Prova exame de DNA “erro na história contada na Bíblia?” NÃO TÃO DEPRESSA!


Certo artigo que no momento tem sido repetido a exaustão na internet, alega que a Bíblia Sagrada “errou” ao profetizar o extermínio dos cananeus. Um destes artigos afirmou:

Segundo o Velho Testamento, o destino desta etnia estava selado. “Não deixarás vivo nada que respire,” disse Deus, segundo a Bíblia. “Irás destruí-los completamente”.  A frase se referia aos cananeus, um povo que viveu há milhares de anos na região que hoje corresponde à Jordânia, Líbano, Síria, Israel e os territórios palestinos. De acordo com o texto sagrado, sua vontade foi cumprida.” 

Um dos restos mortais analisados dos cananeus. Foto de IBT

O artigo crítico da Bíblia prossegue: 

No entanto, uma nova análise genética determinou que a população antiga sobreviveu a esta ordem divina, e que seus descendentes vivem no Líbano moderno. O Dr. Tyler-Smith e uma equipe internacional de geneticistas e arqueólogos estudaram amostras de DNA de ossos pertencentes a cinco cananeus, recuperados de um sítio arqueológico em Sidon, Líbano, que tinham entre 3.650 e 3.750 anos de idade.  Os especialistas compararam o DNA antigo aos genomas de 99 pessoas vivas do Líbano que o grupo havia sequenciado, e descobriram que o povo libanês moderno compartilha cerca de 93% de seus genes com as amostras da Idade do Bronze de Sidon.

Os cananeus eram bem conhecidos por sua crueldade. Eles até mesmo queimavam crianças vivas em rituais sacrificiais.* (2 Reis 16:3)

O que estes desinformados se esquecem de dizer é que a própria Bíblia afirma que os cananeus que mudaram de comportamento foram poupados. Observe daqui para frente os destaques em letras vermelhas!

Em Josué 6:25  lemos:

“Apenas Raabe, a prostituta, os da casa do seu pai e todos os que lhe pertenciam foram poupados por Josué;+ e ela mora em Israel até hoje,+ porque escondeu os mensageiros que Josué tinha enviado para espionar Jericó.+ “

Também lemos em Josué 9:3-27 que os Gibeonitas foram poupados ao fazerem paz com Israel:

E foi isto que Josué fez: ele os livrou das mãos dos israelitas, e eles não os mataram27 Mas naquele dia Josué fez deles cortadores de lenha e tiradores de água para a assembleia+ e para o altar de Jeová no lugar que Ele escolhesse,+ e eles continuam a fazer isso até hoje.+

 

Estes críticos da Bíblia não leram o relato de Juízes:

Juízes capítulo 2

O anjo de Jeová+ subiu então de Gilgal+ a Boquim e disse: “Tirei vocês do Egito e os trouxe à terra a respeito da qual jurei aos seus antepassados.+ Eu também disse: ‘Nunca romperei meu pacto com vocês.+ Vocês, da sua parte, não devem fazer nenhum pacto com os habitantes desta terra,+ e devem demolir os altares deles.’+ Mas vocês não obedeceram à minha voz.+Por que agiram assim? Foi por isso que eu também disse: ‘Não os expulsarei de diante de vocês;+ eles se tornarão um laço para vocês,+ e os deuses deles os seduzirão.’”+

Juízes capítulo 3:

Juízes 3:1, 2, declara que Jeová permitiu que algumas das nações cananéias permanecessem, “para por elas provar a Israel, isto é, a todos os que não tinham passado por nenhuma das guerras de Canaã; foi só para que as gerações dos filhos de Israel tivessem a experiência, para ensinar-lhes a guerra, isto é, somente aos que antes não tiveram experiência de tais coisas”.

Estes críticos da Bíblia não leram o Salmo 106:

 

34 Não aniquilaram os povos,+

Como Jeová lhes havia ordenado.+

35 Mas eles se misturaram com as nações+

E adotaram* os costumes delas.+

36 Serviam a seus ídolos,+

E estes se tornaram um laço para eles.+

37 Sacrificavam seus filhos

E suas filhas a demônios.+

38 Derramavam sangue inocente,+

O sangue de seus próprios filhos e filhas,

Que sacrificavam aos ídolos de Canaã;+

CONCLUSÃO:

Depois destes textos da Bíblia Sagrada, fica claro que as alegações dos críticos da Bíblia não passam de desinformação. Erros é o que eles publicam sem antes lerem a Bíblia com atenção!

 

A Obra Estudo perspicaz demonstra adicionalmente:

 

“O Rei Davi expulsou os jebuseus de Jerusalém (2Sa 5:6-9), mas suas principais campanhas foram contra os filisteus, os amonitas, os moabitas, os edomitas, os amalequitas e os sírios. Assim, os cananeus, embora ainda possuíssem cidades e ocupassem terras no território de Israel (2Sa 24:7, 16-18), evidentemente haviam deixado de ser uma ameaça militar. Mencionam-se dois guerreiros hititas entre a força combatente de Davi. — 1Sa 26:6; 2Sa 23:39.

Durante seu governo, Salomão submeteu os remanescentes das tribos cananéias a trabalhos forçados em seus muitos projetos (1Rs 9:20, 21), ampliando sua obra de construções até mesmo à cidade cananéia de Hamate, bem ao N. (2Cr 8:4) Mas esposas cananéias contribuíram mais tarde para a queda de Salomão, para a perda de grande parte do reino do seu herdeiro, e para a corrupção religiosa da nação. (1Rs 11:1, 13, 31-33)” ESTUDO PERSPICAZ DAS ESCRITURAS

ASSUNTOS RELACIONADOS:

 

Por que decretou Jeová o extermínio dos cananeus? (No 4º subtópico da página)

Julgamentos divinos — foram cruéis?

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • Daniel  On 2 ago 2017 at 22:47

    Estava precisando mesmo uma matéria esclarecedora para os apressadinho em desmerecer a Bíblia.

    Curtir

  • Queruvim  On 2 ago 2017 at 22:49

    Como nação os cananeus deixaram de existir…onde estão os povos daquelas terras e sua fama?

    Curtir

  • Patcharro  On 3 ago 2017 at 9:53

    O que me parece e talvez seja isso mesmo, é de que os opositores fazem tudo o que podem pra tentar desacreditar as Escrituras. Muitas vezes os arqueólogos nos fizeram um grande favor, de confirmar a autenticidade da Bíblia. Essa reportagem é muito tendenciosa e tem como finalidade fazer as pessoas se afastarem da Bíblia. Simples assim. Nesse mundo corrido que vivemos onde muitas pessoas só veem de relance os assuntos, esse título da reportagem é suficiente pra afastar as pessoas que não querem se aprofundar e entender o que realmente a Bíblia ensina. Uma pena!

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s