João 2:19 Jesus ressuscitou a si mesmo?


Jesus.jw.org imagens

Jesus lhes respondeu: “Derrubem este templo, e em três dias eu o levantarei.”João 2:19

Jesus ressuscitou a si mesmo ou foi ressuscitado por Deus?

O corpo era de Jesus, portanto era ele quem iria “levantar” o corpo. Cristo não afirmou: “Derrubem este templo, e em três dias eu o ressuscitarei”. Não, ele iria levantar-se novamente. É por isso que a gente diz frases como: “Eu me levantei cedo”. Mas no caso de Cristo ele só se levantaria caso estivesse vivo. E para estar vivo novamente outra pessoa teria que ressuscita-lo. Jesus levantaria SEU CORPO. 

O que diz o contexto de João 2?

19 Em resposta, Jesus disse-lhes: “Demoli este templo, e em três dias o levantarei.” 20 Os judeus disseram, portanto: “Este templo foi construído em quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?” 21 Mas ele estava falando do templo do seu corpo. 22 Quando, porém, foi levantado (ἠγέρθη : voz passiva)  dentre os mortos, seus discípulos lembraram-se de que costumava dizer isso; e eles acreditaram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

Observou que o próprio texto diz: “Quando, porém, FOI LEVANTADO DENTRE OS MORTOS”. O texto não diz: “Quando, porém Jesus SE LEVANTOU dentre os mortos.” A voz passiva indica que alguém o levantou e Gálatas 1:1 diz que foi Deus, o Pai.

Quando Lázaro foi ressuscitado, quem levantou o corpo dele? Ele mesmo! Além disso, no texto acima Jesus disse que “ele levantaria o seu corpo/templo”. Mas e as outras supostas “pessoas da trindade”, não levantariam também ? Por que se emprega um pronome na primeira pessoa do singular? (Pergunta que cabe aos fantasiosos defensores da trindade responder!)

Textos que os Trinitários não conseguem ler com calma e atenção!

Gálatas 1:1 diz:

“Paulo, apóstolo não da parte de homens nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus, o Pai, que o levantou dentre os mortos”

Foi o Pai que o levantou dentre os mortos. Dizer que ele é o Pai e ao mesmo tempo o filho é modalismo.

Em filipenses 2:12 Paulo fala sobre os cristãos e diz:

” …efetuai a vossa salvação com temor e tremor” Almeida

Será que o próprio crente é responsável pela própria salvação? Em certo sentido sim!

Paulo escreveu também em Efésios 1:17 a respeito da diferença entre Jeová Deus e aquele a quem Ele levantou dentre os mortos:

para que o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, lhes dê um espírito de sabedoria e de revelação, referente ao conhecimento exato dele. 18 Ele iluminou os olhos do coração de vocês, para que saibam a que esperança ele os chamou, quais são as gloriosas riquezas que ele reserva como herança para os santos 19 e como é extraordinária a grandeza do seu poder em nós, crentes. Essa grandeza é demonstrada na atuação da sua poderosa força, 20 que ele usou com relação a Cristo quando o levantou dentre os mortos e o fez sentar-se à sua direita nos lugares celestiais,

Em 1 Tess. 1:9 lemos:

Pois eles mesmos continuam relatando como nós contatamos vocês pela primeira vez e como vocês se converteram a Deus, abandonando os seus ídolos,+ para ser escravos de um Deus vivente e verdadeiro, 10 e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele levantou dentre os mortos, isto é, Jesus, que nos livra da ira que virá.

Será que um trinitário pode apresentar um texto onde lemos que Jesus ressuscitou a ele mesmo? A Bíblia diz o oposto!

Atos 2:32 : “Deus ressuscitou a esse Jesus, e disso todos nós somos testemunhas.”

Atos 10:40: “Deus o levantou no terceiro dia e permitiu que ele aparecesse.”

Hebreus 13:20 : “Que o Deus de paz, que com o sangue de um pacto eterno levantou dentre os mortos o grande pastor+ das ovelhas, o nosso Senhor Jesus.”  

Romanos 8:11: “Portanto, se o espírito daquele que levantou a Jesus dentre os mortos mora em vocês, aquele que levantou a Cristo Jesus dentre os mortos+ também dará vida aos seus corpos mortais+ por meio do espírito dele, que mora em vocês.”

Sendo assim, podemos entender também que Jesus Cristo, devido a sua perfeita obediência e fidelidade a Deus, proveu a base moral para seu Pai levantá-lo dentre os mortos. Em Lucas 8:48 Jesus disse certa vez a uma mulher curada:

“A tua fé te fez ficar boa” Seria correto dizer que aquela mulher se curou sozinha?

Claro que não! antes, foi o poder de Jeová Deus, por meio de Cristo Jesus, devido a fé que ela teve.

“Durante sua vida na terra, Cristo fez pedidos e súplicas, com fortes clamores e lágrimas, ÀQUELE que era capaz de SALVÁ-LO da morte, e ele foi ouvido por causa do seu temor a Deus.” Hebreus 5:17 leia também Hebreus 13:20

Quem Ressuscitou Jesus de acordo com o texto acima? 


Jesus no texto de João 2:19 empregou a palavra Templo, se referindo a seu corpo de modo figurado. Jesus falava to templo do seu corpo. Ele não disse “em três dias eu o ressuscitarei”. Ele disse que o levantaria. Levantar o corpo dependeria dele mesmo. Afinal, o corpo era dele. Trinitários costumam dizer que texto fora de contexto é pretexto. Acusam outros daquilo que praticam. Visto que isolam João 2:19 e ignoram todos os textos que falam de modo literal a respeito Daquele que ressuscitou Jesus.

Esse ensino de que Jesus, quando na Terra, era Deus-Homem vai diretamente contra o ensino bíblico do RESGATE.

No artigo “A Cristandade e a Doutrina da Redenção”, expliquei isso desta forma:

A cristandade ensina que, quando Jesus Cristo estava na Terra, ele era Deus-Homem. A cristandade traz essa crença desde o ano de 451 d.C, quando o Concílio de Calcedônia decidiu que Cristo tinha na Terra duas naturezas – uma humana e uma divina. Mas essa doutrina nega a doutrina da Redenção, ou Resgate. Veja por quê:

A necessidade de uma redenção, remissão ou resgate surgiu quando o primeiro homem, Adão, pecou, e após isso, transmitiu o pecado aos seus descendentes. (Ro 5:12, 18) Uma vez que foi um homem perfeito quem pecou, seria necessário outro humano perfeito para pagar o preço do resgate, de acordo com o princípio bíblico de se dar “vida por vida”. (Êx 21:23, Versão Almeida Revista e Corrigida) Trata-se do princípio da equivalência, para equilibrar a balança da justiça. Em razão disso, nenhum humano imperfeito poderia pagar o resgate pelos pecados nem de um irmão. Como diz o Salmo 49:7, 8 (Almeida Revista e Atualizada):

“Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate (Pois a redenção da alma [vida] deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre.)

Pela mesma razão, um anjo não poderia pagar o preço do resgate, uma vez que é superior a um homem perfeito, não havendo assim equivalência. (Sal 8:4, 5) A respeito de Jesus, a Bíblia declara: “Ele não cometeu pecado, nem se achou engano na sua boca.” (1Pe 2:22) Portanto, ele tinha o preço do resgate – a vida humana perfeita. Mas, se Jesus fosse Deus-Homem, não haveria equivalência, pois Adão não era Deus-Homem. Assim, a doutrina da Trindade nega o resgate.

Portanto, em hipótese alguma Jesus era tanto Deus quanto homem. Ele era o “último Adão”, tão e unicamente humano quanto o primeiro Adão. (1 Coríntios 15:45) Os milagres que ele fez não provaram que ele era Deus, nem era esse o objetivo.

O livro Raciocínios à base das Escrituras[1], (p. 415, parágrafo 6) esclarece:

Mediante uma expressão similar, em Lucas 8:48, Jesus é citado dizendo a uma mulher: “A tua fé te salvou.” Curou ela a si própria? Não; foi o poder de Deus, por intermédio de Cristo, que a curou porque ela tinha fé. (Luc. 8:46; Atos 10:38) Da mesma forma, Jesus, pela sua perfeita obediência como homem, proveu a base moral para que o Pai o ressuscitasse dentre os mortos, reconhecendo assim a Jesus como Filho de Deus. Por causa de seu proceder fiel na vida, podia-se dizer corretamente que Jesus foi ele próprio responsável pela sua ressurreição.

26 comentários em “João 2:19 Jesus ressuscitou a si mesmo?

  1. Se Jesus quer dizer que (o filho) ressuscitou a si mesmo, e gálatas diz que o Pai o ressuscitou, isto faria do Filho e do Pai a mesma pessoa. E isto é um tiro no pé da própria doutrina trinitária, que diz que o Pai náo é o Filho. Este é um argumento emprestado do modalismo.

    Curtir

  2. O argumento usado ao se comparar o texto de Lucas 8:48 é encontrado no livro raciocínios.

    Curtir

  3. A Igreja crê no mistério da Santíssima Trindade. Mistério! Deus se revelou em Cristo, no entanto, O Pai Criador, O Filho Redentor e O Espírito Santo, formam a mesma unidade, no entanto, para ser didático com Dons específicos, a nível do entendimento humano. Cristo fundou a Igreja, e entregou a Pedro as chaves, e foi somente a ele que foi entregue. Estas questões de difícil compreensão deve ser buscada no válido Magistério da Igreja. Foi a isto só haverá confusão e especulação.

    Curtir

  4. Se você perguntar a um sacerdote, que teoricamente é formado no Magistério da Igreja, será que ele responderá satisfatoriamente às questões formadas sobre a Trindade, por exemplo??????

    Curtir

  5. Bom dia Sr. Verdade Triunfará.

    O apostolo Paulo quando estava pregando as boas novas em torno do ano de 50 DC visitou os habitantes de Tessalônica, Grecia e disse:17 Então viajaram, passando por Anfípolis e Apolônia, e chegaram a Tessalônica,+ onde havia uma sinagoga dos judeus. 2 Paulo, segundo o seu costume,+ entrou e foi falar com eles, e por três sábados raciocinou com eles usando as Escrituras:+ 3 explicava e provava, com base no que estava escrito, que era necessário que o Cristo sofresse+ e fosse levantado dentre os mortos.+ Ele dizia: “Este é o Cristo, este Jesus, que eu lhes estou proclamando.” (Atos 17:1-3).
    Veja que no versiculo dois, Paulo ficou três sábados raciocinando com eles a base das escrituras, e se nós observamos o que signica raciocínio no dicionario encontramos:Buscar a verdade com auxílio da razão.
    Procurar compreender as relações entre coisas e fatos.
    Então entendemos que o Apostolo Paulo pregava algo que compreendia, usando as escrituras como base e mostrando fatos.
    Agora uma pergunta: Será que a Trindade é algo compreendido?
    Não, como você mesmo disse a trindade é um mistério.
    Agora será que o Apostolo Paulo pregava algo que é um mistério?
    Realmente, A verdade Triunfará com base de algo compreendido e através de fatos.

    Curtir

  6. Me admira alguem que assina “A Verdade Triunfará” fazer esse comentário.
    Se ele pedir pra um membro da igreja dele explicar o que ele disse, não acredito que a pessoa conseguiria decifrar o mistério nestas palavras (verdadeiro enigma).
    Agora pergunte pra qualquer criança na porta de um salão do reino e ele responde e até cita alguns testos referente ao assunto de quem é Jeov´, quem é Jesus e quem é o espírito santo..

    Curtir

  7. Queruvim eu estou baixando o teu site site inteiro para pesquisas offline tem algum problema??estou postando aqui porque já lhe mandei um email mais você não me respondeu ainda .

    Curtir

  8. “A Verdade Triunfará On 6 de julho de 2015 at 14:38 – A Igreja crê no mistério da Santíssima Trindade. Mistério! Deus se revelou em Cristo, no entanto, O Pai Criador, O Filho Redentor e O Espírito Santo, formam a mesma unidade, no entanto, para ser didático com Dons específicos, a nível do entendimento humano. Cristo fundou a Igreja, e entregou a Pedro as chaves, e foi somente a ele que foi entregue. Estas questões de difícil compreensão deve ser buscada no válido Magistério da Igreja. Foi a isto só haverá confusão e especulação.”

    Resumindo:
    1- O Catolicismo Romano crê no mistério da Trindade que ninguém pode explicar ou compreender. .
    2- O Catolicismo Romano é a igreja verdadeira porque São Pedro foi o primeiro Papa e a verdadeira pedra no qual ela foi fundada. .
    3- Apenas os professores do Catolicismo Romano podem compreender e explicar os mistérios doutrinários

    Que numa sentença só quer dizer: “Sou católico, a Igreja Católica Romana é a Igreja Verdadeira e por isso a Trindade é a pura verdade pois é assim que a Igreja Católica ensina!!”

    Que é um baita de um ilógico argumento circular envolvendo petição de principio, até porque é o próprio Magistério que ensina essa doutrina da Sucessão Papal na qual o Magistério sustenta sua infalível autoridade.argumentada em cima da Tradição Papal e não das Escrituras Apostólicas. E o ensinamento do Magistério sobre Sucessão Papal se baseia em uma interpretação própria do mesmo magistério em cima de uma passagem das escrituras que nada fala sobre sucessão e nem sobre Roma, bispos ou papas e muito menos infabilidade. Mesmo que a Igreja fosse fundada em Pedro em vez de em Cristo, mesmo assim isso não justificaria inspiração divina ou infabilidade para o Papa Francisco, sua cúria e seu magistério, apenas significaria que Pedro lideraria entre os outros apóstolos lá naquela época do Cristianismo Primitivo.

    Em suma o argumento é que : A ICAR é verdadeira porque diz que é verdadeira!!
    Pedro foi o seu primeiro papa porque a ICAR diz que foi. E a ICAR está correta em tudo que diz porque Pedro foi o primeiro Papa.

    Não é necessário argumentos lógicos ou bíblicos apenas a própria autodeterminação da infalível autoridade eclesiástica em causa própria e autoelogio presunçosamente egocentrico

    Curtir

  9. Por favor, tenho certa dificuldade para explicar que a “Lei moral” e a “Lei cerimônial” são a mesma, que não existe tal divisão e que de fato não há em parte alguma dos escritos apostolicos tal suposição. Agradeço qualquer ajuda. FABRICIO FERNANDES

    Date: Mon, 6 Jul 2015 02:35:45 +0000 To: fabricio5sfernandes@hotmail.com

    Curtir

  10. COMENTÁRIO DE OPOSITORES NÃO SÃO ACEITOS. Discordar até sim, mas opor-se é outra coisa. Romanos 16:17 pode não ter significado para os chamados “evangélicos trinitários” mas para os que levam as escrituras a sério tem sim!

    Curtir

  11. Queruwim, a palavra “GLÓRIA” é a mesma que “HONRA” tanto no Hebraico como no grego?? tem o mesmo significado dependendo do contexto??…(Eclesiastes 6:2 é traduzido por Glória na Tradução do NM e por Honra na JFA).. Esse texto mostraria que Jeová da Glória ao Homem, assim como deu a Jesus. Outro exemplo traduzido por Glória em ambas Bíblias, é 1°Reis3:13 onde Jeová da Glória a Salomão.

    Curtir

  12. Pesquisar e tirar proveito de matérias escritas e refutações produzidas aqui é algo pessoal e como deve saber, nem todos os servos dedicados e batizados olham com bons olhos para sites que não seja o OFICIAL da organização, em vista de tantos perigos existentes na rede mundial.

    Alguns opositores, (não me refiro a críticos ou os que discordam) procuram promover suas páginas de ódio Anti TJ por comentar aqui na tentativa de que seus links com apostasia sejam lidos por uma Testemunha de Jeová. O objetivo claro é o de semear dúvidas nem que para isso tenha que recorrer a meias verdades, calúnias ou difamações. Por isso o corpo Administrativo da Organização de Jeová desencoraja a produção de sites ou blogs. Procuro não postar e uso de uma moderação implacável contra os opositores cheios de ódio. Alguns são tão obcecados em atacar as Testemunhas de Jeová a todo custo, que ficam de plantão assim que um artigo é publicado, para tentarem publicar “uma resposta”. Não leio tais artigos e alerto com toda minha força para que evitem este tipo de material que não edifica em nada e só causa rixas e divisões. Tá cheio de gente por aí cujo objetivo não é o de “fazer discípulos” mas sim, o de “atrair a si os discípulos” , fazem isso por meio de engano e dissimulação. (Atos 20:30)

    ALÉM DISSO JÁ TEMOS MAIS DO QUE O SUFICIENTE NO SITE OFICIAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. PORTANTO, LOGO IREI DESABILITAR NOVAMENTE OS COMENTÁRIOS AQUI.

    Curtir

  13. Queruvim, um opositor me apresentou justamente esse texto, mas não discutindo trindade, e sim contestando a ressurreição de Cristo. Porque no verso 21 fala que ele se referia ao corpo. Como responder a isso? Por favor, não sou apóstata e não precisa nem aprovar o comentário, mas gostaria de uma resposta, uma explicação do texto. Abraço.

    Curtir

  14. Não vejo por que não aprovar seu comment. Não há nada de errado em contestações e dúvidas. Assim que eu tiver mais tempo vou dar uma olhada. É que agora estou ocupado. Mas logo dou meu parecer.

    Curtir

  15. Em que sentido ele contestou? Ele não crê que cristo foi ressuscitado ou se crê quer dizer que foi no mesmo corpo? As escrituras não se contradizem nunca, mas antes se complementam.

    Jesus usava de linguagem figurada, falando “do templo do seu corpo”. Ele foi morto e depois ressuscitado no terceiro dia. (Jo 2:21; Mt 16:21; Lu 24:7, 21, 46)

    Ele foi ressuscitado pelo seu Pai, Jeová Deus, em outro corpo, não feito por mãos, como o templo de Jerusalém, mas um corpo espiritual feito (construído) pelo seu Pai. (At 2:24; 1Pe 3:18)

    No artigo “Jesus possui um corpo humano nos céus? É Jesus homem eternamente?” (Neste site) vc achará mais argumentos. Bons estudos

    Curtir

  16. Ok, obrigado por aprovar, esqueci de explicar melhor… ele usa o texto em que Jesus se refere ao santuário do corpo, como suposta prova de que Jesus não ressucitou em espirito. Eu respondi mas não consegui explicar o texto. Só queria te explicar melhor. Abraço.

    Curtir

  17. Sabemos que Pedro, humilde pescador Galileu, certamente não pensava em ser o primaz dos anciãos na congregação cristã do 1.º século. Antes, ele definiu a si mesmo qual “ancião com eles” (1Ped. 5:1-6). A figura humilde de Pedro mostrada no Evangelho contrasta-se com a pompa ou ostentação que cerca seu suposto túmulo, conforme pode ser visto por qualquer visitante da Basílica do Vaticano.
    Em nove versículos da Bíblia se faz referência a Roma, mas em nenhum deles diz que Pedro esteve ali. O relato de 1 Pedro 5:13 mostra que ele esteve com certeza em Babilônia. A Tradução do Centro Bíblico Católico, diz na nota de rodapé sobre o texto de 1 Pedro 5:13: “Babilônia: termo de desprezo para designar a cidade de Roma”. Então, praticamente todos os pesquisadores Católicos se perguntam: Se não seria mesmo uma referência a Roma de modo oculto? Talvez não. Pois estar em Babilônia conforme 1 Pedro 5:13, era para se pregar aos judeus (Gál. 2:9). Pois havia em Babilônia (a própria, e não Roma), uma grande população judaica desde o fim do cativeiro deles por 70 anos, causada como já conhecido, por Nabuco Donosor, quando o templo foi destruído em 607 EC. E foi Ciro, o ungido de Jeová, quem libertou os judeus. – Is. 44:24,27,28; 45:1-4.

    A Enciclopédia Ilustrada Folha, Vol.2, 1996, afirma: “…Acredita-se que Pedro passou os últimos anos de sua vida em Roma e foi provavelmente crucificado durante a perseguição de Nero, em 64… E a Igreja Católica Romana identifica-o como fundador e primeiro bispo da Igreja de Roma, apesar de tal fato não poder ser comprovado”. O historiador Earle E. Cairns, em seu livro O Cristianismo Através dos Séculos, na página 94, confirma: “…Cristo chamou Pedro de Petros ou pedra, mas ele estava falando da Rocha sobre a qual edificaria a sua igreja como Petra, uma rocha viva. A palavra “pedra”, aplicada a Pedro, é de gênero masculino, mas a palavra “Rocha”, sobre a qual Cristo disse que edificaria a sua igreja é feminina. Há boa razão para se crer que a interpretação correta [oposta da oficialmente aceita pela igreja Católica, que diz que Jesus determinou que Pedro seria o sustentáculo da congregação de Deus, não ele mesmo. Numa tentativa de exaltar Pedro que, para eles, seria o primeiro Papa, apesar de Jesus ter proibido chamar alguém na terra de grande pai espiritual (Mat. 23:9)], é que Cristo estava, com a palavra “Rocha”, se referindo a confissão petrina de Jesus como sendo “O Cristo, o filho do Deus vivo”. – OS COLCHETES SÃO MEUS.

    Curtir

  18. Não vou atacar ou defender crenças (trindade ou não) aqui.

    Vou apenas atacar esse artigo que é um absurdo completo.

    O caso é de uma simples interpretação básica de um texto bíblico muito claro.

    O autor desse post não sabe interpretar textos em português.

    Se o esse texto bíblico fosse apresentado num prova do ENEM e o aluno desse uma interpretação destas, que foi apresentada no post, ele tiraria ZERO.

    Olha o que diz o texto, ele não precisa de interpretação porque é ABSURDAMENTE CLARO:

    João Capítulo 2 (bibliaonline.com.br (Nova Versão Internacional)):

    11 Este SINAL MIRACULOSO, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que JESUS REALIZOU. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

    (…)

    18 Então os judeus lhe perguntaram: “Que SINAL MIRACULOSO o senhor (isto é JESUS) pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso? ” (compare com o v. 11 acima)

    19 Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e EU (isto é JESUS) o levantarei em três dias”. (Eu, Jesus, não outra pessoa, está claro, eu nem precisava escrever isso)

    20 Os judeus responderam: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor (isto é JESUS) vai levantá-lo em três dias? ”

    21 Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.

    22 Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que JESUS dissera.

    Minha interpretação mais do que OBVIA:

    1- Jesus não era o “templo” que ele falou no v. 19, ela habitava nesse templo. Isso é obvio, evidente, qualquer criança sabe disso (dãã). O ser humano não é o corpo, ele habita num corpo como o próprio Jesus disse e também Paulo e Pedro.

    2- Ao destruírem o “templo” eles não estavam a destruir Jesus, estavam a destruir apenas o corpo dele, como ele mesmo disse em outra ocasião: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma” (Mt. 10:28)

    3- É obvio que “levantar” um templo no lugar de outro significa a construção de um NOVO templo, porque o antigo já era, virou pó. (qualquer criança sabe disso)

    4- Finalizando: FOI JESUS quem construiu um NOVO corpo físico para ele habitar, por que o antigo tinha sido destruído.

    Eu interpretei o texto acima, mas não precisava, porque é claro, o que Jesus está dizendo é o que está dizendo, ponto.

    Qualquer outra interpretação além dessa seria chamar Jesus de mentiroso.

    Se o autor desse post permitir eu detono o artigo linha por linha.

    Curtir

  19. Um conhecido perito em Grego do Novo Testamento, o Dr Alfred Marshall escreveu sobre este assunto:

    “Nosso Senhor ‘foi levantado’ como geralmente são levantados os mortos (eles não ‘se levantam’) Veja 1 Cor. Cap. 15, etc” The Zondervan Parallel New Testament in Greek and English, 1980. 

    O que diz a Bíblia Sagrada sobre quem levantou a Jesus dentre os mortos?

    1 Tess. 1:9,10 diz:

    “Pois eles mesmos continuam relatando como nós contatamos vocês pela primeira vez e como vocês se converteram a Deus, abandonando os seus ídolos, para ser escravos de um Deus vivente e verdadeiro, 10  e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele levantou dentre os mortos, isto é, Jesus, que nos livra da ira que virá.”

    DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS.

    Você não percebeu “Lucia”, mas eu escrevi no artigo uma observação que “o próprio texto da Bíblia diz: “Quando, porém, FOI LEVANTADO DENTRE OS MORTOS”. O texto não diz: “que Jesus SE LEVANTOU dentre os mortos.”

    Ademais, em diversos textos como…

    Gálatas 1:1:

    “Paulo, apóstolo não da parte de homens nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus, o Pai, que o levantou dentre os mortos” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS.

    Efésios 1:17, 19,20:

    “para que o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, lhes dê um espírito de sabedoria e de revelação, referente ao conhecimento exato dele. 18 Ele iluminou os olhos do coração de vocês, para que saibam a que esperança ele os chamou, quais são as gloriosas riquezas que ele reserva como herança para os santos 19 e como é extraordinária a grandeza do seu poder em nós, crentes. Essa grandeza é demonstrada na atuação da sua poderosa força, 20 que ele usou com relação a Cristo quando o levantou dentre os mortos e o fez sentar-se à sua direita+ nos lugares celestiais” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

    Atos 10:40:

    “Deus o levantou no terceiro dia+ e permitiu que ele aparecesse”. DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS QUE O LEVANTOU DENTRE OS MORTOS.

    Atos 13:30:

    “Mas Deus o levantou dentre os mortos” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS.

    Atos 10:33:

    “Deus a cumpriu plenamente para nós, os filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no segundo salmo: ‘Você é meu filho; hoje eu me tornei seu pai.’ DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS.

    Atos 10:34:

    ” E o fato de que Deus o ressuscitou dentre os mortos de modo que ele nunca mais tivesse um corpo perecível…” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS.

    Atos 10:37:

    “Mas aquele a quem Deus levantou não conheceu a decomposição” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS.

    Romanos 4:24:

    “mas também por nossa causa, a quem isso será creditado, porque cremos Naquele que levantou Jesus, nosso Senhor, dentre os mortos.” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS.

    Romanos 6:4:

    “Portanto, fomos sepultados com ele por meio do nosso batismo na sua morte, a fim de que, assim como Cristo foi levantado dentre os mortos por meio do poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI POR MEIO DO PODER GLORIOSO DO PAI.

    Romanos 8:11:

    “Portanto, se o espírito daquele que levantou a Jesus dentre os mortos mora em vocês, aquele que levantou a Cristo Jesus dentre os mortos também dará vida aos seus corpos mortais por meio do espírito dele, que mora em vocês.” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS POR MEIO DE SEU ESPÍRITO.

    Romanos 10:9:

    “Pois, se você declarar publicamente com a sua boca que Jesus é Senhor, e no seu coração tiver fé em que Deus o levantou dentre os mortos, você será salvo.” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS e só se crer nisso PODERÁ TER A SALVAÇÃO.

    1 Cor. 6:14:

    “Mas Deus levantou o Senhor e também levantará a nós da morte, por meio do seu poder.” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS POR MEIO DO SEU PODER ou seja seu espírito (que não é alguém, mas algo).

    2 Cor. 4:14:

    “sabendo que Aquele que levantou a Jesus também nos levantará com Jesus, e nos apresentará junto com vocês.” DE ACORDO COM ESTE TEXTO FOI DEUS.

    Colossenses 2:12:

    “Pois vocês foram sepultados com ele no batismo dele e, pela sua relação com ele, foram também levantados junto com ele por meio da sua fé na atuação poderosa de Deus, que o levantou dentre os mortos.

    1 Pedro 1:21:

    “Por meio dele vocês creem em Deus, aquele que o levantou dentre os mortos e lhe deu glória, para que a fé e a esperança de vocês estejam em Deus.” DE ACORDO COM a opinião de Pedro o PESCADOR E APÓSTOLO, FOI DEUS QUE LEVANTOU Jesus DENTRE OS MORTOS.

    Portanto, todos estes textos precisam se harmonizar com João 2:19. Isolar texto é pretexto. Confronte a Bíblia e ela se harmonizará. Não pertencem A DEUS as interpretações? Sendo assim, fica claro que Jesus estava falando de modo figurado em João 2:19,21,22. Ao passo que nos demais textos que apresentei acima, observa-se uma declaração literal. Jesus seria capaz de levantar fisicamente seu corpo somente depois de Jeová Deus, seu Pai, lhe dar condições de fazer isso, ressuscitando-o dentre os mortos. Ou explicação do texto considerado no artigo, pode ser a de que devido à sua obediência e fidelidade a Deus, Jesus proveu a base moral para Jeová Deus o levantar dentre os mortos. Devido a seu proceder fiel na vida, o próprio Jesus era responsável por Deus o ressuscitar.

    Em Lucas 8:48, quando Jesus disse à mulher “Filha, a sua fé fez você ficar boa.” Significava isso que a mulher curou a si mesma? Não, foi o poder de Jeová Deus, por meio de Cristo por causa da fé que ela teve.

    Até mesmo um famoso erudito em Grego do Novo Testamento A. T. Robertson nos diz:

    “Lembre-se de [João] 2:19 onde Jesus disse: ‘E em três dias eu o levantarei.’ Ele não quis dizer que levantaria a si mesmo independentemente do Pai como o agente ativo. (Rom. 8:11).” – Word Pictures in the New Testament, Vol. v, p. 183.

    Você consegue detonar até mesmo seus irmãos de fé trinitária? Estavam estes eruditos trinitários que citei, “chamando Jesus de mentiroso” como tu afirmas?

    Sendo assim, isolar textos da bíblia para se harmonizar com aquilo que cremos e rejeitar diversos outros textos claros não deveria nos infundir nenhum tipo de otimismo.

    Curtir

  20. Lucia,

    Queruvim apresentou 16 versos bíblicos que mostram que foi O PAI que ressuscitou Jesus.

    Não podemos pegar um verso e contradizer 16, pelo contrário, esse um verso é que tem que ser encaixado e explicado à base dos outros 16.

    A bíblia explica a real condição dos mortos: estão dormindo. Jesus, enquanto morto, estava dormindo, então não podia ressuscitar a si mesmo. E com isso foi necessário que o Pai o ressuscitasse.

    Veja que tal interpretação não contradiz a bíblia em nada. Mantemos o ensino verdadeiro sobre a condição dos mortos e ainda mantemos o ensino verdadeiro que foi o Pai que levantou Jesus.

    Já o teu ensino ensina “vida após a morte”, contradizendo as escrituras, e ainda mostra que foi o filho que se auto ressuscitou, contradizendo os demais textos que mostram que foi o Pai.

    Curtir

Os comentários estão fechados.