Gênesis 1:26 “à nossa imagem…” é forçosamente um plural que indica uma trindade?


Alguns tem argumentado que a frase “Façamos o homem à nossa imagem” indica uma trindade. Argumentam que o verbo “façamos” está no plural, o que indicaria uma trindade. Mas caso uma pessoa leia a frase “façamos” em uma oração onde o sujeito é oculto, não concluiria que está se referindo forçosamente a três pessoas, poderia muito bem ser usado ao se fazer alusão a apenas duas pessoas.

Não contentes com tal explicação, alguns estão argumentando que em hebraico o pronome possessivo “nossa” é aplicado somente a três pessoas ou mais. Será que essa afirmação é correta?

Argumentam que “para se referir a duas pessoas emprega-se em hebraico o dual”. Em hebraico o dual é um plural numérico que se refere a substantivos que ocorrem naturalmente e somente em pares.  Contudo, a existência do dual não impede que o plural normal em hebraico também seja aplicado a coisas que ocorram em quantidade de dois ou mais. O mesmo ocorre com substantivos na primeira pessoa do plural.

Em 1 Samuel 2:23 Jonatã fala à Davi e usa o pronome possessivo “nosso, nossa” em hebraico ֵ נוּ‬  (enú) da mesma forma que ocorre em Gênesis 1:26.

“Quanto à palavra que nós falamos…”

 

Em 1 Samuel 20:42 vemos novamente o emprego do mesmo pronome possessivo hebraico na primeira pessoa do plural aplicado tanto a Davi como a Jonatã:

 

 וַיֹּ֧אמֶר יְהוֹנָתָ֛ן  לְדָוִ֖ד  לֵ֣ךְ  לְשָׁל֑וֹם  אֲשֶׁר֩  נִשְׁבַּ֨עְנוּ 

Jonatã disse a Davi: “Vá em paz, visto que nós dois juramos…” (literalmente “juramento nosso“)

O pronome possessivo עְנוּ (enú) é aplicado a duas pessoas novamente. Isso é um assunto de conhecimento elementar de hebraico. Algo recorrente nas escrituras Sagradas.

 

Portanto está descartada a opinião de que o pronome possessivo hebraico empregado em Gênesis 1:26 forçosamente se refere “à três” ou mais referidos. Fica evidente que trinitários não raro estão procurando argumentos que pareçam promover aquilo que já acreditam, nem que isso tenha que vir de declarações absurdas e difíceis de se checar, especialmente para os que não leem nos idiomas antigos.

 

 

Anúncios
Os comentários e os trackbacks estão atualmente desativados.