Por que eu deveria parar? A respeito do Nome Yehováh


“Estou tão empolgado que mal posso dormir” afirma o erudito judeu Nehemia Gordon ao falar de manuscritos em hebraico que sequer foram datados ou estudados e que apresentam informações esclarecedoras a respeito de uma descoberta notável. A pronúncia original do Nome de Deus. São manuscritos (mss) que só estão disponíveis em Jerusalém. 

Este erudito tem acesso a mss que ninguém mais tem. Ele está eufórico com novas descobertas envolvendo o Nome Divino. Segundo ele, afirmar que o tetragrama possui as vogais de Adonay é risível. E para piorar a situação dos teólogos, judeu, católicos e evangélicos do ocidente. Ele já tem evidência para desbancar de vez esta tese. Segundo ele há manuscritos que ainda sequer foram datados ou publicados nos quais fica claro que o Nome de Deus era pronunciado Yehováh.  Ele pretende publicar seus estudos em Janeiro de 2018. O vídeo está em inglês…mas vamos providenciar uma tradução.

 

Em um outro vídeo Nehemiah gordon afirma que o Nome JEOVÁ é entendido da seguinte forma:

IOD HE VAV HE é uma combinação de 

Hayah*  (ele era)  Hovéh ( ele é) Yhyeh ( ele será) coloca tudo junto e resulta em Yehováh. Os Samaritanos concordam com isso, judeus concordam com isso,  e até mesmo o Novo Testamento!

 

Lembrem-se que Hayah provém de uma raiz primitiva hebraica havah.

Anúncios
Os comentários e os trackbacks estão atualmente desativados.