Juízes 16:28 “por um dos meus dois olhos” TNM ou “por meus dois olhos” ? (Almeida,Rei Jaime, etc)


וַיִּקְרָא שִׁמְשׁוֹן אֶל־יְהוָה וַיֹּאמַר אֲדֹנָי יֱהוִֹהזָכְרֵנִי נָא וְחַזְּקֵנִי נָא אַ הַפַּעַם הַזֶּה הָאֱלֹהִיםוְאִנָּקְמָה נְקַם־אַחַת מִשְּׁתֵי עֵינַי מִפְּלִשְׁתִּים

Transliteração 16:28 waYiq’rä shim’shôn ely’hwähwaYomar ádonäy yéhôih zäkh’rëniy w’chaZ’qëniy akh’ haPaam haZehélohiym w’iNäq’mäh n’qamachat miSH’tëyëynay miP’lish’Tiym

Uma tradução literal desta  passagem seria:

וַיִּקְרָא שִׁמְשׁוֹן אֶל-יְהוָה, וַיֹּאמַר:

E clamou então Sansão a Jeová e disse:

  אֲדֹנָי יְהוִה זָכְרֵנִי נָא וְחַזְּקֵנִי נָא אַךְ הַפַּעַם הַזֶּה,

Soberano Senhor Jeová, lembra-te de mim por favor e fortalece-me por favor só esta vez

 הָאֱלֹהִים, וְאִנָּקְמָה נְקַם-אַחַת מִשְּׁתֵי עֵינַי, מִפְּלִשְׁתִּים

Ó Verdadeiro Deus e vingue-me com vingança por um dos dois olhos meus dos Filisteus
A vasta maioria das traduções da Bíblia não vertem conforme acima. É reconhecido que a última cláusula deste verso não foi apropriadamente vertida por versões mais antigas da Bíblia e nem pela maioria das versões atuais da palavra de Deus. A preposição em forma de prefixo empregada na palavra MISHTÊ serve de elo entre o adjetivo numérico AHAT  mencionado antes. Analise comigo melhor esta passagem, palavra por palavra:
 Temos 6 palavras que podem ser traduzidas desta forma, quando lidas da direita para a esquerda [e eu vou ser vingado]; [a vingança de]; [um]; [de dois de]; [os olhos meus]; [dos filisteus.] Observe que abaixo da terceira palavra,  que significa um, (sim, contando da direita) notará que há  uma linha curva com um ponto em seu interior. Essas curvas e pontos possuem significado e foram ignoradas pela maioria dos tradutores de versões tradicionais, mas não pela Comissão de Tradução da Tradução do Novo Mundo. Por estar virada  para a próxima palavra, a curva revela a intenção inequívoca de juntar as duas palavras em hebraico: ‘um’ (ahhat)e ‘de dois ‘ (Mishteh).
MISHTÊ ´ENAY literalmente “de dois olhos meus” fica completa com a opção “vingança por um dos meus dois olhos”. O correto é  interpretar a cláusula traduzindo de forma hiper literal “vingança de um dos dois olhos meus” pois esta é exatamente a frase vertida em hebraico palavra por palavra, e vertê-la concordemente, assim como fez a TNM e versões judaicas traduzidas para o Inglês. A ideia presente foi rearranjada na forma em que aparece na TNM.  A maioria das versões não transmitiram exatamente a ideia presente no texto original.
Quem poderia conhecer melhor o hebraico bíblico que os judeus? Certa respeitada versão Judaica optou pela seguinte leitura:

Judges 16:28 CJB

Complete Jewish Bible (A Bíblia Judaica Completa)
Sansão clamou a  ADONAI, “Adonai ELOHIM, apenas esta vez, por favor, lembra-te de mim, e por favor, fortaleça-me, de forma que eu possa me vingar dos Filisteus ao menos por  um de meus dois olhos” Diversos comentaristas e eruditos judeus concordam com a Tradução do Novo Mundo.
A Comissão de Tradução da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas verteu:
28  Sansão+ clamou então a Jeová+ e disse: “Soberano Senhor Jeová,* por favor, lembra-te de mim+ e fortalece-me+ só esta vez, por favor, ó tu, o [verdadeiro] Deus, e vingue-me eu dos filisteus com vingança por um dos meus dois olhos.”*+TNM

Fica claro que as acusações dos críticos desinformados que afirmam que a Tradução do Novo Mundo “baseia-se em versões anteriores” não passam de mentiras descaradas. Foi feito um trabalho sério de tradução versículo por versículo. 

Esta leitura foi mantida na TNM Revisada de 2013 em inglês
A  LXX, uma versão não tão literal da Bíblia optou pela seguinte leitura:
“E eu me vingarei dos estrangeiros (filisteus) com uma só vingança pelos meus dois olhos”, LXX;

καὶ ἔκλαυσε Σαμψὼν πρὸς Κύριον, καὶ εἶπεν· ᾿Αδωναϊὲ Κύριε, μνήσθητι δή μου νῦν καὶ ἐνίσχυσόν με ἔτι τὸ ἅπαξ τοῦτο, Θεέ, καὶ ἀνταποδώσω ἀνταπόδοσιν μίαν περὶ τῶν δύο ὀφθαλμῶν μου τοῖς ἀλλοφύλοις.

Alguns ao traduzirem o Texto Massorético para o Inglês, vertem da forma tradicional e simplesmente ignoram uma tradução exata:

16:28 And Samson called unto the LORD, and said, O Lord God, remember me, I pray thee, and strengthen me, I pray thee, only this once, O God, that I may be at once avenged of the Philistines for my two eyes. (Que eu me vingue de uma vez dos Filisteus pelos meus dois olhos

http://ecmarsh.com/lxx-kjv/judges/jud_016.htm

אֶל
EL

שִׁמְשׁוֹן
SHIMËSHON

וַיִּקְרָא
VAYQËRÅ

יֱהֹוִה
YEHOVIH

אֲדֹנָי
ADONÅY

וַיֹּאמַר
VAYOMAR

יְהוָה
YHVH

נָא

וְחַזְּקֵנִי
VËCHAZËQENY

נָא

זָכְרֵנִי
ZÅKHËRENY

הָאֱלֹהִים
HÅELOHYM

הַזֶּה
HAZEH

הַפַּעַם
HAPAAM

אַךְ
AKH

מִשְּׁתֵי
MISHËTEY

אַחַת
ACHAT

נְקַם
NËQAM

וְאִנָּקְמָה
VËINÅQËMÅH

מִפְּלִשְׁתִּים:
MIPËLISHËTYM:

עֵינַי
EYNAY

Vulgata:
“que eu me vingue dos meus inimigos e receba uma só vingança pela perda dos dois olhos”.

Um leitura mais exata foi finalmente escolhida pela Almeida Atualizada, ALA:

Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada

Juízes 16:28 Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos

GOD’S WORD® Translation Then Samson called to the LORD, “Almighty LORD, please remember me! God, give me strength just one more time! Let me get even with the Philistines for at least one of my two eyes.” (…por ao menos um de meus dois olhos)

Judges 16:28 RSV

Then Samson called to the LORD and said, “O Lord GOD, remember me, I pray thee, and strengthen me, I pray thee, only this once, O God, that I may be avenged upon the Philistines for one of my two eyes.” (por um de meus dois olhos)
Both comments and trackbacks are currently closed.

Comentários

  • Lucas  On 16 de outubro de 2014 at 13:59

    Nova Versão Internacional:

    “E Sansão orou ao SENHOR: Ó Soberano SENHOR, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus ==POR CAUSA DOS MEUS DOIS OLHOS==!”

    Tradução Brasileira (edição revisada pela Sociedade Bíblica do Brasil):

    “Sansão clamou a Jeová, e disse: Senhor Jeová, lembra-te de mim, e fortalece-me ainda esta vez, ó Deus, para que me vingue nos filisteus ==AO MENOS DUM DOS MEUS DOIS OLHOS==”

    Curtir

  • Saga  On 18 de outubro de 2014 at 16:27

    Queruvim.
    Mas o fato é que os críticos/opositores não querem saber se a TNM é exata, melhor ou superior neste ou naquele versículo ou neste naquele detalhe, como foi escrito uma vez por um certo crítico-plagiador de matéria TJ, ele disse mais ou menos assim: Do que adianta traduzirem corretamente essa ou aquela palavra este ou aquele verso se deixam de fora a Deidade de Nosso Senhor Jesus Cristo com absurdos tais como "um deus" em João 1:1?

    CONCLUSÂO: Os críticos estão parcial e preconceituosamente julgando a TNM não por seus méritos enquanto TRADUÇÃO do ponto de vista, linguístico, gramatical, erudito, acadêmico, cientifico….nada disso! A julgam apenas do ponto de vista de que falta nela um viés trinitário em suas passagens favoritas, em especial João 1:1 e outros como João 8:58 e etc. Se essas determinadas passagens não tiver do jeito que eles querem, não presta, simplesmente isso. Então não importa Juízes 16:26

    Curtir

  • Saga  On 19 de outubro de 2014 at 20:16

    Juízes 16:28-30 traz 5 exemplos de como a TNM é mais cuidadosa, exata, erudita e literal do que outras traduções

    (Almeida Revista e Corrigida Fiel de 2007)
    28 Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos. 29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra. 30 E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida

    (Tradução do Novo Mundo de 1984)
    28 Sansão clamou então a Jeová e disse: “Soberano Senhor Jeová, por favor, lembra-te de mim e fortalece-me só esta vez, por favor, ó tu, o [verdadeiro] Deus, e vingue-me eu dos filisteus com vingança por um dos meus dois olhos.” 29 Com isso, Sansão se firmou nas duas colunas do meio em que a casa se fundava firmemente e foi segurá-las, uma com a sua direita e a outra com a sua esquerda. 30 E Sansão passou a dizer: “Morra a minha alma com os filisteus.” Então se encurvou com poder e a casa foi cair sobre os senhores do eixo e sobre todo o povo que havia nela, de modo que os mortos, que entregou à morte ao ele mesmo morrer, vieram a ser mais do que os que entregara à morte durante a sua vida.

    Cinco Detalhes:
    1- TNM diz exatamente “por um dos meus dois olhos” e não “por meus olhos”
    2 -TNM diz “Jeová” e não “SENHOR” ou “DEUS” (Veja que a Almeida pós DEUS com todas letras em maiúsculas)
    3- TNM verte o hebraico Adonay como “Soberano Senhor” e não com um simples “Senhor” (que seria adon). Adonay YHWH é Soberano senhor Jeová na TNM e Senhor DEUS na Almeida.
    4- TNM diz literalmente que quem vai morrer é a nefesh, “minha alma” e não “eu”
    5- TNM é mais literal ao verter o hebraico Ha Elohim como “O Deus” e não meramente “Deus”

    Curtir