Ruinas, desolação, um baldio desolado


Alguns argumentam que quando Daniel disse  devastações de Jerusalém, “ele realmente não quis dizer isso, e que  na verdade  quis dizer algo diferente”.

 
 
A Bíblia diz que Jerusalém ficaria em ruínas por setenta anos. 

 
A palavra vertida na Tradução do Novo Mundo é um plural – devastações. Assim, alguns tentam argumentar que mais de uma devastação estava envolvida, uma série de “devastações” de diferentes tipos, com duração de 70 anos no total. Dessa forma, eles podem forçar a possibilidade de que Jerusalém poderia ter permanecido habitada por 20 anos (com um rei, sacerdócio, e um templo em funcionamento) e ainda estar passando por algum tipo de “devastação” nominal porque a terra em torno dela estaria supostamente devastada (muito embora, em vista do que vimos no artigo anterior, percebemos que não era assim).

A Bíblia diz que a zona rural circundante de Judá, não foi devastada na época. A idéia de que existem vários tipos de devastações não é encontrada em nenhuma das profecias de Jeremias, nem de qualquer outro profeta.

Podemos dizer ainda mais sobre isso, estão interpretando além do que o texto diz em uma simples palavra, devastações.

חָרְבוֹת

                                                      Devastações, ruínas
A palavra usada nos escritos hebraicos originais para devastações é chorbâh (por vezes escrito como horvot [plural]). Literalmente significa simplesmente “ruínas”, ou “estar em ruínas”. Se uma casa tem sido severamente danificada e abandonada, você poderia dizer que é chorbâh, ou que está “em ruínas” ou “devastada”. Por exemplo, observe alguns textos onde a palavra chorbâh é usada:
Isaías 52:9: “Jerusalém, surge das ruínas [chorbâh]! Junte-se a cantar. O Senhor deu conforto ao seu povo, ele vem em seu socorro “.

Isaías 58:12: “Reconstruirás as casas deixadas em ruínas [chorbâh] durante anos, serás conhecida como construtora  e reparadora de muros e ruas.”

Isaías 61:4: “Então, construirão as cidades que estão em ruínas [chorbâh] por muitas gerações.”

Jó 3:14:  “Com os reis e com os conselheiros da terra, que reconstruíram as ruínas [chorbâh] para si mesmos”.

Jeremias 27:17: “Não dai ouvidos a eles, servi ao rei de Babilônia, e vivei! Por que deveria se tornar em ruínas [chorbâh]  esta cidade ? ”

Jeremias 44:6: “Minha fúria  e minha ira foram derramadas e queimadas nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, de modo que elas se tornaram uma ruína e uma desolação [chorbâh] como se vê neste dia.”

Malaquias 1:4: “. Os descendentes de Esaú podem dizer:” Embora nossa nação Edom está em ruínas  [chorbâh], vamos reconstruir ”

Esdras 9:9: “… levantai a casa do nosso Deus, para restaurar as suas ruínas [chorbâh], e para nos dar um abrigo em Judá e Jerusalém.”

Levítico 26:31: “Reduzirei as vossas cidades a ruínas  [chorbâh]…”

Como vimos acima, destacamos um punhado dos usos da palavra hebraica chorbâh nas escrituras, e todos os usos se referem a mesma coisa, a edifícios destruídos, e em ruínas. Esta não é a mera opinião de um lingüista ou perito, mas a forma clara em que a Bíblia consistentemente usa esta palavra em vários contextos. Ela nos mostra que o significado de chorbâh é mais do que algum tipo de conceito vago de devastação ou humilhação, pois não é nunca usada neste sentido em qualquer uma de suas  quarenta e duas ocorrências nas escrituras. Nem sequer uma vez. Em cada lugar onde é empregada, significa ruína total, abandono e desolação completa. Para mais informações sobre a palavra, consulte a concordância Bíblia usando o número de Strong 02721.

Chorbâh em Daniel 9:2

Por isso, vamos ver como várias traduções verteram chorbâh em Daniel 9:2:

The Bible in Basic English: “o  baldio desolado de Jerusalém sera completo, isto é, setenta anos.”

Young’s Literal Translation: “concernente ao cumprimento das  desolações  de Jerusalém – setenta anos”

God’s Word translation: “O  Senhor disse ao profeta Jeremias que Jerusalém  permaneceria em ruinas por setenta anos.”

The Good News Translation: “os setenta anos que Jerusalém estaria  em ruinas

New Century Version: “Jerusalem seria ruinas vazias por setenta anos.”

Contemporary English Version: “Jerusalem ficará em ruinas por setenta anos.”

É fácil ver o que Daniel estava tentando dizer. De acordo com o que tinha lido em Jeremias, Jerusalém estaria desolada, em ruínas, um baldio, abandonada, por 70 anos completos. É realmente muito simples. Para descobrir por que a TNM usa a palavra devastações em vez de ruínas, consulte o Apendice C

A palavra shamem

Curiosamente, há uma palavra que a Tradução do Novo Mundo verte da mesma forma como “jazer desolada“, é shamem (ou, shama). Em 2 Crônicas 36:20-21 lemos que o rei Nabucodonosor…

levou cativos a Babilônia os que foram deixados pela espada, e eles vieram a ser servos dele e dos seus filhos até o começo do reinado da realeza da Pérsia; 21 para se cumprir a palavra de Jeová pela boca de Jeremias, até que a terra tivesse saldado os seus sábados. Todos os dias em que jazia desolada, [shamem]  guardava o sábado, para cumprir setenta anos.

 

Segundo o Theological Word Book of the Old Testament, a palavra shamem significa “ficar desolado, sem vegetação, se tornar ermo”.

Consultemos outras traduções novamente:

God´s Word Translation: “Quando estava em ruínas, a terra tinha seus 70 anos de descanso.”
Contemporary English translation: “Judá era um deserto vazio, e ficou assim durante setenta anos, para compensar todos os anos em que não era permitido descansar.”
New Life Version: “Para os anos setenta que a terra não estava sendo usada, o dia de descanso foi mantido.”
New International Reader’s Version: “Ela descansou. Que a terra deserta, não foi cultivada por um período completo de 70 anos.

 ”
New International Version (UK): “A terra teve seu sábados de descanso;
todo o tempo da sua desolação repousou, até que os setenta anos foram concluídos.”

Não há dúvida razoável sobre os versos que temos considerado até agora. Eles não poderiam ser mais simples e claros no que dizem. Toda a terra, especificamente incluindo a capital Jerusalém, seria uma ruína, uma terra deserta, um deserto vazio, descansando, não  sendo usado, desolada, um baldio desolado, um ermo.

Uma terra não habitada


E há provas adicionais, vamos voltar com a profecia de Jeremias sobre esta devastação de anos 70. Lá, ele disse: “
Um baldio desolado é o que se tornará a terra inteira, e não executarei eu uma exterminação cabal? Cada cidade está abandonada e não há homem morando nelas.” “(Jeremias 4:27, 29b)

” Sede corrigida, ó Jerusalém, que minha alma não se desvie nojo de você;. que eu não posso definir-la como um baldio desolado, uma terra não habitada. “E eu vou fazer de Jerusalém montões de pedras, guarida de chacais; e das cidades de Judá farei um baldio desolado, sem habitante. (Jeremias 9:11)

Assim, podemos ver que a terra, incluindo a”Jerusalém “, e “cada a cidade, deve ser deixada sem habitantes. Outra parte da Bíblia, 2 Crônicas, resume o período total de 70 anos. Lá diz:

“Ele [Nabucodonosor] passou a queimar a casa do [verdadeiro] Deus e a demolir a muralha de Jerusalém; e queimou com fogo todas as suas torres de habitação e também todos os seus objetos desejáveis, para causar a ruína.

“Além disso, ele levou cativos a Babilônia os que foram deixados pela espada, e eles vieram a ser servos dele e dos seus filhos até o começo do reinado da realeza da Pérsia; 21 para se cumprir a palavra de Jeová pela boca de Jeremias, até que a terra tivesse saldado os seus sábados. Todos os dias em que jazia desolada, guardava o sábado, para cumprir setenta anos.

E no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se consumasse a palavra de Jeová pela boca de Jeremias, Jeová despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que fez passar uma proclamação através de todo o seu reino, e também por escrito, dizendo: 23 “Assim disse Ciro, rei da Pérsia: ‘Jeová, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra, e ele mesmo me comissionou para lhe construir uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem dentre vós for de todo o seu povo, esteja com ele Jeová, seu Deus. Portanto, que suba”– 2 Chronicles 36:20-23

Painting
Jerusalem permaneceu chorbâh por setenta anos.

Os versículos acima fluem de modo lógico e descomplicado. Fala-nos do início e  final dos 70 anos. Primeiro, mostra a cidade sendo destruída, e os ultimos exilios a serem tomados. Então, quando a “terra jaz desolada“(agora está estando realmente desolada após Jerusalém ser destruída),  cumpriu-se  seus 70 anos de sábado de descanso . Os 70 anos terminam depois que os judeus finalmente repovoam a terra.


Quando Daniel mencionou de antemão o número de anos, ele estava correto. A “desolação de Jerusalém iria durar setenta anos. “–
Daniel 9:2, New International Version

 

  • A palavra usada para  ‘devastações ‘, chorbâh significa estar ‘em ruinas’.
  • Daniel disse especificamente que a cidade de Jerusalém  estaria em  chorbâh por setenta anos.
  • A Bíblia diz que toda a terra seria um deserto vazio – incluindo Jerusalém.
  • A Bíblia diz que os setenta anos começaram quando Jerusalém foi destruída.

  Servidão ao Rei de Babilônia por 70 anos ?

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s