Billy Graham- Um falso Profeta? SIM de acordo com a ótica de muitos evangélicos!


Billy Graham em sua intenção de avisar a todos sobre o tempo de fim alardeou que o fim era iminente.

Sei muito bem que isso não era “profecia” mas apenas interpretações de profecias de acordo com sua visão, que por sinal foram equivocadas e apenas demonstraram que ele se preocupava com a salvação das pessoas. Mas não vejo ninguém da igreja evangélica vociferando que ele era um “falso profeta”. Justamente o que fazem com Russel que cometeu o mesmo erro de sugerir a proximidade da volta de Cristo em um tempo que esta não aconteceu. Então se Russell era “falso profeta” Graham também era. Os que acusam as Testemunhas de Jeová deveriam estudar a história de seus líderes evangélicos.

Pouco depois do anúncio do presidente Truman sobre o primeiro teste atômico soviético, um jovem Billy Graham proclamou que só temos mais dois anos, até que Jesus volte, dizendo:

“Podemos ter mais um ano, talvez dois anos para trabalhar para Jesus Cristo e [ então] senhoras e senhores, acredito que tudo acabará … Dois anos, e tudo acabará.

Em 1952, quando o fim dos dois anos designados se aproximou, ele ainda insistia:

“A menos que essa nação se transforma em Cristo nos próximos meses, desespero no seu futuro “. Graham tem alertado cada vez mais sobre um iminente fim do mundo. FONTES:  #   *     +

As Testemunhas de Jeová nunca afirmaram proferir profecias inspiradas. Desafio a qualquer opositor delas a mostrar uma afirmação das TJ de que possuem o dom de profecias divinas reveladas diretamente por Deus.

Tiveram erros de expectativas baseados em INTERPRETAÇÕES de profecias. O que é bem diferente!

Relacionado com as TJ elas nunca afirmaram ter o dom de profecias.

Observe o que A Sentinela em Inglês afirmou:

Jamais consideramos e reverenciamos nossos escritos como infalíveis ou na mesma altura que o das Escrituras Sagradas. O que afirmamos é que são o que cremos ser interpretações harmoniosas da palavra divina…E ainda instamos como no passado para que cada leitor estude os assuntos que apresentamos a luz das escrituras, provando todas as coisas com as escrituras… Zion’s Watch Tower(A Sentinela ) and Herald of Christ’s Presence, 15 December 1896,reprint, 2080.

A Sentinela de 15 de dezembro de 1896, página 306 diz:

“Não desejamos que os nossos escritos sejam reverenciados ou considerados infalíveis.”

Acrescentou em 15 de agosto de 1950, página 263:

“A Sentinela não se diz inspirada em suas pronunciações nem é dogmática.”

Mais recentemente, em 15 de agosto de 1981, página 19, reconheceu:

“Os irmãos que preparam essas publicações não são infalíveis. Seus escritos não são inspirados assim como eram os de Paulo e dos outros escritores bíblicos. (2 Timóteo 3:16) E assim, às vezes, tornou-se necessário corrigir conceitos, conforme o entendimento se tornou mais claro(Provérbios 4:18).”

É importante ressaltar que fazem décadas que as TJ não especulam sobre datas e em repetidos artigos de estudo de A Sentinela há uma CLARA MANIFESTAÇÃO DE SE EVITAR especulações.

Charles T. Russell, no seu número de 15 de outubro de 1913, A Sentinela (em inglês) declarou:

“Segundo o MELHOR cálculo cronológico de que SOMOS capazes, é aproximadamente nessa época — em outubro de 1914, ou então mais tarde. SEM DOGMATIZAR, estamos aguardando certos eventos: (1) O fim dos Tempos dos Gentios — a supremacia gentia no mundo — e (2) o início do Reino do Messias no mundo.” (destaques adicionados por mim)

 

O que significa ser um profeta ?

Não se refere apenas aqueles que fazem previsões de eventos futuros. Do ponto de vista da Bíblia “Profeta” pode ser aquele que ensina ou divulga a palavra de Deus. Não necessariamente fazendo previsões futuras. Note por exemplo como Deus disse em Êxodo 7:1 sobre Arão:

“…ao passo que Arão teu irmão, se tornará teu profeta.”

Ou seja Arão falaria no lugar de Moisés ou diria a palavra.

É neste sentido que as TJ se consideram “profetas”.

Vines Composite Dicionário Expositivo (Em Inglês ) diz na pagina 190 debaixo da palavra Hebraica “Profetizar”.

“Profetizar é muito mais do que predição de eventos futuros. De fato, a primeira incumbência do Profeta é falar a palavra de Deus as pessoas de seu próprio tempo. Convocando-as a fielmente observarem o pacto. A mensagem do Profeta é condicional, dependendo da resposta das pessoas. Sendo assim, de acordo com a resposta a esta palavra o povo determina em grande parte o que o futuro reserva”

O que é um Profeta do ponto de vista das Escrituras Sagradas? O dicionário acima, bastante respeitado deu uma explicação!

Uma olhada em Exodo 7:1 será de grande valia. Êxodo 4:10-16 mostra que Moisés se achava inapto para “falar” que é o mesmo que “profetizar”.
Profetizar não é somente “prever sob inspiração”, mas repetir algo que foi inspirado para o povo ouvir, isso é outro sentido Bíblico da palavra profetizar.As TJ não encaram a NINGUÉM nem ALGUM GRUPO como profetas inspirados no mesmo sentido que os antigos profetas da Bíblia.Antes , elas se consideram “profetas” no sentido de darem “avisos divinos” segundo o que JÁ ESTÁ ESCRITO NAS ESCRITURAS SAGRADAS.

Anúncios
Os comentários e os trackbacks estão atualmente desativados.