Isaías 9:6 “Grande Anjo do Conselho” (LXX) ou “Maravilhoso Conselheiro”?


megalhs-boulhs-aggelos

 

Certo leitor apresentou a seguinte dúvida por e-mail: 

Bom dia amigo! Sou leitor de artigos do blog TNM defendida e sei que você é pesquisador do idioma grego. Gostaria que me esclarecesse uma dúvida . Eu adquiri uma LXX e no livro de Isaías 9:6 Onde chama Jesus de “Maravilhoso conselheiro” aparece a palavra que pode ser traduzida por “anjo” em português. A minha duvida é porque todas as traduções traduzem essa palavra por “maravilhoso” ao invés de traduzir literalmente “anjo” . A própria TNM faz isso. Eu encontrei um trecho da LXX em espanhol como segue :

“Porque un pequeñuelo nos ha nacido; un hijo nos ha sido dado, cuyo principado ha sido hecho sobre su hombro(c) ; y es llamado su nombre: de gran consejo Angel, Admirable, Consejero, Dios fuerte, Poderoso, Príncipe de paz, Padre del futuro siglo. Pues yo traeré paz sobre los príncipes, y paz y sanidad a él.”

Desde já agradeço pelos artigos do blog e tenho certeza que sua resposta irá me ajudar a enriquecer o conhecimento muito obrigado!  Ass: Flavio.

Resposta da página TNM Defendida: 

Flavio, o texto da LXX ( Septuaginta) é uma tradução não literal e as vezes “parafraseia” com o uso de palavras que não são exatamente o que está no texto antigo em hebraico. ( Isso acontece, por exemplo, na expressão EU SOU empregada na LXX em Ex. 3:14) No caso do texto mencionado por ti, Isaías 9:6, os manuscritos em hebraico não apresentam a palavra “anjo”. Posso citar aqui a BHS,  atualmente  considerada pelos eruditos a edição científica padrão do texto bíblico hebraico.

 וַיִּקְרָא שְׁמוֹ פֶּלֶא יוֹעֵץ, אֵל גִּבּוֹר, אֲבִי-עַד, שַׂר-שָׁלוֹם.

“E será chamado pelo nome de Maravilhoso Conselheiro, (פֶּלֶא יוֹעֵץ ) Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Tradução literal)

Como pode ver em Hebraico, פלא (pelé’), Maravilhoso, (palavra derivada de Palá’ que significa separar, distinguir, tornar grande.) É empregada ao se referir a algo que é grande, maravilhoso, como por exemplo, milagres>  Lamentações 1:9; Daniel 12:6.

A Septuaginta verteu a frase hebraica “Maravilhoso Conselheiro” por “megalhs boulhs aggelos” ( O anjo do Grande Conselho). Interessante que a Versão da Septuaginta Grega não é uma “Bíblia  das Testemunha de Jeová”. Foi traduzida no 2º século A.E.C. Na profecia sobre o Messias que vem (Jesus), a LXX chama Jesus de “megalhs boulhs aggelos”, ( se lê: megáles búles ânguelos) vertido em Português “o Anjo do grande conselho”. VER – Isaías 9: 6, Septuaginta Grega.

Diversos dos chamados “Pais da Igreja” se referiram a Jesus como sendo um anjo. Claro que as Testemunhas de Jeová não consideram  Jesus como apenas “um anjo”. Mas o maior de todos os seres espirituais criados por Jeová Deus, a segunda maior pessoa de todo o universo, o salvador da humanidade. (Apoc. 3:14).

Os judeus ao produzirem a LXX empregaram a palavra “anjo” provavelmente com o sentido de “mensageiro” em vista da profecia de Malaquias 3:1. Certamente acreditavam em Cristo como sendo um mensageiro e não o próprio Deus em forma humana como ensinam os trinitários.

 

Uma observação sobre a LXX. As Escrituras Gregas Cristãs, o chamado Novo Testamento, contêm umas 320 citações diretas e o total conjunto de talvez 890 citações e referências das Escrituras Hebraicas ou VT. A maioria delas se baseia na Septuaginta. A LXX não foi uma tradução feita pelos Apóstolos inspirados, mas por judeus que falavam grego. (Veja o artigo falando sobre a LXX).

 

Diversas Traduções da Bíblia referente ao texto de Isaías 9:6

Who is the Archangel Michael?

Os primeiros cristãos e o mundo grego

Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • Jefferson  On 12 de dezembro de 2016 at 0:18

    Boa noite. eu também acompanho o bloh e sei que é de fonte confiável. mais alguns irmaos locais acreditam nao ser correto esses tipos sites ou canal no YouTube falando da verdade. minha dúvida è existe algum principio que nos ajuda a entender essa questão ou è apenas mais um assunto de consciência?

    Curtir

  • Franz sommerfeld  On 12 de dezembro de 2016 at 0:51

    Também quero agradecer pelo seu trabalho fantástico:riquíssimo em detalhes!
    E o melhor de tudo (É VERDADEIRO )com o simples objetivo a verdade é a santificação do nome do nosso Deus JEOVÁ
    Obrigado meu irmão
    Abraço

    Curtir

  • Queruvim  On 12 de dezembro de 2016 at 2:15

    Jefferson, Sites na internet podem ser um grande problema. Alguns escrevem e citam argumentos apóstatas. Apontam para páginas de opositores. Opositores não são apenas críticos, mas inimigos insanos que farão de tudo, até mesmo mentir ou contar coisas piores que a mentira ( uma meia verdade por exemplo, que possui uma aparência de verdade). Portanto, os avisos para se ter cautela não são exagerados. Muitas vezes, um opositor faz uma crítica contra as TJ e esta “viraliza”, o efeito porém muitas vezes é o contrário do que pretendem. Acabam sem perceber promovendo uma aproximação e contato das pessoas com as TJ e o JW.ORG. O mesmo ocorre quando um site bem intencionado cita opositores. Alguns podem começar a ler apostasia. Portanto, escrever na internet pode ser altamente perigoso. Por exemplo, se assediar alguém ou ofender, isso pode resultar em processo nos tribunais. Muitos não sabem até que ponto algo pode ser dito e acabam escrevendo ataques pessoais. Este é mais um perigo. Há o problema dos direitos autorais. Copiar material da jw.org em quantidade expressiva, é violação de direitos. Enfim, tudo isso é muito mais faz com que se chegue a conclusão de que não poucos sites “defendendo” a verdade, podem ser um terreno escorregadio. Há muitos cristãos dedicados a Jeová que consultam esta página, mas o fazem em base pessoal e “na deles”. A organização não pode proibir nem tampouco incentivar pelos motivos apresentados. Ela afirma que “não há necessidade” de tais sites. Certa carta ‘desencoraja fortemente’ a produção de tais. Evidentemente pelos motivos apresentados.

    Curtir

  • Flavio bispo da silva  On 12 de dezembro de 2016 at 9:29

    Muitissimo obrigado, um abraço e bom dia

    Curtir

  • lucas 4M  On 12 de dezembro de 2016 at 16:50

    irmãos, eu vou começar a estudar a Biblia, e gostaria de ler o livro, Proclamadores do reino, pois quero aprender mais sobre as tjs.

    gosto muito desse site, pois expõem a verdade, que muitos distorcem.

    Curtir

  • Lord Saga  On 13 de dezembro de 2016 at 12:29

    Senhor Queruvim.

    Notei consultando a LXX que Isaías 9:6 não é sempre igual, não tem uma leitura grega uniforme, dependendo de onde se consulta a fraseologia difere com palavras a mais ou a menos, como por exemplo a falta do termo THEOS, para nós leigos isto é ruim porque para nós leigos é como se a LXX fosse uma versão só de texto único e não algo como o NT cheio de variantes e diferentes textos padrão. O senhor sabe mais sobre isso? Os diferentes textos da LXX e suas variantes existentes?

    Curtir

  • Lord Saga  On 13 de dezembro de 2016 at 12:37

    Não é possivel proibir que pessoas criem sites, blogs, canais, grupos e perfis sociais do que quiserem para falar sobre o que quiserem, do interesses, hobbies e coisas favoritas, a religião não é excessão.

    Por outro falar em nome de Jeová, ou das JWs é uma responsabilidade grande demais e não tem como ser incentivado. O que você está dizendo ou como se comporta pode recair sobre seu Deus, o que as pessoas pensam da sua fé ou da organização a que esta afiliado.

    Curtir

  • Queruvim  On 13 de dezembro de 2016 at 13:07

    Um respeitado erudito bíblico alemão, Alfred Rahlfs juntamente com outros dois eruditos, Michael W. Holmes PhD,
    do Seminário Teológico de Princeton e o renomado erudito Parsons consolidaram uma lista proposta de manuscritos da LXX.( Septuaginta -Studien) Foram classificados mais de 2000. Sobreviveram apenas raros manuscritos de traduções da Torá para o Grego Coiné pelos Rabinos judeus. Poderá ler algo sobre isso em inglês aqui>
    http://www.ccel.org/ccel/swete/greekot.iii.v.html

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s