Fotos raras do Titanic


 

Chamado de “praticamente inafundável”, o Titanic também tinha um fundo duplo e oito bombas d’água capazes de extrair quatrocentas toneladas de água por hora. Todas essas medidas de segurança levaram aos rumores por parte da imprensa de que a embarcação era supostamente “inafundável”.Contudo, infelizmente, o Titanic colidiu com um iceberg às 23h40min do dia 14 de abril e afundou na madrugada do dia seguinte com mais de 1 500 pessoas a bordo, sendo um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história. 

 

 

 

Desvendando a Destruição do RMS Titanic

O naufrágio do RMS Titanic foi descoberto em 1985 pelo ocenógrafo americano Robert Ballard. Antes disso, houveram várias expedições que buscavam encontrar os destroços que falharam.

A razão por trás da descoberta do Titanic foi a grande invenção do ARGO, plataforma submarina de águas profundas que podia ser controlada remotamente.

 

 

 

Uma Das Hélices Do Titanic Encontrada Graças ao ARGO

Graças ao ARGO, uma das três hélices gigantescas do Titanic foi encontrada nos destroços do navio. Para se ter uma ideia, as hélices laterais do Titanic tinham bizarros 23 pés de largura (o equivalente a 7 metros), enquanto a do meio tinha 16 pés de diâmetro (equivalente a 4,9 metros).

 

 

 

 

 

Navio e Hélices Incrivelmente Gigantescas

Esta foto que fo capturada perto do final da construção do RMS Titanic dá uma idéia clara do quão enorme era o navio. O Titanic tinha incríveis 883 pés de comprimento (equivalente a 270 metros), tornando-o mais alto do que qualquer edifício que existia naquela época, se o navio fosse colocado na posição vertical.

 

 

Lua de Mel no Titanic

 

O Titanic transportava vários passageiros. Estima-se 1.317 pessoas, 66% homens e 34% mulheres, além das 107 crianças. Dentre estes incluiam-se vários recém casados, como o Sr. e Sra. Harder desta foto, que estavam em viagem de lua de mel.

A mulher sobreviveu ao naufrágio, mas o marido morreu, infelizmente. O fotógrafo que tirou uma foto dos dois, Bernie Palmer, vendeu os direitos de suas fotos por apenas US$10….bem, ele não teria feito isso se soubesse o quanto suas fotos valeriam anos depois.

 

 

 

A Construção do Titanic

Quando o Titanic e seu navio irmão Olympic foram construídos, eles eram os maiores navios criados até então. Naquela época não havia nenhuma via de circulação que pudesse acomodar sua construção. Então, para seguir em frente, a empresa teve que construir uma rampa gigante primeiro. A rampa de lançamento foi chamada de “Grande Pórtico” e custou cerca de 150 mil dólares.

 

 

 

A Popa e o Leme

O leme é uma das partes essenciais do navio, usado para dirigir esse transporte gigantesco. O leme do RMS Titanic era enorme e pesava mais de 20.000 libras (equivalente a cerca de 91 toneladas).

 

 

 

 

Titanic no Estaleiro: Momentos Antes da Viagem Inaugural

Quando comparado a todos os outros navios no cais o Titanic realmente se destacava. Mover a estrutura gigantesca da terra para a água foi um processo bastante desgastante. O processo em si durou apenas 62 segundos, mas, para completá-lo, foram necessárias 23 toneladas de lubrificantes. Óleo de trem, sabão e graxa foram usados ​​como lubrificantes.

 

 

Navegando na Saída de Belfast – Irlanda do Norte

O RMS Titanic deixou Belfast na Irlanda com a ajuda de rebocadores. Cinco rebocadores foram necessários para guiar a grande embarcação para fora do cais. Isso foi feito durante um teste no mar, que é uma das fases finais quando um navio está preste de ter sua construção finalizada.

 

 

 

 

RMS Titanic: A Tripulação

Haviam cerca de 700 tripulantes no Titanic. Edward J. Smith, o homem de barba branca no meio da fila da frente, era o capitão do navio. Mesmo antes da patida haviam rumores de que a viagem inaugural do Titanic seria a sua última e única viagem antes da aposentadoria.

 

 

 

 

O Capitão do Titanic: Edward J. Smith

O capitão britânico Edward John Smith era o comandante da companhia de transporte White Star Line e também o capitão do RMS Titanic. Existem vários relatos das últimas palavras e ações de Edward, bem como sua morte no desastre. Mas todos sugerem que suas ações finais foram verdadeiramente heróicas. Algumas pessoas culparam o Capitão Smith pelo incidente, sugerindo que ele estava correndo em direção ao iceberg a toda velocidade.

 

 

 

Então o Comandante Foi O Vilão do Desastre?

Segundo Lightoller (um dos oficiais do navio), o comandante Edward Smith não participou ativamente das operações de evacuação e resgate depois do choque com o iceberg. Ele teria passado a autoridade do lançamento dos botes para ele e outro oficial, chamado Murdoch. Mas, depois do comandante aparentemente se recuperar de seu choque inicial, ele teria tentado auxiliar na evacuação.

A sobrevivente Ella White disse durante as comissões de inquérito sobre o naufrágio que viu o capitão ir até a grande escadaria pedir para os passageiros irem para os botes, enquanto o tenente-coronel Arthur Godfrey Peuchen afirmou que “Ele estava fazendo tudo que podia para levar as mulheres para os botes e para ver que os botes fossem lançados propriamente”.

 

 

 

Todos Culpando o Capitão

Vários dos sobreviventes alegaram em suas cartas que o capitão Smith estava bebendo logo antes do incidente. Já o passageiro Robert Williams comentou as ações do capitão no naufrágio: “O capitão Smith foi o maior herói que eu já vi. Ele ficou na ponte e gritou por um megafone, tentando ser ouvido!”.

A carta da foto foi escrita por uma tripulante a bordo do navio de resgate, e foi vendida em um leilão em 2012.

 

 

 

O Infame Iceberg

O Iceberg foi a causa do naufrágio do Titanic. Ele quebrou o lado do navio gigante e perfurou todos os cinco estanques da nave que deveriam mantê-lo à tona.

 

Cabine Standard com Cama de Solteiro

Esta foi provavelmente uma das 350 cabines de solteiro de primeira classe. Haviam também 39 suítes privadas disponíveis no navio, e cada uma tinha um banheiro privativo. Algumas suítes privadas incluíam closets e eram decoradas de acordo com o estilo luxuoso da monarquia francesa.

 

 

 

Navegando pelas Águas

O RMS Titanic foi carregado com quase 6.000 toneladas de carvão para sua viagem inaugural. O navio queimou cerca de 690 toneladas por dia e a equipe do navio teve que trabalhar dia e noite para cavar carvão em caldeiras, a fim de criar energia a vapor.

 

 

 

Sala de Comunicações Marconi

A sala de comunicações do navio era administrada pela Marconi Company. Os operadores a bordo do Titanic eram, na verdade, funcionários da empresa, e não os tripulantes do navio.

 

 

 

 

Abaixando os Botes Salva-vidas

O Titanic tinha 20 botes salva-vidas no convés que poderiam transportar cerca de 1.200 pessoas na capacidade máxima. Embora a capacidade fosse maior do que a exigida na época, ainda era menos da metade da ocupação da embarcação, que era cerca de 2.500, incluindo os passageiros e a tripulação.

 

 

 

 

Sobreviventes no Carpathia

Mais de 700 sobreviventes foram resgatados por um transatlântico chamado Carpathia. Os sobreviventes estavam no meio do oceano, sofrendo de estresse e hipotermia. A tripulação do transatlântico imediatamente entregou aos sobreviventes algumas roupas quentes.

 

 

Passageiros que Fugiram em Botes Salva-vidas

Foram tiradas fotos de botes salva-vidas cheios de passageiros fugindo do navio afundando. Mas há uma triste história por trás deles. Os tripulantes temiam que as cordas não suportassem o peso dos botes salva-vidas a plena capacidade. Assim, muitos dos botes salva-vidas foram lançados abaixo da capacidade. O primeiro bote salva-vidas que foi lançado estava com menos da metade de sua capacidade para 65 pessoas, e outro saiu com apenas 12 pessoas a bordo.

 

 

Passageiros Sendo Resgatados Pelo Carpathia

 

Passageiros a bordo do transatlântico Carpathia tiraram algumas fotos dos sobreviventes sendo resgatados dos botes salva-vidas. Carpathia foi o navio que respondeu a um sinal de emergência e veio para resgatar os sobreviventes. Apenas cerca de 700 pessoas foram realmente resgatados.

 

 

 

Botes salva-vidas Pouco Preenchidos

Os passageiros que fugiram em botes salva-vidas passaram pelo menos duas horas no frio antes de o Carpathia conseguir chegar. E, como já mencionado, muitos dos botes salva-vidas estavam pouco cheios e havia espaço para muito mais passageiros.

 

 

 

 

Embarcações de Salvamento no Cais 54

Depois que os passageiros foram trazidos de volta ao Pier 54 sãos e salvos em Nova York, todos os botes salva-vidas ficaram vazios. Este cais, na verdade, pertencia à White Star Lines.

 

 

 

 

 

 

 

Academia e Outras Comodidades

O Titanic foi bem equipado com muitas comodidades de luxo, incluindo uma academia. Assim como o navio-irmão Olympic, o Titanic foi o primeiro transatlântico a incluir uma academia. Outras amenidades que chamavam atenção eram a piscina, uma quadra de squash e até mesmo uma banheira turca.

 

 

 

 

 

 

A Grande Escadaria

 

Uma das partes mais maravilhosas do Titanic foi sua grande escadaria. Olímpico, navio irmão do Titanic, tinha praticamente o mesmo. As únicas imagens existentes das escadarias são as do Olympic. Não existem imagens conhecidas da escadaria do Titanic.

 

 

 

A Grande Escadaria Após o Acidente

No entanto, há fotos do que resta da grande escadaria – não muito, infelizmente. Enquanto o filme Titanic foi filmado, James Cameron afirmou que a escadaria replicada por ele se desmembrou da construção e flutuou para longe. Acredita-se que a mesma coisa tenha acontecido com a escada real.

 

 

A Caldeira do Titanic

A primeira parte do Titanic que foi encontrada por Robert Ballard em sua expedição de 1985 foi uma grande caldeira. Ballard comparou a caldeira às imagens do navio de 1911. No dia seguinte, ele usou seu Argo novamente e descobriu uma grande parte do naufrágio.

 

 

 

A Popa do Navio

A expedição de Ballard em 1985 também é responsável pela descoberta da popa do navio ou, pelo menos, pelo que restou dela. Até o naufrágio ser descoberto, muitos cientistas não acreditavam que o casco do navio tivesse partido pela metade antes de o navio afundar. No entanto, depois de descobrir a popa e a proa a um terço de uma milha de distância, foi confirmado que o navio se dividiu em duas partes.

 

 

O Banheiro do Capitão Smith

Como passageiro de primeira classe, o capitão Edward Smith tinha acomodações luxuosas. Uma banheira de porcelana de seu quarto foi encontrada e estava quase intacta, coberta apenas de cracas.

 

 

 

O “Grande Pórtico” no Estaleiro

O Titanic foi construído na gigante rampa de lançamento do “Grande Pórtico”. A localização da construção foi no Estaleiro Harland & Wolff, e mais de 11.000 trabalhadores foram necessários para concluir o projeto.

 

 

Uma Âncora

Quando os destroços foram descobertos, uma das três âncoras foi encontrada dentro de seu compartimento. O Titanic na verdade tinha três âncoras e cada uma pesava cerca de 10 toneladas.

 

 

Quem Foi o Verdadeiro Jack Dawson?

Acredita-se que o personagem de Jack Dawson foi inspirado em Emilio Portaluppi. Ele embarcou no Titanic com um bilhete de segunda classe. Ele deveria estar em um navio diferente, mas, em vez disso, a rica família Astor o convidou a bordo do Titanic. Alguns dizem que ele tinha uma queda por Madeleine Astor.

 

 

 

Quem foi a Verdadeira Rose?

É impossível mencionar o verdadeiro Jack sem dizer nada sobre a verdadeira Rose. Madeleine Talmage Astor era a esposa de John Jacob Astor IV, um magnata dos negócios. Acredita-se por alguns que ela tenha sido a inspiração para a Rose do filme Titanic. No entanto, nunca foi sugerido que ela realmente teve um caso com Emilio Portaluppi.

 

 

 

John Jacob Astor IV

John Jacob Astor IV foi a pessoa mais rica a morrer no naufrágio. No início dos anos 1900, ele era uma das pessoas mais ricas do mundo. John Astor e sua esposa embarcaram no Titanic porque Madeleine estava grávida e insistiu que queria dar a luz a seu filho nos EUA.

 

O Desastre do Titanic Aparece no Jornal

Após o incidente, muitos jornais começaram a publicar histórias relacionadas ao Titanic. Alguns mencionaram as pessoas que desapareceram, como Astor. Na época da morte de John Astor IV, seu patrimônio líquido era de US $ 87 milhões, o que equivale a cerca de US $ 2,16 bilhões nos dias de hoje. Comparado com as pessoas mais ricas agora, isso não colocaria Astor nem entre os dez primeiros!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Menu de Almoço de 14 de abril

Uma foto do menu de 12 de abril de 1912 mostra as opções que estavam disponíveis para o almoço a bordo do Titanic. As refeições apresentam uma quantidade aparentemente infinita de carne, peixe, salgadinhos e itens especiais.

 

 

 

A Proa do Navio

Uma incrível imagem de toda a proa do navio foi feita durante uma missão de retorno aos destroços do RMS Titanic, quase 20 anos depois de ter sido descoberto. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) lançou a missão para estudar a deterioração do navio.

 

 

 

Lista de Passageiros de Primeira Classe

O número de passageiros de primeira classe era restrito apenas a alguns dos membros mais altos da tripulação e a um pequeno número de famílias ricas. A maioria dos passageiros de elite eram membros da família Astor e Allison, que asseguraram que suas empregadas domésticas, enfermeiras e criados também estivessem na primeira classe.

 

Parentes e amigos de sobreviventes

 

Depois de ouvir sobre o naufrágio, um grande número de parentes e amigos foram para as docas de Southampton e esperaram os sobreviventes chegarem. Claro, muitas fotografias foram tiradas para gravar este evento. As pessoas que estavam sorrindo nas fotos eram provavelmente aquelas que sabiam que seus amigos ou familiares haviam sobrevivido ao desastre e estavam voltando em segurança.

 

Os trackbacks estão desactivados, mas pode publicar um comentário.

COMENTÁRIOS sob moderação aberto temporariamente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s