O Apóstolo Mateus escreveu seu Evangelho em Hebraico e depois em Grego – EVIDÊNCIAS


A crença de que a apóstolo Mateus escreveu seu Evangelho originalmente em hebraico e depois em grego,  pode ser claramente vista nos escritos de três importantes pais da igreja, Irineu, Orígenes e Eusébio.

 

O evangelho original escrito por Mateus parece não existir mais, nem em forma fragmentária nem o seu autógrafo. Porém, há boas evidências históricas de que o Evangelho de Mateus foi escrito pela primeira vez em hebraico (ainda que contendo palavras e frases em aramaico, parece que não era ‘aramaico’ mas hebraico mesmo). Por volta de 130 E.C, o pai da Igreja, Papias (ex-aluno do apóstolo João) explicou:

“Então, Mateus escreveu os oráculos na língua hebraica, e todos os interpretaram como era capaz.” ‘Ματθαῖος μὲν οὖν Ἑβραΐδι διαλέκτῳ τὰ λόγια συνετάξατο, ἡρμήνευσεν δ̓ αὐτὰ ὡς ἦν δυνατὸς ἕκαστος.’ (Registrado por Eusébio em História da Igreja, 3:39)

Policarpo, Bispo de Esmirna nasceu no ano 69 E.C e foi contemporâneo do apóstolo João. Ele foi o instrutor de Irineu. Por volta de 170 d.C., Irineu confirma e concorda com o registro de Papias:

“Mateus também publicou um evangelho escrito entre os hebreus em seu próprio dialeto, enquanto Pedro e Paulo estavam pregando em Roma e estabelecendo os alicerces da Igreja. Depois da partida deles, Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, também nos entregou por escrito o que havia sido pregado por Pedro. Lucas também, o companheiro de Paulo, registrou em um livro o Evangelho pregado por ele. Depois, João, o discípulo do Senhor, que também se apoiara no peito, publicou um Evangelho durante a sua residência em Éfeso, na Ásia.”(Contra as heresias, 3: 1)

Orígenes também escreveu:

“Entre os quatro Evangelhos, que são os únicos indiscutíveis na Igreja de Deus debaixo do céu, aprendi por tradição que o primeiro foi escrito por Mateus, que já foi um publicano, mas depois apóstolo de Jesus Cristo, e foi preparado para os convertidos do judaísmo e publicado no idioma hebraico.” (Registrado por Eusébio em História da Igreja, 6:25)

Orígenes, na oração 17 escreveu:

“Vamos agora considerar o que a palavra ‘epiousion’, ‘necessário para este dia’ significa. Antes de mais nada, deve-se saber que a palavra “epiousion” não é encontrada em nenhum escritor grego, seja na filosofia ou no uso comum, mas parece ter sido formada pelos evangelistas. Pelo menos Mateus e Lucas, ao darem-na ao mundo, concordam em usá-la de forma idêntica. A mesma coisa foi feita por tradutores do hebraico em outras instâncias também.”

Fica claro neste comentário de Orígenes que ele ‘traduziu’ para o grego uma palavra evidentemente escrita em hebraico. Mateus é citado, portanto, como tendo escrito em hebraico e depois em grego.

Orígenes, em seu comentário sobre João 6:17 escreveu:

“Essas são, então, as passagens paralelas dos quatro [evangelistas]; vamos tentar ver tão claramente quanto pudermos, qual é o significado de cada um e em que eles diferem um do outro. E começaremos com Mateus, que segundo a tradição publicou o seu Evangelho antes dos outros, aos hebreus, aqueles que são da circuncisão que creram.”

 

Durante o início do 4º século, o proeminente historiador eclesiástico Eusébio de Cesareia escreveu:

“Pois Mateus, que a princípio havia pregado aos hebreus, quando estava prestes a ir a outros povos, entregou seu evangelho à escrita em sua língua nativa e assim compensou aqueles a quem foi obrigado a deixar pela perda de sua presença.” (Eusébio, História da Igreja, 3:24)

Declarações de Eusébio da Autoria do Evangelho escrito em Grego por Mateus 1)

Eusébio se refere à tradução de Mateus do texto hebraico para o grego em suas citações do Antigo Testamento. Em seu Comentário do Salmos, ele faz isso referindo-se à tradução de Mateus do hebraico para o grego ao citar passagens do Antigo Testamento. Somente se Mateus fosse o autor e aquele que escreveu Mateus no idioma grego, poderia dizer-se que Mateus mudaria o texto hebraico para grego quando estivesse escrevendo (ou traduzindo) o texto do Evangelho Grego de Mateus. Eusébio, Comentário sobre Salmos, Salmo 78 (Comparando o Salmo 78: 2 com Mat. 13: 35):

“O que também ensina a escritura dos evangelhos sagrados, onde é dito: ‘Todas estas coisas falou Jesus às multidões em parábolas. E sem parábola não lhes falava, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, dizendo: Eu abro a boca em parábolas; Eu proferirei coisas que foram mantidas em segredo desde a fundação. ‘Porque em vez de’ falarei ditos obscuros da antiguidade ‘[ou desde o começo], Mateus, como sendo hebreu, usa uma tradução própria, dizendo: : “Eu vou dizer coisas que foram mantidas em segredo desde a fundação.” Diferente de que Áquila traduziu: “Eu vou derramar coisas que têm sido enigmáticas desde o início.” E Symmachus: ‘Eu vou fazer brotar antigas declarações obscuras.” (Lardner, Nathaniel, quoted in The Works of Nathaniel Lardner with a Life by Dr. Kippis in Ten Volumes, Vol. 4, William Ball, London, 1829, p.134)

 

Flavio Josefo escreveu primeiro em Hebraico depois em Grego 

A escrita de Mateus originalmente em hebraico e depois uma tradução grega , encontra um paralelo no mundo mediterrâneo. Josefo (37-100 E.C), o famoso historiador judeu e contemporâneo de Mateus, escreveu Guerras Judaicas primeiro em hebraico, que se perdeu e depois em grego, de uma forma mais formal e expandida. Josefo escreve em seu prefácio em Guerras Judaicas:

“Eu propus a mim mesmo; para o bem de viver sob o governo dos romanos, traduzir esses livros para a língua grega, que eu anteriormente compunha na língua de nosso país, e enviei para os Bárbaros Superiores.” Titus Flavius Josephus ou Yosef ben Mattityahu (יוסף בן מתתיהו)

 

Jerônimo do 4º século confirma ainda mais!

 

O erudito Jerônimo (do quarto e quinto século EC) escreveu na sua obra De viris inlustribus (A Respeito de Homens Ilustres), capítulo III, que Mateus “compôs um Evangelho de Cristo, na Judéia, na língua e nos caracteres hebraicos, para o benefício dos da circuncisão que tinham crido. . . . Ademais, o próprio hebraico acha-se preservado até os dias de hoje na biblioteca de Cesaréia, que o mártir Panfílio tão diligentemente coletou”.

 

O Testemunho de Irineu

O testemunho de Irineu é muito importante por causa de seu relacionamento com Policarpo, que era um dos chamados “Pais da Igreja” e que conhecia e conversava com João, o Apóstolo. Irineu (nascido c. 115-120 e martirizado c. 200 E.C) foi um imigrante da Ásia Menor e um presbítero da igreja em Lyon na Gália. Ele foi um dos mais capazes apologistas e teólogos da igreja primitiva, escreveu contra Marcion e os Gnósticos em sua obra chamada de Contra as Heresias (C. 185 E.C). Em sua juventude, Irineu afirma ter sido discípulo de Policarpo (nascido c. 70 E.C e falecido c. 155-160). Irineu escreve:

“Policarpo … não foi apenas instruído pelos apóstolos e conversou com muitos que viram o Senhor, mas também foi nomeado bispo pelos apóstolos na Ásia, na igreja de Esmirna”. Irineu continua: ‘Também o vimos [a saber, Policarpo] em nossa infância … Ele [a saber, Policarpo] ensinava constantemente as coisas que ele havia aprendido com os apóstolos, que também são a tradição da igreja, a única que é a verdade.’



 

Mateus, Boas Novas Segundo

 

O Apóstolo Mateus

 

 

 

 

 

 

 

Os trackbacks estão desactivados, mas pode publicar um comentário.

Comentários

COMENTÁRIOS sob moderação aberto temporariamente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s