Qual a leitura correta do Salmo 8:5? Dúvida de leitores


anjos de Jeová
Numa profecia escrita por Davi  cerca de 1000 anos antes de Cristo,  lemos a respeito de Jesus:

“Tu o fizeste um pouco menor que os seres divinos, E o coroaste de glória e esplendor.” Salmo 8:5,  Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, Ed. 2013

“Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.”Salmos 8:5 Almeida Corrigida e Revisada Fiel.

“Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes. Versão Católica

“For thou hast made him a little lower than the angels,[um pouco menor que os anjos] and hast crowned him with glory and honour.” King James Version

O texto hebraico Massorético da BHS apresenta a seguinte leitura:

וַתְּחַסְּרֵהוּ מְּעַט, מֵאֱלֹהִים

Vattehhaserehu mme`at me´elohim

“E o diminuíste um pouco mais que os deuses”

A palavra hebraica

חָסֵר

(se lê hhaser)

significa literalmente “tornar menor, diminuir, faltar, necessitar”. A frase hebraica “Me Elohim” literalmente “do que [os]deuses”, emprega a preposição “me” que expressa um comparativo.**

A Palavra: ELOHIM Segundo a definição do respeitado Brown Driver Briggs Léxico HebraicoInglês significa :

  • a. governantes, juízes, quer como representantes divinos em lugares sagrados ou como refletindo majestade divina e poder.

  • b. divinos, seres humanos  poderosos, incluindo Deus e anjos.

  • c. anjos;

 

Para uma explicação detalhada a respeito do significado da palavra hebraica “Deus, deuses” Elohim, ver este artigo.

Paulo em Hebreus 2:7 se referindo a Jesus, cita esta passagem e diz que Deus o fez “menor que os anjos”.
Isto implica que o substantivo “Elohim” empregado por Davi e que significa literalmente “deuses” se refere aqui no Salmo 8:5 aos anjos. Em outras palavras, Jesus foi feito um pouco menor que os anjos. Ele não era 100% Deus, conforme afirmam alguns, mas “menor que os anjos” e um equivalente perfeito do primeiro homem Adão. (Compare com 1 coríntios 15:45) Cristo por ser um equivalente de Adão, e menor que os anjos forneceu o perfeito resgate por todos os humanos que depositassem fé nele. (Leia sobre o resgate)

 

Veja Também:

Negam as Testemunhas de Jeová a divindade de Cristo ?

Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • kl  On 22 de agosto de 2015 at 18:47

    Engraçado como as traduções CNBB PASTORAL E BÍBLIA DE JERUSALÉM preferem o termo ” um deus” no Salmo 8:5 e ninguém aparece para levantar duras acusações contra elas!Ou falsas acusações contra os seus tradutores tais como de estarem promovendo um “politeísmo “.Eu entro em vários sites na internet que falam maravilhas da BJ e “demônios” da TNM .Embora o termo ” um deus” seja mais frequente na traduções que já mencionei do que na TNM.(não necessáriamente a deuses falsos ) Se o motivo pelo qual a TNM é condenada por muitos for apenas pelo termo “um deus ” João 1:1 BJ PASTORAL e CNBB deveriam ser ainda mais condenadas!
    Parece que não é unicamente por dizer a verdade do texto base da Bíblia que ela é rejeitada é porque vem de nós.Isso por se só mostra que é os demônios que encabeção a religião falsa.

    Curtir

  • Victor DB  On 23 de agosto de 2015 at 13:25

    Off Topic:Queruvim, faz uma new sobre os gigantes que viveram na terra e aproveita e linka essa noticia recente abaixo.

    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3202454/Oldest-modern-hand-1-85-million-years-old-Pinkie-bone-suggests-unknown-giant-ancestors-came-trees-earlier-thought.html

    Curtir

  • Saga  On 23 de agosto de 2015 at 13:58

    "kl On 22 de agosto de 2015 at 18:47
    Engraçado como as traduções CNBB PASTORAL E BÍBLIA DE JERUSALÉM preferem o termo ” um deus” no Salmo 8:5 e ninguém aparece para levantar duras acusações contra elas!Ou falsas acusações contra os seus tradutores tais como de estarem promovendo um “politeísmo “.Eu entro em vários sites na internet que falam maravilhas da BJ e “demônios” da TNM"

    kl, as semelhanças da badalada BJ com a TNM são muitas, não param por aí.

    As críticas contra a NM são devido a serem uma tradução feita por uma equipe de TJ antrinitarianas, se a BJ é elogiada é porque embora seja uma tradução católica, eruditos protestantes também participaram da sua produção e inclusive é uma tradução ecumênica que é abertamente vendida em livrarias evangélicas.

    Não é devido as opções de tradução, se em certos textos a TNM prefere a opção “prestar homenagem” em lugar da tradicional “adorar”, a BJ faz o mesmo.

    Curtir

  • Queruvim  On 23 de agosto de 2015 at 14:23

    Victor, sobre seu post “off topic” e os gigantes: Já tenho estudado este assunto ha alguns meses, mas o photo Shop é mais enganoso do que pastor pregando. Algumas fotos são bem reais, mas a pessoa precisa provar que não são “fakes” no meio de tantos ateus e outros críticos da bíblia que “photoshopam” este assunto. Aproveito para pedir a todos os participantes mais ativos deste blog que me ajudem a coletar informações mais confiáveis e baseadas em ciência, que confirmem a existência de gigantes. Me parece que há muito material fake, contudo, algumas fontes são bem mais confiáveis. Se houver um acobertamento, podemos expor isso e divulgar um tema bastante incômodo para os que questionam a autenticidade das Escrituras Sagradas.

    Curtir

  • kl  On 23 de agosto de 2015 at 21:04

    Se nas traduções em lingua portuguesa do Salmo 8:5 a palavra “Deus” estivesse no plural “Deuses” estaria correto ou seria gramaticalmente possível?Pergunto porque quando se optar pela palavra Anjo esta nunca aparece no singular e sempre no plural “Anjos” referindo-se a um grupo de seres. NVI usa-se a expressão “Seres Celestiais”.

    Curtir

  • Queruvim  On 23 de agosto de 2015 at 22:33

    Em hebraico ocorre literalmente a frase “menor que os deuses”. Paulo ao citar esta passagem citou a versão SEPTUAGINTA (LXX) onde os 70 judeus que a verteram do hebraico para o Grego decidiram parafrasear e verter Elohim por “anjos”. Foi na verdade uma interpretação e não uma tradução. Foi uma paráfrase do texto. Se o espírito santo de Jeová inspirou Paulo a citar a passagem de modo parafraseada, isto significa que a literalidade excessiva nem sempre é o melhor a ser apresentado e sim a facilidade de compreensão.

    Curtir

  • Saga  On 24 de agosto de 2015 at 14:53

    Belo exemplo Queruvim, Paulo poderia ter dado preferência a literalidade, mas aí ia se perder o ponto que o texto falava dos anjos.

    Curtir

  • Queruvim  On 24 de agosto de 2015 at 23:06

    AVISO: Irei desabilitar por um tempo os comentários.Em vista disso, procurem finalizar seus comentários e aproveitem bem seus últimos posts. Peço a todos que evitem gastar tempo demasiado na internet. Procure se associar pessoalmente com concristãos no dia a dia e nos locais de adoração. Também por participarem juntos na pregação ordenada por Cristo Jesus. (Mateus 28:19,20 ) São bastante apropriadas as orientações do link abaixo:

    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2011602?q=uso+da+internet&p=par

    Curtir

  • Alexei  On 25 de agosto de 2015 at 8:01

    Certo, irmão Queruvim.

    Apenas gostaria de lhe solicitar que mantenha a página para nossa consulta. Somente peço que, por favor, volte a publicar matérias que tenham as fotos de compêndios utilizados na sua argumentação (ex: Dicionário de Vine com antiga definição e nova definição de Cruz) onde fica comprovada a ideia de alguns autores e algumas publicações religiosas. Elas são demais!!!!
    Tais recursos visuais ajudam o leitor a ver que não são apenas informações que nós passamos, mas que suas próprias instituições religiosas têm, mas que às vezes eles mesmos desconhecem. Se não me engano, certa vez vi a foto da tradução de Lutero que não tinha aquele emblemático texto de 1 Jo 5:7.
    Como a página visa a defesa da valorosa TNM penso que seja justo essa ideia. Creio que isso também ajudaria muitos leitores a utilizarem esses recursos na defesa da verdade.
    Nos mais, agradecemos pela sua determinação em defender a justiça. Que Jeová lhe guarde, varão vigoroso!

    Curtir

  • Victor DB  On 25 de agosto de 2015 at 13:54

    Digo de coração aberto que no meu caso… sim, a internet tem se tornado uma doença.😥 Não tenho medo de admitir aqui pra vocês. Estou precisando mesmo de ajuda. Dia 5 minha internet vence, estava a alguns dias pensando em não renovar o contrato, assim como nas ultimas vezes… enfim. Bem oportuno a matéria que o Queruvim postou, embora eu já soubesse de meu problema. Estou negligenciando minha adoração a Jeová, e ele não esta feliz comigo. Aos poucos, substituí as reuniões pela companhia de “irmãos” na internet; comentários edificantes nas reuniões por cometarios em paginas na internet; e a pregação por debates infrutíferos na internet. Foi a forma que encontrei de não me afastar de Jeová por completo, do que aprendi a amar, para não me perder totalmente… mas sempre soube que Ele nunca esteve perto dos desobedientes. Eu sou estudante e ja fui publicador e tenho esse problema a quase 10 anos! Cheguei a conclusão que na verdade eu não estou usando mais a internet propriamente, mas Satanás esta usando a internet para me manipular e conduzir até a morte espiritual… e até física. Conheço todos os textos que apontam diretamente para mim, por isso, não quero cita-los. Acho que ja chega de ser um covarde e passar a encarar a vida que só Jeová pode me oferecer, mesmo neste mundo.

    Enfim, espero que aceite meu comentário e que sirva pra alertar mais um pouco as pessoas que estão espiritualmente doentes como eu, por causa da internet. Se acreditam que de algum modo estão sendo aprovadas por Jeová, recomendo sinceramente a estes que voltem a estudar a Bíblia do começo.

    Curtir

  • Queruvim  On 25 de agosto de 2015 at 19:54

    AVISO: Irei desabilitar por um tempo os comentários.Em vista disso, procurem finalizar seus comentários e aproveitem bem seus últimos posts. Peço a todos que evitem gastar tempo demasiado na internet. Procure se associar pessoalmente com concristãos no dia a dia e nos locais de adoração. Também por participarem juntos na pregação ordenada por Cristo Jesus. (Mateus 28:19,20 ) São bastante apropriadas as orientações do link abaixo:

    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2011602?q=uso+da+internet&p=par

    Curtir

  • Bastos  On 26 de agosto de 2015 at 10:57

    Esta matéria vai se estudada, mas eu já a ouvir em mp3 e acho proveitoso para os irmãos:
    (http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2015765)

    Curtido por 1 pessoa

  • jairo angelo Sousa  On 26 de agosto de 2015 at 17:34

    Queruvim vc irar excluir o site?

    Curtir

  • Queruvim  On 27 de agosto de 2015 at 2:44

    Queruvim vc irar excluir o site?

    Vou trancar novamente , por um tempo, a opção de comentar

    Curtir

  • João Carlos  On 30 de agosto de 2015 at 16:50

    Muitos comentários são interessantes porém o mais importante é o site, com temas maravilhosos que tem me ajudado em vários assuntos e creio que de muitas pessoas. Parabéns Queruvim e que continue com essa determinação.

    Curtir

  • bereanodehoje  On 10 de maio de 2016 at 12:39

    Queruvim, muito obrigado pelos posts tem ajudado muito, Jeová Deus o abençoe.

    Permaneça firme sempre.

    Nos sempre contamos com você, conte conosco quando precisar.

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s