Hematófagos, sejam insetos ou animais são perigosos!


Uma adolescente de 15 anos, de Salto (SP), morreu por complicações de febre maculosa neste domingo (29). Conforme o relato de parentes, Laura Bertajoni Vicente estava internada em um hospital de Campinas desde 20 de julho, após queixar-se de dores de cabeça. A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada do carrapato-estrela. Esta febre é uma doença incomum causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida pela picada de carrapatos ou fezes de piolhos. Além de capivaras, o carrapato-estrela também pode ser encontrado em bois, cavalos, cães, aves e roedores. Os pacientes podem ter dor de cabeça, febre alta, dores no corpo, calafrios e apresentar manchas vermelhas pelo corpo. Laura Bertajoni Vicente reclamou de dores de cabeça no sábado (20). Eram os primeiros sinais do ataque da doença transmitida pelo carrapato-estrela, que destruiu o sistema nervoso da vítima.

Na declaração de óbito consta que a adolescente também teve choque séptico. A menina completou 15 anos na última terça-feira (24). (Lamentamos que esta bela jovem adormeça na morte tão precocemente. 😦   Esperança segura para seus entes queridos falecidos)

Há certos parasitas quase indetectáveis que também são transmitidos pela picada do carrapato. Os exames que detectam são somente os mais especializados e a pessoa pode morrer mesmo depois de ter passado na mão de vários médicos! (assista o assustador vídeo acima com uma história real).

Aedes aegypti

 

O Aedes aegypti (no caso as fêmeas), para realizar a hematofagia,(ou seja, se alimentar de sangue) podem percorrer até 2 500 metros.[4] É considerado vector de doenças graves, como denguefebre amarelafebre zica e chikungunya.

Um animal hematófago é aquele que baseia sua alimentação no sangue de outros animais, seja sugando ou lambendo o líquido

Alguns dos animais hematófagos e insetos

  • Morcegos: Apesar de serem conhecidos como sugadores de sangue, apenas três das 1.100 espécies de morcegos são consideradas hematófagas. E eles não sugam o sangue, mas sim lambem este líquido;

 

  • Sanguessuga: Como o próprio nome revela, este animal suga o sangue de suas presas. Ele pode, inclusive, sugar quantidades bem superiores ao seu tamanho, tendo em vista que seu corpo feito de anéis se adapta ao tamanho necessário para não estourar;

 

  • Mosquitos: Além de sugar o sangue de outros animais, os mosquitos também são responsáveis por transmitir doenças para os seres vivos que viram suas presas. Por isso, são considerados os maiores causadores de morte do mundo, tendo em vista que podem passar para o organismo da presa doenças como dengue, malária, febre amarela etc; São atraídos por odores ou cheiro doce. O dióxido de Carbono os atrai bem como coisas em decomposição. Ou seja, a sujeira atrai mais facilmente este tipo de inseto.

 

  • Carrapatos: Assim como muitas espécies de hematófagos, os carrapatos possui uma substância em suas salivas que “adormecem” a região picada. São sugadores de sangue e também podem transmitir doenças aos animais que se tornam suas presas.

 

  • Piolhos

  • Pulgas

 

Coçar a cabeça com piolho e ingerir fezes de piolhos contaminados com a bactéria pode transmitir a febre maculosa para um ser humano. 

Portanto, mantenha sempre a higiene como prioridade nos animais que porventura tenha em casa ou no campo, fazenda etc. Não permita pulgas em sua casa, nem piolho na cabeça dos filhos. Precisa ser removido como se fosse um risco de morte! A Bíblia sempre avisou a respeito dos perigos associados ao uso do sangue. Não foi preciso ter muito estudo na área de medicina ou biologia para que eu, o autor desta página, percebesse que animais ou insetos que usam o sangue são particularmente perigosos para os seres humanos! (Atos 15:29)



Por que as pessoas morrem?

O que acontece quando morremos?

Onde estão os mortos?

Transfusões de sangue- Salva vidas ou mata pessoas?

Anúncios
Os comentários estão desactivados, mas pode deixar um trackback: URL do Trackback.