Descobertos manuscritos do Novo Testamento em Hebraico com o Nome de Deus


 

Nehemia Gordon,  Mestrado em Estudos Bíblicos e Bacharel em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, acaba de encontrar e publicar manuscritos do N.T do Evangelho de Lucas escritos em hebraico!

Em harmonia com o que ensinam as Testemunhas de Jeová, o Nome de Deus evidentemente constava nos autógrafos em diversas passagens do Novo Testamento. Neste texto abaixo, descoberto por Nehemia Gordon, observamos que o Nome de Deus foi empregado na forma Yehováh. E este ocorre até mais vezes do que na própria Tradução do Novo Mundo da Bíblia! Foi empregado até mesmo em passagens que não são citações do chamado “Velho Testamento”. Abaixo vemos a expressão “diante de Jeová” em Lucas 1:6, sendo que na TNM reza “diante de Deus”. O mesmo ocorre no versículo 8 onde o copista decidiu colocar “Yehováh” ao invés de “Deus”.

 

” Nos dias de Herodes,+ rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias.+ Sua esposa era uma das filhas de Arão, e o nome dela era Elisabete.  Ambos eram justos diante de Deus  Jeová e andavam de modo irrepreensível de acordo com todos os mandamentos e exigências legais de Jeová.  Mas não tinham filhos, porque Elisabete era estéril, e ambos já eram de idade bem avançada. Zacarias estava servindo perante Deus Jeová como sacerdote na designação da sua turma.+  Segundo o costume estabelecido do sacerdócio, chegou a sua vez de oferecer incenso+ ao entrar no santuário de…”

 

 Jeová.+ 10  E toda a multidão do povo estava orando do lado de fora, na hora de oferecer incenso. 11  Então, apareceu-lhe o anjo de Jeová, em pé à direita do altar do incenso.12  Zacarias, porém, ficou aflito ao vê-lo e foi tomado de medo. 13  No entanto, o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias, porque as suas súplicas foram ouvidas, e sua esposa, Elisabete, lhe dará um filho, e você deve pôr nele o nome de João.+ 14  Você terá alegria e grande felicidade, e muitos se alegrarão com o nascimento dele,+ 15  pois ele será grande aos olhos de Jeová.+ Mas ele não deve beber vinho nem outra bebida alcoólica,+ e ficará cheio de espírito santo mesmo antes do seu nascimento,+ 16  e fará muitos dos filhos de Israel voltar para Jeová, o Deus deles.+ 17  Também, irá na frente Dele com o espírito e o poder de Elias,+ para fazer o coração dos pais se tornar como o de filhos,+ e fazer os desobedientes se voltar para a sabedoria prática dos justos, a fim de aprontar para Jeová* um povo preparado.”

18  Zacarias disse ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Pois sou idoso e minha esposa já é de idade bem avançada.” 19  Em resposta, o anjo lhe disse: “Eu sou Gabriel+ e estou diante de Deus Jeová.fui enviado para falar com você e lhe declarar estas boas novas.”

 

Como pode ver o copista deste texto hebraico chegou até mesmo a substituir a palavra “Deus” por Jeová em seu texto. Ainda não há muita informação sobre a data deste manuscrito, mas creio que não seja muito antigo. Acredito que tenha sido escrito por um judeu convencido de que Jesus é o Messias. Estão surgindo com regularidade manuscritos com o Nome de Deus no Novo Testamento como pode ver nos links abaixo. Boa pesquisa!

 



 

Aulas de Inglês, Hebraico e Grego on line via Skype!

Anúncios
Os comentários e os trackbacks estão atualmente desativados.