Elohim é polissêmica?


Polissemia – o que é?

Trata-se de um conceito da área de Linguística, mas especificamente da Semântica, utilizado para definir “algo que possui muitos significados.” Vem do grego: πολυ-, poly-, “muitos” e σῆμα, sêma, “sinais”. 

Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.

 Banco

  • Significado 1 = local onde são feitas operações financeiras.

Ex.: Henrique e eu fomos ao banco solicitar um empréstimo

  • Significado 2 = assento sem encosto.

Ex.: O banco onde nos sentamos era desconfortável.

 

Cabeça

  • Significado 1 = parte do corpo humano.

Ex.: João precisou fazer um exame detalhado da cabeça.

  • Significado 2 = líder de um grupo.

Ex.: Pedro era o cabeça da gangue.

 

Quer dizer da palavra Elohim em hebraico “deuses” ou “Deus”, é ela uma palavra polissêmica?

O significado da palavra hebraica Elohim é “aquilo ou aquele que comanda com poder”. É um substantivo e se refere a qualquer pessoa ou coisa que tenha poder ou exerça poder sobre outros. Elohim é alguém ou algo que é poderoso, mas não no sentido adjetival mas imanente.   (Veja o LÉXICO DE HEBRAICO ANTIGO) Quando alguém é bem mais forte que os humanos ou até mesmo alguma coisa exerce um forte controle ou domínio sobre outros, estes são chamados de Elohim (Êxodo 7:1; Salmo 8:5; 2 Coríntios 4:4; Fil. 3:19)

Por falta de compreensão do significado original ou etimológico da palavra Elohim, muitos atribuem a esta um sentido polissêmico. Elohim é um substantivo comum na Bíblia e não carrega nenhum significado polissêmico.

A palavra: ELOHIM segundo a definição do respeitado Brown Driver Briggs Léxico Hebraico –Inglês é aplicada a:

  • a. governantes, juízes, quer como representantes divinos em lugares sagrados ou como refletindo majestade divina e poder.
  • b. divinos, seres humanos  poderosos, incluindo Deus e anjos.
  • c. anjos;

 

Alguns tem afirmado que Elohim “significa muitas coisas, juíz, anjos” etc. Isso é errado! Ela é aplicada com referência a tais, mas não significa “anjos” nem “juízes”. Há outras palavras em hebraico para estes substantivos. Afirmar que Elohim tem tais significados é mais uma das muitas definições deturpadas da desastrosa semântica de muitos teólogos das igrejas intituladas “cristãs”.

 

Concordância Analítica de Young da Bíblia, Eerdmans , 1978 Reprint , ” Dicas e ajuda a Interpretação da Bíblia”  explica sobre a palavra Deus:

“65 Deus – . É  usado referente a  qualquer um ( professadamente ) PODEROSO , sendo verdadeiro ou não , e é aplicada não somente ao verdadeiro Deus , mas aos falsos deuses , magistrados , juízes , anjos , profetas, etc , por exemplo – Ex. . 7:1 , 15:11 , 21:6 , 22:08 , 9; … Sal 8:5 ; . 45:6 , 82:1 , 6; 97:7 , 9 … João 1:1 , 10:33 , 34, 35 ; 20:28 …. “

A Bíblia trinitária de Estudo NIV Study Bible , Zondervan , 1985 diz-nos :

” Na linguagem do AT … governantes e juízes, como agentes do Rei celestial ,podem receber o título honorífico de” Deus ” … ou ser chamado de ‘ filho de Deus ‘ . “ – Nota de Sal. 82:1 E , na nota de Salmo. 45:6 , o mesmo estudo da Bíblia nos diz : “Neste salmo, que elogia o Rei[ israelita ] … , não é impensável que ele seja chamado de ” deus ” como um título de honra (cf. Is 9. : 6) “.



 

 

O uso e significado da palavra “Deus” (Elohim) nas Escrituras Sagradas

 

São as Testemunhas de Jeová POLITEÍSTAS ?

 





 

 

 

Lecionamos Inglês também!

ANÚNCIOS ABAIXO SÃO DE INICIATIVA DO WORDPRESS e não são endossados por mim (Queruvim)

Anúncios
Os comentários e os trackbacks estão atualmente desativados.