RESPOSTA do Queruvim ao desafio para debate feito por Euller


 

O professor Euller é realmente um bom Professor. Doutorado em Teologia e muito conhecido nas redes sociais. Eu não queria ter que postar este vídeo. Mas a atitude de afronta da parte dele, sendo que já perdeu o debate, não me deixou outra saída. É verdade que não tivemos um debate formal, mas o tivemos em umas duas ocasiões em grupos no WhatsApp. Praticamente parei com este tipo de apologia, visto que é um ambiente muito desgastante. É um perigo para os que são recém convertidos na verdade.

Note que não foram poucas as vezes que alguns opositores dissimulados, muitos deles evangélicos, me colocavam de livre e exponente “pressão” nestes grupos, e quando eu menos esperava, estava dentro de um grupo cheio de agentes humanos a serviço do Diabo. A melhor coisa a fazer é educadamente sair fora sem ferir estas ovelhinhas da escuridão. Há grupos também que são organizados por pastores educados e acolhedores, mas que adoram criar um ambiente onde uma Testemunha de Jeová já teria a sua espera um “entendido em teologia”. Não sou bobo e já percebi uma obsessão da parte de alguns querendo ver “o circo pegar fogo” ao colocarem não somente eu, mas outros defensores da adoração de Jeová, no meio destes supostos “teólogos”. (Aqui não estou falando do Euller).

No caso do Euller certa vez,  a mais ou menos um ano, me deparei em um debate com ele em um grupo, quando percebi ele vindo de maneira ávida com o objetivo de mostrar todo seu “conhecimento de gramática grega”. Aproveitando a oportunidade, fiz a seguinte pergunta a um Euller eufórico e obcecado em humilhar uma Testemunha de Jeová :

“Me diz onde nos escritos do Apóstolo João ou no Novo Testamento, encontramos a mesmíssima sintaxe gramatical de João 1:1c.”

O Euller, mal sabia que eu havia preparado uma armadilha perfeita para ele. Onde o que estava em questão não era uma tentativa de “humilhar” ninguém, mas esclarecer de uma vez por todas se é possível ou não a tradução indefinida em João 1:1c, a qual ele afirmava na ocasião ser indefensável.

Ao me apresentar a lista de textos que teria a mesmíssima sintaxe de João 1:1c ele apresentou diversos textos que não satisfaziam o critério. Muitos destes não eram um PNAPV (Predicativo Nominativo Anartro Pré Verbal). Alguns eram PNA pós verbais, entre outras variações. Ele, em sua ânsia descomedida e querendo se desfazer logo da pergunta aparentemente trivial, ao mesmo tempo que parecia pensar em demonstrar a todos sua bagagem gramatical de modo prolixo, recitava de modo eufórico e dissecava cada classe de palavras de forma impressionável para os neófitos da gramática. Nem mesmo assim conseguiu apresentar um texto que tivesse a MESMÍSSIMA SINTAXE de João 1:1c. Após uma segunda ou terceira tentativa, ele me enviou um PDF que tenho até hoje, onde o critério foi alcançado especificamente no texto sugerido por ele, o de João 4:19.

Voltei ao grupo para continuar aquele debate com o Euller e cobrando o texto/textos exigidos. Meu comentário foi o seguinte:

“Euller e todos que estão acompanhando esta discussão, o Euller me apresentou João 4:19 quando eu lhe pedi uma exata correspondência sintática com João 1:1c…e ele está certo, este texto possui uma construção PNAPV idêntica!” Em seguida eu finalizei a discussão dizendo: 

” Este mesmo verso, Sr. Euller, é vertido de forma indefinida em inúmeras versões, o que portanto demonstra a viabilidade da tradução “um deus” em João 1:1c na Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada. Portanto, XEQUE MATE.” “Acabou para você”. 

Logo em seguida eu me retirei do grupo, e muitos fizeram o mesmo naquela ocasião. O Euller, desesperado por ter sido vítima de sua própria euforia teológica, mas desprovido de entendimento gramatical, gritou em todo canto que eu havia “fugido”. Pouco depois, fiquei sabendo que ele encontrou em uma Tradução do Novo Mundo mais antiga, a versão “observo que tu és profeta” e não “um profeta” como ocorre na Tradução do Novo Mundo de 1986, tampouco na revisada de 2015. Isso porém é irrelevante! Pois o PNAPV de João 4:19 é realmente vertido de forma indefinida em quase todas as versões de língua inglesa.  E em versões de língua portuguesa.

 

Reconheceu a mulher: “Senhor, eu percebo que tu és um profeta!”

Disse-lhe a mulher: «Senhor, vejo que és um profeta!

(Bíblia Capuchinhos)

 

“Vejo que és um profeta, Senhor”

Bíblia de Jerusalém

 

Os trackbacks estão desactivados, mas pode publicar um comentário.

Comentários

  • Anônimo  On 27 abr 2019 at 19:22

    Esse Euller será que aprende depois dessa resposta do Queruvim.

    Curtido por 1 pessoa

  • Lima  On 28 abr 2019 at 1:15

    Que Jeová lhe proteja eternamente

    Curtir

  • NADSON ARAÚJO  On 28 abr 2019 at 15:15

    Um sujeito completamente arrogante, estúpido e desprovido de humildade mental. O mesmo está postando vídeos em sua tentativa desesperada de se defender… Chegou ao ponto de MENTIR DESCARADAMENTE em sua eufórica “defesa” via vídeo, ao afirmar que têm amigos que são Testemunhas de Jeová. Como é que é ?… Conta outra, Teólogo de meia tigela! Um verdadeiro servo de Jeová JAMAIS FARIA AMIZADE com alguém do seu nível, e que vive procurando à todo custo denegrir e humilhar as Testemunhas de Jeová, acusando-as de “Falsos Profetas” e de Seita. Sua arrogância e altivez ao postar vídeos para tentar intimidar as Testemunhas de Jeová revela, entre outras coisas, que você, Sr. Euller, está longe de ser um verdadeiro cristão no mais pleno sentido da palavra.
    Seu desespero e desequilíbrio emocional é notável ao tentar se defender e, ao mesmo tempo, defender uma Teologia satânica, um dogma antibíblico, como é o caso da chamada “Santíssima” Trindade.

    O Queruvim tem toda a razão ao afirmar que não vale à pena entrar em um debate com a sua pessoa. Não se trata de medo, longe disso, mas sim de bom senso e maturidade espiritual. Enquanto você vive se jactando ao frisar que é muito “experiente” em Gramática Grega, lembre-se da seguinte verdade : O verdadeiro Povo de Deus aqui na terra está ocupado e participando ativamente de uma obra educacional bíblica mundial sem precedentes : A pregação das Boas Novas do Reino de Jeová Deus como a única solução para os problemas da humanidade. Enquanto isso, a vasta maioria das chamadas Igrejas “Evangélicas” e seus membros, estão participando de Cultos barulhentos e gritaria insana!

    Para finalizar este comentário, incentivo você, Sr. Euller Lopes, a ler e refletir no texto bíblico de PROVÉRBIOS 16:18. (Lamentavelmente, cumpriu-se em você!).

    Um XEQUE MATE à você e à sua Teologia Trinitária Pagã!

    Irmão Queruvim, parabéns pela sua brilhante defesa!

    Curtir

  • José Roberto de Araujo  On 30 abr 2019 at 16:23

    Parabéns mano , pelo ótimo trabalho realizado . Com certeza , terá muitos inimigos ao expor os falsos ensinos religiosos . Percebi que estão se juntando para tentar combater o trabalho que o irmão tem realizado na internet . No entanto, temos o nosso maior apoiador todo – poderoso , Jeová Deus . Portanto, mano continue com o seu excelente trabalho , pois está ajudando a muitos . ” – João 8;32;

    Curtir

  • Fernando  On 2 maio 2019 at 9:21

    Excelente resposta a este “falso cristão”. A palavra de Deus diz que “O homem de amplo discernimento é quem se mantém calado” e o irmão mostrou isso. Me lembrei de uma passagem onde Jesus ficou calado quando Pilatos, num interrogatório, mostrou arrogância e Jesus entendeu que nenhuma explicação iria servir naquele momento. Daí, o orgulho de Pilatos ficou ferido pela recusa de Jesus dizer algo, e, num acesso de ira, disse a ele: “Não falas comigo? Não sabes que tenho autoridade para te livrar e que tenho autoridade para te pregar numa estaca?”. Nós aprendemos que nem sempre DAR UMA RESPOSTA é a melhor resposta, até porque muitos acusadores NÃO MERECEM resposta. Este senhor Euller sinceramente deveria ver este vídeo e colocar uma retratação, mas, acha alguém que ele o fará? Bem, seria mais fácil o mar morto ficar doce…

    Curtir

  • francisco dumon  On 3 maio 2019 at 19:40

    O Euler, como sempre, tentando costurar retalhos com linha velha… A partir dos 3:45 depois do Rubens ter fechado e ter batido o ultimo prego da tampa do caixão, e sair do grupo. O Euler dar a ultima gargalhada, como se não tivesse visto o caminhão que passou por cima dele, e ainda cita a TNM, como ultimo suspiro, tentando se agarrar em algo, que se mostrou ser o ultimo prego cravado em seu frágil argumento. Só fazendo uma breve recapitulação, o argumento do Rubens soterrou a ideia que usar o artigo indefinido [um] em João 1:1 não é correto, pois a construção de João 4:19 é idêntica, e como ele mostrou, a MAIORIA das bíblias, em Inglês, usam o artigo indefinido nesse versículo. E o Euler tenta usar a TNM para refutar esse argumento do Rubens. Isso ele não deixou claro para os espectadores do seu vídeo, será porquê? Notem que a própria tradução do novo mundo, com exceção da que ele menciona no vídeo, já trás o artigo indefinido [um]. Portanto, o que seu Euler julga ser um argumento, na verdade não prova nada, afinal de contas, sendo o mesmo apenas uma cortina de fumaça para desviar os incautos do baque que ele levou do Rubens. Sem falar que tem outras traduções em português mesmo que traduziram o texto usando o artigo indefinido. Por exemplo:

    Bíblia King James Atualizada (Português) © 2012
    Reconheceu a mulher: “Senhor, eu percebo que tu és um profeta!

    João 4:19-24 NTLH
    A mulher respondeu: — Agora eu sei que o senhor é um profeta!

    Se pudéssemos colocar os argumentos que o Euler usou, dentro de um saco, tentando se sobressai, e fosse jogado num Rio, a unica coisa que se perderia de valor seria o saco!

    Curtir

COMENTÁRIOS sob moderação aberto temporariamente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s