1 Timóteo 3:16 – “Ele foi manifestado em carne” ou “Deus foi manifestado em carne” ?


Muitas versões posteriores das Escrituras ao traduzirem a partir do texto grego ou do latin disponível na época, optaram por fazer  acréscimos sutis ao texto da palavra de Deus.

Um exemplo muito claro desta atitude é o texto de 1 Timóteo 3:16 onde Manuscritos (Mss)  posteriores e traduções da Bíblia do século 19, inseriram a palavra “Deus” a fim de darem a entender que Jesus é o próprio Deus Jeová (IHVH).  Isso contradiz vários outros textos claros das Escrituras. Tais como Revelação (ou Apocalipse) 3:12 onde Jesus é visto numa visão pelo idoso Apóstolo João  mais de 50 anos depois de sua ascensão, e nesta Jesus chama seu Pai de “meu Deus” 4 vezes!

Interessante que Jesus nesta visão já está no dominio celestial e não partilha de uma união em “essência” ou “substância” com o Pai, mas está subordinado a Ele.

A maioria das traduções modernas, porém, reza em 1 Timóteo 3:16:

Aquele que se manifestou . . .”

Isto se dá porque, conforme explica a nota marginal da Versão Normal Americana (em inglês): “A palavra Deus, em lugar de “Aquele que”, não repousa sobre nenhuma evidência antiga suficiente.”

Pessoas como  Konstantin von Tischendorf, um dotado lingüista alemão, contribuiram muito para o entendimento de passagens como as de 1 Tim. 3:16.Tischendorf percorreu o Oriente Médio em busca de antigos manuscritos bíblicos, esperando confirmar além de dúvida o texto original da Bíblia. Em 1859, no mesmo ano em que Darwin publicou A Origem das Espécies, Tischendorf encontrou o que era então a mais antiga cópia completa conhecida das Escrituras Gregas Cristãs num mosteiro ao sopé do monte Sinai. Ela é conhecida como o Códice Sinaítico, e foi provavelmente produzida cerca de 50 anos antes de Jerônimo completar a Vulgata latina. Embora ainda seja motivo de debate se foi correto ele retirar o códice do mosteiro, Tischendorf o publicou, tornando-o assim acessível aos eruditos.

Visto que o Sinaítico estava entre os manuscritos mais antigos na língua original, ele não somente revelou que as Escrituras Gregas haviam permanecido essencialmente inalteradas, mas também ajudou os eruditos a descobrir erros que se haviam introduzido em manuscritos posteriores. Por exemplo, a referência a Jesus, em 1 Timóteo 3:16, reza no Sinaítico:

 “Ele foi manifestado em carne.” Em lugar de “ele”, a maioria dos então conhecidos manuscritos mostravam uma abreviatura para “Deus”, resultante de uma pequena alteração da palavra grega para “ele”. No entanto, o Sinaítico fora produzido muitos anos antes de qualquer manuscrito grego que rezava “Deus”. Portanto, revelou que houve uma corrupção posterior do texto, evidentemente introduzida para apoiar a doutrina da Trindade.

Por volta do 4º século quando a controvérsia sobre a natureza de Cristo começou a emergir, não vemos um relato sequer de eruditos discutirem esta passagem que não havia sido adulterada com a inserção da palavra “Deus” (THEÓS). Se este texto rezasse “Deus” no lugar de “Aquele” então claramente seria usado como texto irrefutável pelos apoiadores da divindade suprema de Cristo. (Vale lembrar aqui que as Testemunhas de Jeová não negam a Divindade de Cristo como dizem alguns, uma vez que o consideram “poderoso” e a segunda maior pessoa de todo o Universo, ou seja um ser divino, contudo não o Deus ou Divindade Suprema.)

Voltando ao texto de 1 tim. 3:16…Esta passagem teria dado apoio além de dúvida de que Cristo era Deus encarnado. Mas como sabemos a Bíblia não diz isso. Ela diz que Jesus é “Deus” mas no sentido em que os Judeus entendiam a palavra Deus. Elohim para os Judeus era aplicado a seres poderosos legitimos como por exemplo no Salmo 8:5 onde o salmista chama anjos de Elohim. (PARA ENTENDER CORRETAMENTE O USO E SIGNIFICADO DA PALAVRA ELOHIM[DEUS] CLIQUE AQUI)

Se a Bíblia diz que há deuses nos céus (veja a confirmação disso em 1 Cor. 8:5, 6 despercebida por muitos!) quanto mais Cristo deve e de fato é chamado de THEÓS ou Deus/deus.  Como eu já disse em outros artigos que escrevi nestas páginas e defesa da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, não importa se a palavra Deus está com maiúsculas ou com letra minuscula, ao se avaliar este assunto. Visto que em grego não havia esta diferenciação. Devemos então entender que Cristo foi chamado de Deus. As Testemunhas de Jeová reconhecem que Jesus é Divino ou seja uma DIVINDADE. Mas não entendem que Jesus seja A DIVINDADE SUPREMA, A SABER, JEOVÁ DEUS. (IHVH) A palavra  ‘Deus” não aparece em 1 Timóteo 3:16 a não ser em datas bem posteriores a escrita dos Mss originais.

 Ele apareceu pela primeira vez em manuscritos após o dogma trinitário ser totalmente desenvolvido e canonizado e é uma alteração óbvia posterior. Os manuscritos mais antigos e melhores não tem a palavra “Deus” (theos) em 1 Timóteo 3:16 é por isso que traduções modernas da Bíblia não têm a palavra “Deus” em 1 Timóteo 3:16 também.

Observe como Eruditos trinitários reconhecem que tal palavra não aparecia nos Mss autógrafos ou  originais escritos pelo punho dos cristãos inspirados.

“Ele apareceu em carne” (NVI#)

“Aquele que foi manifestado na carne” (ASV)

“Aquele que foi revelado na carne” (ARA)

“Ele foi manifestado na carne” (RSV)

“O que foi manifestado na carne” (Douey-Rheims)

“Quem foi manifestado na carne” (NAB) ”

De forma muito clara, os estudiosos estão admitindo que a tradução trinitária  em que se insere a palavra “Deus”, não é autêntica.

Agora observe a evidência dos Manuscritos:

Manuscrito Nome comum Data Texto Comentários
B Codice Vaticano  300 D.C Não contém 1 Timóteo Alexandrino.
Aleph Codice Sinaitico  350 D.C Aquele que foi manifestado na carne Alexandrino.
Al Codice Alexandrinus  450 D.C Aquele que foi manisfestado em carne
C Codice Ephraemi Rescriptus  450 D.C Aquele que foi manifestado em carne
D Codice Claromontano  550 D.C O qual foi manisfestado em carne
Peshitta
Copta
Etiopio
Sahidico
O qual foi manisfestado em carne
Gótico O qual foi manisfestado em carne

Testemunho dos “Pais da Igreja”

Citações de  1 Timóteo 3:16 nos pais
Autor Referência Data Evidência Comentários
Igreja pré-nicéia Todos os Escritos 70-325 D.C nenhuma Não é citado por nenhum escritor pré nicéia
Igreja da controvérsia Ariana Todos os escritos 325 – 381D.C nenhuma Não é citado por qulquer escritor a não ser depois do 4º século

O  erudito bíblico Dr. Frederick C. Grant escreveu a respeito de 1 Tim 3:16:

“Um exemplo de capital importancia [de mudanças de texto em manuscritos do NT] é encontrada em 1 Timóteo 3:16, ondeOS '(quem’) foi depois mudado para um teta sigma com uma barra acima, que representava theos (‘Deus’). Uma vez em moda  a nova leitura … a doutrina ortodoxa da Igreja [trinitária, nesta data posterior], entrou em muitos dos manuscritos mais tarde – embora a maioria dos manuscritos bizantinos ainda continuou preservando a verdadeira leitura “. – P. 656, Enciclopédia Americana, vol. 3, 1957 ed. 

A Textual Commentary sobre o Novo Testamento grego publicado pela Sociedades Bíblicas Unidas (. 1971 ed) diz por que o Comitê trinitário da  UBS escolheu `OV  (AQUELE) como a leitura original em seu texto NT para este versículo:

“É APOIADOo peloS unciais mais antigos e melhores”. E, “Assim, não uncial (na primeira mão [pelo escritor ORIGINAL]) antes do século oitavo ou nono suporta THEON [” Deus “]; todas as versões antigas pressupõem OV [" quem "- masc.] Ou O  [ “que” – neut];. nenhuma leitura patrística e nenhum escritor antes do último terço do século IV [AD 370] atesta a leitura THEON. A leitura THEON  surgiu quer   (a) acidentalmente, através da leitura errada de OC como QC, ou. (b) deliberadamente ….” – P. 641.

O erudito Trinitário Murray J. Harris também concluiu :

“A força da evidência externa favorecendo OC [que '], juntamente com considerações de probabilidade de transcrição e intrínsecos, levaram os críticos textuais quase unânimemente a considerar OC como o texto original, um julgamento refletido no NA (26) [Nestle-Aland texto] e UBS (1,2,3) [United Bible Societies texto] ...[também o texto Westcott e Hort]. Assim, 1 Timóteo 3:16 não é uma instância da cristológia [ Jesus é  Deus] de THEON”. – Jesus como Deus, p. 268, Baker Book House, 1992.

E o próprio erudito  do NT grego, sendo ele um trinitário (Southern Baptist)  ,  AT Robertson escreveu sobre esta passagem da Escritura:

“Aquele que (hos [ou OC no texto original]). O texto correto, não theos (Deus) a leitura do Textus Receptus … nem ho (neutro [pronome] relativa), concordando com [o neutro] musterion [`mistério ‘] a leitura de documentos ocidental”. – P. 577, vol. 4, figuras de linguagem no Novo Testamento, Broadman Press.

E até mesmo  o hiper-trinitarista e erudito grego do N.T, Daniel B. Wallace usa o pronome relativo OV  (quem ‘) nesta escritura e nos diz:

A variante textual THEON  no lugar de OV tem sido ardorosamente defendida por alguns estudiosos, particularmente aqueles que defendem a Escola de textos majoritários. Não só é uma leitura tão mal atestada, como também o argumento sintático  de quemistério’ (musthrion) sendo um  substantivo neutro, não pode ser seguida pelo pronome masculino (OV) , é totalmente sem peso. Como teologicamente atraentes [para os trinitarianos, é claro] como a leitura THEON pode ser, é espúria. Rejeitá-la não é negar a divindade de Cristo , é claro, é apenas  negar qualquer referência explícita no texto “. – Pp 341-342, Gramática Grega além do básico, Zondervan, 1996.

PARA UMA CONSIDERAÇÃO CABAL VEJA ESTE LINK EM INGLES:

http://www.angelfire.com/space/thegospeltruth/trinity/verses/1Tim3_16.html

1 Timothy 3:16 in Codex Alexandrinus

Abaixo pode ver a imagem do que a  maioria dos críticos entendem como uma adulteração com tinta feita posteriormente. Que vergonha para os trinitários!

Codex Alexandrinus, 1 Timothy 3:16-4:3

http://www.bible-researcher.com/alexandrinus4.html

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • dudsmcr  On 21 ago 2011 at 18:55

    Olá irmão( acredito que seja meu irmão)
    Me chamo eduardo, e seus artigos sobre as alternativas às transfusões me chamaram muito a atenção.
    Estudo enfermagem, e meu Trabalho de conclusão de curso terá esse tema,
    Gostaria desses artigos, citando mais as fontes.
    Qualquer artigo que você puder me mandar, por favor, eu ficaria muito grato.
    eduardo_crisramos@yahoo.com.br
    eduardo.cristiano@msn.com (MSN)

    Curtir

  • Eduardo Andrade  On 19 abr 2012 at 20:18

    Eu acredito que só existe um único Deus,o Pai(Jeová) e que Jesus Cristo é o Filho de Deus e não acredito na chamada doutrina da Trindade que alega existirem três pessoas ou três Deuses em um só Deus o que nós conhecemos como politeísmo trinitário.Infelizmente,algumas igrejas protestantes que incorporaram nos seus credos religiosos,doutrinas da Igreja Católica Romana ensinam essa falsa doutrina pois na verdade a Trindade é a crença em três Deuses(Cada pessoa é considerada pelos trinitaristas como Deus) o que pode ser considerada como triteísmo ou politeísmo e não crença em um único Deus verdadeiro.

    Curtir

  • Aparecido  On 15 set 2016 at 14:48

    nega se a divindade de cristo todo aquele que compara o único em quem temos salvação a transformar a apenas a um deus, assim como a milhares de deuses, foi do agrado do pai que toda a sua plenitude de poder e gloria habitasse no filho, o pai e exaltado no filho o filho e exaltado no pai assim digno de toda honra gloria e poder e não apenas um deus ; do qual não é digno de adoraçao e mereçendo apenas simples homenagem ;sendo que milhares de anjos e os 24 anciaos do reino celestial o adorarao APOCALPISE; 5V13E14 QUE DEUS JEOVA O TODO PODEROSO derrame as bençaos da sabedoria do alto a cada dia mais sobre as nossas vidas

    Curtir

    • Queruvim  On 15 set 2016 at 23:22

      Sabe Aparecido, apesar do artigo acima mostrar como gente que pensa igual a vc adulterou a Bíblia com o objetivo de forçar teologia, parece que ignorou o artigo e considerou a adulteração como sendo algo de pouca importância. Nem falou nada sobre o assunto. Se esqueceu de Apoc 22:18?

      O Comentário da Bíblia Bengel’s Gnomen falando sobre Lucas 2:26, verte a frase grega τὸ σωτήριόν σου, por “meio de salvação”. Jesus não é a fonte de nossa salvação, mas o “meio de salvar” usado por Jeová Deus. O próprio nome Jesus significa “Jeová é a Salvação”. O Salmo 3:8, adulterado na maioria das Bíblias, foi vertido corretamente na Tradução do Novo Mundo da Bíblia onde lemos: “A salvação pertence a Jeová”. É por isso que o escritor inspirado escreveu:

      “ao único Deus, nosso Salvador, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, seja a glória, a majestade, o poder e a autoridade desde toda a eternidade, agora e por toda a eternidade. Amém.” Judas verso 25

      Remover o Nome de Deus nas traduções da Bíblia foi uma adulteração de documento. Preparou o caminho para a posterior doutrina da trindade. Causou uma confusão entre Jeová, o Deus Todo Poderoso, e Jesus, que foi criado por Deus (Apoc. 3:14). Lideres religiosos que professam ser cristãos fazem uma lobotomia em massa em seus cultos e Igrejas, rejeitando a simplicidade da palavra de Deus e condicionando seus fiéis a assimilarem este ensino confuso adotado de antigas religiões pagãs.

      As Testemunhas de Jeová não adulteram a Bíblia e a elas se aplicam as palavras:

      Tito 2:10
      “… mas demonstrando que são completamente dignos de confiança, para que, em tudo, adornem o ensinamento do nosso Salvador, Deus.”

      Quem é o Salvador? Deus ou Jesus? Veja o que respondeu certo artigo:

      A Bíblia ensina que Deus é o responsável principal pela nossa salvação. Por isso, muitas vezes ele é chamado de “Salvador”. (Isaías 43:11; Tito 2:10; Judas 25) Deus também usou vários homens para libertar os israelitas. A Bíblia chama esses homens de ‘salvadores’. (Neemias 9:27; Juízes 3:9, 15; 2 Reis 13:5) * Da mesma maneira, a Bíblia também se refere a Jesus como nosso “Salvador”. Isso porque Deus nos salva do pecado por meio do sacrifício de resgate de Jesus Cristo. — Atos 5:31; Tito 1:4.

      Promove Apocalipse 5:13, 14 a adoração de Jesus igual a adoração de Jeová Deus?

      Não é isso que Apocalipse diz. Lemos ali:

      “E eu ouvi toda criatura no céu, na terra, debaixo da terra+ e no mar, sim, tudo que há neles, dizer: “Ao que está sentado no trono[Jeová deus] e ao Cordeiro[ Jesus Cristo] seja a bênção, a honra, a glória e o poder para todo o sempre.”

      A FRASE TERMINA COM UM PONTO. Daí na sequência lemos: 14 As quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos se prostraram e adoraram.” Não se especifica no texto que Jesus é “adorado”. Quando na terra Jesus adorava a Deus e orava a Deus. Sua posição junto ao Ser Supremo é explicada em Daniel 7:13, 14 e nada indica ali que Jesus é adorado.

      Daniel escreveu:

      13 “Continuei olhando nas visões da noite e vi alguém parecido com um filho de homem vir com as nuvens dos céus; ele obteve acesso ao Antigo de Dias e foi conduzido à sua presença. 14 E foi-lhe dado domínio, honra e um reino, para que os povos, nações e línguas o servissem. Seu domínio é um domínio eterno, que jamais terminará, e seu reino não será destruído.

      O próprio Jesus falando sobre “adoração” não deixa dúvidas, pois ele disse ao inimigo em Mat. 4:10:

      “Jesus lhe disse então: “Vá embora, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore a Jeová, seu Deus, e preste serviço sagrado apenas a ele.”

      Veja o artigo :

      A Palavra era “Deus” ou “um deus”?

      Curtir

  • Luciano  On 8 ago 2017 at 13:02

    Junior, Nem Jesus se fez carne (a tradução está errada na sua bíblia), nem Deus se fez carne.

    Romanos 8:3 (Almeida IBB)
    Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, DEUS ENVIANDO SEU PRÓPRIO FILHO EM SEMELHANÇA DA CARNE, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.

    Os outros textos o pessoal já já responde.

    Curtir

  • NOÉ  On 8 ago 2017 at 14:28

    Júnior, permita-me:
    A única informação que está correta no seu texto é:
    Jesus é deus!
    Com essa informação nós TESTEMUNHAS DE JEOVÁ concordamos, pois é isso o que a Bíblia ensina.

    Mas há um detalhe fundamental nesse ensino, que você ou não sabe ou não aceita:

    Jesus é deus.
    Mas isso não significa que Jesus seja o Deus. Não. A Bíblia faz uma claríssima diferença entre Jesus deus e entre Jeová “o DEUS”, MOSTRANDO QUE APENAS O PAI É O DEUS SUPREMO, O DEUS QUE É MAIOR DO QUE TUDO E TODOS!

    Só o Pai Jeová é chamado de “O Deus”.
    Jesus não é chamado de “o Deus”, mas apenas de “deus”.

    O resto do seu texto é apenas uma mistura de má interpretação de texto que você defende como verdade sua.

    Curtir

  • Queruvim  On 8 ago 2017 at 14:39

    “A letra grega alterada ou não, não pode alterar a verdade que mostra”.


    Mas alterou o entendimento sobre quem é o Ser Supremo e Deus Todo Poderoso. Tanto é que você é a prova viva do que pode fazer os teólogos que adulteram a Bíblia alterando o texto Sagrado. E este verso não é o único. São inúmeros textos que foram alterados para promover a doutrina católica da trindade, adotada de fontes pagãs.

    Curtir

    • junior-omni  On 13 ago 2017 at 1:40

      JESUS É O DEUS JEOVÁ…….não existem 2 Salvadores nem 2 Deuses no Céu !!!

      JESUS CRISTO É…..SENHOR dos senhores e REI dos reis – Apocalipse 19:16

      JESUS CRISTO ESTÁ NO TRONO DE JEOVÁ……COMO DEUS E SENHOR – Apocalipse 7:17

      JESUS É PAI ETERNO e também DEUS FORTE – Isaías 9:6

      Prove que exitem 2 Deuses lado a lado ??

      https://www.facebook.com/junioromni2017/
      .
      .

      Curtir

      • Silva Vagner  On 14 ago 2017 at 17:30

        Provar que existem 2 deuses lado a lado ?
        Simples:
        João 1:1: “No princípio era o Palavra…e o Palavra ESTAVA COM O DEUS (O PAI)….E O PALAVRA ERA DEUS (TAMBÉM)! ELE, O PALAVRA, ESTAVA COM O DEUS NO PRINCÍPIO”

        Apocalipse também é claríssimo em mostra que a Autoridade Máxima do Universo é o Pai de Jesus e o próprio Jesus recebeu um lugar no trono do Pai. Portanto está “ao lado” de Deus!

        “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.”
        Apocalipse 3:21

        Curtir

        • Luciano  On 15 ago 2017 at 11:34

          Como não há dois ‘salvadores’? E o que afirma Apocalipse 7:10? Tanto ‘o que está assentado no trono’ quanto o ‘cordeiro’, a eles devemos a salvação. Claro, Jeová como grande providenciador da Salvação e Jesus como meio de Salvação. Assim como o juiz Eúde foi chamado de Salvador (ou libertador, mesma palavra no idioma original) em Juízes 3:15

          Não é porque um título se aplica a duas pessoas que elas são a mesma pessoa. Compare Ezequiel 2:1 com Apocalipse 1:13. (filho do homem).

          Se você insiste nessa regra acaba tendo que admitir que Nabucodonosor é Jesus Cristo, pois ele também é chamado de Rei dos reis em Ezequiel 26:7, ou mesmo Ataxerxes chamado de Rei dos reis em Esdras 7:12.

          Junior, sugiro a você o post abaixo. Leia com mente aberta, com a sua bíblia e sem preconceito. Deus ilumine o seu coração, sabemos que você ama a palavra de Deus.

          https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/tag/exclusividade-pragmatica/

          Curtir

        • junior-omni  On 21 ago 2017 at 4:10

          Mostre um texto onde Nabucodonosor DESCEU DO CÉU E SE FEZ CARNE ???? E RESSUSCITOU E FOI PARA O CÉU ????

          Curtir

  • Luciano  On 11 set 2017 at 21:39

    Queruvin, a NVI que tenho em mãos (1993)reza: “Deus foi manifestado em corpo”

    Acima você diz que ela reza: “Ele apareceu em um corpo” (NVI)
    De qual ano é?

    Curtir

    • Queruvim  On 11 set 2017 at 22:41

      Acho que citei uma tradução de uma versão em inglês. Abaixo pode ver uma que o texto diz em inglês “Ele apareceu em carne”. Em vista disso fiz uma mudança no texto do artigo e coloquei esta versão específica. Como todos podem ver a própria NVI EM INGLÊS DIFERE DA MESMA VERSÃO EM PORTUGUÊS! Ou seja, é realmente claro que mudaram o texto para se adequar à doutrina trinitária.

      https://www.biblegateway.com/passage/?search=1+Timothy+3&version=NIV

      Curtir

      • Luciano  On 11 set 2017 at 22:53

        É que os trinitaristas no Brasil são bem mais fáceis de ser enganados. Mas nenhuma tradução é tão covarde como a Bíblia do Peregrino onde o “adulterador caco-de-vidro” fez peripécias.

        Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos. https://www.instagram.com/queruvimdefogo/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s