Charles Taze Russell adorava a Jesus?


 

 

 

 

 VEJA O QUE DISSE O PRÓPRIO RUSSELL!

 

 

A expiação

 

 “ADORARÁS O SENHOR TEU DEUS E A ELE SOMENTE SERVIRÁS”

–  MAT 4:10 –

É aclamado por alguns que o fato de nosso Senhor Jesus ter recebido adoração sem censura significa que ele é JEOVÁ. As palavras de nosso Senhor supostamente implicariam que seria errado que qualquer outro ser exceto Jeová recebesse adoração. Respondemos: não tão rápido! Interpretar tais palavras desse modo é dar-lhes um sentido que não possuem, e torná-las contraditórias aos ensinos de outras passagens bíblicas.  O decreto de Jeová com respeito a Cristo, ‘Tu és meu Filho, neste dia te gerei’, já havia sido registrado pelos profetas; e também o seu decreto, “Que todos os anjos de Deus o adorem.” ( Sal 2:7; 97:7; Heb 1:5, 6) Nosso senhor Jesus sabia disso. Ele também sabia que mensageiros angélicos de Jeová no passado haviam sido adorados como representantes de Jeová; e que ele mesmo era o mensageiro principal, o Filho Unigênito, o “Mensageiro do Pacto,” a quem o Pai havia santificado e enviado ao mundo: ele sabia que consequentemente que quem o honrasse honrava o Pai também.

            De fato, as próprias palavras dele foram: “Aquele que não honrou o Filho não honrou o Pai que o enviou.” – João 5:23; Mal 3:1.

            A palavra grega traduzida adoração do Novo Testamento é proskuneo, que significa “beijar a mão,” como um cão que lambe a mão de seu dono. O significado é reverência.

            A palavra hebraica vertida por adoração no Antigo Testamento é shaw-kaw, e significa curvar-se. O significado é reverência. A palavra ocorre 170 vezes e apenas aproximadamente a metade desse número se refere a adoração Deus. Mas tal fato é escondido do leitor de língua inglesa por 74 vezes ter sido vertido como curvar-se, dobrou-se, fez reverência, fez gentileza, etc., quando se refere à homenagem a nobres seres terrestres. Nós daremos exemplos: – [fim da primeira página].

 

O Autor da expiação. 73

 

Abraão “curvou-se [shaw-kaw] para o chão, e disse. Meus Senhores [Adonai]… Deixe um pouco de água ser buscado e lavem-se seus pés. E descansem sob a árvore. “Essas palavras e atos eram enquanto ele os considerava meramente” homens “. – Gênesis 18: 2-4.

Ló “curvou-se [shaw-kaw ‘] para dois dos mesmos – três.-Gen. 19: 1.

Abraão “curvou-se [shaw-kaw ‘] para o povo de Canaã-Gen. 23: 7, 2.

Isaque abençoou Jacó, dizendo. “Que as nações se curvem [shaw-kaw] para ti … e que os filhos de tua mãe se curvem [shaw-kaw] para ti.” – Gên. 27:29.

“Davi inclinou-se e curvou-se [shaw-kaw] para a terra” ao rei Saul. – 1 Sam 24: 8

Abigail “inclinou-se [shaw-kaw] para o chão” para David; E novamente aos representantes de Davi – 1 Sam. 2 5:

A mulher de Tecoa “caiu sobre seu rosto. . . e. Fez reverência [shaw-kaw] ao rei Davi. Joabe e Absalão fizeram o mesmo. Traduzido “se apresentou [shaw-kaw]”. – Sam. 14: 4, 22, 33.

 

“Quando Mefibosete. . . Veio a Davi, caiu em seu rosto e fez reverência [shaw-kaw]. ” – 2 Sam. 9: 6.

A partir dessas evidências, ficará claro para todos que a proibição do Primeiro Mandamento – “Não te curvarás a eles nem os servirás”, não foi entendida, não deve ser entendida como uma proibição de reverência, homenagem, etc., aos honrados, ou aos que ocupam posições honradas entre os homens. Nem os judeus cometeram erro em fazer reverência [shaw-kaw] aos anjos que vieram com mensagens no nome de Jeová e reconhecendo-o. E tal reverência foi sempre aprovada – nunca reprovada. O Mandamento alerta contra a adoração de imagens ou qualquer adoração de deuses rivais. Isto Jeová não pode tolerar! Daí não havia nenhuma impropriedade para qualquer judeu que reconheceu Jesus como o “Enviado de Deus” para fazer-lhe reverência, obséquio; E muito mais apropriado é para todos aqueles que reconhecem nosso Senhor Jesus de acordo com suas reivindicações – como o Filho de Deus.

 

O Autor da expiação 74

 

            Na verdade, podemos estar certos de que aqueles fariseus que pegaram pedras para matar nosso Senhor, porque ele se declarou Filho de Deus, teriam ficado demasiadamente furiosos, e não apenas teriam apedrejado nosso Senhor Jesus, mas também os adoradores dele, alegando idolatria, se, como povo, tivessem cogitado um conceito tão extremo de adoração, reverência (proskuneo), conforme é cogitado por aqueles cujos conceitos extremos com respeito a esta palavra nós estamos combatendo e temos provado errôneos.

            Exceções a essa liberdade seriam em casos onde o homem a quem a reverênciao obséquio ou adoração são prestados é um representando reconhecido de um deus falso – tal como um pseudoCristo ou falso Cristo – um anticristo. As homenagens aos Papas, cremos nós, estariam sob este conceito de adoração falsa; pois em seu ofício ele alega falsamente ser “Cristo Vice Gerente”. Foi sobre esse embasamento que nosso Senhor Jesus recusou reconhecer a Satanás e seu poder no mundo. Foi um real poder civilintencionalmente oposto às leis de Jeová. Assim, a proposta de não se opor ao mal, por respeitar e reverenciar os costumes malignos já estabelecidos sob o domínio de Satanás, Satanás iria cooperar com nosso senhor no estabelecimento de seu reino, foi imediatamente rejeitada e a resposta evidenciada – Estou plenamente de acordo com Jeová Deus e, portanto, de pleno acordo com sua declaração profética: “Deves reverenciar a Jeová, teu Deus, e a ele servirás” – “e visto que você é o oponente deliberado D’ele, não posso dar nenhuma reverência nem a você e nem aos seus métodos, nem poderia eu servir a sua causa ou cooperar com você. Nossas causas são distintamente separadas. Não vou ter nada que ver contigo. – Compare Mat 4:10 ; Deu 10:20, 21.

            Caso nosso Senhor Jesus tivesse se colocado como rival a Jeová, ao invés de seu Filho e servo, qualquer homenagem a ele teria sido desrespeitosa para com o Pai e teria sido pecaminosa – idólatra. No entanto, ao contrário, enquanto aceitava homenagem e reverência como o Filho de Deus, ele declarou mais positivamente e publicamente, – “O Pai é maior que eu,” e ensinou seus discípulos a fazer petições ao Pai, dizendo: “Tudo que vós pedires ao Pai em meu nós, ele dará a vós”.

FONTE: http://centraldadefesabiblica.org/2017/08/07/charles-taze-russell-adorava-a-jesus/

2 comentários em “Charles Taze Russell adorava a Jesus?

  1. Como os leitores podem ver, as próprias palavras de Russell demonstram que ele não “adorava a Jesus” no sentido que esta palavra é empregada comumente hoje. A palavra “adorar” hoje em dia tem uma conotação mais estrita. Alguns opositores, mais especialmente apóstatas, inimigos das Testemunhas de Jeová, tem dado a entender que as TJ “adoravam” a Jesus. Este artigo com as palavras do próprio Russell vai dar um nó na garganta destes mentirosos. Vão perceber que Russell fazia uma clara distinção entre Jeová e Jesus. Para a infelicidade destes trolls anti Testemunhas de Jeová.

    Por mais claro que estas palavras do próprio Russell sejam, isso não vai fazer os inimigos da adoração verdadeira parar de inventar idiotices. Sabem porque?

    Porque mesmo os anjos perfeitos de Jeová, nos céus, eram diariamente vítimas destes tipos de acusações da parte do inimigo da vida eterna Satanás o Diabo! Apocalipse 12:10 diz que este é o “acusador de nossos irmãos!” Ou seja, os apóstatas imitam perfeitamente ao seu líder espiritual, o Diabo.

    Não vão parar de tentar inutilmente achar “pelo em ovo” a fim de atacar as Testemunhas de Jeová.
    Apóstatas são “atrevidos, obstinados, não tremem diante dos gloriosos [anciãos]” do povo de Jeová “mas falam de modo ultrajante”.

    Para estes a palavra de Deus diz:

    “Porque os próprios iníquos perecerão
    E os inimigos de Jeová serão como a preciosidade dos pastos;
    [ ou seja, excremento de aves da rapina, este é o futuro dos apóstatas que não se arrependerem de inventar mentiras e calúnias contra o povo de Jeová.]
    Terão de chegar ao seu fim. Terão de chegar ao seu fim em fumaça.” Salmo 37:20

    Proteja sua mente do ataque

    O QUE É UM APÓSTATA

    Curtir

  2. Os pastores evangélicos em seus cultos folclóricos e teatrais mandam os ‘fiéis dizimistas’ cruzarem os braços como forma de escudos quando batemos nas casas destes. Berram aos quatros cantos das IGA’s (Igrejas de Garagem Alugada) que não acreditamos na divindade de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles sabem que isso é mentira e ainda passam para frente.

    Curtir

Os comentários estão fechados.