Provérbios 8:22 segundo várias Bíblias e Eruditos trinitários


O entendimento de que a “sabedoria” personificada de Provérbios capítulo 8 é na realidade, figurativa de Jesus na sua existência pré-humana sempre existiu na maioria das igrejas que se dizem cristãs.Tal entendimento é  comumente observado nos escritos dos Pais da Igreja dos primeiros séculos do cristianismo (incluindo estudiosos notáveis como Orígenes, Irineu, Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Tertuliano, etc) Muitos eruditos da Bíblia (inclusive trinitários) chegaram mesmo a dizer que tal ligação é feita no Novo Testamento em 1 Coríntios 1:24.

 

O Erudito e trinitário Edmund Fortman escreveu:

Paulo aplicou [Prov. 8:22-30] ao Filho de Deus. Os apologistas [escritores cristãos dos séculos 2 e 3] usaram este para provar aos gentios e judeus a pré-existência da Palavra e seu papel na criação. ” – (Uma pesquisa detalhada lhe permitirá ver onde  citações dos escritos de Irineu, Orígenes, Tertuliano, Clemente de Alexandria, e Justino Mártir,  igualam o Filho como a  “sabedoria” mencionada  em Prov 8:22-30 e admitem que ele foi criado  por Deus como o início das obras de Deus -)

O Erudito Trinitário  Dr. W. H. C. Frend concorda:

“No momento em que ele escreveu aos Coríntios no [ano] 53, Paulo tinha desenvolvido em sua mente a equação de Cristo com a Sabedoria divina encarnada  (` Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus “[1 Coríntios. 1:24] ). “ – P. 102, The Rise of Christianity, Fortress Press, 1985.

Outros concordam com isso, confira!

O Comentário Geneva Study Bible fonte

Matthew Henry Commentary on the Whole Bible (Complete)

Scofield Reference Notes de 1917, um comentário da Bíblia a respeito de Provérbios 8:22.

Search Treasury of Scripture Knowledge

 

A Bíblia de EStudo Shed diz:

“Este trecho, até o final do capítulo, é uma antecipação da voz de Cristo, proclamando a verdade antes de sua vinda ao mundo, na estrebaria de Belém. Cristo estava na glória mas não inativo. (João 5:17) antes que houvesse mundo. (João 17:5).” 

A Tradução Brasileira também aponta para João 1:2,3 em sua nota e referências de Provérbios 8:30

A João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida em Provérbios 8:22 aponta para Apoc. 3:14.

João Ferreira de Almeida na Revisão de 1997 em sua ref. de Provérbios 8:30 aponta para Mateus 3:17 “Este é o meu filho o amado”. Nesta mesma versão há um dicionário onde diz que tal passagem “se concretizou no filho de Deus”. (Assista o vídeo abaixo com todas estas imagens e estas Bíblias sendo citadas.

A Bíblia Pastoral em Prov. 8:22 aponta para uma nota que diz que a “sabedoria foi a primeira “criatura de Deus…o Novo Testamento vê em Jesus a Sabedoria de Deus”.

A Bíblia NTLH explicando em uma nota a respeito de João 1:1 aponta para Provérbios 8:22.

A Bíblia de Jerusalém no texto de Provérbios 8:22 “Javé me criou…”  é explicado como “aplicada a Jesus que participa da criação e conservação do mundo” e prossegue:  “O prólogo de João atribui ao Verbo traços da Sabedoria criadora”.

Bíblia de Estudo Palavras Chave da CPAD em Provérbios 8:22: “Esta passagem tem sido interpretada por muitos estudiosos como uma referência a Cristo, pelo fato de outras similares serem encontradas nas páginas neo testamentárias. As características que pertencem a esta personalidade chamada “Sabedoria” coincidem com as de Cristo: Ela existia antes da criação. (Colossenses 1:16; Apoc. 3:14…”

 

 

No Diálogo com Trifão de Justino o Mártir capítulo 61 podemos ver um exemplo deste entendimento de Provérbios 8:22.

Há diversas citações no artigo que escrevi intitulado:

Doutrina da Trindade Antes de Nicéia?

Compare com os escritos de Justino o Martir( 160 D.C) e observe o que sublinhei se referindo a Cristo!

Capítulo LXI: “Vos darei outro testemunho, meus amigos, ’ eu disse, ‘das escrituras, que Deus gerou antes de todas as coisas um princípio (que era) certo poder racional (procedendo ) de sí mesmo, que é chamado pelo espírito santo, ora a glória do Senhor, ora do filho, e também sabedoria, e também um anjo, (um) Deus, e o Senhor e Logos… Ele fala por meio de Salomão o seguinte, “Se eu vos declarar o que acontece diariamente, farei relembrar eventos desde a eternidade, e os observaremos. O Senhor me fez o princípio de seus caminhos pelos seus trabalhos. Desde a eternidade Ele me estabeleceu no princípio antes dele ter feito a terra…”. Aqui, Justino identifica a “sabedoria” como sendo Jesus em sua existência pré-humana.

 Capítulo LXII“… Assim como as Escrituras por meio de Salomão tornou claro, que aquele a quem Salomão chama de Sabedoria, foi gerado como um princípio antes de todas as suas criaturas e como descendência de Deus…” 

Nós até mesmo encontramos o extremamente trinitário Novo Dicionário da Bíblia, 1982, p. 1257, dizendo:

“Não é inesperado que Paulo iria ver Jesus … como a Sabedoria de Deus. Que Paulo viu em Cristo o cumprimento da Pr. 8:22 ss. Parece evidente a partir de Colossenses 1:15 e ss., O que reflete fortemente a descrição da sabedoria no V.T. “

E os escritores do Evangelho, segundo o Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, também podem ter feito a ligação Jesus / Sabedoria: Lucas 11:49 fala de “uma palavra de sabedoria de Deus” e o relato paralelo em Mateus. 23:34 . “É entendido como uma palavra de Jesus.”

Além disso, em conexão com os Evangelhos de Mateus. 12:42 e Lucas 11:31, essa Obra de referência trinitária diz:

“Isso pode ser entendido mais facilmente através do pensamento da sabedoria celestial a quem os homens desprezam: em Jesus a sabedoria finalmente apareceu.” – P. 1030, vol. 3. A própria Obra trinitária Os Pais pré Nicéia admitem:

Prov. viii 22-25. Esta é uma das citações favoritas messiânica dos Pais, e é considerado como a base do primeiro capítulo do Evangelho de S. João. – ANF 1:488, f.n. # 10, Eerdmans, 1993 reprint.

Por que, mesmo no Concílio de Nicéia, em 325 D.C
Arios citou esta passagem como prova de que Jesus não era igual a Deus:

“[Arius] tinha na mente forte lógica e apelou aos textos bíblicos que, aparentemente apoiavam seus argumentos -. Por exemplo, João 17:3 …. e Provérbios 8:22” – P. 157 (165), Manual de Eerdman para a História do Cristianismo, 1977.

E seu adversário trinitário Atanásio, jamais  refutou este uso de Provérbios 8:22 embora às vezes recorresse a escritura, –

“Atanásio …. não refutou Arius, rejeitando a relevância da Prov. 8:22.” (Muito embora tenha tentado mostrar que Jesus não tinha sido criado, citando Sal. 110:3..) – P. 165 (173), O Manual de Eerdman.

Em outras palavras, quando Ários citou Provérbios 8:22 e o aplicou a Jesus, o trinitário Atanásio não contestou  a aplicação!  O próprio Atanásio reconheu que a Sabedoria descrita naquela escritura descrevia o Messias! Nós ainda encontramos Atanásio citando uma carta escrita por Dionísio, bispo de Roma (259-268 AD) em que ele escreve:

“Se o Cristo é Palavra e Sabedoria e Poder, como você sabe que as Divinas Escrituras dizem que ele é …” – P. 32, Documentos da Igreja Cristã, Bettenson, Oxford University Press.

E até mesmo um dos mais ferrenhos defensores da teologia trinitária (e provavelmente o mais influente e honrado de estudiosos da trindade), Agostinho fez uma  conexão entre a  “Palavra / Sabedoria” como sendo Jesus por volta de 410 AD em seu famoso De Civitate Dei (A Cidade de Deus), Livro XI , capítulo 24.

Interpretações cristológicas de Provérbios 8:22 não eram populares somente nos séculos que se seguiram a morte dos apóstolos. Podemos encontra-las em diversos escritos dos séculos 18 e 19. Por exemplo, comentaristas conservadores e eruditos como a obra Comentários de 1710 de Matthew Henry  relata referente a sabedoria de Provérbios 8:22-31:

“que é uma pessoa divina e inteligente que aqui fala, parece muito claro, e que não se refere a apenas um mera propriedade da natureza divina, pois a Sabedoria aqui tem propriedades pessoais e ações; e essa pessoa divina inteligente não pode ser nenhum outro a não ser o próprio Filho de Deus, de quem as principais coisas aqui referidas como da Sabedoria são atribuídas em outras escrituras, e devemos explicar as escrituras por [usar] elas mesmas”. 

A interpretação de que Provérbios 8:22-31 se refere a Cristo foi praticamente abandonada em escritos eruditos e comentários do século 20 e até mesmo considerada “heresia” por muitos comentaristas trinitários.

 

Convidamos os leitores desta página que estudem com atenção e oração o tema JESUS CRISTO a fim de entender plenamente este assunto tão importante a respeito daquele que Deus providenciou para salvar a humanidade da condição pecaminosa e da morte.



 

9 comentários em “Provérbios 8:22 segundo várias Bíblias e Eruditos trinitários

  1. Queruvim este artigo eu ainda não tinha visto, ele não apareceali do lado esquerdo do site né?

    Muito bom ver que os próprios “pais da trindade” (inventei agora este rsrsrs) defendem talvez inconscientemente que Jesus (a sabedoria) foi criado (a).

    Curtir

  2. Espalhei links deste artigo para ficar mais acessível. Na verdade eu preciso incrementar este artigo.Fiz algumas alterações e adicionei material e fontes adicionais para pesquisa do ano 1710! Ficaria nota 10 se eu achar as fontes em grego e copiá-las e postar aqui. Meu tempo é curto mas com o passar dos dias vou aprimorando.Devo também citar outros eruditos trinitários da antiguidade que aplicam Provérbios 8:22 a Cristo. Este é, evidentemente o entendimento correto sobre quem é Cristo. Realmente o Corpo Administrativo da Organização de JEOVÁ tem uma escola poderosa e eruditos de nível raro. SÓ NÃO PERCEBE QUEM É demasiadamente crítico e opositor. .

    Curtir

  3. Sou estudante,
    Uso a TNM
    Porém outras tbm como Almeida.
    Queria saber qual é a correta.
    Não achei artigos de estudo sobre esse capítulo
    Provérbios 8:22

    Curtir

  4. Obrigado queruvim.
    Vou ver esse artigo, queria agradecer seu trabalho , aprendo muito com sua refutações.
    Que Jeová abençoe vc.

    Curtir

Os comentários estão fechados.