Abandono na área de saúde prenuncia uma calamidade no Brasil


Zika: ‘Vivemos momento semelhante à epidemia de aids’, diz infectologista Artur Timerman

Além de ser transmitido pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya, o contágio do zika vírus pode ocorrer por meio de transfusão de sangue.#    Perguntamos aos que criticam a posição das Testemunhas de Jeová em abster-se de sangue (Atos 15:28,29) se transfusões de sangue realmente “salvam vidas”! Até porque ninguém criou um teste de sangue para afirmar que o sangue doado está isento da infecção por Zika. Sem falar na fase em que uma pessoa que contraiu recentemente AIDS é diagnosticada como não tendo AIDS mesmo depois de teste! Isto se dá devido a um período de tempo em que a doença é indetectável, a chamada “Janela Imunológica”. * (Veja nota no final deste artigo) Onde estão os sabichões que dizem que transfusões de sangue são para “salvar vidas”? Além disso,  estudo também confirma transmissão do vírus Zika por meio das relações sexuais. **

O presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arbovirose, Artur Timerman, afirma que os órgãos federais demoraram a agir contra o surto atual de microcefalia. Os números são alarmantes: em Natal (RN), três bebês por dia são diagnosticados. Acompanhe a entrevista, com a repórter Natalia Cuminale.

 

 

  • O sangue submetido ao teste de HIV é seguro?Janela imunológica” é o termo que designa o intervalo entre a infecção pelo vírus da aids e a detecção de anticorpos anti-HIV no sangue através de exames laboratoriais específicos. Estes anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV, o que indica nos exames a confirmação da infecção pelo vírus. Para o HIV, o período da janela imunológica é normalmente de duas a oito semanas, mas em alguns casos pode ser mais prolongado.

    Se um teste de detecção de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há possibilidade de um resultado falso-negativo, caso a pessoa esteja infectada pelo vírus. Portanto, se o teste for feito no período da janela imunológica e o resultado for negativo, é necessário realizar um novo teste, dentro de dois meses. Neste período ocorre a soroconversão, se a pessoa estiver realmente infectada.

    É importante, nesse período de janela imunológica, que a pessoa não passe por nenhuma situação de risco, pois se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o vírus para outras pessoas. Veja a explicação do site do Governo sobrea “Janela Imunológica.


SURGE UMA NOVA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL

Both comments and trackbacks are currently closed.