Testemunha de Jeová será indenizada por ter cirurgia negada


RS – PACIENTE TESTEMUNHA DE JEOVÁ SERÁ INDENIZADA POR TER CIRURGIA NEGADA POR MÉDICOS EM HOSPITAL DA CAPITAL

 quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Um paciente do Hospital Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre será indenizado pela instituição após médicos terem se recusado a realizar cirurgia de próstata. A decisão é do juiz de Direito Ramiro Oliveira Cardoso, da 3ª Vara Cível do Foro Central.

Caso

O autor ajuizou ação indenizatória contra o hospital, afirmando que tentou realizar a cirurgia via Sistema Único de Saúde, mas teve o direito negado. Os médicos alegaram que não poderiam realizar o procedimento, já que o paciente pertence à religião Testemunhas de Jeová, que não permite transfusões de sangue.

O procedimento cirúrgico em questão não envolvia cortes, mas os médicos consideraram que poderia haver o risco de complicações e de necessidade da transfusão. Com a recusa, o autor teve que arcar com os custos da operação, realizada por médicos particulares, no mesmo hospital.

Sentença

O juiz de Direito Ramiro Oliveira Cardoso julgou procedente o pedido do paciente. Segundo o magistrado, não cabe o argumento de que se o paciente pode recusar a transfusão de sangue, o médico também poderia recusar a realização do procedimento devido às suas implicações.

“Não está correto, porque o médico que ali atende não está na condição de privado, mas na condição de homem público, de agente do Estado, portanto, de atuação vinculada e obrigatória”, firmou.

O magistrado destacou ainda que “cumpre ao médico assim agir, realizando aquilo que lhe está ao alcance, sendo o risco do sangramento e da consequente morte não seu, profissional de medicina, mas do paciente que assim opta pela recusa do tratamento com homocomponentes”.

A indenização foi fixada em R$ 20 mil por danos morais, além de danos materiais, já que o paciente teve que pagar pela cirurgia. (Jornal O Sul – Foto: AFP)

Tratamentos Alternativos ao Sangue

Assista a três vídeos que mostram diversas alternativas e procedimentos que podem ser usados em qualquer cirurgia e que eliminam a obrigatoriedade de uma transfusão de sangue. Além disso, veja as entrevistas de diversos médicos experientes e capacitados que destacam a qualidade das cirurgias que são realizadas sem a transfusão de sangue alogênico.

FONTE: http://www.portaldecamaqua.com.br/

> Estratégias Alternativas à Transfusão: Simples, Seguras, Eficazes: Por que cada vez mais médicos preferem a medicina sem sangue?

> Tratamentos Alternativos à Transfusão: Atendendo às Necessidades e aos Direitos do Paciente:Quais são os benefícios jurídicos e éticos de honrar o direito de escolha do paciente?

> Sem Sangue: A Medicina Encarou o Desafio: O que você precisa saber antes de tomar uma decisão sobre seu tratamento médico?

Links adicionais: 
Escute o ÁUDIO abaixo>
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s