O Reino de Deus está “dentro de nós”, no nosso coração?


 

The CatholicEncyclopedia (Enciclopédia Católica) afirma: “O reino de Deus significa . . . o reinado de Deus no nosso coração.” É comum os pastores e Padres ensinarem esse conceito. Será que a Bíblia realmente ensina que o Reino de Deus está no coração dos homens? A Bíblia nos diz: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado.” (Jeremias 17:9)

A propósito,  com quem Jesus estava falando ao dizer as palavras que se encontram em Lucas 17:21? O versículo anterior diz: “Perguntando-lhe os fariseus quando havia de vir o reino de Deus, ele lhes respondeu… …” (Lucas 17:20) Os fariseus eram inimigos de Jesus. Ele disse que aqueles homens hipócritas não iam entrar no Reino de Deus. (Mateus 23:13) Então, se os fariseus não iam entrar no Reino de Deus, será que o Reino poderia estar no coração deles?

Algumas traduções dizem que o Reino está “entre vocês” ou “no vosso meio”. A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas verteu assim:

“nem dirão as pessoas: ‘Eis aqui!’ ou: ‘Ali!’ Pois, eis que o reino de Deus está no vosso meio.”

 ἡ βασιλεία τοu θεοu eντoς uμoν eστιν

o     reino            de      Deus   (no meio, entre, dentro) de vocês está 

O Léxico Grego de Thayer diz sobre eντoς ( se lê entós):

ἐντός, advérbio ((de ἐν, oposto à ἐκτός), dentro, lado interno: como o genitivoe ἐντός ὑμῶν, dentro de vocês, i. e. no meio de vocês, Lucas 17:21 ἐντός αὐτῶν, Xenophon, an. 1, 10, 3 (veja a passagem); ἐντόςτούτων, Hell. 2, 3, 19; outras. Para detalhes e o emprego de eντoς no texto grego antigo, leia este artigo.

Talvez  alguém pergunte: Em que sentido o Reino de Deus estava entre as pessoas daquela época, incluindo os fariseus? Veja bem, Jesus é a pessoa designada por Jeová para ser o Rei do Reino. Como Rei-Designado, ele estava bem no meio daquelas pessoas. Ensinando a respeito do Reino de Deus e até mesmo realizando milagres, Jesus deu  uma amostra do que o Reino fará no futuro. Portanto, pode-se dizer corretamente que de um modo literal, o Reino estava no meio deles.

Portanto, fica claro que não há apoio bíblico para o conceito de que o Reino de Deus está no coração das pessoas. Em vez disso, ele é um governo real, que fará mudanças reais na Terra, assim como predito pelos profetas. O ensino equivocado de que “o Reino está literalmente dentro das pessoas” é resultado de traduções da bíblia que não foram feitas por pessoas que conhecem a bíblia e o contexto das escrituras, nem o ensino do que o Reino ou Governo de Deus fará pela humanidade.  Isaías 9:6, 7; Daniel 2:44.

Para entender o que é O REINO DE DEUS

contador de visitas
contador de visitas

Anúncios