Romanos 11:36 emprega “diá” no mesmo sentido que João 1:3?


ὅτι ἐξ αὐτοῦ καὶ δι’ αὐτοῦ καὶ εἰς αὐτὸν

Pois dele e através dele e para ele

τὰ πάντα αὐτῷ ἡ δόξα εἰς τοὺς αἰῶνας ἀμήν

[são] todas as coisas. A Ele [seja] a glória para sempre, amém.

 

Alguns tem erroneamente argumentado que este texto emprega a preposição grega “diá” da mesma forma que é usada em João 1:3″. Ledo engano! João 1:3 emprega o verbo ginomai (vir a ser, existir) se referindo a todas as coisas que “por intermédio dele”, a saber, Jesus, vieram a ser ou existir, que é o significado de ginomai. Este texto de Romanos não está empregando nem o verbo ginomai nem o verbo “criar” (ktízo) tampouco coloca Deus como sendo um “intermediário” no ato de criar o mundo. Pelo contrário, os verbos associados estão implícitos em Romanos 11:36 e não tem nada a ver com “criar” mas é o verbo ser na forma imperativa, indicando um louvor exclusivo dado ao Ser Supremo. Os trinitário ao argumentarem, acabam asseverando que Deus é o intermediário dele mesmo! Neste texto a frase que melhor se encaixa é “por ele” assim com vemos na Tradução do Novo Mundo, visto que o texto diz que tudo provém “dele” ( em grego ἐξ αὐτοῦ). leia este artigo

Os trinitário ignoram, em sua hermenêutica, o verso anterior quando lemos sobre Deus:

“Ou “quem primeiro deu algo a ele, de modo que ele lhe deva retribuir”? ” Compare com Jesus que é citado com recebendo algo em Mateus 28:18-20 e Daniel 7:13,14.

 

Observe a arrogância de um trinitário que tenta defender a trindade e o erro que comete:

 

E VOCÊ DISSE QUE:

A expressão “por intermédio dele” traduz o grego di’ autoû (δι’ αὐτοῦ). A preposição diá (διά) indica “meio, instrumento, agência”, sendo traduzida alternativamente como “por meio de”, “através de”, “por intermédio de”. (G.D.) O contexto – que apresenta Jesus, não como o Autor, mas sim como o Agente da criação – é determinativo em indicar esse modo de traduzir. Isto é reconhecido em diversas traduções, que verteram a expressão como “por meio dele”. – Veja BLH; ALA; JRV.

Mas isso é argumento de ignorantes em grego!
Em Romanos 11:36 diz que todas as coisas que existem são POR INTERMÉDIO (a mesma preposição no genitivo usada em João 1:3 para Jesus) de Deus. Ou seja, a preposição “DIÁ” em grego no acusativo não prova nada se o agente da criação é Deus ou criatura.

Note como ele nos chama de “ignorantes em grego”, quando ele mesmo afirma que João 1:3 apresenta um “acusativo”. Que acusativo???? Não há nenhum “acusativo” na passagem de João 1:3. Isso sim é “ignorância” ou descuido ao falar sobre frases em grego!

Parece que ele encontrou Romanos 11:36 e ao perceber o uso da preposição, saiu correndo para tentar “refutar” as Testemunhas de Jeová! Sequer escreveu com cuidado e atenção! Deixou de fora o contexto, se atrapalhou na forma gramatical ou caso empregado, e ainda atacou as TJ  chamando-as de “ignorantes em grego”!

 

 

Os trackbacks estão desactivados, mas pode publicar um comentário.

Comentários

  • Apolo  On 25 fev 2019 at 21:57

    Muito boa consideração de Romanos 1136. Parabéns! Poderá encontrar também uma consideração dessa passagem no artigo “’Por intermédio de [Deus]’ – o que essa expressão significa?”, no link http://www.oapologistadaverdade.org/2012/10/por-intermedio-de-deus-o-que-essa.html. Grande abraço!

    Curtir

  • Rodrigo  On 26 fev 2019 at 18:19

    Conforme sabemos, é comum os trinitários se precipitarem em suas afirmações assim como é comum eles nos acusarem de fazer o que eles fazem.
    Ótimo artigo Queruvim e obrigado por fazer vídeos em seu canal no YouTube

    Curtir

  • Alcides  On 5 mar 2019 at 22:15

    Ótimo argumento usado pelo irmão que o espírito santo de Jeová acrescente conhecimento em abundancia ao irmão.

    Curtir

COMENTÁRIOS sob moderação aberto temporariamente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s