O Reino de Deus está “dentro de nós”, no nosso coração?


 

The CatholicEncyclopedia (Enciclopédia Católica) afirma: “O reino de Deus significa . . . o reinado de Deus no nosso coração.” É comum os pastores e Padres ensinarem esse conceito. Será que a Bíblia realmente ensina que o Reino de Deus está no coração dos homens? A Bíblia nos diz: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado.” (Jeremias 17:9)

A propósito,  com quem Jesus estava falando ao dizer as palavras que se encontram em Lucas 17:21? O versículo anterior diz: “Perguntando-lhe os fariseus quando havia de vir o reino de Deus, ele lhes respondeu… …” (Lucas 17:20) Os fariseus eram inimigos de Jesus. Ele disse que aqueles homens hipócritas não iam entrar no Reino de Deus. (Mateus 23:13) Então, se os fariseus não iam entrar no Reino de Deus, será que o Reino poderia estar no coração deles?

Algumas traduções dizem que o Reino está “entre vocês” ou “no vosso meio”. A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas verteu assim:

“nem dirão as pessoas: ‘Eis aqui!’ ou: ‘Ali!’ Pois, eis que o reino de Deus está no vosso meio.”

O que dizem os Léxicos?

 

 ἡ βασιλεία τοu θεοu eντoς uμoν eστιν

o     reino            de      Deus   (no meio, entre, dentro) de vocês está 

 

O Léxico Grego de Thayer diz sobre eντoς ( se lê entós):

ἐντός, advérbio ((de ἐν, oposto à ἐκτός), dentro, lado interno: como o genitivoe ἐντός ὑμῶν, dentro de vocês, i. e. no meio de vocês, Lucas 17:21 ἐντός αὐτῶν, Xenophon, an. 1, 10, 3 (veja a passagem); ἐντόςτούτων, Hell. 2, 3, 19; outras. Para detalhes e o emprego de eντoς no texto grego antigo, leia este artigo.

 

Veja o Dicionário de Strong:

 

 


Xenophon, Anabasis

Xenophon, an. 1, 10, 3  ἐντός τούτων: 

[10.3] ἡ δὲ Μιλησία ἡ νεωτέρα ληφθεῖσα ὑπὸ τῶν ἀμφὶ βασιλέα ἐκφεύγει γυμνὴ πρὸς τῶν Ἑλλήνων οἳ ἔτυχον ἐν τοῖς σκευοφόροις ὅπλα ἔχοντες καὶ ἀντιταχθέντες πολλοὺς μὲν τῶν ἁρπαζόντων ἀπέκτειναν, οἱ δὲ καὶ αὐτῶν ἀπέθανον: οὐ μὴν ἔφυγόν γε, ἀλλὰ καὶ ταύτην ἔσωσαν καὶ τἆλλα, ὁπόσα ἐντὸς αὐτῶν καὶ χρήματα καὶ ἄνθρωποι ἐγένοντο, πάντα ἔσωσαν. fonte #

Tradução:

“A Milesiana, que era a mais nova, foi apreendida também por alguns dos homens do rei; Mas, deixando ir sua roupa exterior, foi bem sucedida em sua fuga para os gregos, que tinham sido deixados entre os seguidores do acampamento em guarda. Estes puseram-se logo em formação e golpearam à espada muitos dos saqueadores, embora perdessem alguns homens eles mesmos; Ficaram presos no lugar e conseguiram salvar não só aquela senhora, tantos quantos, quer fosse bens móveis ou seres humanos, que estavam no meio deles.” Para uma consideração mais detida desta palavra grega veja este artigo.


Note como Lucas 17:21 foi vertido em outras versões


Talvez  alguém pergunte: Em que sentido o Reino de Deus estava entre as pessoas daquela época, incluindo os fariseus? Veja bem, Jesus é a pessoa designada por Jeová para ser o Rei do Reino. Como Rei-Designado, ele estava bem no meio daquelas pessoas. Ensinando a respeito do Reino de Deus e até mesmo realizando milagres, Jesus deu  uma amostra do que o Reino fará no futuro. Portanto, pode-se dizer corretamente que de um modo literal, o Reino estava no meio deles.

Portanto, fica claro que não há apoio bíblico para o conceito de que o Reino de Deus está no coração das pessoas. Em vez disso, ele é um governo real, que fará mudanças reais na Terra, assim como predito pelos profetas. O ensino equivocado de que “o Reino está literalmente dentro das pessoas” é resultado de traduções da bíblia que não foram feitas por pessoas que conhecem a bíblia e o contexto das escrituras, nem o ensino do que o Reino ou Governo de Deus fará pela humanidade.  Isaías 9:6, 7; Daniel 2:44.

Para entender o que é O REINO DE DEUS

contador de visitas
contador de visitas

Um comentário em “O Reino de Deus está “dentro de nós”, no nosso coração?

  1. Exelente esclarecimento!!!
    Este conceito do reino é muito comum entre os evangélicos..

    Curtir

Os comentários estão fechados.