Descoberto o que pode ser o mais antigo Manuscrito do Novo Testamento


Gospel of Mark written on a 1,900-yr-old papyrus fragment in mummy mask

Foi descoberto um texto que pode ser a mais antiga cópia de parte do evangelho de que se tem informação – um fragmento do Evangelho de Marcos, escrito durante o primeiro século o qual acredita-se ser uma cópia produzida antes do ano 90 E.C.  Está previsto para ser publicado ainda este ano. O P52 até então, foi amplamente aceito como o texto mais antigo do N.T, escrito por volta de 125 EC, apenas uns 25 anos depois da morte de João. Mas o manuscrito recém descoberto é ainda mais antigo!  mascara de papiro esconde evangelho Acredita-se que o papiro recém descoberto foi escrito em uma folha  que mais tarde foi reutilizada para criar uma máscara que era usada por uma múmia. Embora as múmias dos faraós egípcios usassem máscaras feitas de ouro, as pessoas comuns tiveram de se contentar com máscaras feitas de papiro (ou de linho), tinta e cola. Por ser um artigo caro as pessoas muitas vezes tinham de reutilizar as folhas que já tinham algo escrito sobre elas. Não faz muito tempo, os cientistas desenvolveram uma técnica que permite desfazer a colagem sem prejudicar a tinta sobre o papel. O texto sobre as folhas podem então ser lidos. Este texto descoberto é apenas um dos centenas de novos textos que uma equipe de cerca de três dezenas de cientistas e eruditos está trabalhando para descobrir e analisar, usando esta técnica de descolamento das máscaras, disse Craig Evans, professor de estudos do Novo Testamento da Faculdade Divinity Acadia em Wolfville, Nova Scotia. “Estamos recuperando documentos antigos do primeiro, segundo e terceiro séculos. Documentos não apenas cristãos, não apenas documentos bíblicos, mas textos gregos clássicos, documentos comerciais, vários papéis mundanos, cartas pessoais”, disse Evans ao site Livescience. Os documentos incluem textos filosóficos e cópias de histórias produzidas pelo poeta grego Homero. A técnica está trazendo muitos textos novos à luz, Evans observou. “A partir de uma única máscara, não é estranho que possamos recuperar duas dúzias ou até mais” de novos textos, afirmou. “Nós vamos acabar trazendo à tona centenas de papiros, quando o trabalho for terminado, se não milhares.” Os eruditos que trabalham no projeto tem que assinar um contrato de confidencialidade que limita o que eles podem dizer publicamente. Há várias razões para este acordo. Uma delas é que alguns dos proprietários dessas máscaras simplesmente não querem ser reconhecidos, disse Evans. “Os eruditos que estão trabalhando neste projeto tem que honrar o pedido dos museus, universidades, proprietários privados, assim por diante.” Evans disse que a única razão pela qual ele pode falar sobre o evangelho de Marcos antes de ser publicado é porque um membro da equipe deixou vazar algumas das informações em 2012. Logo após o vazamento de 2012, espalhou-se especulação a respeito  dos métodos que os eruditos empregam para datar o achado. Evans diz que o texto foi datado através de uma combinação de datação por carbono 14, o estudo da caligrafia no fragmento e o estudo de  outros documentos encontrados juntamente com o evangelho. Estas considerações levaram os eruditos a concluírem que o fragmento foi escrito antes do ano 90 E.C. Com o acordo de confidencialidade em vigor, Evans disse que ele não pode dizer muito mais sobre a data do texto até o papiro ser publicado. Isto significa que “um escriba ao fazer uma cópia de um script no terceiro século realmente tinha à sua disposição (a) originais do primeiro século, ou cópias do primeiro século, bem como cópias do segundo século.” Craig Evans

A Respeito da Publicação do achado

Evans (foto ao lado) disse que a equipe de investigação vai publicar o primeiro volume de textos obtidos através das máscaras de múmia e cartonagem ainda este ano. Ele irá incluir o fragmento do evangelho que os pesquisadores acreditam  remonta ao primeiro século. A equipe originalmente esperava que o volume seria publicado em 2013 ou 2014, mas a data teve que ser adiada para 2015. Evans disse que não sabe ao certo por que a publicação foi adiada, mas a equipe fez uso do tempo extra para realizar mais estudos sobre o evangelho . “O benefício do atraso é que quando ele sair, obteremos informações adicionais sobre este e outros textos relacionados.”   Nós do site Tradução do Novo Mundo Defendida, estamos com nossos radares “ligados” a fim de alguma novidade a este respeito. Sempre tendo em mente que temos que ser cautelosos quanto a o que dizem alguns eruditos que se identificam com a Cristandade. Fica uma dica de leitura para os que duvidam da autenticidade e confiabilidade das Escrituras Sagradas nos links abaixo.     Por que você pode confiar nos Evangelhos da Bíblia Como os cientistas datam manuscritos antigos e outros achados? 

VEJA ESTA PÁGINA PARA ver outros textos além do Evangelho de Marcos



Daniel Wallace e outros ao falarem deste manuscrito supostamente sendo do 1º século foram precipitados…Por que??

Depois de alguns anos temos informações de que este suposto manuscrito do 1º século é na verdade do 3º século 

mais informações em uma declaração oficial veja este link em inglês

 

More Details

You can see images and a brief on this new published papyrus, and how we know it’s really the mythical “mummy” Gospel, at the blog of Brice Jones (Ph.D., Early Christianity). Elijah Hixson (I assume the same who is a Ph.D. candidate in New Testament & Christian Origins at the University of Edinburgh) is keeping tabs on this new development with updates appended to his own latest article on it. So much uproar has gone up already, that the owners of the fragment (the Egypt Exploration Society or EES) have posted an official press release to dispel various rumors about it [which they have since expanded with even more information]. And when that wasn’t enough, within hours they just went ahead and put the whole article online. It’s now designated P137 in Lists of NT Papyri.

19 comentários em “Descoberto o que pode ser o mais antigo Manuscrito do Novo Testamento

  1. Queruvim queria fazer uma pergunta, me desculpa mas não tem nada a ver com o assunto.
    Ontem estava lendo a bíblia na parte de Mateus e Lucas na TNM, e observei algo interessante, percebi que tem partes do texto em () [] e [[]] o que significa?

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  2. Agradeço ao Saga também. Que legal!!! 🙂

    Aproveitando, gostaria de perguntar-lhes uma coisa:

    Dentre os sinais das profecias para o fim do sistema iníquo, está: “…mais amantes de PRAZERES que amante de Deus…”. Certo?

    A palavra PRAZERES aí não significa somente coisas ‘sexuais’. Refere-se a tudo que envolve prazer: jogatina, sexo, bebedeira, etc… É isso, não é??

    Dúvida simples. Eu ia perguntar em outro post, porém os coments estão ‘trancados’.

    Obrigado, senhores!!

    Abraço.

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  3. Na introdução da TNM com referências lemos:

    COLCHETES: Os colchetes simples [ ] encerram palavras inseridas para a complementação do sentido do texto em português. Colchetes duplos [[ ]] sugerem a existência de interpolações (inserções de matéria estranha) no texto original. — Veja Lucas 23:19, 34.

    Quanto aos parêntesis, onde foi que você viu?

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  4. puxa vida….como Deus é Maravilhoso, e opera maravilhas no tempo certo! tomara que seja uma parte importante do evangelho segundo marcos, e tomara que esclareça com relação ao Nome Divino aparecer ou não neste fragmento, pois se estiverem realmente certos este data de 90 E.C… meu Deus! este foi escrito quando o apóstolo João estava vivo na terra!…irá me ajudar mto, pois duvido que o Nome apareça 237x em todo o novo testamento, creio que é bem menos, sou mto encucado com isso,,,,pois bem, creio que Jeová Deus está revelando bondosamente mtas coisas para Seu povo, pois Ele é o revelador de ”segredos sagrados”, ou de ”mistérios”, sim, os segredos escondidos…(1Co 2.7) HalleluYáh!

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  5. Eu não tenho dúvidas de que aparecerá um manuscrito perto do tempo dos autógrafos que irá calar a boca dos que zombam da Tradução do Novo Mundo neste assunto. Ao mesmo tempo, fico feliz de ver pessoas expondo suas opiniões nesta coluna de comentários. Vou aproveitar para dizer algo. Acredito que na Síria do Ditador amaldiçoado Bashar Al Assad, deve haver manuscritos muito importantes e em hebraico ou aramaico do 1º século. Aquele lugar é um celeiro valioso e me parece muito suspeito o que o Diabo está fazendo naquela terra.

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  6. Se eu não me engano, o nome de Jeová aparece muito pouco em Marcos, tornando pouco provavel que esse papiro tenha uma passagem que envolva o tetragrama

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  7. Olá Queruvim obrigado pela explanação acima, e quanto ao texto que vim entre parênteses é mateua 27:53.

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  8. Os parêntesis normalmente são usados como um sinal de pontuação assim como os 2 pontos em Lucas 23:43, porém eles são usados com o sentido de mostrar que o assunto em parêntesis interrompe uma explicação que está sendo dada para dar algum detalhe adicional ou para acrescentar alguma informação pertinente mas que se lida de forma corrida poderia confundir o leitor.

    É um recurso para leitura nesse caso e não indica acréscimos ou outras coisas desse gênero por que o que é colocado entre parêntesis faz parte do texto bíblico. – Veja 1 Pedro 3:21 e Apocalipse 20:5.

    Acredito que é sobre isso que ele esteja falando.

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  9. é…realmente, nem tinha pensado nisso, Queruvim…mas o fato é: “o diabo pode até atrapalhar, mas não pode impedir o progresso do propósito Divino”.
    por isso, fico na expectativa, pois se o Nome Divino aparecer 1 única só vez neste manuscrito do evangelho de marcos, será uma enorme bofetada na cara de mtos clérigos, pastores, lideres religiosos e até mesmo sociedades bíblicas****** cujo nome nem citarei, que só sabem ocultar o Nome de Deus, em prol dos lucros para com a Palavra de Deus…eu só queria mesmo é comprovações mais reais, científicas, de que o Nome Divino aparecia e era usado amplamente no primeiro século assim como é usado por nós hoje…também será utilissíssimo saber se o final de marcos é assim como está hoje nas traduções da bíblia, passagens espúrias, variantes textuais, etc… em fim é uma descoberta e tanto….

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  10. Pela terminologia usada pelo erudito, me parece que o que foi encontrado se resume a fragmentos ou passagens e não diversas folhas do Evangelho.

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  11. Jeová continuará a santificar o seu nome inclusive na vindoura e muito próxima Grande Tribulação quando destruir os seus inimigos diante de seu povo suas Testemunhas(Ezequiel capítulo 38 e capítulo 39″Terão de saber que eu sou Jeová”).No entanto seria muito bom se esse papiro contivesse um trecho de Marcos onde contenha o nome divino.Segundo a Tradução do Novo Mundo o nome de Deus aparece em Marcos 1:3;5:19;11:9;12:29(duas vezes);12:30;12:36;13:20.Apenas os versículos 5:19 e o 13:20 não são citações diretas das escrituras Hebraicas embora sejam palavras do próprio Jesus.Então seria interessante que esse papiro contivesse esses trechos ou em pelo menos um deles.Devemos ,porém, ter muita cautela.Primeiro o que faz esses pesquisadores pensar que o papiro foi escrito antes de 90 EC? É como se dissesse que há características nesse papiro que fosse evidente nessa cópia que só poderiam ser produzidas antes de 90 EC e então isso teria de ser demonstrado.Isso é um pouco problemático.Segundo o Dr Wilson Paroschi na sua obra “Origem e Transmissão do Texto do Novo Testamento” na página 37-38 a datação de manuscritos (geralmente antes do século XI pois foi quando a partir daí os manuscritos começaram a apresentar datação de sua escrita) se baseia em duas técnicas principais:(1)Paleografia(estudo da escrita antiga e do material confeccionado) e (2)Radiometria(por radiocarbono C14) e assim o máximo de aproximação que tais técnicas podem fornecer é o período aproximado do documento(geralmente o século como é o caso dos papiros e pergaminhos).No caso do alcance da Paleografia Comparativa Paroschi diz:”Mesmo assim,é impossível determinar com absoluta precisão a data de um manuscrito pelas seguintes razões:(1) as mudanças na escrita não são repentinas,mas graduais e quase sempre imperceptíveis;(2) o estilo de escrita de uma pessoa tende a permanecer praticamente o mesmo ao longo de sua vida; e (3) as características paleográficas de um manuscrito podem haver sido influenciadas por outro usado como modelo.É por isso que os paleógrafos geralmente trabalham com margens um pouco elásticas, de cerca de cinquenta anos.”(Página 38)É verdade que a técnica de datação de Radiometria combinada com a Paleografia pode dar margens de datação mais segura pois como diz Paroschi ainda na Página 38 sobre o carbono 14″cuja a sensibilidade é cerca de mil vezes maior que outras técnicas,tem possibilitado uma avaliação muito mais precisa da idade de materiais orgânicos.” e como possibilidade ainda a ser superada sobre a técnica de radiorcarbono Paroschi prossegue no mesmo trecho que “Deve ser lembrado,porém,que o método permite datar apenas o material no qual o documento foi escrito e não a escrita propriamente dita.Sempre existe a possibilidade de o documento haver sido escrito num papiro ou pergaminho mais antigo.”
    Esses opositores da Cristandade e Apóstatas poderiam ser informados de que se descobriu uma “caverna de Qumrã” de manuscritos do primeiro século das Escrituras Gregas Cristãs que contivesse o nome de Jeová que eles seriam capazes de se defender cinicamente dizendo que Jeová é o mesmo Jesus ou que isso não afetaria a teologia Trinitária de sua religião apóstata.
    No entanto seria uma coisa muito terrível para estes se se encontrasse um papiro das Escrituras Gregas Cristãs com o nome de Jeová e especialmente dos Primeiros três séculos da era cristã.Para o povo de Jeová seria um testemunho adicional e algo a dar muita alegria aos que amam Jeová e seu Grandioso nome.

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  12. “O volume seria publicado em 2013 ou 2014, mas a data teve que ser adiada para 2015. Evans disse que não sabe ao certo por que a publicação foi adiada…”

    Essa parte me deixou encucado. Espero que realmente saia este ano.

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