Em João 1:1, o termo “deus” é aplicado tanto ao Pai como ao Filho, a Palavra. Mas, no texto grego, a palavra para “deus” (theos) é escrita de forma diferente, em ambos os casos. Por quê? O que significa isso?


Para quem não conhece grego, talvez pareça que há algo de significativo no fato de que a primeira palavra é grafada theon, e a segunda, theos. Mas a diferença é simplesmente uma questão de caso gramatical, em grego. João 1:1 reza:

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus [τον ϑεον, literalmente: o deus], e a Palavra era deus [ϑεος].”

O grego tem cinco casos: nominativo, genitivo, dativo, acusativo e vocativo. A grafia da palavra varia segundo o caso em que é usada. Por exemplo, tome o artigo definido “o”. No gênero masculino, “o” é escrito respectivamente nos primeiros quatro destes casos: ο, τον, τω, τον, no singular.

De modo similar, em João 1:1, a palavra theos é grafada segundo o caso específico usado. Na primeira ocorrência (“a Palavra estava com o Deus”), está no caso acusativo, e por isso é grafada ϑεον. Mas, na segunda ocorrência, está no caso nominativo, e por isso é grafada ϑεος. A grafia de theos, por si só não indica a pessoa ou a posição da pessoa indicada, conforme ilustra 2 Coríntios 4:4, 6. No versículo quatro, Satanás é identificado como ϑεος, “o deus deste sistema de coisas”, e, no versículo seis, o Criador é designado ϑεος. A grafia é a mesma em ambos os versículos, theos, porque se usa em ambos o caso nominativo. Portanto, o fato de theos ser grafado diferente, nas suas duas ocorrências em João 1:1, não indica nenhuma diferença no significado; em ambos os casos o significado é o de “deus”.

O que é interessante, em João 1:1, é que o artigo definido o [ho] não é usado diante de theos quando se aplica ao Filho, a Palavra. Sobre este ponto escreveu o famoso tradutor bíblico William Barclay:

“Agora, normalmente, exceto por motivos especiais, os substantivos gregos sempre têm o artigo definido diante de si, . . . Quando um substantivo grego não tem o artigo diante de si, torna-se mais descrição do que identificação, e tem mais o caráter de adjetivo, em vez de substantivo. Podemos ver exatamente o mesmo em inglês: Se eu disser: ‘Tiago é o homem’, então identifico Tiago como certo homem específico, em quem estou pensando; mas, se eu disser: ‘Tiago é homem’, então simplesmente descrevo Tiago como sendo humano, e a palavra homem torna-se uma descrição, não uma identificação. Se João tivesse dito ho theos en ho logos, usando o artigo definido diante de ambos os substantivos, então ele teria definitivamente identificado o logos [a Palavra] com o Deus, mas, visto que não há artigo definido diante de theos, este se torna descrição, e mais como adjetivo do que como substantivo. A tradução seria então, de modo desajeitada: ‘A Palavra estava na mesma categoria que Deus, pertencente à mesma ordem de ser como Deus’. . . . João não está identificando aqui a Palavra com o Deus. Expresso de modo simples, ele não diz que Jesus era o Deus.” — Many Witnesses, One Lord (1983), páginas 23, 24.

Portanto, em ambas as suas traduções, a do Dr. Edgar J. Goodspeed e a do Dr. James Moffatt (em inglês), eles vertem a frase: “A Palavra [ou Logos] era divino.” Isto mostra a sutil diferença na fraseologia usada pelo apóstolo João, uma diferença que se harmoniza com o fato de que Jesus não era igual em poder e eternidade com o Pai, mas era o Filho criado do Pai. (1 Cor. 11:3) A Tradução do Novo Mundo [edição de 2015] verte o versículo corretamente: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um deus.”

 

source: W15/11/77

28 comentários em “Em João 1:1, o termo “deus” é aplicado tanto ao Pai como ao Filho, a Palavra. Mas, no texto grego, a palavra para “deus” (theos) é escrita de forma diferente, em ambos os casos. Por quê? O que significa isso?

  1. Sim, ISSO MESMO! Fiquei surpreso com uma coisa, a opinião de William Barclay. A mesma conclusão a que eu cheguei em artigos anteriores escrevendo sobre o nominativo em relação a João 1:1c. Eu e o erudito pensando do mesmo jeito! E não me lembro de ter lido este comentário dele antes! Observe o que escrevi recentemente depois de ficar meditando longamente em João 1:1:

    Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν

    en archē ēn o logos kai o logos ēn pros ton
    Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος.

    theon kai theos ēn o logos
    Na cláusula em destaque acima em João 1:1c, sabemos que a tradução mais exata é “e um deus era a palavra”. Por vários motivos. Theós está no nominativo, portanto, se o Logos fosse o próprio Theós (com quem ele estava) o texto diria και ο θεος ην ο λογος. O Apóstolo empregou um substantivo anartro sem enfatizar o sujeito ao remover o artigo nominativo. Fica claro que o escritor não estava destacando o sujeito mas o predicativo, dando a entender que ο λογος era um deus. Portanto, não somente a ausência do artigo mas o fato do substantivo ser nominativo e ficar sem o artigo são duas evidências em uma de que Jesus (o logos), não é o Deus Todo Poderoso em forma humana, como afirmam alguns. neste artigo

    Curtir

  2. Mas, mesmo que voçes não queira, nem mesmo joão ( obs. isso de acordo com veçes é obvio ), mesmo assim Jesus é Deus { vejam Col. 1º . 16 “”Porque Nele foram criados todas as coisas que há nos ceus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado POR ELE e para ELE “” até um menino novo convertido sabe que Paulo se refere a JESUS nessa passagem e claramente Paulo diz que TUDO FOI CRIADO, CRIADO por quem???, Hô Glória, claro,por Jesus, mesmo que voçes não queira repito, a proposito quantos Deus {{ todo poderoso existem ) Pois Deus Ele diz em Gên. 17; 1, ” que é o Deus todo Poderoso ” e Jesus em Apoc. 1º 8, diz que é ” o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim diz o SENHOR, QUE É, E QUE ERA E QUE HÁ DE VIR, o quem?, peraí que eu vou dizer <<<< O TODO PODEROSO, A – LE- LU – I – A, Jesus simplismente é quem? DEEEEUS

    Curtido por 1 pessoa

  3. Evaristo dê uma olhada na palavra traduzida com letras vermelhas e que foi adulterada pelos seus irmãos de fé…

    A Concordância de Strong também deixa claro que em uma construção genitiva, a preposição grega Diá tem o sentido de “através de” ou “por intermédio de”. Sendo assim, Jesus é apresentado como sendo o agente passivo da criação. “Todas as coisas vieram à existência por intermédio[diá] dele …. O mundo veio a existência por INTERMÉDIO [diá] dele” – João 1:3,10. Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

    Estude meu caro. Uma tradução errada das palavra de Deus mudou completamente o entendimento. Sobre Col. 1:16 este artigo poderá ser útil a quem estiver interessado a REALMENTE entender este assunto.

    Curtir

  4. Eita “Evaristo Xavier”, agora a coisa pegou para o seu lado, hein? Como ficamos?

    Curtir

  5. Pois é, esse é o problema dos evangélicos,,
    engolem tudo que lhes é repetido pelos pastores cegos que ministram seus cultos!

    Mas estou aguardando a sua resposta Evaristo…se é que vc sabia destes fatos, distorção de textos bíblicos para se adequar as doutrinas enganosas da igreja Católica e das suas filhotas as igrejas evangélicas
    E aí meu chapa??
    O que tem a nos dizer??

    Curtir

  6. (Som de auto falante:)
    “Chamando Evaristo Xavier! Chamando Evaristo Xavier! Favor comparecer ao traducaodonovomundodefendida para responder às questões levantadas.
    (Fim da transmissão)

    Curtir

  7. Na realidade a T. D M. foi traduzida de um modo a vertê o texto de João 1 1 de modo que pareça dando a impressão de que Jesus é um “deus” menor, desta feita voçes contraria abertamente Isaias 43:10 onde Jeová diz ” antes de Mim deus nenhum se firmou e depois de mim nenhum haverá” , só esse texto de isaias 43:10 , já refuta a Trad. do N. M. , se é que merece ter ais inicias maiúscula, me refiro a tradução da ” Biblia”? de voçes, cont.,>> por que o Proprio Deus usa deus com letras minusculas para se referir a algum tipo de divindade inferior a ELE que nunca surgiria, se Jesus fosse um deus, mesmo que um não sendo um “deus pagão”, é obvio que a ” geração” de um “deus” com letra minuscula implicaria que um deus não tão verdadeiro( mesmo que não fosse pagão ) surgiu em algum momento da eternidade , apesar da certeza que Jeová Deus disse que isso jamais ocorreria,
    {{ isto é, a tradução de joão 1:1 apresentada pela trad. da N. M. é uma aberração a luz de isaias 43:10.}}.
    ” vejam a trad. de voçes, < no principio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era deus >.
    ou seja estão desmintido Jeová em Isaias 43:10?
    ((Há muitos filhos de Deus que abraçaram o jeovismo e que precisam com urgência conhecer a verdade sobre Jesus Cristo, o “verdadeiro Deus” (1 Jo 5:20a), para que possam realmente ter a vida eterna (1Jo 5:20b; compare com 1Jo 5:12).}}
    êis a verdadeira tradução de João 1:1, sem deturpação e mentiras criadas pelos russelitas improfetos

    “”A estrutura da terceira frase do versículo 1, theos en ho logos [Deus era o Verbo], requer a tradução o Verbo era Deus. Já que logos é precedido do artigo [ho], ele é identificado como sujeito. O fato de theos ser a primeira palavra depois da conjunção kai (e) mostra que a ênfase principal da frase está nele. Se tanto theos como logos fossem precedidos de artigo, o significado seria que o Verbo é completamente idêntico a Deus, o que é impossível se o Verbo também está com Deus. A paráfrase da NEB [New English Bible]: “Tudo o que Deus era, a Palavra era” transmite o sentido da frase da melhor maneira que uma paráfrase pode fazê-lo […] Portanto, quando céu e terra foram criados, o Verbo de Deus estava lá, já existia em relação íntima com Ele e fazia parte de Sua essência. Não importa até onde tentemos fazer voltar nossa imaginação, nunca alcançaremos um ponto em que poderemos dizer do Verbo divino, como Ário: ‘Houve um dia em que ele não era’.

    ( porque Ele Jesus Cristo disse em joão 10: 30 ” Eu e o pai somos Um ”

    Amem, Ele é Deus porque quem ver a ele vê ao pai ( João 14 :9 )

    Jesus abençoe todos voçes e ponto final.

    Curtido por 1 pessoa

  8. kkkkkkkkk e não é que veio….
    querer usar Isaías 43:10 totalmente fora de contexto? sem chance para os Opositores Odiadores Impenitentes.

    Evaristo Xavier disse: “nunca alcançaremos um ponto em que poderemos dizer do Verbo divino, como Ário: ‘Houve um dia em que ele não era”.

    E acrescento, para sempre haverá dias em que Jesus NUNCA será o Deus Todo-Poderoso. Amamos, respeitamos e reverenciamos ao nosso divino Senhor Jesus, mas assim como ele adoramos ao DEUS ÚNICO, JEOVÁ.

    “jeovismo é o teu nariz”

    Curtir

  9. Não sei porque, não conseguimos mais “responder” ao comentário, mas vai na sequência mesmo…

    Evaristo! Você veio! Legal… parabéns pela iniciativa!

    Antes de falar, gostaria de perguntar o seguinte: Você apenas leu esta página em especial deste site do nosso irmão Queruvim ou aproveitou para ver outras, que falamos do texto de João 10:31? Porque sinceramente, usar este TRECHO ISOLADO para tentar dizer que Jeová e Jesus (Deus e seu Cristo), o Pai e o filho, são a mesma coisa, já ficou no passado, não? POR FAVOR, eu te peço, dê uma olhada aqui (https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2011/10/25/joao-1030-eu-e-o-pai-somos-um/) e nos diga o que acha, ok?

    Bom, agora, voltando ao assunto DESTA página, João 1:1:

    O texto de Isaías 43:10 NÃO vai contra o texto de João 1:1. Veja, a bíblia em outras partes fala claramente de deuses, quer no céu, quer na terra.

    Lembra de 1ª Coríntios 8: 5-6? “Pois, embora haja os que são chamados deuses, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”, para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós existimos para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem são todas as coisas, e nós existimos por meio dele.”

    Notou Evaristo? Por acaso Paulo está e “contradizendo”? Não! Você saberia nos dizer quem são estes “deuses no céu”?
    No caso de Isaías, Jeová apenas deixa claro que Deus DE VERDADE, TODO-PODEROSO, CRIADOR DE TUDO, só existe um. Qualquer outra criatura não pode ser comparada a Ele, nem mesmo aquelas que são poderosas.

    Lembra de Satanás, o Diabo? Então, ele não é chamado de deus também? Acha isso uma contradição, sendo que em Isaías 43:10 dias de depois de Jeová nenhum deus foi formado? Entende agora?

    Por favor nos dê sua humilde opinião…

    Há, e sobre 1ª João 5:20, novamente eu não te culpo. O problema é a tradução mesmo. Olha só como DEVERIA ser: “E sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para podermos obter conhecimento daquele que é verdadeiro. E nós estamos em união com aquele que é verdadeiro, POR MEIO do seu Filho, Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. VEJA ESTE ARTIGO

    Agora olha como você aprendeu: “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, ISTO É, EM seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”

    Agora pergunto: Ora bolas, quem está com a razão? Há até três formas de respondermos. 1 – Analisando a fraseologia e o contexto; 2 – Analisando outras passagens que falam sobre Jesus e sobre Jeová e 3 – Vendo os originais.

    Vamos usar aqui a primeira opção? Na sua versão diz: “Sabemos também que já veio o Filho de Deus” Aqui nos diz que Jesus veio para um objetivo. Mas qual? a sequencia responde: “e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro”. Ou seja, Jesus veio, para que conhecêssemos a Deus. A Base? Leia dos versículos 9-19. Daí, como podemos dizer que após tudo isso, joão simplesmente muda de opinião e diz que este Jesus, que veio dar testemunho do Deus verdadeiro, é o próprio?

    E lhe digo mais, em João 1:1, você sabe da regra né? Quando você disse: “Mas, mesmo que vocês não queiram, nem mesmo João (obs. isso de acordo com veçes é obvio)” você neste momento reconhece que João REALMENTE escreve isto. vê?

    Curtir

  10. olá, estou aqui, Jeová abençoe a todos, vou fazer apenas uma colocação e não levar adiante essa discussão ( resposta de tais comentário ) assim penso eu, porque? porque voçes estão com as mentes lavadas, vou só ditar 03 versiculos para voçes, de muitos que existem, olhem, sabemos que, (Jeová falou que todos os que olharem pare Ele ( JEOVÁ ) SERIAM OU SERÃO SALVOS , CERTO? {Isaias 45:22} ), lá, diz, salvos de que? é evidente que Deus Jeová refere-se a salvação eterna, pois bem, agora vamos para lucas 02:11, onde os Anjos diz aos pastores que estão no campo que “” Na cidade de Daví vos nasceu hoje o SALVADOR, que é o Cristo o SENHOR, “” salvador de que? claro da morte eterna, agora vejam a declaração de Izabel afirmando que quem estava no ventre de Maria, era o SENHOR dela, Lucas 01: 43, mais vejam ainda o que Maria diz em no vers. 47, ” e o meu espirito se alegra em DEUS, meu SALVADOR, evidentemente referindo-se a Jesus, [[TODOS OS GRANDES E RENOMADOS TEÓLOGOS E TAMBÉM OS PAIS DA IGREJA DESDE OS APOSTOLOS E DISCIPULOS CONCORDAM QUE JESUS É DEUS, agora vamos para João em 20:28 quando Tomé declara após jesus mostra-lhe as chagas causadas pelos
    ferimentos do sacrifício, eis a declaração de Tomé {{ Jo. 20:28 ” Tomé respondeu e disse-lhe: SENHOR meu, e DEUS meu. }}…

    [DIVERSOS CONTEÚDOS DESTE COMENTÁRIO FORAM REMOVIDOS POR acusações não comprovadas ALÉM DE SER UM DESVIO DO TEMA ABORDADO AQUI NESTA DISCUSSÃO…MODERAÇÃO]

    como eu falei isso é só um caldo diante das inúmeras mentiras e heresias contra a palavra de Deus (Biblia), que é {{ divinamente inspirada é proveitosa para redarguir, para instruir em justiça. (ll Tm. 3: 16 ) e ”nenhuma profecia foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo ESPIRITO SANTO. ( ll Pd. 1: 21 ), …

    [CONTEÚDO não comprovado CONTRA RUSSELL REMOVIDO]

    … … mesmo Ele tendo declarado que a Ele Jesus “” lhe foi dado TODO PODER NOS CEUS E NA TERRA ” ( Mt. cap. 28 vers. 18 ) digo isso porque sei as muitas coisas que voçes não pregam abertamente, mas falam e escrevem em seus livros e revistase ensinam aos seus adeptos nos seus chamados ( salão do reino?),< me refiro a seus lideres e fundadores > , palavras falsas contra as verdades das escrituras em relação a Jesus, sua ressurreição, sua Deidade, sua volta, o arrebatamento dos fieis, salvação, o próprio Espirito Santo, e por aí vai, mais vou ficar nesta poucas palavras, modéstia parte, e por miséricordia de Deus Jeová através de Jesus Cristo, sou estudante das Escrituras sagradas, traduzidas corretamente e não {deturpadas}, tenho varios cursos na área de teologia, sou Bacharel em Teologia, Prof. na E.B.D, e pregador da palavra de Deus, mas o mais importante para mim é ser salvo na pessoa de Jesus, que prometeu através do apostolo: Paulo de Tarso que “” O MESMO SENHOR DESCERÁ DO CÉU COM ALARIDO, E COM VOZ DE ARCANJO, E COM A TROMBETA DE DEUS; E OS QUE MORRERAM EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO; DEPOIS, NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELES NAS NUVENS, A ENCONTRAR O SENHOR NOS ARES, E ASSIM ESTAREMOS SEMPRE COM O SENHOR, E DEVEMOS CONSOLAR UNS AOS OUTROS COM ESTAS PALAVRAS. ( l Tss. 4: 16,17,18)
    ( Esta é uma palavra Fiel, e digna de toda aceitação… ) l Tm 1: 15.
    tudo isso que eu falei é a plena verdade tenho tanta certeza disso como tenho certeza que Deus criou os Céus e a terra e também o homem, fico por aqui, Deus Jeová abençoe a todos, saiam desse meio homens sedentos de salvação , o Senhor Jesus vos ama e quer salva-los, paz para todos e amem.

    Curtir

  11. kkkkkkkkkk

    disse Evaristo
    “falam e escrevem em seus livros e revistas”…..

    e as livrarias evangélicas, a CPAD, a EDITORA VIDA, a EDITORA MUNDO CRISTÃO….. etc etc….. não suprem vocês de farto material de leitura?

    ahhhhhhh váaaaaaa

    Curtir

  12. Evaristo Xavier, você falou sobre diversos assuntos. Fez flooding de informações.Postou diversas acusações mentirosas e vamos desmontar todas elas uma a uma e PROVAR que não são corretas… e em seu desespero postou este monte de acusações e insinuações vazias, uma tática usada para tentar impedir o outro lado de se defender, devido a quantidade de assuntos em apenas um post.

    Esta página não está falando de Russel. Ou está? Nem sobre “profecias”.

    Já estamos acostumados com este tipo de coisa! Pergunte a si mesmo porque falou sobre “profecias” ou sobre “Russell”…sabe por que? PODE RESPONDER? Eu te pergunto: Por que não se deteve no assunto do post desta página?

    Curtir

  13. Evaristo Xavier afirmou:

    “vou fazer apenas uma colocação e não levar adiante essa discussão ( resposta de tais comentário ) assim penso eu, porque? porque voçes estão com as mentes lavadas”

    Sim, temos a nossa mente “lavada” pois Paulo o Apóstolo disse em Efésios 5:26
    “o Cristo amou a congregação e se entregou por ela para santificar a congregação, purificando-a com o banho de água por meio da palavra..”

    Vocês líderes religiosos evangélicos não sabem o que é ser lavado no sangue de Cristo. Muito menos santificar a congregação. Líderes evangélicos, não raro, estão mais sujos do que pau de galinheiro. Evaristo Xavier afirmou:

    “vou fazer apenas uma colocação e não levar adiante essa discussão”

    O senhor disse que ia fazer ‘uma colocação’ e fala de profecias e de Russell e ainda acusa falsamente e sem apoio a alegação OFF topico de que a Bíblia que usamos é ‘adulterada’. Isso não tem nada haver com o tema de nossa discussão aqui.

    AFIRMOU QUE IA FAZER UMA COLOCAÇÃO e fala sobre:
    RUSSEL
    PROFECIAS
    ADULTERAÇÃO DE TEXTOS
    E POR ÚLTIMO : MENTIU SOBRE OS “PAIS DA IGREJA”…

    O Sr está desorganizando a discussão! Estou certo de que pretende melhorar o seu nível a fim de que tenhamos uma consideração bíblica proveitosa!

    Curtir

  14. Vou propor algo a ti, bastante oportuno e interessante! Eu apreciaria ter um debate saudável contigo sobre um dos três tópicos abaixo!

    É A Tradução do Novo Mundo da Bíblia, usada pelas Testemunhas de Jeová, uma adulteração da palavra de Deus?

                                        ou
    

    Jesus é Jeová?

                                        ou
    

    É a trindade um ensinamento bíblico?

    ou poderíamos até mesmo falar sobre PARAÍSO NA TERRA OU VIDA NO CÉU?

    Minha sugestão é que o debate seja feito e publicado em áudio. Você grava o áudio e me envia e eu postarei imediatamente em formato de YOUTUBE, somente com o som! Eu postarei nesta página cada áudio! Serão vários áudios. O formato será assim!

    Cada um fala 5 minutos (introdução)
    Cada um fala 15 minutos, primeiro um depois o outro.
    Cada um fala 15 minutos, novamente.

    Você faz uma pergunta (1 minutos) Eu respondo (5 minutos)
    Eu faço uma pergunta (1 minutos) Você responde (5 minutos)

    Novamente um pergunta (1 min) outro responde(5 min)
    Um pergunta (1 min.) outro responde (5 min)

    15 minutos finais de cada um. FINAL

    As regras serão decididas, caso aceite o DESAFIO…lembre-se de que não há pressa para responder…mas tem que ser em áudio.

    Desvio do tema não são permitidos. E cada desvio de tema É FEITA UMA SINALIZAÇÃO DE DESVIO. Haverá vários moderadores ..pode chamar alguém da igreja evangélica para ajudar na moderação! Quem violar 3 vezes as regras, automaticamente “perdeu” o debate e NÃO CONSEGUIU provar sua doutrina como sendo bíblica!

    Curtir

  15. “TODOS OS GRANDES E RENOMADOS TEÓLOGOS E TAMBÉM OS PAIS DA IGREJA DESDE OS APOSTOLOS E DISCIPULOS CONCORDAM QUE JESUS É DEUS”

    È mesmo S.R Evaristo Xavier???

    “Convoco” um renomado teólogo e um “pai” da Igreja para mostra que você menti contra a verdade!

    Demetrius Christ Trakatellis:

    “Mas se os textos bíblicos proclamam a divindade do Filho, eles também enfatizam, de acordo com Justino, que o Filho não é Deus como é o Pai”

    The Pre-Existence Of Christ In the Writings Of Justin Martyr, Harvard Theological
    Review, Scholars Press, Universidade de Montana, Missoula; 1976, p. 52.

    ὃς καὶ λόγος πρωτότοκος ὢν τοῦ θεοῦ καὶ θεὸς ὑπάρχει.
    kai logos protótokos on to theou kai theós hyparkei

    Sendo também a primeira gerada palavra de Deus, é até mesmo(um)deus.__ Justino O Martin ___Primeira Apologia 63:15 http://www.patrologia-lib.ru/patrolog/justinus/apolog1.htm

    Curtir

  16. “TODOS OS GRANDES E RENOMADOS TEÓLOGOS E TAMBÉM OS PAIS DA IGREJA DESDE OS APOSTOLOS E DISCIPULOS CONCORDAM QUE JESUS É DEUS”


    O Dr. H. R. Boer, em sua obra A Short History of the Early Church (Breve História da Primitiva Igreja), comenta o objetivo principal do ensino dos apologistas:

    “Justino [o Mártir] ensinou que antes da criação do mundo, Deus estava sozinho e não existia nenhum Filho. . . . Quando Deus desejou criar o mundo, . . . gerou outro ser divino para criar o mundo para ele. Esse ser divino foi chamado . . . Filho, porque nasceu; foi chamado Logos, porque foi tomado da Razão ou Mente de Deus. . . “
    “Justino e os outros apologistas, portanto, ensinavam que o Filho é uma criatura. Ele é uma criatura elevada, uma criatura suficientemente poderosa para criar o mundo, mas, não obstante, uma criatura. Na teologia, esta relação do Filho com o Pai se chama subordinacionismo. O Filho é subordinado, isto é, secundário ao Pai, dependente dele e causado por ele. Os apologistas eram subordinacionistas.”(O grifo é meu ) A Short History of the Early Church, de Harry R. Boer, 1976, página 110

    Curtir

  17. Evaristo Xavier afirmou:

    “TODOS OS GRANDES E RENOMADOS TEÓLOGOS E TAMBÉM OS PAIS DA IGREJA DESDE OS APOSTOLOS E DISCIPULOS CONCORDAM QUE JESUS É DEUS”


    Tertuliano (c. 160 a 230 DC) na obra Against Praxeas, mostra que o Filho é diferente do Todo-Poderoso Deus e é subordinado a ele, ao dizer:

    “O Pai é a inteira substância, mas o Filho é uma derivação e parcela do todo, conforme Ele Próprio reconhece: ‘Meu Pai é maior do que eu.’ . . . Assim, o Pai é distinto do Filho, sendo maior do que o Filho, visto que um é Aquele que o gera e outro Aquele que é gerado; também, um é Aquele que envia, e outro Aquele que é enviado; e, além disso, Aquele que cria é um, e Aquele por meio de quem a coisa é feita é outro.”

    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2010/10/08/criticos-evangelicos-x-testemunhas-de-jeova/

    Curtir

  18. Na obra Against Hermogenes (Contra Hermógenes), TERTULIANO escreveu:

    “Não devemos supor que haja algum outro ser, exceto unicamente Deus, que seja não gerado e incriado. . . . Como pode algo, exceto o Pai, ser mais velho, e por isso deveras mais nobre, do que o Filho de Deus, o Verbo unigênito e primogênito? . . . Esse [Deus] que não precisou de um Criador para lhe dar existência, será muito mais elevado em categoria do que [o Filho] que teve um autor que o trouxe à existência.”

    Curtir

  19. nunca vi, nem li, Tertuliano dizer tais coisas, Tertuliano foi um ferrenho defensor de Cristo como Deus, assim como da doutrina da trindade, coisa que os T.J. não aceitam, conheço os escritos de Tertuliano um dos maiores pais da igreja que viveu no Seculo 2 D.C. defendeu ferrenhamente as Escrituras contra os hereges e gnósticos da época que não aceitavam a Doutrina da Trindade , assim como a Divindade e a Deidade de Cristo em uma de suas escritas ele disse {{Ele é Deus e homem… Temos aqui uma condição dual — não fundida, mas unida — em uma pessoa, Jesus como sendo Deus e homem.”Tertuliano.
    se tertuliano fosse vivo hoje, seria sem duvida um árduo inimigo dos T.Js.

    at. Evaristo Eugenio Xavier

    Curtir

  20. Opa! Como vao Sr. Evaristo Eugenio Xavier! Prazer revelo… como sempre, o sr. Está com “aquele” ódio preconceituoso conosco, né não? Mas… vamos lá:

    “olá, estou aqui, Jeová abençoe a todos, vou fazer apenas uma colocação e não levar adiante essa discussão ( resposta de tais comentário ) assim penso eu, porque? porque voçes estão com as mentes lavadas”

    —> Bom começamos com esta ofensa. Mente lavada. O irmão Queruvim deu uma boa resposta sobre o assunto. Creio não ser necessário falar mais nada.

    “vou só ditar 03 versiculos para voçes, de muitos que existem”

    —> Aqui, noto um humor claro em suas palavras, pois a sua frase “3 versículos” só podem ser “profética”, afinal, você colocou uma enxurrada de textos mal aplicados, na intenção de complicar o assunto. Bom, será que foi de propósito? Sendo sincero? Acho que não! Acho que você fez sem pensar, e este “sem pensar” é que vem guiando-o até aqui…

    “olhem, sabemos que, (Jeová falou que todos os que olharem pare Ele ( JEOVÁ ) SERIAM OU SERÃO SALVOS , CERTO? {Isaias 45:22} ), lá, diz, salvos de que? é evidente que Deus Jeová refere-se a salvação eterna, pois bem, agora vamos para lucas 02:11, onde os Anjos diz aos pastores que estão no campo que “” Na cidade de Daví vos nasceu hoje o SALVADOR, que é o Cristo o SENHOR, “” salvador de que? claro da morte eterna, agora vejam a declaração de Izabel afirmando que quem estava no ventre de Maria, era o SENHOR dela, Lucas 01: 43, mais vejam ainda o que Maria diz em no vers. 47, ” e o meu espirito se alegra em DEUS, meu SALVADOR, evidentemente referindo-se a Jesus, [[TODOS OS GRANDES E RENOMADOS TEÓLOGOS E TAMBÉM OS PAIS DA IGREJA DESDE OS APOSTOLOS E DISCIPULOS CONCORDAM QUE JESUS É DEUS”

    —> Bom, Jeová é o nosso salvador. Neste ponto concordamos. Você está certíssimo, MAS, dizer que Jesus é o nosso Salvador, não está errado. Aí você me diz: “Mas esse TJ está louco?” E eu respondo: Não. É que Jesus é O MEIO por qual Jesus salva. Se não me engano, aqui neste site foi explanado sobre este assunto. Não me lembro agora o exemplo, mas vamos supor que uma pessoa esteja pendurada em um barranco, e está quase caindo. Daí, você usa uma corda de panos costurados que tinha com você e fez uma corda, e a usa para salvar esta pessoa. Bem, essa pessoa, numa conversa posterior, pode dizer que aquela corda, feita às pressas por você a salvou, não pode? Mas isso tira o seu mérito? Claro que não! Foi VOCÊ que salvou a pessoa POR MEIO da corda. Bem, há vários textos na bíblia que dizem que Jeová nos salvou POR INTERMÉDIO de Jesus Cristo. É muito simples! OK?

    “agora vamos para João em 20:28 quando Tomé declara após jesus mostra-lhe as chagas causadas pelos ferimentos do sacrifício, eis a declaração de Tomé {{ Jo. 20:28 ” Tomé respondeu e disse-lhe: SENHOR meu, e DEUS meu. }}

    —> Aqui neste site também tem a resposta. Na verdade, eu mesmo me lembro de ter comentado a respeito. (https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2014/02/28/resposta-a-perguntas-de-um-trinitario-demasiadamente-otimista/)

    A lógica que Tomé não quis falar sobre Jesus ser o Deus Todo poderoso está no restante do capítulo. Você leu? O versículo 31 diz: “Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, por crerem, tenham vida por meio do nome dele”. Se isso NÃO fosse assim, ele diria: “Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é Deus [talvez até incluindo o título – Todo Poderoso, para deixar claro], e para que, por crerem, tenham vida por meio do nome dele”. Não concorda? Mas por favor, leia o link, ok?

    [CONTEÚDO PUBLICADO PELO EVARISTO COM acusações não comprovadas FORAM REMOVIDOS DAS CITAÇÕES DESTE COMENTÁRIO…MODERAÇÃO]

    —> Bom, este assunto acima me deu um pouco de sono, nas por falta de educação, não, que isso. Não sou assim. Mas é que ouvir tanta mentira de informações levantadas de maneira superficial e “meias verdades” que chega uma hora que “já chega”, sabe? Acho que depois podem lhe explicar melhor…

    “não sei porque tanta perseguição contra o nome de Jesus, mesmo Ele tendo declarado que a Ele Jesus “lhe foi dado TODO PODER NOS CEUS E NA TERRA” ( Mt. cap. 28 vers. 18 )”

    —> Não Evaristo! Foi dado toda a autoridade. Mais uma vez sua tradução o deixou na mão… Também tem uma página aqui que falamos sobre o assunto.

    “digo isso porque sei as muitas coisas que voçes não pregam abertamente, mas falam e escrevem em seus livros e revistase ensinam aos seus adeptos nos seus chamados ( salão do reino?),< me refiro a seus lideres e fundadores > , palavras falsas contra as verdades das escrituras em relação a Jesus, sua ressurreição, sua Deidade, sua volta, o arrebatamento dos fieis, salvação, o próprio Espirito Santo, e por aí vai,”

    —> Não, não conheço nada que não seja pregado aos “quatro cantos do mundo”. Quer citar alguma?

    “mais vou ficar nesta poucas palavras, modéstia parte, e por miséricordia de Deus Jeová através de Jesus Cristo, sou estudante das Escrituras sagradas, traduzidas corretamente e não {deturpadas}, tenho varios cursos na área de teologia, sou Bacharel em Teologia, Prof. na E.B.D, e pregador da palavra de Deus,”

    —> Aqui novamente um toque de humor para descontrair. Muito bom! Poucas palavras… Como é: Três versículos, certo? Veja, você pode colocar aqui TODA A BÍBLIA se desejara, mas faça isso em cada assunto (página) por vez. Não temos como debater/conversar sobre tantos assuntos diferentes, assim, de uma única vez nesta página, sendo que o assunto dela é UM, consegue entender isso Evaristo?

    A sua frase “sou estudante das Escrituras sagradas, traduzidas corretamente e não {deturpadas}” cai por terra NESTA MESMA PÁGINA, quando o Queruvim lhe apontou uma assinto e você não falou sobre ele. Lembra? Quer correr os olhos ali mais abaixo e achar o assunto que até lhe chamamos e você simplesmente “ignorou”?

    “mas o mais importante para mim é ser salvo na pessoa de Jesus, que prometeu através do apostolo: Paulo de Tarso que “” O MESMO SENHOR DESCERÁ DO CÉU COM ALARIDO, E COM VOZ DE ARCANJO, E COM A TROMBETA DE DEUS; E OS QUE MORRERAM EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO; DEPOIS, NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELES NAS NUVENS, A ENCONTRAR O SENHOR NOS ARES, E ASSIM ESTAREMOS SEMPRE COM O SENHOR, E DEVEMOS CONSOLAR UNS AOS OUTROS COM ESTAS PALAVRAS. ( l Tss. 4: 16,17,18)
    ( Esta é uma palavra Fiel, e digna de toda aceitação… ) l Tm 1: 15.”

    —> Imagina só? Com base neste texto e na sua crença, O DEUS TODO PODEROSO virá a nós com uma voz de autoridade abaixo da dele… interessante não? Imagina só um grande imperador, cuja voz é temida, chegar para o seu povo com voz de um subalterno. Entende o erro?

    “tudo isso que eu falei é a plena verdade tenho tanta certeza disso como tenho certeza que Deus criou os Céus e a terra e também o homem, fico por aqui, Deus Jeová abençoe a todos, saiam desse meio homens sedentos de salvação , o Senhor Jesus vos ama e quer salva-los, paz para todos e amem.”
    —> Mas Deus Criou mesmo o céu e a terr. E também criou o homem. Disso não discordamos! A bíblia é CLARA quanto a isso. E que Jeová Deus abençoe a TODOS NÓS! E ele nos salva POR MEIO de Jesus… Amém!

    Curtir

  21. Então precisa ver este link. Tertuliano já viajava na apostasia, mas seu conceito sobre a natureza de Deus estava mais para uma Testemunha de Jeová!

    http://www.intratext.com/IXT/ENG0268/_PI.HTM

    Agnoscat ergo Hermogenes idcirco etiam
    Deixe Hermogenes então confessar que

    sophiam dei natam et conditam praedicari,
    a mesma sabedoria de Deus é declarada como nascendo e criada

    ne quid innatum et inconditum praeter solum deum crederemus.
    pela razão especial de que não devemos supor que há outro ser a não ser somente Deus que é não gerado e incriado.

    Si enim intra dominum quod ex ipso et in ipso fuit sine initio non fuit,
    pois se aquilo que foi inerente ao Senhor era dele e nele era contudo não sem um princípio,

    sophia scilicet ipsius, exinde nata et condita ex quo in sensu dei ad opera mundi disponenda coepit agitari,

    Quero dizer sua sabedoria, que nasceu e foi criada quando na mente de Deus ela começou a se mover para o arranjo de suas obras criativas.

    multo magis non capit sine initio quicquam fuisse quod extra dominum fuerit.
    Quanto mais impossível é que algo tenha sido sem um princípio que era intrísico ao Senhor.

    Si uero sophia eadem dei sermo est [sensu sophia et], sine quo factum est nihil,
    Mas se esta mesma sabedoria é a palavra de Deus, na capacidade de sabedoria, sem quem nada foi feito

    sicut et dispositum sine sophia, quale est ut filio dei, sermone unigenito et primogenito, aliquid fuerit praeter patrem antiquius et hoc modo utique generosius,
    Como pode algo, exceto o Pai, ser mais velho, e por isso deveras mais nobre, do que o Filho de Deus, o Verbo unigênito e primogênito?

    nedum quod innatum fortius et quod infectum facto ualidius,
    Para não dizer que o que não é gerado é mais forte do que o que nasceu, e o que não é feito é mais poderoso do que o que é feito.
    quia quod, ut esset,nullius eguit auctoris, multo sublimius erit eo quod, ut esset, aliquem habuit auctorem?

    Porque o que não exigia que um Criador lhe dê existência, será muito mais elevado do que o que tem um autor que o trouxe a existência.

    RESUMINDO:

    “Não devemos supor que haja algum outro ser, exceto unicamente Deus, que seja não gerado e incriado. . . . Como pode algo, exceto o Pai, ser mais velho, e por isso deveras mais nobre, do que o Filho de Deus, o Verbo unigênito e primogênito? . . . Esse [Deus] que não precisou de um Criador para lhe dar existência, será muito mais elevado em categoria do que [o Filho] que teve um autor que o trouxe à existência.”

    http://www.tertullian.org/latin/adversus_hermogenem.htm

    Curtir

  22. O Evaristo só fala absurdos e contradições!
    Vejam uma delas:
    O Evaristo diz que Tertuliano defendia a trindade no século 2 d.c.
    PORÉM O EVARISTO ESCORREGOU NO SEGUINTE DETALHE:
    A TRINDADE SÓ FOI CRIADA NO SÉCULO 4!!
    PORTANTO, ESSA INFORMAÇÃO DADA PELO EVARISTO SIMPLESMENTE NÃO TEM BASE!
    😄😄😄😄😄😄😄😄
    Evaristo disse:
    “…conheço os escritos de Tertuliano um dos maiores pais da igreja que viveu no Seculo 2 D.C. defendeu ferrenhamente as Escrituras contra os hereges e gnósticos da época que não aceitavam a Doutrina da Trindade ,”….
    MITO!MITO!MITO!

    Curtido por 1 pessoa

  23. Vamos examinar as declarações do EVARISTO a respeito de João 1:1? Ele postou algumas declarações enganosas que cito aqui e minhas respostas estão EM NEGRITO:

    “A estrutura da terceira frase do versículo 1, theos en ho logos [Deus era o Verbo], requer a tradução o Verbo era Deus. Já que logos é precedido do artigo [ho], ele é identificado como sujeito. O fato de theos ser a primeira palavra depois da conjunção kai (e) mostra que a ênfase principal da frase está nele.

    Em primeiro lugar o SR. EVARISTO deveria mencionar que tais palavras não são dele, mas do erudito evangélico Frederick Fyvie Bruce.

    Afirmar que HO LÓGOS é o sujeito principal de João 1:1a, João 1:1b ou ainda que seja João 1:1c é um fato que ninguém questiona. Isso todos sabemos. Tal reconhecimento se soma a favor dos que dizem que este, HO LÓGOS é “um deus”. Realmente não é O DEUS Todo poderoso, mencionado em João 1:1b, que está em destaque mas aquele COM quem Ele estava no princípio! De fato não é TON THEÓN que está “em destaque” mas Jesus Cristo. Sua declaração não elucida realmente em nada a favor do conceito trinitário, antes depõe contra este. Pois se Jesus é o sujeito principal, a remoção do artigo nominativo em João 1:1c torna explícito que o THEÓS anartro tem caráter adjetival e NÃO NOMINATIVO!

    Se tanto theos como logos fossem precedidos de artigo, o significado seria que o Verbo é completamente idêntico a Deus, o que é impossível se o Verbo também está com Deus.

    Perfeito! O artigo não foi repetido pois é impossível que “o verbo” seja completamente idêntico a Deus, perfeito. É exatamente isso que pregam as Testemunhas de Jeová!

    A paráfrase da NEB [New English Bible]: “Tudo o que Deus era, a Palavra era” transmite o sentido da frase da melhor maneira que uma paráfrase pode fazê-lo […]

    Esta tradução é impossível pois, fazendo uso de suas próprias declarações, isto significaria que o Verbo é completamente idêntico a Deus, o que é impossível se o Verbo também está COM Deus.

    Portanto, quando céu e terra foram criados, o Verbo de Deus estava lá, já existia em relação íntima com Ele e fazia parte de Sua essência.

    “essência” é uma palavra emprestada da filosofia grega, especificamente platão e perpetuada por Tertuliano e os apóstatas do segundo século. Tanto é assim que VOCÊ NÃO APRESENTOU NENHUM TEXTO BÍBLICO PARA APOIAR ESTA ASNEIRA.

    Não importa até onde tentemos fazer voltar nossa imaginação, nunca alcançaremos um ponto em que poderemos dizer do Verbo divino, como Ário: ‘Houve um dia em que ele não era’.”

    Deveria ter visto que o próprio Tertuliano a quem o Sr. EVARISTO cita de modo parcial afirmou:

    “O Pai é diferente do Filho (outra pessoa), uma vez que é maior; assim como quem gera é diferente de quem é gerado; quem envia, diferente de quem é enviado.” Ele disse também: “Houve tempo em que o Filho não existia. . . . Antes de todas as coisas virem a existir, Deus estava sozinho.””
    E é exatamente isso que a Bíblia diz em Apoc. 3:14… Jesus é o “principio DA CRIAÇÃO DE DEUS”. Portanto, foi criado.

    Curtir

  24. Jesus nunca quis ser igual a Deus. Apenas seus inimigos , ou aqueles que tomam inadivertidamente o lado desses, tentam colocar a Jesus como sendo coigual ao Pai. ( jo 10.29-38; 5.18-27; 1 Tim 2.5)

    Jesus tem um cabeça ( 1 Cor 11.3 ). Jesus tem um Deus ( 2 Cor 1.3 ) Jesus é servo de Deus ( At 3.13 ) e Jesus também tem um instrutor, ou seja, o Pai ( Jo 15.15; 8.28 )

    Tudo isso se encaixa muito bem na mensagem da bíblia. Ainda bem que eu adoro o que conheço, o Pai, como o próprio Jesus mandou, e não uma unidade misteriosa que nada mais é do que uma afronta a soberania de Jeová. ( Jo 4. 22-24; Mat 4.10; Sal 83.18 )

    Curtir

Os comentários estão fechados.