Igreja Copta no Egito promove alerta contra as Testemunhas de Jeová


O Departamento Doutrinal da Comissão de Bispos da Igreja Ortodoxa Copta está bastante incomodado com as Testemunhas de Jeová no Egito. O Egito é citado como sendo o país onde há o maior número de “cristãos” no oriente médio. O site “Ortodoxia e a Bíblia”, que é atribuído às Testemunhas de Jeová, (TJ)  tem sido alvo de duras criticas naquele país. Como sabemos, desde a execução de milhares de radicais muçulmanos no Egito e a queda do Presidente Mubarak, houve um pouco mais  de liberdade para se pregar. Contudo, a Igreja Ortodoxa Copta está preocupada com a intensificação das atividades das TJ no Egito. O departamento doutrinal da Igreja emitiu uma declaração entre a mídia local segundo a qual as Testemunhas de Jeová “não reconhecem a divindade de Jesus Cristo“, relata a agência de notícias Católica Fides. Em particular, o departamento doutrinal alertou a respeito de artigos publicados no site em idioma árabe  ‘Ortodoxia e a Bíblia’ e explicou que por detrás desta atividade há a intenção das Testemunhas de Jeová de “confundir os corações dos cristãos.” A religião Copta é a maior comunidade cristã no Oriente Médio e a maior minoria étnico-religiosa na região, o que constitui 10% da população egípcia. A maioria dos coptas pertencem à Igreja Ortodoxa Copta. Em 20 de abril, o Supremo Tribunal russo proibiu a atividade das Testemunhas de Jeová na Rússia e chamou a organização de “grupo extremista”. De acordo com a lei russa, todos os ativos das Testemunhas de Jeová na Rússia devem ser confiscados. Isto tem sido citado pela Igreja Copta como motivo para se agir de alguma forma no sentido de barrar a pregação deste grupo.

 

As autoridades impedem as Testemunhas de Jeová de se reunirem em grupos de mais de 30 pessoas e não foram poucas as veze em que interromperam reuniões delas. A Igreja Ortodoxa Copta tenta ligar as Testemunhas de Jeová com Israel e dar uma impressão negativa sobre elas. Esta mesma igreja pressiona o Governo do Egito com o objetivo de impedir o registro legal das Testemunhas de Jeová. Recentemente o Papa Shenouda III orientou os membros da Igreja que poderiam se divorciar de suas esposas que aderissem à religião das Testemunhas de Jeová.

 

 

Anúncios
Both comments and trackbacks are currently closed.

Comentários

  • Soraya  On 1 maio 2017 at 16:20

    Olá
    Tem mais ou menos 1 mês que comecei a fazer um estudo dirigido com as testemunhas de Jeová aqui do bairro. Estou aprendendo algumas coisas que me parecem “fazer sentido ” porém vi na Internet sobre a questão da Rússia em proibir os irmãos de pregar por achar que alguns ensinos como deixar um parente morrer por falta de uma transfusão de sangue ou por incentivar o afastamento de pessoas atenda própria família caso não queira mais ser da religião. Como eu não cheguei nessas questões no meu estudo eu queria saber se essas regras são verdadeiras ou se a Rússia está apenas inventando isso por causa da antipatia com os EUA já que a sede é nos Estados Unidos? Obrigado pela atenção

    Curtir

  • Queruvim  On 1 maio 2017 at 19:11

    Soraya, a desassociação é uma medida em que uma Testemunha de Jeová que jurou no dia do batismo, e isso na frente de centenas ou milhares de pessoas, ser fiel ao que aprendeu e dedicou sua vida a fim de viver como parte da associação, se por acaso esta pessoa acaba por fim se envolvendo com pecados graves, tais como roubo, imoralidade sexual ou outros, e viola de modo repetido as leis que jurou seguir, neste caso esta pessoa pode ser expulsa da associação. É uma medida dentro da esfera da igreja. Ou seja apenas os irmãos de fé irão evitar contato social e espiritual com esta pessoa. A família imediata evitará conversar sobre assuntos espirituais com o pecador não arrependido. É claro que depende do que aconteceu não será tratada como antes. Isso é natural. Mas cabe à família decidir cada caso. A expulsão é apenas da associação dos irmãos de fé. A família, mãe, pai e irmãos carnais, continuarão tendo uma vida normal com a pessoa. Alguns opositores ou inimigos declarados das Testemunhas de Jeová são tão críticos e se revoltam com o fato de não mais ser congratulado ou tratado como antes e se revoltam ao ponto de inventarem mentiras e divulgarem estas na internet. É claro que uma mãe ou pai ou irmão carnal que ver um membro da família virar um opositor incansável da religião que jurou defender, irão evitar passar a mão na cabeça deste tipo de gente. É ai onde os opositores de forma ardilosa e mentirosa afirmam que as Testemunhas de Jeová “dividem famílias”. Pare e pense um pouco, como trataria seu irmão caso ele dissesse que ganhou uma bolada trabalhando quando vc descobre que na verdade ele assaltou e até mesmo matou pessoas? Iria tratar ele com naturalidade ou iria dar um gelo e ver se ele se arrepende? Os opositores(me refiro aos que foram expulsos e que também desenvolvem um ódio gigantesco pelos seus anteriores irmãos de fé) acabam assassinando o caráter de seus anteriores irmãos e os perseguem sem dar trégua. Por isso, evite apóstatas ou pessoas que escrevem páginas ou postam vídeos com aparência de que está alertando as pessoas sobre “a verdade sobre a religião das Testemunhas de Jeová”, pessoas que dizem que já pertenceram a esta “seita”, que falam mal da “torre de vigia” ou algo assim. São na maioria das vezes este tipo de gente. Juraram ser leais à forma de adoração depois de muitos meses de estudo e após fundamentarem sua convicção. Mas com o tempo, igual a um casal onde um dos cônjuges trai o outro, eles também traem seus irmãos e passam a desenvolver um sentimento de ódio sem fim. Romanos 16:17 FALA PARA QUE EVITEMOS A ESTES. Sugiro que leia estes links abaixo:

    Por que a desassociação é uma provisão amorosa

    https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20150415/desassociacao-uma-provisao-amorosa/

    Nunca rejeite a disciplina de Jeová

    https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20061115/nunca-rejeite-disciplina-de-jeova/

    Por que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?

    https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/por-que-testemunhas-jeova-nao-transfusao-sangue/

    Transfusões de sangue — O que muitos médicos dizem agora

    https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/atividades/principios-biblicos-em-acao/transfusoes-de-sangue/

    Soraya,

    Tire suas dúvidas conosco também, além disso fale com sua instrutora. Não deixe de estudar toda semana a fim de se alimentar espiritualmente e aumentar no conhecimento exato de Deus e de seu filho Jesus Cristo.

    Curtido por 1 pessoa

  • L. Rodrigues  On 1 maio 2017 at 20:14

    Boa explicação irmão Queruvim. Se não existisse a possibilidade de desassociar um prevaricador reincidente (friso, REINCIDENTE) as Testemunhas de Jeova gradualmente se tornariam como as outras religiões, onde a adoração e devoção a Deus é feita como se de um part time se trata-se! Levam a vida que lhes apetece, sabendo que não há consequências,pois os seus líderes religiosos têm como alvo contabilizar fiéis, adaptando os seus ensinos às tendências sociais, em vez de à Bíblia, desrespeitando por completo a palavra do Criador.
    No entanto, a esmagadora maioria dos que por qualquer motivo se afasta, mantém atitude favorável, ou neutra. Só uma minoria de ressabiados se dá ao trabalho de tentar denegrir a imagem de uma fé que dia abraçou de livre e espontânea vontade!

    Curtir

  • Dilei jones  On 1 maio 2017 at 21:53

    Os muçulmanos literalmente manda coptas pelos ares, e os coptas estão preocupados com as pacíficas testemunhas de Jeová? Eu hein

    Curtir

  • Valéria  On 2 maio 2017 at 6:28

    Quanta Ignorância ou Hipocrisia nesses Países e Ortodoxos, As testemunhas de Jeová Seguem a Ordem de Cristo;Por isso São os que Realmente pregam no mundo todo, Sabem que Jesus é o Líder-Perfeito escolhido pelo Próprio Deus,E Deus Tem Nome Assim Como Tudo que ELE criou-JEOVÁ.

    Curtir

  • NOÉ  On 2 maio 2017 at 22:54

    EU GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO PARA UMA PARTE INTERESSANTE QUE, A MEU VER, SE HARMONIZA COM O CUMPRIMENTO DE PROFECIAS. O DETALHE É O SEGUINTE:

    “De acordo com a lei russa, todos os ativos das Testemunhas de Jeová na Rússia devem ser confiscados. Isto tem sido citado pela Igreja Copta como motivo para se agir de alguma forma no sentido de barrar a pregação deste grupo.”

    DE ACORDO COM O NOVO ENTENDIMENTO SOBRE QUEM É GOGUE DE MAGOGUE, ANUNCIADO EM 2016, O REI DO NORTE SERÁ SEGUIDO POR UMA COALIZÃO DE NAÇÕES CONTRA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. COM ISSO O NOVO ENTENDIMENTO REFORÇA QUE:

    O REI DO NORTE INICIA UM COMPORTAMENTO CONTRA O POVO DE JEOVÁ E ACABA SE TORNANDO REFERÊNCIA PARA PAÍSES IGUALMENTE DITATORIAIS A FAZEREM O MESMO.

    COM ESSA PERSEGUIÇÃO INJUSTA INICIADA PELA RÚSSIA, POSSIVELMENTE TEMOS AGORA A IDENTIDADE DO REI DO NORTE REVELADA: A RÚSSIA.

    A NOTÍCIA ACIMA JÁ APONTA O DETALHE QUE NO EGITO OS LÍDERES RELIGIOSOS COPTAS ESTÃO QUERENDO USAR O CASO DA RÚSSIA COMO MODELO DE COMO AGIR CONTRA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NO EGITO.

    AGORA NOS RESTA VER: SE OUTROS PAÍSES DITATORIAIS COMEÇAREM A SEGUIR O EXEMPLO RUSSO E PASSAREM A TAMBÉM CRIAREM PROBLEMAS PARA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, ENTÃO TEREMOS O CENÁRIO SENDO MONTADO:

    A RÚSSIA, REI DO NORTE, PASSA A LIDERAR UMA UNIÃO DE NAÇÕES NO COMBATE AO POVO DE JEOVÁ EM SEUS TERRITÓRIOS. DESSA FORMA TAMBÉM ESTARIAM REVELADOS OS PERSONAGENS QUE FORMARIAM O “GOGUE DA TERRA DE MAGOGUE”: A RÚSSIA SENDO O REI DO NORTE “GOGUE”, E AS VÁRIAS NAÇÕES ASSOCIADAS SERIAM AS NAÇÕES DA “TERRA DE MAGOGUE”, POIS A PROFECIA DE EZEQUIEL 38 DIZ:

    “1 Recebi esta mensagem de JEOVÁ:
    2 “Filho do homem, volte o rosto para Gogue, da terra de Magogue, príncipe que governa as nações de Meseque e Tubal, e profetize contra ele.
    3 Transmita-lhe esta mensagem do Soberano JEOVÁ:

                  Gogue, príncipe de Meseque e Tubal, sou seu inimigo.
    

    4 Eu o farei voltar e colocarei argolas em seu queixo para levá-lo junto com todo o seu exército: seus cavalos e condutores de carros de guerra vestidos com sua armadura completa e uma grande multidão armada com escudos e espadas.
    5 A Pérsia, a Etiópia e a Líbia, com todas as suas armas, o acompanharão.
    6 Gômer e todos os seus exércitos também se unirão a você, bem como os exércitos de Bete-Togarma, do extremo norte, e muitos outros.
    7 “Prepare-se; esteja pronto! Mantenha todos os exércitos ao seu redor de prontidão e assuma o comando deles.
    8 Daqui a muito tempo, você será convocado para entrar em ação. No futuro distante, você virá de repente sobre a terra de Israel, que viverá confiante depois de ter se recuperado da guerra e depois que seu povo tiver regressado de muitas terras para os montes de Israel.
    9 Você e todos os seus aliados, um exército imenso e assustador, virão sobre Israel como uma tempestade e cobrirão a terra como uma nuvem.
    10 “Assim diz o Soberano JEOVÁ: Naquele dia, maus pensamentos lhe virão à mente e você tramará um plano perverso.
    11 Dirá: ‘Israel é uma terra desprotegida, cheia de povoados sem muros, sem portões e sem trancas. Marcharei contra ela e acabarei com esse povo que vive tão confiante.
    12 Irei às cidades antes desoladas, mas que agora estão cheias de gente que voltou do exílio em muitas nações. Tomarei grande quantidade de despojo, pois agora seus habitantes têm muito gado e outros bens. Pensam que o mundo gira em torno deles!’.
    13 Contudo, Sabá, Dedã e os comerciantes de Társis, com todos os seus jovens guerreiros, perguntarão: ‘Você pensa mesmo que os grandes exércitos que reuniu podem tomar a prata e o ouro deles? Acham que podem levar seus rebanhos, apoderar-se de seus bens e tomar despojos?’.
    14 “Portanto, filho do homem, profetize contra Gogue. Transmita-lhe esta mensagem do Soberano JEOVÁ: Quando meu povo estiver vivendo confiante na terra dele, então você despertará.
    15 Virá de sua terra no extremo norte com sua grande cavalaria e seu exército poderoso,
    16 atacará meu povo, Israel, e cobrirá a terra como uma nuvem. Naquele dia, trarei você, Gogue, contra minha terra à vista de todos e mostrarei minha santidade por meio de tudo que lhe acontecer. Então todas as nações me conhecerão.
    17 “Assim diz o Soberano JEOVÁ: Acaso você é aquele de quem falei muito tempo atrás, quando anunciei por meio de meus servos, os profetas de Israel, que, no futuro, o traria contra meu povo?
    18 Mas assim diz o Soberano JEOVÁ: Quando Gogue invadir a terra de Israel, minha fúria transbordará!
    19 Pois, em meu zelo e em minha ira ardente, sacudirei a terra de Israel violentamente naquele dia.
    20 Todos os seres vivos, os peixes do mar, as aves do céu, os animais do campo, os animais que rastejam pelo chão, e todas as pessoas da terra, tremerão em minha presença. Montes serão derrubados, despenhadeiros cairão e muros desabarão.
    21 Convocarei a espada contra você em todas as colinas de Israel, diz o Soberano JEOVÁ, e seus homens voltarão as espadas uns contra os outros.
    22 Castigarei você e seus exércitos com doença e derramamento de sangue; enviarei chuvas torrenciais, granizo, fogo e enxofre!
    23 Com isso mostrarei minha grandeza e santidade e me farei conhecido às nações do mundo. Então saberão que eu sou JEOVÁ.”

    Curtir