Em Mateus 28:19 em “nome” do Pai, do Filho e do espírito santo, indica uma trindade?


    • Como se batiza em seu “nome”.

      Em Mateus 28:19, mencionam-se “o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo”. Um “nome” pode significar algo diferente de um nome pessoal. Em português, quando dizemos “em nome da lei”, ou “em nome do bom senso”, não nos referimos a uma pessoa como tal. Por “nome”, em tais expressões, queremos dizer ‘aquilo que a lei representa, ou sua autoridade’, e ‘aquilo que o bom senso representa ou exige’. O termo grego para “nome” (ó·no·ma) também pode ter este sentido. Assim, ao passo que algumas traduções (KJ; AS; Tr) seguem literalmente o texto grego, em Mateus 10:41, e dizem que aquele que “receber um profeta no nome dum profeta receberá a recompensa dum profeta; e aquele que receber um homem justo no nome dum homem justo receberá a recompensa dum homem justo”, traduções mais modernas dizem: “Quem recebe um profeta na qualidade de profeta”, e: “Quem recebe um justo na qualidade de justo”, ou algo similar. (BJ, BMD, BV, NM) Neste respeito, Word Pictures in the New Testament (Quadros Verbais no Novo Testamento; 1930, Vol. I, p. 245), de Robertson, diz sobre Mateus 28:19: “O uso de nome (onoma) aqui é um uso comum na Septuaginta e nos papiros para simbolizar poder ou autoridade.” Portanto, o batismo ‘em o nome do espírito santo’ subentende o reconhecimento deste espírito como tendo por fonte a Deus e como exercendo sua função segundo a vontade divina. FONTE:http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200004211?q=Em+nome+do+Pai+do+filho+e+do+esp%C3%ADrito+santo&p=par

      Quando a nação de Israel recebeu o pacto da Lei, que é parte da Bíblia, foi-lhe dada a seguinte ordem: “Nunca deves ter quaisquer outros deuses em oposição à minha pessoa.” (Deuteronômio 5:7) Quantas pessoas estavam falando? Deuteronômio 6:4 diz claramente: “Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová” — não três em um. Os israelitas tinham acabado de ser libertos do Egito, onde Osíris, Ísis e Hórus (à esquerda) — uma das várias tríades de deuses — eram adorados. Assim, a nação devia adorar apenas um Deus. Até que ponto era importante eles entenderem esse mandamento? O Dr. J. H. Hertz, um rabino, disse: “Este sublime pronunciamento de absoluto monoteísmo foi uma declaração de guerra contra todo politeísmo . . . A Shema exclui a trindade do credo cristão como violação da Unidade de Deus.”

      Por ser judeu de nascença, Jesus foi instruído a seguir o mesmo mandamento. Após seu batismo, quando tentado pelo Diabo, ele disse: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’” (Mateus 4:10; Deuteronômio 6:13) Podemos aprender pelo menos duas coisas desse episódio. Primeiro, Satanás estava tentando induzir Jesus a adorar alguém que não era Jeová, o que seria absurdo se Jesus fizesse parte do mesmo Deus. Segundo, Jesus deixou claro que há apenas um Deus que deve ser adorado ao dizer “somente a ele”, e não “a nós”, o que teria dito caso fizesse parte de uma Trindade.

      Falsa Exegese na interpretação do “Espírito Santo”

       

      ====================================================

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • JOCELYN  On 31 de agosto de 2013 at 15:40

    Nada pode ser mais danoso e covarde que despersonalizar alguém. O principal objetivo “cristão” da trindade é exatamente este. Esta doutrina diabólica tenta reescrever o salmo 83:18: “Para que as pessoas não saibam…” Vemos nesta doutrina um divisor de águas, segundo Malaquias 3:16. Ninguém que ame a verdade pode acreditar, aceitar ou pelo menos entender esta crença se levar em conta as palavras iniciais do nosso Senhor Jesus na oração modelo: “santificado seja o Teu Nome. Para elas é fácil crer na trindade. Difícil é acreditar em Jesus.

    Curtir

  • Derley  On 31 de agosto de 2013 at 16:15

    Oi Queruvim queria te pedir uma ajuda mano ,é que to com dificuldade pra decorar versiculos biblicos pra defender a fé que eu tenho em Jeová Deus ,tem alguma dica que possa me ajudar? ficarei muito grato.

    Curtir

  • Queruvim  On 31 de agosto de 2013 at 20:17

    Este artigo pode ajudar!

    Não devemos “decorar” versos. Mas entender a Bíblia. Para memorizar o artigo abaixo traz algumas dicas uteis.
    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102009060?q=mem%C3%B3ria&p=par

    Curtir

  • Jeosadá  On 1 de setembro de 2013 at 0:13

    Olá irmãos e irmãs que visitam o blog!

    FIQUEM LIGADOS!

    NOVA FORMA DE PERSEGUIÇÃO (bem discreta…)

    GOLPE DO FALSO IRMÃO

    Foi lida uma carta em todas as congregações do Brasil em que fazia referencia a pessoas que se passavam por irmãos e pediam dinheiro para alguma forma de ajuda ‘imediata’.

    Fiquem de olho!

    Se alguém vier com história de que é irmão e quer dinheiro pra ajuda, contate os anciãos da congregação dele ou, em ultimo caso, Betel. Nada de entregar dinheiro confiando só na palavra. Infelizmente, nestes últimos dias, muitos tentam nos causar danos. Devemos estar atentos.

    (Agora cadê que eles fazem isso com batistas, católicos e outros da cristandade? Vai você, pedir ajuda a um “irmão” na cristandade, ou pro pastor, pra ver a ‘banana’ que você vai levar!)

    Pergunte pro ‘Fulano’ quem é o ancião, o viajante, a congregação, o circuito etc.

    Já ouve casos de irmãos hospedarem malandros que se passavam por irmãos e que só descobriram quando pediram pro malandro fazer uma oração (na refeição).

    Em outros casos malandros extorquiram dinheiro pra pagar hotel e deu ‘pé na tabua’. Imaginem que o irmão organizou até uma janta pro malandro, e só depois que ligou pro hotel é que percebeu que se tratava de ‘primo’ (por que irmão não era de jeito nenhum!).

    Divulguem a todos este alerta! (Só não vão fazer isso pelo facebook e pela net, pelo amor de Jeová Deus! Não se tapa um buraco cavando outro!)

    Se brincar, tem até apostata no meio desses malandros (Não é uma afirmação, e sim uma suposição.).

    Att.: Seu ‘LEGITIMO’ irmão na fé,

    Jeosadá

    Curtir

  • Derley  On 1 de setembro de 2013 at 18:27

    Sei que o assunto nao tem nada ver com o tema do post ,mais queria extravazar a alegria que estou sentindo com alguem ,eu acabei de chegar do congresso e estou muito contente com que aprendi sou estudante e cada dia mais admiro e aprecio as qualidades de Jeová ,e o artigo que vc me passou vai me ajudar muito valeu queruvim que Jeová te abençoe ,um abraço.

    Curtir

  • Thiago  On 14 de setembro de 2013 at 8:40

    Querido Irmão Rubens

    Já faz um bom tempo que tenho acompanhado suas postagens no site TNM DEFENDIDA, gosto muito dos estudos comparativos que costuma fazer. Uma coisa que admiro muito em você é sua lealdade no que diz respeito ao uso das publicações da torre, percebo que esta sempre presente nas suas considerações sobre a bíblia.
    Entendo também, que sua qualidade de estudo é o reflexo do seu zelo, amor a Jeová e desejo em cumprir com a privilegiada comissão que temos, ou seja, as boas novas.

    Sou um servo humilde com um vocabulário reduzido. Mas nas poucas palavras que tenho,esteja certo que somos muito felizes por telo conosco!

    Um grande abraço!

    Atenciosamente,
    Irmão Silva

    Curtir

  • José Gomes  On 2 de novembro de 2013 at 12:46

    parabéns irmão por suas ótimas pesquisas!

    Curtir

  • TNM(R)  On 7 de dezembro de 2013 at 20:03

    Queruvim, o que significa quando diz que o espírito santo convence a pessoa do pecado? Aquela pergunta que os trinitaristas sempre fazem: “Como pode uma simples força ativa convencer as pessoas do pecado? Pra isso o espírito santo não precisaria ser uma pessoa?”

    Curtir

  • Queruvim  On 8 de dezembro de 2013 at 15:07

    Da mesma forma que o “espírito santo” nos faz “lembrar” todas as coisas, este pode levar as pessoas ao entendimento. O fato da palavra “espírito” ser usada de um modo geral precedendo a um artigo neutro em grego, é uma indicação de sua natureza impessoal. Muito embora convenções gramaticais não sejam determinantes neste caso, serve para mostrar que de fato o espírito é “algo”. Se fosse uma parte do Ser Supremo em uma divindade trína, é óbvio que não se empregaria um artigo neutro.Ademais a palavra “convencer” usada em João 16:8 onde diz que o espírito santo “convence” a pessoa do pecado é ἐλέγχω (el-eng’-kho) que significa “repreender”, “expor” “convencer”. O próprio Jesus disse que as pessoas que praticam pecado “não se chegam à luz a fim de que suas obras não sejam repreendidas”. Usa-se a aqui a mesma palavra “convencer” ou “repreender”. E quem faz isso, de acordo com Jesus? A luz! É ela alguém? Efésios 5:13 diz que “são tornadas manifestas” ou “repreendidas” pela Luz. Em todos estes textos usa-se a mesma palavra grega que o texto que você citou e que é vertida CONVENCER em João 16:8! Ou seja a luz não é alguém, contudo ela também CONVENCE ou EXPOE, REPREENDE pessoas!

    Tiago 2:9 fala dos cristãos serem “repreendidos” (ἐλεγχόμενος) pela Lei”. É a lei alguém? Contudo ela também “convence” ou “repreende” que é a mesma palavra grega usada em João sobre o espírito santo “convencer” pessoas do pecado. É claro que se tomarmos o texto de modo isolado poderemos citá-lo a fim de promover uma doutrina particular e tradicional, mas não globalmente bíblica. É típico dos que não estudam com afinco e dedicação, se apegarem a textos esporádicos afim de promover alguma doutrina para a qual procuram prova. Esta não é a maneira correta de pesquisar as escrituras. É o mesmo que uma pessoa viajar para Curitiba e fotografar somente os lugares de menos destaque e até mesmo assustadores, a fim de criar um blog dizendo que a “cidade inteira” é aquilo que ele quer representar. Não seria a realidade sobre o panorama geral. Assim é a doutrina da personalidade do espírito santo.

    Sugiro que leia com atenção este artigo:

    http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/09/personificacao-prova-personalidade-uma.html

    Como pode ver no artigo acima, a Bíblia personifica o espírito em diversos textos. Contudo, deve examinar todos os versículos onde se fala deste espírito. Observará que o “espírito santo” é por definição algo e sempre ocorre em paralelo com “coisas” e não pessoas. O espírito santo é comumente associado a coisas impessoais. A Bíblia fala de ‘batizar com espírito santo e com fogo’ (Mat. 3:11); de estar “cheio de fé e espírito santo” (Atos 6:5; 11:24); e de estar “cheios de alegria e de espírito santo”. (Atos 13:52) O espírito santo dá testemunho, mas não junto com o Pai e o Filho (João 8:17, 18), e sim, junto com coisas impessoais, tais como a água e o sangue. – 1 João 5:5-8.

    Curtir

  • Wander  On 16 de fevereiro de 2014 at 19:03

    Amigo, sugiro o bom e velho decoreba. rsrs É o seguinte… anote pelo menos 10 textos numa folha, os que você quer decorar, então dê uma olhada na folha todos os dias, pelo menos 3 vezes por dia, lendo texto por texto e vendo a localização de cada texto… Faça isso por algumas semanas, e quando tiverem grudado na cabeça, anote mais 10 e assim sucessivamente… Eu digo pode experiência própria, esse método tem funcionado comigo. Fique com Jah!

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s