Salmo 110:5 “à sua direita” o que significa?


Muitas traduções da Bíblia vertem estes texto mais ou menos assim:

1: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à MINHA DIREITA, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
5: “O Senhor, à TUA DIREITA, quebrantará reis no dia da sua ira.”

 

O Salmo 110:5 emprega uma preposição hebraica vertida em português por “à” com claro sentido preposicional e temporal indicativo de um evento futuro. O substantivo traduzido “direita” possui uma terminação ou sufixo pronominal possessivo. Não se refere a Ele mesmo ou o próprio Jeová Deus, visto que não se usa um sufixo pronominal possessivo na terceira pessoa do singular, mas antes, na segunda pessoa do singular “sua” se referindo à direita de outra pessoa. Portanto, a melhor tradução do texto deve ser:

“5 Jeová estará à sua direita;
Ele esmagará reis no dia da Sua ira.” Salmo 110:5

 

Estar à direita de alguém significa uma posição de favor, como Davi que disse que Jeová estava a direita dele. Observe o Salmo 16:8:

“Mantenho Jeová diante de mim constantemente. Nunca serei abalado,  porque ele está à minha direita.” 

“25  Pois Davi diz a respeito dele: ‘Mantenho Jeová constantemente diante de mim,  pois ele está à minha direita para que eu nunca seja abalado.”
Isaías o profeta escreveu a mesma ideia em Isaías 41:13:
13  Pois eu, Jeová, seu Deus, seguro a sua mão direitaSou aquele que lhe diz: ‘Não tenha medo. Eu o ajudarei.’

 

O Salmista Asafe também escreveu no Salmo  73:23:

“Mas agora estou sempre contigo;Pegaste a minha mão direita.” 

Entendemos que os judeus usavam esta expressão para indicar “apoio” ou “auxílio”. E é desta forma que se deve entender o Salmo 110:5. Jeová está à direita ou apoiando a Cristo em tudo para a execução de seus objetivos. Mão direita ou estar à direta em toda escritura se refere a posição de favor, de apoio.

 

A obra Gesenius’ Hebrew-Chaldee Lexicon cuja imagem aparece abaixo apresenta em uma de suas definições detalhadas da palavra hebraica “direita” ou יָמִין ( yamyin ) como significando “ficar do lado direito de alguém é o mesmo que ajudá-lo” e cita em seguida diversos textos, entre eles o Salmo 110:5. Em destaque vermelho

 

Anúncios
Both comments and trackbacks are currently closed.