Colossenses 1:15 no Manuscrito Copta


Colossenses 1:15.

Alguns tradutores modernos da Bíblia não gostam do conceito de que Cristo seja parte da criação de Deus, embora isso seja o que o grego indica literalmente. Assim, em suas versões eles mudam “primogênito de” para “supremo sobre” ou “tendo primazia sobre” toda a criação. Colossenses 1:15 em copta não apresenta tal tradução errada. A tradução do Novo Testamento para o Copta emprega definitivamente e literalmente um termo que significa de modo inequívoco “primogênito”, ou seja, pishorp ‘mmisi, compreendendo as palavras coptas para “primeiro” e “nascido” ou “gerado”. Esta palavra costumeiramente significa “filho primogênito”. (Smith’s Dictionary, p. 15) A tradução inglesa do texto saídico pelo erudito em copta George Horner diz: “o primogênito de toda a criação” em Colossenses 1:15. E o texto copta diz especificamente “de” toda a criação, não “sobre” toda a criação.

 

“Visto que a versão copta saídica é anterior ao 4º século, sendo datada como sendo do final do 2º século ou início do 3º século, não é de surpreender que não apresente uma leitura que favoreça a doutrina da Trindade. A versão copta não apenas evita identificar Jesus como o Deus Todo-Poderoso em João 1: 1c. Também não contém a adição Trinitária em 1 João 5: 7 (“estes três são um”), nem fala de “a igreja de Deus que ele comprou com o seu próprio sangue” (At 20:28) nem diz que ‘Deus foi manifestado na carne’. (1 Timóteo 3:16) Em vez disso, fala da “igreja do Senhor” e diz apenas “este que” se manifestou na carne em 1 Timóteo 3:16, não emprega a palavra “Deus”. Nem contém as palavras adicionadas em João 3:13, “[o Filho do homem] que está no céu”, o que indica incorretamente que Jesus poderia ser Deus no céu e o homem na terra ao mesmo tempo. Em vez disso, como o mais antigo manuscrito grego existente do Evangelho de João, o p66 [Papyrus Bodmer II], o texto copta saídico omite essa adição não autorizada.” source: NWTCoptic

Adulterações propositais no texto da Bíblia

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