Testemunhas de Jeová – Seita ou Ministros de Deus?


 
Foto:  WATCHTOWER

AUTOR DESTA PÁGINA

Veja este vídeo mais curto!

Certo dia eu estava conversando com um cidadão comum quando este percebeu que eu falava sobre assuntos bíblicos ou como chamamos, “assuntos espirituais”. Este ficou então muito calado e a conversa se tornou um monólogo. Foi então que decidi começar a fazer perguntas de pontos de vista a fim de ver se o moço se pronunciava. Ele suspirou e disse que já estava farto de ver tantos religiosos hipócritas no Rio de Janeiro , onde ele vive, sempre falando em Deus mas aprontando todo tipo de safadeza e falcatrua. De fato, a situação da Igreja Evangélica no Brasil é complicada. No Brasil, atualmente o termo evangélico está associado às grandes denominações que exploram justamente o discurso moderno-consumista que fundamenta o sucesso pessoal ao sucesso financeiro. Cada dia  que passa vemos muitos escândalos e até mesmo pastores defendendo o direito dos homossexuais, ferindo assim os princípios bíblicos claros .

Desde o final dos anos 70 até hoje observei o crescimento explosivo de igrejas neo pentecostais. Quando o Governo  alguns anos atras confiscou  as economias do povo e muitos faliram, percebi claramente que na região onde eu morava, na zona industrial do ABC em São Paulo, inúmeras fábricas se tornaram galpões abandonados e logo em seguida, com o crescimento do neo pentecostalismo, tais galpões foram convertidos em Igrejas da noite para o dia, engordando os cofres de líderes religiosos evangélicos. Em 2010  o Ministério Público estimou que certa denominação teve uma  “movimentação financeira” de R$ 1,9 bilhão.  Destes, quase meio milhão foi injetado na Rede Record de TV, a qual a igreja está associada. Não querendo ficar para traz, alguns pastores dissidentes ou não, criaram a concorrência . Tem surgido nos últimos 15 anos  inúmeras Igrejas neo pentecostais. Barulho, arrecadação agressiva, inadimplência, a adoração de pastores,  mais cismas/seitas devido a escândalos, todavia, até esta altura, virar evangélico era moda, uma vez que muitos famosos já apareciam no meio destas igrejas, que pularam de 2% para mais de 20% dos religiosos brasileiros em poucos anos. 

O censo demográfico realizado em 2000, pelo IBGE, apontou a seguinte composição religiosa no Brasil: 73,8% dos brasileiros (cerca de 125 milhões) declarando-se católicos; 15,4% (cerca de 26,2 milhões) declaram-se evangélicos (evangélicos tradicionais, pentecostais neo pentecostais); Hoje já estão perto de 25%. 

Um fato interessante é o aumento vertiginoso de pessoas que se decepcionam com o mundo religioso e optam por ficarem fora disso. Em vista de tanta corrupção, pedofilia e escândalos no meio do clero da cristandade, muitos estão migrando para os “sem religião” ou ainda “agnósticos”, “ateus” e parte dos chamados evangélicos está procurando algo que ofereça uma alternativa verdadeiramente cristã.

Uma alternativa verdadeiramente cristã

É ai que  surge as Testemunhas de Jeová e seu histórico de não  envolvimento com o  mundo. Não se envolvem em política partidária, nem em festanças ou animações mundanas da televisão, nem na arena futebolística,  as vezes sangrenta e cheia de corrupção. Não toleram imoralidade sexual e a banalização do sexo tão comuns no mundo que apartado de Deus. Todavia, recebem com respeito e amor, guiado por princípios, a todos os que por ventura visitem seus locais de reunião, independente de sua opção sexual. Não se consideram superiores a ninguém , apenas seguem o que entendem ser orientações da Bíblia Sagrada no exercício da adoração pura de Jeová Deus.  Não se cobram dízimos, ou seja , “dez por cento”,  nem se fazem coletas de dinheiro em seus locais de adoração, chamados Salões do Reino. Se alguém quer contribuir por algum livro, revista ou mesmo ajudar nas despesas locais, isto é feito por meio de caixas de contribuições voluntárias em seus locais de reunião.  Os Anciãos das Testemunhas de Jeová não são escolhidos nem por sua habilidade de fala ou diplomas de teologia ou outros, mas alcançam esta posição de “Ancião” quando demonstram as qualidades morais exigidas em textos tais como Tito 1:5-8 onde lemos: 

” Por esta razão te deixei em Creta,+ para que corrigisses as coisas defeituosas e fizesses designações+ de anciãos* numa cidade após outra, conforme te dei ordens,+ 6  se houver um homem livre de acusação,+ marido de uma só esposa,+ tendo filhos crentes, não acusados de devassidão nem indisciplinados.+ 7  Porque o superintendente* tem de estar livre de acusação+ como mordomo*de Deus,+ não obstinado,+ não irascível,+ não brigão bêbedo,+ não espancador,+ não ávido de ganho desonesto,+ 8  mas hospitaleiro,*+ amante da bondade, ajuizado,+ justo, leal,+dominando a si mesmo,+

As Testemunhas de Jeová são protestantes, fundamentalistas ou uma seita?

Observe qual a resposta oficial da Organização de Jeová a esta pergunta: “As Testemunhas de Jeová são cristãs. Mas não são protestantes pelos mesmos motivos que não são católicas, porque entendem que alguns ensinamentos dessas religiões não são bíblicos. Por exemplo, a Bíblia não ensina que Deus — o maior exemplo de amor — tortura eternamente pessoas num inferno de fogo. Também não ensina que o homem tem uma alma imortal nem que os cristãos devem se intrometer na política. — Ezequiel 18:4; João 15:19; 17:14; Romanos 6:23.*

“Fundamentalismo é um grande movimento dentro do protestantismo nos Estados Unidos”, diz The World Book Encyclopedia. Algumas organizações fundamentalistas “têm tomado posições sociais e políticas baseadas numa interpretação literal de textos bíblicos”. Essa definição não se aplica às Testemunhas de Jeová. Conforme já mencionado, elas não se envolvem na política nem impõem suas ideias por meio da política ou por outros meios. Elas conversam pessoalmente, usando o raciocínio e evidências convincentes, assim como faziam os primeiros cristãos. — Atos 19:8.

Uma seita é um grupo divergente dentro de uma comunidade religiosa ou que se separa dela, formando outra religião. As Testemunhas de Jeová não se separaram de nenhuma igreja. Não são uma seita”. jw.org

A Bíblia Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é uma versão já disponível on line com referências cruzadas que nenhum outro grupo religioso no Brasil sonha possuir e talvez jamais terão. Trabalho de dedicação e zelo que impressiona os estudiosos sem preconceito. Contudo ignorado pelos que demonstram antagonismo anti Testemunha de Jeová, algo que se espalhou igual gangrena na rede mundial. Obviamente agem assim por motivos religiosos ou teológicos mas não válidos. As Testemunhas de Jeová são em muito o mais difamado grupo religioso no Brasil, que não tem cometido ofensas de caráter moral e ético. São uma prova de que preconceito é algo pandêmico e incurável no meio do mundo “que jaz no poder do maligno” (1 João 5:19)    

O que dizem fontes seculares neutras a respeito das Testemunhas de Jeová? 

Itália

“Trinta mil pessoas em silêncio no Estádio Olímpico. . . Nada de lixo no chão, barulho e gritaria. Foi isso o que se viu ontem no Estádio Olímpico . . . Nenhum gesto indecente, nenhum cigarro, nenhuma latinha [de bebida]. Apenas Bíblias abertas, pessoas fazendo anotações e crianças sentadas em silêncio.” — L’Unità, descrevendo um congresso das Testemunhas de Jeová em Roma.

Brasil

Um jornal comentou: “Realmente é impressionante a organização das Testemunhas de Jeová. Os locais onde se reúnem estão sempre limpos. Tudo é muito bem organizado . . . Quando seus eventos terminam, os locais que ocupam ficam mais limpos do que [quando os] encontraram. Durante as palestras o silêncio é de arrepiar. Ninguém fica se esbarrando ou empurrando. A educação prevalece. . . . É, realmente, uma religião ordeira. Sabem o que [é] adoração a Deus.” — Comércio da Franca.

França

“As Testemunhas de Jeová são cidadãos que respeitam as leis da República. . . . Não representam nenhuma ameaça à ordem pública. Elas trabalham, pagam os impostos, participam no desenvolvimento econômico do nosso país e fazem doações a instituições de caridade. Dá gosto ver pessoas de todas as raças e origens reunidas em paz. . . . Se todo mundo fosse Testemunha de Jeová, nós, policiais, perderíamos o emprego.” — Porta-voz de um sindicato da polícia francesa.

Assim, quando são elogiadas por sua conduta, as Testemunhas de Jeová dão a Deus todo o crédito. Jesus disse: “Deixai brilhar a vossa luz perante os homens, para que vejam as vossas obras excelentes e deem glória ao vosso Pai, que está nos céus.” — Mateus 5:16.

10 comentários em “Testemunhas de Jeová – Seita ou Ministros de Deus?

  1. Gostei muito do texto, principalmente os pontos finais mostrando a opinião geral das pessoas sobre as Testemunhas de Jeová.
    Me recordo que uma vez no serviço de campo, encontrei uma evangélica que não poupou elogios quanto ao nosso trabalho. Disse que gostaria de ver todas as religiões um dia fazendo isso!

    É interessante ver o comentário positivo de muitas pessoas relacionados a organização de Jeová!

    Curtir

  2. eu nao tive uma educação religiosa,mas ao passar do tempo percebi que a vida nao tem sentido sem deus,decidi me entregar a cristo mas nao via a maneira mais correta de seguilo depois dum tempo dei conta que as testemunhas de jeova tinham algo que moldava a pessoa em todos os sentidos me comoveu e comecei a ter estudos biblicos mas mesmo

    Curtir

Os comentários estão fechados.