O Nome de Deus em Textos Gregos Antigos


No papiro Grego CXXI nas linhas 528-540,(C. 200 E.C) guardado na Biblioteca do Museu Britânico, observamos o Nome de Deus na forma equivalente a “Jehovah” em Inglês ou Jeová em português, como pode ver em uma cópia da imagem abaixo:


Os papiros mágicos Gregos (do latim Papyri Graecae Magicae – PGM; em grego: Ελληνικοί Μαγικοί Πάπυροι) são um conjunto de textos escritos primordialmente em grego antigo (mas também em copta e egípcio demótico), encontrados no deserto do Egito. Muitos dos pedaços do papiro são páginas ou trechos fragmentários de livros de encantamentos. Curiosamente neste papiro encontramos o Nome de Deus.

Não são poucas as páginas que afirmam de modo enganoso que o nome “Jeová” surgiu “tardiamente”. Certa página na internet fez o seguinte comentário:

“A partir do ano de 1514 depois de Cristo, começaram a usar o nome JEOVÁ” .

Fica ainda mais duvidosa a ideia de que a vocalização Yehowáh seja as vogais de “Adonai” combinadas com as consoantes do Tetragrama.

A pergunta que fazemos é: Como seria isso possível, se “as vogais de Adonay”  apresentam como primeira sílaba um Hataf patah e não um shewá como observamos no texto tanto do Códice de Alepo e no Códice de Leningrado? Até mesmo Martilho Lutero comentou que a forma “Yehowah” foi uma adaptação de Adonay com as Consoantes do Tetragrama. Como vimos, este parece claramente não ter sido o caso.

As vogais de Adonay são a, o, a, Obviamente não e, o, a, e as vogais de Yehowah são e, o, a  e não a, o, a. Falando sobre o Nome de Deus, o erudito  GERARD GERTOUX  em seu livro recente em inglês intitulado Conhecia Jesus “Jeová é Salvação” o Nome de Deus? afirmou  :

"O nome de Deus é realmente um
paradoxo surpreendente, porque apesar de ser
um dos nomes mais fáceis para
se ler, uma vez que é pronunciado como está,
Teólogos com a ajuda de
gramáticos conseguiram
Convencer os leigos que
a pronúncia havia se perdido e que eles
através do seu grande conhecimento,
tinham conseguido reencontrar aprovável
pronúncia do Nome de Deus: Yahweh
(baseado em um Testemunho samaritano posterior 
como sendo Ιαβε) ou
Yahwoh (de um papiro grego da
Septuaginta como sendo Ιαω em Qumran).
Embora o estudo da língua hebraica tenha 
passado por um enorme progresso,
livros acadêmicos continuam
a espalhar os erros grosseiros de
Teólogos do século 16."

 

Portanto a forma Yehowáh não surgiu na “idade média” como dizem alguns. Veja outro exemplo…

Severo de Antioquia, Patriarca de Antioquia , nascido por volta de 465 em Sozópolis, na Pisídia, assumiu a vida monástica em um mosteiro perto de Gaza. Ele foi um escritor muito prolífico, mas atualmente possuímos pouco mais que fragmentos. Um número maior de textos existe apenas em siríaco, cuja melhor fonte é o catálogo do Museu Britânico. Em seus escritos a respeito do Evangelho de João capítulo 8 ele se referiu a I’oa como sendo o nome de Deus em Hebraico. Podemos ver na imagem abaixo seus escritos em latim e grego onde o Nome de Deus aparece.

 

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • hacatdejah  On 21 jul 2017 at 0:20

    Os inimigos do Reino e da verdade vão ao delírio com isso!

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s