Uma conversa sobre a bíblia – Haverá vida eterna na terra?


Leia a seguir uma típica conversa entre uma Testemunha de Jeová e uma pessoa. Imaginemos que André pergunta ao seu colega, Gabriel, porque as Testemunhas de Jeová dizem que este planeta terra será um paraíso.

André – Então Gabriel, minha irmã disse que vocês dessa religião não acreditam que os salvos irão para o céu, mas sim que vamos viver aqui nesta terra para sempre. É verdade isso?

Gabriel – Então André, sua irmã está parcialmente correta, pois nós cremos sim que haverá pessoas salvas que irão para o céu. Mas o que ela disse sobre a vida na terra é verdade. Sim, nós cremos de acordo com a bíblia que a maioria dos salvos irá morar aqui mesmo nesta terra. Se você me permitir, gostaria de lhe mostrar na bíblia alguns pontos que lhe mostrarão que isso é verdade.

André –  Claro Gabriel. Eu fiquei chocado com essa sua afirmação, mas gostaria de ouvir essa sua posição.

ESTIMULANDO O RACIOCÍNIO

Gabriel – Tenho certeza André que você conhece a oração do Pai Nosso. Nesta oração nós fazemos muitos pedidos importantes, não é mesmo?

André – Sim, é verdade. Faço essa oração todos os dias.

Gabriel – Você já parou pra pensar André em como essa oração mostra que a terra será um local bom para nós morarmos?

André – Não, nunca pensei. Como assim?

Gabriel: Veja bem André. Nós pedimos assim: “Venha a nós o teu reino. Seja feita a tua vontade, aqui na terra, como no céu”. Você acha André que a vontade de Deus é feita aqui na terra como ela já é feita no céu?

André – Acho que não Gabriel. No céu é muito bom, não tem guerras, nem fome e nem morte. Ta longe de a terra ser como o céu.

Gabriel – Verdade André, você está certo. Mas na oração nós pedimos justamente isso, ou seja, que a vontade de Deus seja feita aqui na terra, da mesma forma como é no céu. Nosso Senhor Jesus é que nos ensinou a pedir isso. Você acha que isso é possível André?

André – Sim Gabriel, pra Deus todas as coisas são possíveis. Mas se isso vai se cumprir, como vai acontecer isso?

Gabriel – Vamos ler um texto na bíblia. Tenho aqui no meu celular uma bíblia e veja esse texto de Daniel 2:44. Olha o que ele diz André: “Nos dias desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será destruído. E esse reino não passará para as mãos de nenhum outro povo. Vai esmigalhar e pôr um fim a todos esses reinos, e somente ele permanecerá para sempre.”

Percebeu André que aqui diz que Deus vai vir com um reino, ou governo Dele, e que esse governo de Deus ia substituir os governos humanos atuais e nos governar pra sempre?

André – Sim Gabriel, é verdade.

Gabriel – Então André, esse reino de Deus é o mesmo reino que pedimos na oração do Pai Nosso. Nós oramos para que o reino, ou governo de Deus, venha. E ele vai vir, conforme leitura do texto de Daniel. Então será dessa forma que o governo de Deus fará com que a vontade Dele seja feita aqui na terra, da mesma forma como Deus já faz ela no céu. Conseguiu entender?

André – Entendi Gabriel, nunca tinha raciocinado dessa forma. Mas realmente faz sentido.

CONFIRMANDO A VERDADE RECÉM ASSIMILADA E LANÇANDO A BASE PARA UMA REVISITA

Gabriel – Sim André. Nós dependemos que governo de Deus nos governe para que a vontade de Dele seja feita aqui e como você viu, é isso que vai acontecer. Veja mais alguns textos André que falam de como será a vida aqui na terra quando o governo de Deus estiver reinando sobre nós. (Após isso Gabriel leu para André Salmos 37:9,10,11 e 29; Isaías 11:1-9; 25:8; 35:5,6; 65:21-25; Mateus 5:5; Apocalipse 21:3-5).

André – Realmente Gabriel, a bíblia fala de uma vida aqui mesmo na terra. Muito interessante saber isso. Mas agora me surgiu uma dúvida sobre esse assunto Gabriel: Se os humanos vão viver aqui na terra mesmo, porque a bíblia fala também de humanos que vão ganhar a vida eterna no céu?

Gabriel – Ótima pergunta André. Esse é um assunto muito bom de estudar e a bíblia também responde isso, mas eu gostaria de lhe responder na semana que vem. Pode ser neste mesmo horário?

André – Claro Gabriel. Marcado então. Até mais!

Gabriel – Até mais André!

17 comentários em “Uma conversa sobre a bíblia – Haverá vida eterna na terra?

  1. O estudo de A sentinela desse final de semana está incrível! “Vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações” MAT. 28:19, 20.

    Seria maravilhoso após este estudo fazer uma análise dos pontos principais e colocar neste blog para atestar o grupo de servos leais de Deus que tem cumprido com a ordem expressa de Jesus.

    Fica a sujestão!
    Um forte abraço e fiquem com Jeová!
    Leandro

    Curtir

  2. Explique lá uma coisa: o planeta Terra depende do Sol e o Sol tem os seus dias contados. Se o planeta Terra não é eterno, como poderiam os salvos viver aqui para sempre? Impossível!

    Curtir

  3. Sarmento, a resposta à tua pergunta nós encontramos na bíblia. O Salmo 72:5 nos diz diz que temeremos a Deus enquanto houver sol, e enquanto existir lua, geração após geração. Se o Sol está com os dias contados, como você diz, então nossa adoração a Deus também está com um prazo de validade. Isso faz sentido? Não. Os adoradores do único Deus verdadeiro viverão no Paraíso enquanto durar o Sol e a Lua — ou seja, para sempre. Pode ser que Deus renove a energia solar a cada bilhões de anos. O planeta Terra é eterno sim, o planeta não será destruído. Isaías 45:18 nos diz que a Terra não foi criada simplesmente para nada. Salmos 104:5 diz que Deus “estabeleceu a terra em seus alicerces; Ela nunca, jamais, será tirada do seu lugar.” Eclesiastes 1:4 nos diz que: “Uma geração vai e outra geração vem,Mas a terra permanece para sempre. Salmos 37:29 diz “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” O próprio Jesus disse no sermão do monte que os mansos herdarão a Terra (Mateus 5:5).

    Curtir

  4. Caro amigo,
    o que diz não responde à questão; o sol não durará para sempre, é uma estrela e como todas as estrelas, um dia acabará …
    na minha perspectiva, a linguagem poética que citas não tem o alcance que lhe dás …
    repito, o que é absolutamente verdadeiro é que o sol acabará e esta é uma verdade tão clara como aquela que afirma que a Terra é redonda
    lê sobre a constituição do Sol e o seu funcionamento e verás que tenho razão (procura em vossa literatura artigo/s sobre o Sol ou as estrelas … e pf, envia-me pdf de artigo/s que encontrares e que neguem a verdade científica)

    mas, agradeço a tua resposta
    abraço

    Curtir

  5. A Fusão nuclear do Sol será eterna visto que O Projetista do Universo é eterno e Todo Poderoso. Ele mesmo projetou tudo isso. Os que acreditam que “o nada” fez tudo isso, também acreditam que tudo isso vai virar um nada. Nossa crença e escolha pode lhes parecer fútil mas ainda que fosse, oferece algo muito melhor, esperança. “A esperança é a última que morre” diz certo ditado. Os que vivem sem esperança são frustrados no presente. Que alegria nos dá entender que Jeová Deus é bom e que sua benevolência é para com os que lhe são leais. O próprio Ser Supremo, falando sobre as estrelas, disse por meio de seu antigo profeta Isaías (40:26:

    “A quem vocês podem me comparar? Quem é igual a mim?” diz o Santo.
    “Ergam os olhos para o céu e vejam.
    Quem criou estas coisas?
    Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número;
    Ele chama a todas elas por nome.
    Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder,
    Não falta nem sequer uma delas…”

    Curtir

  6. Sarmento, eu não ignorei a constituição do Sol. Como disse, pode ser que Jeová Deus renove a quantidade hidrogênio do Sol a cada ciclo. Pensa bem, Jeová fez do hidrogênio o componente de 90% do Universo, você acha que Ele não seria capaz de abastecer o Sol novamente? Se o próprio Deus disse que o Sol (pelo menos o nosso Sol) não vai acabar é porque Ele vai cumprir isso. Agora se não crê em Deus, e acho que tudo, inclusive a vida, veio do nada e de coisas sem vida, então sua tendência é pensar assim mesmo. Mas se crê em Deus e acha que todos vão para o céu, então precisas dar mais atenção a esses versículos citados no artigo, pois não há como pensar assim tendo apoio bíblico.

    Curtir

  7. Ouça lá: quem disse que Jeová não é bom … que o nada/ocaso/probabilidade … Eu não disse nada disso!
    O amigo não tem argumentos válidos.
    Explique-me lá qual é a constituição do Sol, sua estrutura e funcionamento. Eu posso adiantar-lhe que o Sol queima aproximadamente 282 biliões de toneladas de hidrogénio de seu núcleo. Feitas as contas, por volta do ano 7 500 000 000, o consumo final do hidrogénio fora do núcleo e de seus átomos de hélio acabará com o Sol e, pressuposto, com a vida no planeta Terra – até porque, o Sol, ao entrar nessa fase final, devido à pressão de dentro para fora, agigantar-se-á e crescerá invadindo as órbitas de Mercúrio e de Vénus e abrasando a Terra.
    As estrelas têm uma vida/duração; não são eternas.
    O que me escandaliza é que vocês citam a ciência quando lhes convém e quando não, negam-na. Fique o amigo a saber, que estes dados da astronomia não dependem de qualquer teoria e, muito menos da teoria evolucionista, mas de observações concretas, evidentes e actuais. São factos evidentes. O Sol está aí tal e qual foi criado e não existirá eternamente. Olhamos para ele, estudamos e observamos um corpo incandescente que tem os seus dias contados, como qualquer outra estrela.
    Citar passagens poéticas não resolve o assunto.
    Lanço-lhe um repto: explique lá a constituição do Sol e seu funcionamento.
    Já agora, explica Rev 19:1.
    Abraço

    Curtir

  8. Desculpe, quis dizer:
    Eu posso adiantar-lhe que o Sol queima aproximadamente 282 biliões de toneladas de hidrogénio de seu núcleo POR MINUTO.

    Curtir

  9. A “Ciência” não entende porque as células param de se regenerar em um dado momento da vida.Nem conseguem reverter este processo. Em sua palavra escrita, Jeová Deus nos informa que a rebelião no Éden resultou no processo gradual e implacável chamado morte. É nas Escrituras Sagradas que temos informações sobre a esperança de não haver mais a morte de humanos obedientes quando Deus eliminar a maldade na terra. O mesmo dizemos sobre o Sol. Do ponto de vista dos homens este terá um fim. Mas Deus orientou sobre isso nas Escrituras e nos diz que tais corpos celestes existirão para sempre. Ele usará seu poder para impedir a morte ou deterioração.

    “Suponhamos que você peça a um mecânico treinado e habilidoso para regular o seu carro. Após muito esforço, ele termina o trabalho e você confirma que tudo está em ordem. Como acha que ele se sentiria se mais tarde você teimasse em afirmar que o carro ficou regulado por mero acidente ou por obra do acaso?

    Pode-se perguntar o mesmo a respeito dessa estrela excepcional: o Sol. Alguns cientistas querem convencer-nos de que a composição do Sol, a órbita, a distância da Terra e suas outras características não passam de felizes coincidências. Será que isso faz sentido? Acha que essa é uma conclusão lógica?

    Assim como um motor de veículo bem regulado nos diz algo a respeito da qualificação e da habilidade do mecânico, o Sol — entre outros corpos celestes — nos ensina algo. As características excepcionais dessa estrela — que tornam possível a vida na Terra — nos ensinam claramente que ela é obra de um Projetista e Criador inteligente e poderoso. O apóstolo Paulo expressou isso da seguinte maneira: “As suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade.” — Romanos 1:20.” http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102001205#h=2

    Deus pode deter uma “deterioração” do Sol. Foi assim quando o antigo Israel andou durante décadas no deserto e suas sandálias não foram gastas. (Deut29:5) Quanto a “escandalizar-se” com o que outros pensam isso acontece devido a falta de fé. Já afirmei que esta página não é mural de trolls ou opositores e creio que este não seja o seu caso. Discordar é normal. Expor o ponto de vista diferente é normal, mas não quero transformar este assunto em uma discussão infinita. O que você considera argumentos que não são “válidos” são na verdade conhecimento baseado na Bíblia Sagrada, o qual entendemos ser provenientes do Criador do Universo e não simples “passagens poéticas”. É um assunto de fé e entendimento que tem como pano de fundo o texto da Bíblia, o qual consideramos inspirada por Deus. “O poder” pertence somente a Jeová Deus e seu Rei ungido, Cristo. Rev. 19:1 fala justamente sobre este “poder”. No que dependesse de humanos tudo morreria. E não haveria esperança. Há algum outro assunto em Rev. 19:1 que gostaria de comentar?

    Curtir

  10. Existe um salmo na Bíblia que menciona as coisas físicas se gastando como um roupa. Isso aconteceria com o Sol também, mas Deus tem o poder de impedir e pode mantê-lo para sempre. Simples assim!

    Curtir

  11. Refugiado nesse baluarte, não há como debater… Garanto-te que o Sol acabará.
    É pena ver um cristão negar evidências científicas – nota, que não é uma teoria; o Sol é observado e estudado; não são feitas suposições, lançadas hipóteses, como sucede com a teoria da evolução.

    Não sei a que te referes quando falas das células … A citologia não tem dificuldade em explicar a estrutura e função das células, sua morte programada, etc. A ciência não faz tentativas de imortalizar células. Onde leu isso?
    Relativamente a Rev 19.1, peço desculpa, queria dizer: Hb 1.10,11 (especialmente, se sabe grego, analise ἀπόλλυμι e παλαιόω).

    desculpa, uma vez trato-te por tu e outras por você; não leves a mal.
    fique claro que não sou “opositor”
    apenas manifestei que aquilo que dizes é inadmissível, pois o conhecimento factual garante-o e, curioso! – a ES também, vg. em Hb 1.10,11
    abraço

    Curtir

  12. Eu afirmei o seguinte:

    “A “Ciência” não entende porque as células param de se regenerar em um dado momento da vida.”

    Em seguida o leitor “Sarmento” comentou:

    “Para a mentalidade científica, porém, o envelhecimento há muito é um enigma. Por quê? “Ele parece conflitar-se com o ímpeto de sobrevivência que inspiram a maioria das atividades do organismo”, explica o livro The Living Body (O Corpo Vivo), de Karl Sabbagh. Quão perto estão os cientistas de entender a causa do envelhecimento?
    A citologia não tem dificuldade em explicar a estrutura e função das células, sua morte programada, etc. A ciência não faz tentativas de imortalizar células. Onde leu isso?”

    ONDE EU LI ISSO? Vejamos as fontes!

    “Não existe teoria única que explique todos os fenômenos do envelhecimento.” — The New Encyclopædia Britannica.

    “O estudante contemporâneo do envelhecimento confronta-se com mais teorias do que o número de pernas da centopéia.” — Dr. Gairdner Moment, professor emérito de ciências biológicas.

    “Muitos gerontólogos concordarão que os nossos tempos são muito desnorteadores. Não conhecemos o mecanismo por trás do envelhecimento, tampouco somos capazes de medir o índice de envelhecimento em termos bioquímicos precisos.” — Journal of Gerontology, setembro de 1986.

    “A parábola do cego que tenta descrever um elefante também ilustra os problemas dos pesquisadores do envelhecimento.” — Dr. C. E. Finch, professor de biologia e gerontologia.

    A Ciência da Biogerontologia afirma: Theories of aging are numerous and no one theory has been accepted. sources present at #

    Os cientistas evolucionistas não querem encarar o fato de que o homem envelhece e morre por ter herdado esta condição de nossos primeiros pais, que se rebelaram contra Deus. (Rom. 5:12) Somente na nova ordem de Deus se inverterá o processo do envelhecimento e da morte. — Rev. 21:4. Os cientistas não podem compreender o motivo do envelhecimento, visto que teoricamente as células do corpo deviam dividir-se e multiplicar-se indefinidamente. Usei este paralelo para mostrar que os cientistas não entendem nem está no campo de pesquisa da Ciência saber o que acontecerá com o Sol da mesma forma que a ciência não entende coisas que somente a Bíblia explica.

    Curtir

  13. A Bíblia em diversas passagens emprega hipérboles ou exagerações. É o que acontece com o texto de Hebreus 1:10. Jesus pensava assim pois seu raciocínio fluiu neste sentido no sermão onde fala do ‘céu e terra passarem’.

    “Mais fácil é passarem céu e terra do que passar sem cumprimento uma só partícula duma letra da Lei.” “Céu e terra passarão, mas as minhas palavras de modo algum passarão.” (Lucas 16:17; 21:33; Mateus 5:18; compare com Hebreus 1:10-12.)

    Sabemos que os céus e a terra literais jamais passarão.Confira estes TEXTOS PREZADO! (Salmo 78:69; 104:5; Eclesiastes 1:4) Jesus disse também: “É mais fácil um camelo passar pelo orifício duma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus.” (Marcos 10:25) Certamente, Jesus não quis dizer que um rico jamais poderia tornar-se um discípulo; alguns ricos no primeiro século se tornaram cristãos ungidos. (1 Timóteo 6:17-19) A exageração empregada por Jesus visava frisar quão difícil é um rico colocar Deus à frente da riqueza material e do conforto. — Lucas 12:15-21.

    Curtir

  14. Sarmento, Queruvim quer dizer que a ciência explica coisas baseados nos fatos científicos, e estão corretas. Mas a ciência não abre brecha para coisas sobrenaturais.

    Por exemplo, Deus ressuscitar um morto é algo anti científico, entretanto, pra Deus é a coisa mais fácil do mundo. Como Criador, recriar a vida é fácil.

    Da mesma forma, a ciência explica que o Sol está se acabando. Mas e quando Deus intervir e fazer um milagre? Com isso, a ciência não conta.

    Curtir

  15. Eu procuro encarar as coisas de forma objetiva e sem estereótipos. Quando alguém diz que “a Justiça falhou” ou algo assim, eu considero isso uma declaração errada. A Justiça é um princípio de Deus. Ela é parte da atuação perfeita de Deus. (Deut. 32:4) De maneira similar, a Ciência pode explicar tudo o que acontece. Até mesmo algo espiritual, visto que o que ali ocorre também é real. É a ciência humana que é em muitos casos cega, pois tem visão limitada. Ciência significa “conhecimento”.

    Curtir

Os comentários estão fechados.