Promove Jesus a violência em Lucas 19:27 ?


Esta passagem é uma ilustração ou parábola. Pouco antes observamos que desde o verso 11 temos uma ilustração.

“Enquanto escutavam estas coisas, contou em adição uma ilustração, porque estava perto de Jerusalém e eles estavam imaginando que o reino de Deus ia apresentar-se instantaneamente.+ 12 Ele disse, portanto: “Certo homem de nobre estirpe viajou para um país distante, para assegurar-se poder régio* e voltar.+ 13 Chamando dez escravos seus, deu-lhes dez minas* e disse-lhes: ‘Fazei negócios até eu voltar.’+ 14 Mas os seus cidadãos o odiavam+ e enviaram um corpo de embaixadores após ele, para dizer: ‘Não queremos que este [homem] se torne rei sobre nós.’+ 15 “Por fim, tendo ele voltado, depois de se assegurar o poder régio,* mandou convocar esses escravos a quem dera o dinheiro de prata, a fim de averiguar o que tinham ganho com a atividade comercial.+ 16 Apresentou-se, então, o primeiro, dizendo: ‘Senhor,* a tua mina ganhou dez minas.’+ 17 Ele lhe disse assim: ‘Muito bem, escravo bom! Porque te mostraste fiel num assunto muito pequeno, tem autoridade sobre dez cidades.’+ 18 Veio então o segundo, dizendo: ‘Tua mina, Senhor, produziu cinco minas.’+ 19 Disse também a este: ‘Tu também; toma conta de cinco cidades.’+ 20 Mas, veio um diferente,* dizendo: ‘Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num pano. 21 Compreendes, eu tive temor de ti, visto que és homem rigoroso; apanhas o que não depositaste e ceifas o que não semeaste.’+ 22 Ele lhe disse: ‘Da tua própria boca+ te julgo, escravo iníquo. Sabias, não é verdade, que sou homem rigoroso, apanhando o que não depositei e ceifando o que não semeei?+ 23 Então, por que é que não puseste meu dinheiro de prata num banco? Assim, na minha chegada, eu o teria cobrado com juros.’+ 24 “Com isto disse aos que estavam parados ali: ‘Tirai dele a mina e dai-a ao que tem as dez minas.’+ 25 Mas eles lhe disseram: ‘Senhor, ele tem dez minas!’ — 26 ‘Eu vos digo: A todo aquele que tem, mais será dado; mas daquele que não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado.+ 27 Ademais, trazei para cá estes inimigos meus que não quiseram que eu me tornasse rei sobre eles e abatei-os diante de mim.’”

A parábola das minas – SEU SIGNIFICADO

Os pormenores disso podem ser entendidos em sentido simbólico. Por exemplo, Jesus, retratado pelo homem que viajou para fora, deixaria seus discípulos, indo para o céu e passando muito tempo ali até receber poder régio. (Salmo 110:1-4; Atos 2:34-36; Romanos 8:34; Hebreus 10:12, 13)

Jesus ao proferir a parábola ou ilustração nos faz lembrar de Daniel 7:13 onde foi predito que ele mesmo compareceria perante JEOVÁ no domínio celestial. Jesus no texto de Lucas 19 representava o ‘ homem que viajou para um país distante, para assegurar-se poder régio e voltar’, e esta mostrava que ainda ia demorar muito sua regência como rei messiânico. — Luc. 19:11-27. O cumprimento mundial, em uma só geração, das profecias de Jesus sobre guerra, fome, terremotos, etc., sem precedentes, confirma que o cumprimento limitado, na Jerusalém de antes de 70 E.C., foi apenas tipo do que nós estamos passando. Por conseguinte, o atual período é a terminação de todo o sistema iníquo de coisas que culminará numa “tribulação tal como nunca ocorreu desde o princípio da criação”. (Mar. 13:19)

Sendo assim, não se pode comparar livros que promovem a violência e foram escritos por lunáticos, com a Bíblia. Ela é tão superior que nem mesmo redatores e editores as vezes entendem, devido a falta de atenção e motivação desonesta. Evitam de modo proposital ler o contexto imediato da passagem. Quem lê a Bíblia com a intenção de achar erros nela ou de criticá-la acaba demonstrando que não sabe interpretar texto. Isto não é nem algo relacionado com o campo religioso, mas é falha de críticos na área de língua Portuguesa. Alguns tem citado a passagem acima, na tentativa de convencer outros de que a Bíblia promove a violência. Mas a narrativa ilustrativa não deve ser confundida com mandamento. Ao contrário, Jesus afirmou que o amor identificaria seus genuínos seguidores. João 13:34,35

Qual o objetivo das ilustrações na Bíblia?

Por que decretou Jeová o extermínio dos cananeus?

Veja a resposta a esta pergunta em um sub tópico neste link

Veja também:

O QUE DIZ A WATCHTOWER SOBRE A MAÇONARIA?

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • Rafael  On 12 jan 2015 at 16:04

    Queruvim, servo do Altíssimo!!

    Se esse post foi para responder minha dúvida no post anterior, fico muitíssimo agradecido. Muito lindo sua iniciativa em me ajudar. Obrigado.

    Pior que acabei ficando envergonhado (rsrsrs). Uma coisa tão simples. Era só observar o verso 11: “…Uma ILUSTRAÇÃO..” Daí já se esclarece tudo.

    Jeová sê contigo, Queruvim.

    Mais uma vez, muito obrigado.

    Curtir

    • Saga  On 12 jan 2015 at 22:32

      Simples.

      Mas não precisa ficar envergonhado não, tem de perguntar mesmo.

      Curtir

    • Queruvim  On 13 jan 2015 at 1:48

      Claro que foi para te responder sim! Todas as pessoas de bem tem grande valor. Este texto tem corrido as páginas dos críticos do Alcorão, que aproveitam e citam a Bíblia nesta passagem. Aproveitam para colocar ambos os livros em um só “pacote”. Eles contam com a possibilidade de que as vítimas deste embuste serão descuidadas e não lerão o início da passagem.Comparar a Bíblia com o Alcorão é o mesmo que comparar…acabei de deletar o que escrevi aqui…melhor eu não dizer aqui!

      Curtir

  • Daniel Oliveira  On 12 jan 2015 at 16:15

    A maioria do povo não estuda a bíblia, e quando estuda, ou é pra achar “erros” ou então caçar versículos que já “apoiem” sua doutrina. Bem diferente do povo de Jeová, que estuda a bíblia procurando a verdade e não tem vergonha de admitir que interpretou errado um texto e muda de opinião. Como Jeová é bom em nos atrair ao seu Filho e poder servi-lo como verdadeiros cristãos.

    Curtir

  • Saga  On 12 jan 2015 at 16:52

    O extermínio cananeu, a destruição de Sodoma, as Pragas do Egito e o cataclismo do Dilúvio estão registrados para nós como prelúdios de como será a grande tribulação e a guerra do Armagedom. Estão lá como avisos.

    Outro caso interessante é foi a prova do sacrifício de Isaque no monte Moriá, que é um tipo do sacrifício do próprio Filho de Deus, existem coisas do “Velho Testamento” que de fato soam estranhas ou sem explicação senão forem lidas de acordo com a teologia do “Novo Testamento”, temos relatos que ficariam parecendo caprichos de algum Deus caprichoso, impaciente, irado, violento, sádico, cruel ou bárbaro, afinal, por que pedir isso a Abraão? Mas é isso, por traz do relato se nos quer trazer uma mensagem importante, com significado “Neotestamentário”. Como diriam alguns, o evento no monte Moriá tem que ver com a morte redentora de Cristo no Calvário e eventos como o Dilúvio com a futura “vinda” de Cristo para julgar os maus.

    Curtir

  • Lucas  On 13 jan 2015 at 13:27

    rsrsrsrsrsrs, quem lê só Lc 19.27 pensa que Jesus ensinava a violência mesmo rsrsrsrsrs, mas não adianta ler um só versículo, tem que ler a bíblia toda qual Palavra de Deus e harmonizar as Escrituras como um todo, pois a verdadeira interpretação teológica tem de harmonizar o NT com o AT, e vice versa, se não souber, o bom mesmo é perguntar (com sinceridade é claro) não importa o que seja dentro da bíblia sagrada, pois perguntar demonstra ‘humildade’, e assim estaremos ‘tomando do jugo de nosso Senhor’.(Mt 11.29)

    Curtir

  • nilson  On 14 jan 2015 at 19:28

    eu queria que voce me ajudace a entender a seguinte coisa os judeus chamam deus de adonai so que todas as pesquisas que fiz dizem que a palavra adonai originace de adon e de adonis o deus grego romano e significa senhor como podem os judeus chamarem deus de adonai quando essa palavra e comprovadamente o nome de um idolo pagao

    Curtir

    • Queruvim  On 14 jan 2015 at 23:52

      O hebraico existia MUITO antes dos povos helênicos. Caso fechado.

      Curtir

      • Nick  On 16 jan 2015 at 7:24

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bem Queruvim!!!! esses criticos da Bíblia só falam abobrinha!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        realmente o Hebraico existe muito tempo antes dos Gregos e o cidadão vem falar uma coisa dessa!!!!! que piada kkkkkkkkkkkkk

        Curtir

  • Saga  On 17 jan 2015 at 3:53

    Queruvim , http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/franca-alemanha-e-belgica-prendem-quase-29-em-operacoes-antiterrorismo/

    Achei interessante a parte que diz: “Rob Wainwright, o chefe da agência policial Europol, disse à Associated Press que frustrar os ataques terroristas se tornou “extremamente difícil” porque de 2.500 a 5.000 extremistas muçulmanos”

    Quanto mais mulçumanos pulularem pela europa fica cada vez mais e mais difícil mesmo, por que a missão vai se tornando ingrata e você prende um, surgem dois.

    Curtir

  • vinicius  On 19 jan 2015 at 15:51

    olah irmaos, gostaria de saber se a Biblia que temos hj em mãos é a biblia completa ? Ou existe a possibilidade de alguuns tradutores mais antigoos ter tirado algumas passagens ? Porq uma envangelica me disse q a Biblia que temos hj nao eh da mesma quantidade da escrituras inspiradas por Deus, que sendo assim de alguma forma alguem deu um geito de deixar testos ou ateh mesmo passagens importantes pra trais, ela ateh me disse que foram dadas farias revelacoes iguais a de joao, mais que escolheram a de joao por ser a mais concreta…. se as biblas mais antigas a qual temos acésso for igual na mesma quantidade biblia de hj, entao nao teria como ela provar essa tési?

    Curtir

    • Queruvim  On 20 jan 2015 at 0:18

      O que essa evangélica te disse é apenas uma opinião baseada em achismo. Na verdade se quiser um entendimento cabal sobre o cânon das Escrituras Sagradas. Te dou uma sugestão…leia este artigo pra começar. Também estude sobre os Manuscritos do Mar Morto. Há uma publicação maravilhosa que pode ser encontrada nos Salões do Reino, o local de reunião do povo de JEOVÁ, ONDE ENCONTRARÁ MUITA INFORMAÇÃO a este respeito e que não está disponível para o povo, visto que está dentro do Salão e o povo quase não vai atrás. O livro “Toda Escritura”, é apenas uma das provisões da Organização de JEOVÁ. É muito útil em abordar estes assuntos e é desconhecido da maioria, inclusive dos críticos da Bíblia. Há muita informação que eles sequer imaginam encontrar, tudo isso porque julgam as Testemunhas de Jeová como “iguais os outros crentes” e ai a coisa fica difícil e o acesso a publicações de peso , algo distante para estes. Fica a sugestão de se alimentar todos os dias com um estudo sério deste assunto. E que JEOVÁ te ajude na busca do entendimento!
      Felicidades!

      Qualquer dúvida estamos por aqui para te ajudar no que for preciso.

      Curtir

  • vinicius  On 20 jan 2015 at 10:26

    Muito agradecido.. ACHISMO< condordo plenamente! Eu disse pra ela que eu soh acreditaria no argumento dela se ela me provasse, dai ela me disse QUE TA MUITO CALOR (mudou de assunto rsrsrsrsrs)kkkkk mais fiko feliz pelas sugestões, vou estudar os artigos e vou ver se tem essa publicação no salão que eu frequento. Que Jeova continue te abencoando irmao ..

    Curtir

  • vinicius  On 20 jan 2015 at 23:44

    Hoje na reuniao eu peguei o livro , e ja deu pra notar a qualidade dele, vou estudalo! Agradeço a tih pela dica

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos. https://www.instagram.com/queruvimdefogo/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s