Assista o vídeo da fenda que pode separar iceberg na Antártica


A rachadura com aproximadamente 175 quilômetros de extensão fez com que a Grã-Bretanha fechasse uma base de pesquisas na região. Desde o dia 1 de Janeiro ela já avançou 10 km. Existe a possibilidade que a rachadura se rompa, dando origem a um gigantesco iceberg. Quais são as consequências deste rompimento?

 

As rachaduras no gelo forçaram o fechamento da estação Halley VI durante o inverno, entre março e novembro. A base de pesquisa da Grã-Bretanha na Antártica ficará fechada durante este ano devido a duas grandes rachaduras na placa de gelo sobre a qual está construída.

O temor dos cientistas é que as rachaduras deem origem a gigantescos icebergs e, se isso acontecer, a base, poderia ser destruída. Os dezesseis pesquisadores que ficariam na estação no período de inverno, entre março e novembro, irão para casa e a base será levada para longe das rachaduras.

Halley VI Base da Grã-Bretanha

A elevação do nível do mar pode causar efeitos catastróficos no mundo. A flutuação do gelo não causaria este problema de imediato, mas em meses, pedaços que ficam acima do nível do mar ou sobre a terra, caso estejam se distanciando irão se derreter e causar o aumento do nível do mar. A previsão é de que o derretimento da  plataforma de gelo Larcen C pode aumentar o nível do mar em 10 cm. Este fenômeno afetaria não somente ao causar terríveis mudanças climáticas, mas muitas cidades ao redor do mundo seria invadidas pela água. O vídeo abaixo apresenta o resultado de um degelo exagerado dos polos do planeta.

 

 

Veja estes artigos relacionados:

Gigantesco iceberg está perto de se romper na Antártica

Deus “arruinará os que arruinam a terra”. (Apoc. 11:18)

 

O fim das tragédias climáticas

Não estou satisfeito com minha vida — será que Deus, a Bíblia ou a religião podem ajudar?

 

Anúncios