Categorias de manuscritos do Novo Testamento


Os Manuscritos do chamado “Novo Testamento” em grego são categorizados em cinco grupos de acordo com um esquema introduzido em 1981 por Kurt e Barbara Aland em Der Text des Neuen Testaments. As categorias são baseadas em como cada manuscrito se relaciona com os vários tipos de textos. De modo geral, os mais antigos manuscritos alexandrinos são da categoria I, enquanto manuscritos bizantinos posteriores são da categoria V. O método de Aland envolveu a consideração de 1000 passagens em que o texto bizantino difere do texto não bizantino. 

Categoria I – Alexandrino

Esta categoria inclui os primeiros manuscritos. Alguns papiros e unciais do 4º século e anteriores estão nesta categoria, assim como os manuscritos do tipo de texto Alexandrino. Os manuscritos nesta categoria são importantes quando se considera problemas textuais e são considerados por muitos eruditos como uma boa representação dos autógrafos, devido à sua datação como sendo os mais antigos. 

Categoria II – Egípcio

Os manuscritos nesta categoria são semelhantes aos manuscritos da categoria I e são importantes na consideração textual do autógrafo. No entanto, os textos geralmente contêm algumas influências não familiares ou estranhas, como as encontradas no tipo de texto bizantino. Textos egípcios se enquadram nessa categoria.

Categoria III – Eclético

Os manuscritos da categoria III são importantes quando se discute a história das tradições textuais e, em menor grau, para o estabelecimento do texto original. Os manuscritos geralmente contêm leituras independentes e têm um caráter distintivo. f1, f13 são exemplos de famílias de manuscritos que se enquadram nessa categoria. Os manuscritos desta categoria geralmente apresentam texto misto ou eclético.

Categoria IV – Ocidental

A categoria IV contém os poucos manuscritos que seguem o texto do Codex Bezae (D). Esses textos são do tipo de texto ocidental.

Categoria V – Bizantino

Textos principalmente bizantinos se enquadram nessa categoria.

Distribuição de manuscritos gregos por século e categoria

 

Data (CE) I II III IV V
150 {\mathfrak {P}}52{\mathfrak {P}}90{\mathfrak {P}}104
200 {\mathfrak {P}}32{\mathfrak {P}}46,{\mathfrak {P}}64/67{\mathfrak {P}}66{\mathfrak {P}}75,{\mathfrak {P}}770189,
250 {\mathfrak {P}}1,{\mathfrak {P}}4{\mathfrak {P}}5{\mathfrak {P}}9{\mathfrak {P}}12{\mathfrak {P}}15{\mathfrak {P}}20{\mathfrak {P}}22,{\mathfrak {P}}23{\mathfrak {P}}27,{\mathfrak {P}}28{\mathfrak {P}}29{\mathfrak {P}}30{\mathfrak {P}}39{\mathfrak {P}}40{\mathfrak {P}}45,{\mathfrak {P}}47{\mathfrak {P}}49{\mathfrak {P}}53,{\mathfrak {P}}65{\mathfrak {P}}70,{\mathfrak {P}}80{\mathfrak {P}}87, 0212 {\mathfrak {P}}48{\mathfrak {P}}69
300 {\mathfrak {P}}13{\mathfrak {P}}16{\mathfrak {P}}18{\mathfrak {P}}37{\mathfrak {P}}72{\mathfrak {P}}78{\mathfrak {P}}115

0162,

{\mathfrak {P}}380171
350 {\mathfrak {P}}10,{\mathfrak {P}}24{\mathfrak {P}}35, {\mathfrak {P}}6,{\mathfrak {P}}8{\mathfrak {P}}17,{\mathfrak {P}}50{\mathfrak {P}}62{\mathfrak {P}}71,

{\mathfrak {P}}81,{\mathfrak {P}}860185

{\mathfrak {P}}88058 (?), 016901880206,

02070221022802310242

400 057 {\mathfrak {P}}19{\mathfrak {P}}51{\mathfrak {P}}57,{\mathfrak {P}}82,{\mathfrak {P}}8501810270 {\mathfrak {P}}210590160017602140219
450 02 (exceto evangelhos), 0254 {\mathfrak {P}}14040160290480770172,

017301750201024002440274

02 (Evangelhos), 032062068069,

01630165 (?), 016601820216,

0217021802260227023602520261

05 026061
500 {\mathfrak {P}}5607107608802320247 {\mathfrak {P}}54{\mathfrak {P}}63072017001860213
550 {\mathfrak {P}}330608073081085,

087089091093

(1 Pedro), 0940184022302250245

{\mathfrak {P}}2{\mathfrak {P}}36,{\mathfrak {P}}76{\mathfrak {P}}83,{\mathfrak {P}}84,

06015035040060066,

067070078079082086,

01430147015901870198,

0208022202370241025102600266

022023024027042043064065093 (Atos),

024602530265 (?)

600 {\mathfrak {P}}26 {\mathfrak {P}}43,{\mathfrak {P}}44{\mathfrak {P}}55083 {\mathfrak {P}}301640199
650 {\mathfrak {P}}74098 {\mathfrak {P}}11,{\mathfrak {P}}31,{\mathfrak {P}}34{\mathfrak {P}}79010201080111,

02040275

{\mathfrak {P}}59{\mathfrak {P}}6809609709901060107,

010901450167018302000209,

0210023902590262

{\mathfrak {P}}73010301040211
700 {\mathfrak {P}}42{\mathfrak {P}}61 {\mathfrak {P}}60
750 01901010114,

015602050234

{\mathfrak {P}}410950126012701460148,

016102290233023802500256

07047054 (?), 01160134
800 044 (Epístolas Católicas) 044 (exceto as Epístolas Católicas)
850 33 (exceto evangelhos) 0100380155027133(Evangelhos),

8922464

012025 (exceto Atos, Apoc.), 037050012201280130,

0131013201500269565

09011013014017018,

020021025 (Atos, Apoc.),

030031034039,

041045049053 (?),

0630120013301350136 (?),

01510197,

0248025502570272,

0273 (?), 461

900 1841 01151424 (Marcos) 1424 (exceto Marcos), 1841
950 1739 (Epístolas Católicas, Paulo) 01770243 (?), 1739 (Atos), 1891, 2329 05107501050121a0121b0140,

01410249307, 1582, 1836, 1845,

1874, 1875, 1912, 2110, 2193, 2351

028033036046052056,

0142, 1874, 1891

1050 1175, 1243, 2344 81323, 945, 1006,

1854, 1962, 2298

28104181323398424431436,

451459623700788, 1243, 1448,

1505, 1838, 1846, 1908, 2138, 2147,

2298, 2344, 2596 (?)

103104181398431451,

459, 945, 1006, 1448, 1505,

1846, 1854, 2138, 2147, 2298

1100 256, 1735 1735, 1910 256
1150 1241 (Epístolas Católicas) 36, 1611, 2050, 2127 1 (Evangelhos), 368894 (?), 157326,

330346378543610826828917,

983, 1071, 1241 (Evangelhos, Atos, Paulo),

1319, 1359, 1542b, 1611, 1718, 1942,

2030, 2412, 2541, 2744

1 (exceto os evangelhos), 180189330,

378610911917, 1010,

1241, 1319, 1359, 1542b (?),

2127, 2541

1200 1573 1573
1250 20532062 442579, 1292, 1852 6 (Epístolas Católicas, Paulo), 1394180206218 (epístolas),

263365441614720915, 1398,

1563, 1641, 1852, 2374,

2492, 2516, 2542, 2718 (?)

6 (Evangelhos, Atos), 94 (?),

180206218 (exceto as epístolas), 263365597,

720, 1251 (?), 1292, 1398,

1642, 1852, 2374, 2400, 2492 (?), 2516

1300 1342
1350 1067, 1409, 1506, 1881 5209254429 (exceto Paulo), 453621629630,

1523, 1534, 1678 (?),

1842, 1877, 2005, 2197, 2200, 2377

5 (?), 189209254429(Paulo),

1067, 1409, 1506, 1523, 1524, 1877, 2200

1400 2495
1450 322 69205322467642, 1751,

1844, 1959, 2523, 2652

69181205429 (Apo.), 467642886,

2523, 2623, 2652 (?)

1500 61 (epistolas, Apoc.), 522918, 1704, 1884 61 (Evangelhos, Atos), 522918, 1704
1550- 849, 2544 (Paulo) 2544 (exceto Paulo)

Número de Manuscritos por Século e Categoria

Século Categoria I Categoria II Categoria III Categoria IV Categoria V
II 3
II/III 6
III 25 1 2
III/IV 8 2
IV 5 8 10
IV/V 1 7 7
V 2 16 19 1 2
V/VI 6 6
VI 15 31 12
VI/VII 1 4 3
VII 2 8 17 4
VII/VIII 2 1
VIII 6 12 5
VIII/IX 1 1
IX 3 7 12 5
IX/X 1 2 2
X 1 5 18 10
XI 3 7 24 16
XI/XII 2 2 1
XII 1 5 24 16
XII/XIII 1 1
XIII 2 4 21 18
XIII/XIV 1
XIV 1 4 17 12
XIV/XV 1
XV 1 11 9
XVI 5 4
XVI/XVII 2 1

 

Este sistema de classificação prefere o tipo de texto Alexandrino. Os manuscritos que representam o tipo de texto ocidental são classificados como Categoria IV nos Evangelhos e Categoria II / III nas Cartas Paulinas. Isso é significativo porque alguns eruditos acreditam que alguns ou todos os textos minúsculos ou ocidentais estão mais próximos dos textos originais. Alguns manuscritos não são classificados. O Uncial 055 não é apresentado porque é um comentário, e de acordo com alguns especialistas, escrito em minúsculas. Os  {\mathfrak {P}}7{\mathfrak {P}}89{\mathfrak {P}} 121, Uncial 080, Uncial 0100, Uncial 0118, 0174, 0230, 0263, 0264, 0267, 0268 são muito breves para classificar. Uncial 0144 e 0196 não estão acessíveis. O 25 não é classificado por causa do caráter Diatessárico do texto (ou seja, os quatro Evangelhos combinados em uma única narrativa). O 5 foi classificado como Categoria I, mas não é representativo do tipo de texto Alexandrino. De acordo com Comfort, é “um bom exemplo do que Kurt e Barbara Aland chamam de” normal “(ou seja, um texto relativamente preciso que manifesta uma quantidade normal de erro e idiossincrasia). (Aland, Kurt and Aland, Barbara. The Text of the New Testament: An Introduction to the Critical Editions and to the Theory and Practice of Modern Textual Criticism. )

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