Predisse a Bíblia a Destruição de Damasco na Síria do século 21?




ENTENDENDO Isaías 17:1-3.

Uma febre tomou conta da internet nessas últimas semanas.

Pessoas bem intencionadas e com o objetivo de abalizar ou até mesmo surpreender crentes e descrentes, ou apenas aproveitadores e zombadores tem usado as palavras da profecia de Isaías capítulo 17 para dizer que Deus já havia profetizado por meio da Bíblia a situação crítica que se encontra a Síria nesses últimos dias. Mas vejamos ao que de fato o texto de Isaías se refere:

(Apenas lembrando que normalmente quem usa esse texto e aplicação são pessoas leigas. Eruditos respeitados e pessoas que estudam as escrituras com seriedade entendem que o texto não está relacionado com a atual situação da Síria.)

QUAL O SIGNIFICADO DO TEXTO?

1) Damasco, Síria.

Isaías 17 é uma pronunciação contra Damasco. (Isaías 17:1) E Damasco era a “cabeça da Síria” (Isaías 7:8). Logicamente é a esse tempo que se aplica tal pronunciamento e não aos eventos atuais.

2) Israel.

O Israel mencionado no versículo 3 não tem nada a ver com o atual Estado de Israel, se refere ao Reino das 10 tribos. — 1 Reis 11:31, 37.

3) Por que Jeová fez um pronunciamento contra Damasco e Israel?

O Rei Peca de Israel havia feito uma aliança com Rezim, de Damasco. O objetivo dessa aliança era atacar Judá, destronar o rei Acaz e empossar como rei certo filho de Tabeel. Porém não conseguiram tomar Jerusalém. — 2 Reis 16:1, 5; Isaías 7:1-7.

Provavelmente por causa da aliança de Israel com Damasco, o pronunciamento de Jeová contra Damasco também incluía expressões de julgamento contra o infiel reino setentrional de Israel. — Isaías 17:3.

4) Quando se cumpriram essas palavras?

O algoz de Damasco e Israel foi a Assíria.

A pedido de Acaz, Tiglate-Pileser da Assíria aniquilou Damasco, matando Rezim. — 2 Reis 16:7-9.

Por fim em 740 AEC, A Assíria tomou Samaria e levou exilado todo Israel. — 2 Reis 18:9-17.

Esse é o significado e o cumprimento de Isaías capítulo 17.

A VERDADE É LÓGICA.



Leia também na Obra Estudo Perspicaz das Escrituras:

 

DAMASCO

SÍRIA

 

Anúncios
Os comentários e os trackbacks estão atualmente desativados.