João 6:70 διάβολός (diábolós) um adjetivo substantivo


Por Queruvim

Alguns sem conhecimento de sintaxe gramatical tem afirmado que não há relação alguma entre João 1:1 e João 6:70 onde neste último temos, segundo eles, “um adjetivo e não um substantivo”. Será?

Daniel B. Wallace dissertando sobre substantivos citou João 6:70 e escreveu:

“Há, de fato, exemplos onde um adjetivo que é justaposto a um nome com as mesmas concordâncias gramaticais não está funcionando adjetivamente mas substantivamente. João 6:70: καὶ ἐξ ὑμῶν εἷς διάβολός ἐστιν. Aqui διάβολος está funcionando como um substantivo, mesmo que ele seja um adjetivo. E εἷς, o adjetivo pronominal, é o sujeito relacionado a διάβολος, o predicado nominativo.”Reinventing Jesus: How Contemporary Skeptics Miss the Real Jesus and Mislead #

Após tais declarações, J. Ed Komoszewski, M. James Sawyer e Daniel B. Wallace citam além de João 6:70, os textos de Romanos 1:30, Gálatas 3:9; Efésios 2:20; 1 Timóteo 1:9; 1 Pedro 1:1; 2 Pedro 2:5. http://bible.org/article/gospel-according-bart

 

Em Greek Grammar Beyond the Basics, Daniel Wallace afirma novamente na página 265 que  διάβολός é um substantivo. Na realidade, tanto os que afirmam que διάβολός é somente um adjetivo, como os que afirmam que esta palavra é somente um “substantivo” estão equivocados. Dan Wallace afirma que é um substantivo “monádico”. Não tão depressa Sr. Wallace! Encontramos o plural desta em 2 Tim. 3:3 aplicada a seres humanos que são chamados de “διάβολοι ” ou “caluniadores”. A palavra “caluniador” é um adjetivo substantivo.

Existe uma similaridade sintática ( não confunda com semântica) entre a palavra διάβολός “um caluniador” ou “caluniador” e a palavra hebraica satan. Lemos em 1 Reis 11:14 que “Suscitou Jeová satan para Salomão” pode ser traduzido “Suscitou Jeová um satan para Salomão” ou “um opositor”, “um adversário”.

 

 וַיָּ֨קֶם יְהוָ֤ה שָׂטָן֙ לִשְׁלֹמֹ֔ה

 

“Satan” neste texto quer dizer “opositor” ou “adversário”. Quando articulado se refere a Satanás, (Jó 1:7  הַשָּׂטָ֖ן HaSatan). Portanto, temos um substantivo que pode ser empregado com sentido adjetival. O mesmo ocorre com a palavra grega διάβολός.  Por exemplo em João 6:70 a Almeida RC reza:

“Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.”

É evidente que a palavra “diabo” aqui com letras minúsculas sugerida pelo tradutor quer dizer um “caluniador”. Portanto, temos o emprego do artigo indefinido em uma construção PNAPV semelhante à de João 1:1.

Expository Notes of Dr. Thomas Constable

“A palavra grega traduzida como “diabo” (Gr. Diabolos) não possui um artigo em muitos manuscritos gregos antigos confiáveis. Isso geralmente indica uma ênfase na qualidade do substantivo. Aqui, provavelmente significa que um dos Doze era semelhante ao diabo (cf. Marcos 8:33). A palavra grega é o equivalente do hebraico satan, que significa adversário ou acusador. Significa caluniador ou falso acusador, mas quando ocorre como substantivo significa Satanás (por exemplo, João 8:44; João 13: 2; cf. João 13:27). Jesus provavelmente quis dizer que um dos Doze iria se comportar como Satanás porque Satanás o direcionaria.”

 

Exemplos onde um substantivo tem um sentido adjetival:

  • Sempre fazemos festas surpresa na empresa.
  • Foram realizados diversos comícios monstro.
  • Existem muitas empresas fantasma por aqui.
  • A polícia prendeu uma quadrilha envolvida em dezenas de sequestros relâmpago.
  • Estes são os formatos padrão.

Adjetivo com Valor de Substantivo

Para tanto, basta antepor-lhe um artigo: O grito ecoou no profundo da mata. (= na profundeza)

  • Tem nas faces o branco das areias […]. (José de Alencar)

Inversamente, substantivos são, às vezes, usados como adjetivos:

  • O coração aqui no peito de Irapuã ficou tigre(J. Alencar)
  • Aí está o homem anjo(C. Castelo Branco)

 

 


 

Os trackbacks estão desactivados, mas pode publicar um comentário.

Comentários

COMENTÁRIOS sob moderação aberto temporariamente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s