Rússia proíbe as atividades das Testemunhas de Jeová


A Rússia suspendeu a maior parte das atividades das Testemunhas de Jeová. Maina Kiai, repórter especial da Organização das Nações Unidas, comentou:

“O governo russo está afirmando que as Testemunhas de Jeová são um grupo extremista, mas na verdade é o seu movimento para bani-los abertamente que parece ser extremo.”

Evangélicos não podem necessariamente esperar o mesmo tratamento.

“Ninguém mais está em uma posição comparável à da comunidade de Testemunhas de Jeová”, disse Alexander Verkhovsky, do Centro SOVA de Informação e Análise, ao Fórum 18 no mês passado.

“Batistas e luteranos são muitas vezes considerados religiões tradicionais pela prática judiciária russa e pelos ortodoxos”, disse William Yoder, porta-voz da Aliança Evangélica da Rússia.

Ao passo que a Testemunhas de Jeová esperam uma decisão da Suprema Corte quanto a se serão proscritas em toda a Rússia e se perderão todas as suas propriedades, o Ministério da Justiça suspendeu sumariamente todas as suas atividades, inclusive reuniões públicas e transações financeiras. Com efeito imediato, uma ordem de suspensão de 15 de Março, proíbe o Centro Administrativo de usar “a mídia municipal e estadual, organizar e conduzir assembleias, protestos, demonstrações, procissões, piquetes ou outras ações em massa ou eventos públicos, fazerem depósitos bancários, com exceção ao uso para realizarem pagamentos relacionados às suas atividades econômicas, compensações por perdas (danos) causados por suas ações, e pagamentos de impostos, taxas ou multas e fazerem pagamentos baseados em contratos de trabalho.

Muito embora tal ordem não tenha sido publicada oficialmente, assim que Aleksei Koshayev, prefeito de Dmitrovgrad  em Ulyanovisk, a publicou em sua página do facebook, esta foi amplamente reproduzida pela mídia. O Ministério da Justiça afirma que não proibiu reuniões de adoração, “exceto em casos de grandes ajuntamentos ou de natureza pública”.

Não está claro como as autoridades interpretarão esta ordem. Em 20 de Março, o Ministério da Justiça da região de Penza suspendeu as atividades das Testemunhas de Jeová em 4 entidades e suas jurisdições. Uma ordem similar foi emitida pelo ministério da Justiça da república de Karachai- Cherkessiya.  Alguns líderes da religião islâmica são igualmente vistoriados somente por portarem algum panfleto, sendo que a lei proíbe a distribuição em massa destes.

Entendo que os direitos de liberdade de expressão tão duramente conquistados pelas Testemunhas de Jeová, por exemplo, em países como os Estados Unidos nos anos de 1940, estão sendo perdidos por causa do favor que o Islã faz, com sua abordagem radical inclusive em território russo. Como diz um ditado, “o justo pagando pelo pecador”.

Maina Kiaia, que defende junto a ONU o direito e liberdade de se reunir pacificamente, argumentou que “o direito à liberdade de associação inclui o direito da associação com propósitos religiosos, e sob a lei internacional este direito só pode ser restringido em circunstâncias bem estritas…o fato de pessoas que pertencem a uma religião majoritária discordarem das atividades ou crenças de um grupo minoritário- ou até mesmo se sentirem ofendidas por causa deles- não é uma base legítima para uma proscrição, desde que as atividades daquele grupo sejam pacíficas.”

 

O Ministro Gerasimov instruiu que a ordem legal contra as Testemunhas de Jeová deve ser enviada às filiais do Ministério da Justiça bem como às administrações locais, autoridades bancárias e ao próprio Centro Administrativo.

Galina Filatova, do Departamento do Ministério da Justiça para Organizações Religiosas, que preparou o processo de dissolvição  e a ordem de suspensão de atividades, estranhamente afirmou que “não somos obrigados a publicar tais ordens”. Quando indagada a respeito do porque tal ordem não fora oficialmente publicada ela simplesmente se omitiu e disse: “Talvez seja estranho”.

Fica claro que as autoridades russas estão tirando o corpo fora e levando a frente uma onda de perseguição insana contra as Testemunhas de Jeová ao passo que não desejam “sair mal na foto”.

Neste ínterim, no mundo e também aqui no ocidente, muitas igrejas evangélicas e outras que professam ser cristãs, comemoram este ataque contra as Testemunhas de Jeová, seja de forma oficial em suas mídias ou pelos comentários feitos pelos pastores e outros de seus líderes religiosos.

“Os protestantes consideram as atividades evangelísticas das Testemunhas de Jeová ser excessivamente intrusivas e agressivas”, disse Michael Cherenkov, diretor de campo executivo da Missão Eurasia, com sede na Ucrânia.

As Testemunhas de Jeová também estiveram na linha da frente da liberdade religiosa nos EUA. Conforme relatado no documentário de 2006 Knocking , coberto pela CT :

As testemunhas foram no Tribunal Supremo 45 vezes entre 1935 e 1958 lutando por seus direitos de liberdade de religião, liberdade de expressão e direitos dos pacientes. Muito antes da fundação de escritórios de advocacia de interesse público cristão, como o Liberty Fund, o Becket Fund eo ACLJ, as Testemunhas de Jeová estavam usando os tribunais para estabelecer as liberdades.

 

 

 

 

 

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • Vinicius de Souza Monteiro  On 22 de março de 2017 at 13:35

    O nome do representante da ONU é Maina Kiai

    Curtir

  • marco antonio silva  On 22 de março de 2017 at 15:15

    Seres humanos desprezíveis e preconceituosos. Logo sentirão a mão pesada de Jeová Deus. Terrível é cair nas mãos do Deus Vivente!!

    Curtir

  • Pragal TNM  On 23 de março de 2017 at 12:31

    Debate de cerca de uma hora essa semana na TV Russa sobre esse assunto: Testemunhas de Jeová X Russia.

    Tem os dialogos no link abaixo em russo, onde podemos ver o que os estudiosos dizem sobre esse assunto (traduzir pelo google tradutor).
    Um dos entrevistados aparece no site JW.ORG na defesa da Organização.

    http://www.svoboda.org/a/28384802.html

    Curtir

  • Evandro Motta  On 25 de março de 2017 at 9:26

    Poderia me enviar a fonte de matéria por favor? Obrigado.

    Curtir

  • Queruvim  On 25 de março de 2017 at 21:04

    As informações foram repassadas por várias mídias inclusive em entrevistas coletivas, o que ao meu ver dispensa fontes.Em alguns casos porém, o material é citado e mencionado em sua fonte (FORUM 18). Ao passo que parte do material deste artigo é da autoria do próprio editor desta página.

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s