Irã está encrencado – Dr. Kedar da Universidade Bar Ilam


O especialista em Oriente Médio, da Universidade Bar Ilam em Israel o Dr. Mordechai Kedar, afirmou que o Irã está enfrentando um colapso econômico, algo que poderia potencialmente desestabilizar o governo.

“Os iranianos temem, e com razão, que as sanções dos EUA vão se arrastar outros países ocidentais que assinaram o acordo de 2015”, explicou o Dr. Kedar. “Eu não conheço nenhum banco na Europa que prefira trabalhar com o Irã em vez dos EUA. E nós somos testemunhas do fato de que, mesmo agora, o rial iraniano está afundando. Todo iraniano está tentando se livrar de seus riais”. e comprar dólares ou ouro. Hoje, o dólar vale 70.000 riais – uma queda de 30-40%. Não existe similaridade a essa queda no mundo e mostra a falta de confiança da população na economia e no governo. ”

O Dr. Kedar também não acredita que o governo iraniano resista à pressão.

“Eles deram um passo muito grande: por um lado, o acordo com o Irã entrou em colapso e, por outro lado, eles estão envolvidos na Síria. Os cidadãos iranianos estão se perguntando quanto mais seu dinheiro será gasto na Síria, em mísseis e pessoas e cadáveres cujo sangue está sendo derramado na Síria.O civil na rua iraniana sabe qual é o preço econômico do envolvimento do Irã na Síria, no Iraque e no Líbano e, em minha opinião, as sanções dos EUA ao Irã, juntamente com a enorme montante de dinheiro sendo derramado no Oriente Médio, coloque o governo iraniano em uma posição precária “, disse ele.

“Se eu estimar corretamente, estamos prestes a ver o colapso do governo iraniano, por causa da terrível situação interna. Nós já estamos vendo prisões dentro do escalão do governo, e haverá mais assassinatos isolados e bilaterais. A pressão faz as pessoas irem embora. A inteligência deles, que cedeu documentos iranianos a Israel sobre o programa nuclear do país, os deixa loucos, provando que eles possuem espiões e cúmplices em seu meio, e todos de repente se tornam suspeitos.

“O seu fracasso faz com que pareçam desajeitados e mal sucedidos ao público, como se não conseguissem manter o segredo – o programa nuclear – e isso além do fato de ainda estarem lidando com curdos e balúchis.” rebelião no sul e no oeste do país. Em breve, vamos ver a agitação por lá “.

 

Anúncios
Os comentários e os trackbacks estão atualmente desativados.