erudito em grego Jason Beduhn e a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas referente a passagem de João 1:1 c

 

VEJA TAMBÉM:

 

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Comentários

  • Saga  On 9 de novembro de 2013 at 19:28

    Eu acho engraçado que se negue similaridades e paralelos de histórias bíblicas com documentos seculares quanto a fatos históricos, ENQUANTO QUE pra criar similaridades entre a religião bíblica (Judaísmo/Cristianismo) e adaração pagã sejam tão rápidos, mesmo que tenham que forçar a barra e inventar similitudes que nem existem. (Alguém já ouviu falar da teoria Jesus-Hórus)? Quero dizer que só se faz sucesso uma tese se ela for considerada negativa à Bíblia, se ela corroborar as Escrituras ela é rejeitada e a mídia em geral se cala sobre o assunto.

    [/Postagem corrigida]

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  • Eduardo Andrade  On 10 de novembro de 2013 at 0:30

    Muito bem isso faz cair por terra as críticas de pessoas metidas a intelectuais que não acreditam na Palavra de Deus.Mostrando ainda mais que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus veja sobre os hititas,um dos povos da antiga Canaã,há muitos anos atrás só sabiam do povo hitita ou heteus por meio das referências bíblicas mas depois foram encontrados vestígios que comprovam que os hititas realmente existiram e hoje é um dos povos cananeus mais conhecidos e sobre os gigantes que habitaram o Mundo antes do grande dilúvio,foram encontrados restos mortais dos gigantes ou nefilins que comprovam o que a Bíblia Sagrada também diz e é bom falar,querido amigo,sobre as descobertas arqueológicas dos restos mortais dos gigantes.

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  • Cefas  On 10 de novembro de 2013 at 10:44

    Queruvim, muito bom o artigo!
    Muito semelhante ao relato de Êxodo, só não achei referência deste papiro nas publicações.

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  • Marcelo  On 11 de novembro de 2013 at 9:34

    Eu já vi o zeighest, que fala do Jesus-horus, e o religulous, que é engraçado e mostra o quanto muitos religiosos são estúpidos, mas bate na memsa tecla do Jesus-hórus.

    Depois disto nunca mais confiei em nada do que aparece na tv e me tornei cético quanto aos documentários”

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  • Vinicius Monteiro  On 30 de dezembro de 2013 at 11:54

    Muito interessante o artigo irmão, realmente muitas coincidências com o relato de Êxodo, mas, por que a associação ainda não mencionou nada a respeito do papiro, será que ele é confiável?

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  • Queruvim  On 30 de dezembro de 2013 at 14:18

    Deixei o artigo de forma enigmática para que os leitores tirem suas conclusões. Muita informação poderá vir a tona e revelar mais sobre o papiro de Ipuwer. PEÇO QUE OS QUE COPIARAM ESTE ARTIGO OU PARTE DELE CITEM A FONTE! EVITEM PLAGIAR!

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  • Fernando Holanda  On 6 de janeiro de 2014 at 18:04

    Neste mundo só existem dois tipos de pessoas, os que influenciam e os que são influenciados. Quem tem mais conhecimento domina quem tem menos conhecimento, e é claro terá mais poder de influenciar. O zeighest foi feito para influenciar quem não tem nem noção do que é verdadeiramente Deus. Uma coisa interessante, todos nós somos pessoas que foram influenciadas por alguém, por quem você está sendo influenciado. Nem toda influencia é boa mesmo estando recheada de ” verdades”. Deus é mais do uma idéia, ele é sobrenatural. Um dia meu pai foi ateu marxista, leninista, conhecia a bíblia teoricamente até que, um dia ele teve uma experiência sobrenatural com Deus. Aí a sua vida mudou radicalmente. Uma coisa é você ouvir falar que existe um Deus e outra é você ter uma experiência com Deus.

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  • ernando  On 9 de janeiro de 2014 at 10:10

    porque a associaçao nao com entou nada a respeito desse papiro; poderia nos explicar?

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  • Queruvim  On 9 de janeiro de 2014 at 12:09

    A organização de Jeová não se dedica a arqueologia nem procura na arqueologia um pressuposto fundamental em que se basear a fé. Assim, ao escrever aos cristãos, o apóstolo Paulo disse: “Estamos andando pela fé, não pela vista.” — 2 Coríntios 5:7.É obvio que ainda assim ela recorre a achados arqueológicos para fortalecer a nossa fé. Acho que o Papiro de Ipuwer é interessante, mas aberto a muitas especulações e interpretações que não o colocam como sendo uma “indiscutível” prova da autenticidade de relatos bíblicos. Tanto é que sou cauteloso em afirmar algo neste artigo. Acredito que caso haja alguma outra descoberta que amplie a gama de informação sobre quem foi Ipuwer e o que representa o achado, teremos com certeza alguma matéria sobre este papiro, desde que se torne mais evidente sua viabilidade em autenticar relatos bíblicos. A Obra Estudo Perspicaz das Escrituras aborda exatamente esta ideia debaixo do tema ARQUEOLOGIA NO SUB TÓPICO: Valor Comparativo da Arqueologia e também no subtópico que segue “Incertezas subjacentes”

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  • JOELMA HAMES  On 26 de fevereiro de 2014 at 18:53

    não entendi porque se fala que o gado morreu depois se fala novamente que eles tem gado se estão mortos

    MODERAÇÃO: ENCONTRARÁ algo sobre essa indagação no início deste artigo:

    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2013/07/19/contradicoes-da-biblia-que-nenhum-crente-consegue-explicar/

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  • Queruvim  On 10 de dezembro de 2016 at 13:26

    Este site copiou e mutilou meu artigo

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