João 2:19 Jesus ressuscitou a si mesmo?


Jesus.jw.org imagens

Jesus lhes respondeu: “Derrubem este templo, e em três dias eu o levantarei.”João 2:19

Jesus ressuscitou a si mesmo ou foi ressuscitado por Deus?

O corpo era de Jesus, portanto era ele quem iria “levantar” o corpo. Cristo não afirmou: “Derrubem este templo, e em três dias eu o ressuscitarei”. Não, ele iria levantar-se novamente. É por isso que a gente diz frases como: “Eu me levantei cedo”. Mas no caso de Cristo ele só se levantaria caso estivesse vivo. E para estar vivo novamente outra pessoa teria que ressuscita-lo.

O que diz o contexto de João 2?

19 Em resposta, Jesus disse-lhes: “Demoli este templo, e em três dias o levantarei.” 20 Os judeus disseram, portanto: “Este templo foi construído em quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?” 21 Mas ele estava falando do templo do seu corpo. 22 Quando, porém, foi levantado dentre os mortos, seus discípulos lembraram-se de que costumava dizer isso; e eles acreditaram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

Observou que o próprio texto diz: “Quando, porém, FOI LEVANTADO DENTRE OS MORTOS”. O texto não diz: “Quando, que Jesus SE LEVANTOU dentre os mortos.”

 

Gálatas 1:1 diz:

“Paulo, apóstolo não da parte de homens nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus, o Pai, que o levantou dentre os mortos”

Foi o Pai que o levantou dentre os mortos. Dizer que ele é o Pai e ao mesmo tempo o filho é modalismo.

Paulo escreveu também em Efésios 1:17 a respeito da diferença entre Jeová Deus e aquele a quem Ele levantou dentre os mortos:

para que o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, lhes dê um espírito de sabedoria e de revelação, referente ao conhecimento exato dele. 18 Ele iluminou os olhos do coração de vocês, para que saibam a que esperança ele os chamou, quais são as gloriosas riquezas que ele reserva como herança para os santos 19 e como é extraordinária a grandeza do seu poder em nós, crentes. Essa grandeza é demonstrada na atuação da sua poderosa força, 20 que ele usou com relação a Cristo quando o levantou dentre os mortos e o fez sentar-se à sua direita nos lugares celestiais,

Em 1 Tess. 1:9 lemos:

Pois eles mesmos continuam relatando como nós contatamos vocês pela primeira vez e como vocês se converteram a Deus, abandonando os seus ídolos,+ para ser escravos de um Deus vivente e verdadeiro, 10 e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele levantou dentre os mortos, isto é, Jesus, que nos livra da ira que virá.

Podemos entender também que Jesus Cristo, devido a sua perfeita obediência e fidelidade a Deus, proveu a base moral para seu Pai levantá-lo dentre os mortos. Em Lucas 8:48 Jesus disse certa vez a uma mulher curada:

“A tua fé te fez ficar boa” Seria correto dizer que aquela mulher se curou sozinha? Claro que não! antes, foi o poder de Jeová Deus, por meio de Cristo Jesus, devido a fé que ela teve.
Jesus no texto de João 2:19 empregou a palavra Templo, se referindo a seu corpo de modo figurado. Jesus falava to templo do seu corpo. Ele não disse “em três dias eu o ressuscitarei”. Ele disse que o levantaria. Levantar o corpo dependeria dele mesmo. Afinal, o corpo era dele. Trinitários costumam dizer que texto fora de contexto é pretexto. Acusam outros daquilo que praticam. Visto que isolam João 2:19 e ignoram todos os textos que falam de modo literal a respeito Daquele que ressuscitou Jesus.

Uma explicação detalhada sobre este texto com mais informação pode ser encontrada neste link escrito pelo APOLOGISTA DA VERDADE

Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • Marcelo  On 6 de julho de 2015 at 4:37

    Se Jesus quer dizer que (o filho) ressuscitou a si mesmo, e gálatas diz que o Pai o ressuscitou, isto faria do Filho e do Pai a mesma pessoa. E isto é um tiro no pé da própria doutrina trinitária, que diz que o Pai náo é o Filho. Este é um argumento emprestado do modalismo.

    Curtir

  • Sonia Lara  On 6 de julho de 2015 at 9:59

    Como foi bom ter estudado a biblia e ter esse conhecimento maravilhoso sobre JEOVÁ e seu filho JESUS.

    Curtir

  • Anônimo  On 6 de julho de 2015 at 10:55

    O argumento usado ao se comparar o texto de Lucas 8:48 é encontrado no livro raciocínios.

    Curtir

  • A Verdade Triunfará  On 6 de julho de 2015 at 14:38

    A Igreja crê no mistério da Santíssima Trindade. Mistério! Deus se revelou em Cristo, no entanto, O Pai Criador, O Filho Redentor e O Espírito Santo, formam a mesma unidade, no entanto, para ser didático com Dons específicos, a nível do entendimento humano. Cristo fundou a Igreja, e entregou a Pedro as chaves, e foi somente a ele que foi entregue. Estas questões de difícil compreensão deve ser buscada no válido Magistério da Igreja. Foi a isto só haverá confusão e especulação.

    Curtir

  • Queruvim  On 7 de julho de 2015 at 0:01

    É Deus um mistério? Sim ou não?

    Já percebo que este sequer estuda o que postamos. No máximo ele apenas da uma rápida olhada!

    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2013/07/12/e-deus-um-misterio/

    Curtir

  • Alexei  On 7 de julho de 2015 at 7:47

    Se você perguntar a um sacerdote, que teoricamente é formado no Magistério da Igreja, será que ele responderá satisfatoriamente às questões formadas sobre a Trindade, por exemplo??????

    Curtir

  • Davi  On 7 de julho de 2015 at 8:53

    Bom dia Sr. Verdade Triunfará.

    O apostolo Paulo quando estava pregando as boas novas em torno do ano de 50 DC visitou os habitantes de Tessalônica, Grecia e disse:17 Então viajaram, passando por Anfípolis e Apolônia, e chegaram a Tessalônica,+ onde havia uma sinagoga dos judeus. 2 Paulo, segundo o seu costume,+ entrou e foi falar com eles, e por três sábados raciocinou com eles usando as Escrituras:+ 3 explicava e provava, com base no que estava escrito, que era necessário que o Cristo sofresse+ e fosse levantado dentre os mortos.+ Ele dizia: “Este é o Cristo, este Jesus, que eu lhes estou proclamando.” (Atos 17:1-3).
    Veja que no versiculo dois, Paulo ficou três sábados raciocinando com eles a base das escrituras, e se nós observamos o que signica raciocínio no dicionario encontramos:Buscar a verdade com auxílio da razão.
    Procurar compreender as relações entre coisas e fatos.
    Então entendemos que o Apostolo Paulo pregava algo que compreendia, usando as escrituras como base e mostrando fatos.
    Agora uma pergunta: Será que a Trindade é algo compreendido?
    Não, como você mesmo disse a trindade é um mistério.
    Agora será que o Apostolo Paulo pregava algo que é um mistério?
    Realmente, A verdade Triunfará com base de algo compreendido e através de fatos.

    Curtir

  • PG Almeida  On 7 de julho de 2015 at 13:23

    Me admira alguem que assina “A Verdade Triunfará” fazer esse comentário.
    Se ele pedir pra um membro da igreja dele explicar o que ele disse, não acredito que a pessoa conseguiria decifrar o mistério nestas palavras (verdadeiro enigma).
    Agora pergunte pra qualquer criança na porta de um salão do reino e ele responde e até cita alguns testos referente ao assunto de quem é Jeov´, quem é Jesus e quem é o espírito santo..

    Curtir

  • Derley Appleyard  On 7 de julho de 2015 at 17:49

    Queruvim eu estou baixando o teu site site inteiro para pesquisas offline tem algum problema??estou postando aqui porque já lhe mandei um email mais você não me respondeu ainda .

    Curtir

  • Queruvim  On 7 de julho de 2015 at 23:07

    O problema é que muita coisa eu vou aprimorando e atualizando.

    Curtir

  • Saga  On 8 de julho de 2015 at 0:11

    “A Verdade Triunfará On 6 de julho de 2015 at 14:38 – A Igreja crê no mistério da Santíssima Trindade. Mistério! Deus se revelou em Cristo, no entanto, O Pai Criador, O Filho Redentor e O Espírito Santo, formam a mesma unidade, no entanto, para ser didático com Dons específicos, a nível do entendimento humano. Cristo fundou a Igreja, e entregou a Pedro as chaves, e foi somente a ele que foi entregue. Estas questões de difícil compreensão deve ser buscada no válido Magistério da Igreja. Foi a isto só haverá confusão e especulação.”

    Resumindo:
    1- O Catolicismo Romano crê no mistério da Trindade que ninguém pode explicar ou compreender. .
    2- O Catolicismo Romano é a igreja verdadeira porque São Pedro foi o primeiro Papa e a verdadeira pedra no qual ela foi fundada. .
    3- Apenas os professores do Catolicismo Romano podem compreender e explicar os mistérios doutrinários

    Que numa sentença só quer dizer: “Sou católico, a Igreja Católica Romana é a Igreja Verdadeira e por isso a Trindade é a pura verdade pois é assim que a Igreja Católica ensina!!”

    Que é um baita de um ilógico argumento circular envolvendo petição de principio, até porque é o próprio Magistério que ensina essa doutrina da Sucessão Papal na qual o Magistério sustenta sua infalível autoridade.argumentada em cima da Tradição Papal e não das Escrituras Apostólicas. E o ensinamento do Magistério sobre Sucessão Papal se baseia em uma interpretação própria do mesmo magistério em cima de uma passagem das escrituras que nada fala sobre sucessão e nem sobre Roma, bispos ou papas e muito menos infabilidade. Mesmo que a Igreja fosse fundada em Pedro em vez de em Cristo, mesmo assim isso não justificaria inspiração divina ou infabilidade para o Papa Francisco, sua cúria e seu magistério, apenas significaria que Pedro lideraria entre os outros apóstolos lá naquela época do Cristianismo Primitivo.

    Em suma o argumento é que : A ICAR é verdadeira porque diz que é verdadeira!!
    Pedro foi o seu primeiro papa porque a ICAR diz que foi. E a ICAR está correta em tudo que diz porque Pedro foi o primeiro Papa.

    Não é necessário argumentos lógicos ou bíblicos apenas a própria autodeterminação da infalível autoridade eclesiástica em causa própria e autoelogio presunçosamente egocentrico

    Curtir

  • FABRCIO FERNANDES  On 8 de julho de 2015 at 10:56

    Por favor, tenho certa dificuldade para explicar que a “Lei moral” e a “Lei cerimônial” são a mesma, que não existe tal divisão e que de fato não há em parte alguma dos escritos apostolicos tal suposição. Agradeço qualquer ajuda. FABRICIO FERNANDES

    Date: Mon, 6 Jul 2015 02:35:45 +0000 To: fabricio5sfernandes@hotmail.com

    Curtir

  • Queruvim  On 8 de julho de 2015 at 13:02

    O livro Raciocínios tem o suficiente sobre este assunto. Mas se quiser uma farta discussão sobre o tema , talvez encontre algo aqui>
    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2014/02/05/debate-on-line-entre-adventista-do-setimo-dia-e-testemunha-de-jeova-voce-esta-convidado/

    Curtir

  • Queruvim  On 8 de julho de 2015 at 13:25

    COMENTÁRIO DE OPOSITORES NÃO SÃO ACEITOS. Discordar até sim, mas opor-se é outra coisa. Romanos 16:17 pode não ter significado para os chamados “evangélicos trinitários” mas para os que levam as escrituras a sério tem sim!

    Curtir

  • Nilson Rocha  On 9 de julho de 2015 at 16:24

    Pode ser de ajuda também a postagem do centurião sobre isso
    https://sites.google.com/site/tjdefendidasapologia/doutrina/doutrina-da-trindade—uma-analise/15–trindade-e-joao-2-19

    Curtir

  • SemQI  On 10 de julho de 2015 at 18:21

    Queruwim, a palavra “GLÓRIA” é a mesma que “HONRA” tanto no Hebraico como no grego?? tem o mesmo significado dependendo do contexto??…(Eclesiastes 6:2 é traduzido por Glória na Tradução do NM e por Honra na JFA).. Esse texto mostraria que Jeová da Glória ao Homem, assim como deu a Jesus. Outro exemplo traduzido por Glória em ambas Bíblias, é 1°Reis3:13 onde Jeová da Glória a Salomão.

    Curtir

  • Queruvim  On 12 de julho de 2015 at 1:04

    Pesquisar e tirar proveito de matérias escritas e refutações produzidas aqui é algo pessoal e como deve saber, nem todos os servos dedicados e batizados olham com bons olhos para sites que não seja o OFICIAL da organização, em vista de tantos perigos existentes na rede mundial.

    Alguns opositores, (não me refiro a críticos ou os que discordam) procuram promover suas páginas de ódio Anti TJ por comentar aqui na tentativa de que seus links com apostasia sejam lidos por uma Testemunha de Jeová. O objetivo claro é o de semear dúvidas nem que para isso tenha que recorrer a meias verdades, calúnias ou difamações. Por isso o corpo Administrativo da Organização de Jeová desencoraja a produção de sites ou blogs. Procuro não postar e uso de uma moderação implacável contra os opositores cheios de ódio. Alguns são tão obcecados em atacar as Testemunhas de Jeová a todo custo, que ficam de plantão assim que um artigo é publicado, para tentarem publicar “uma resposta”. Não leio tais artigos e alerto com toda minha força para que evitem este tipo de material que não edifica em nada e só causa rixas e divisões. Tá cheio de gente por aí cujo objetivo não é o de “fazer discípulos” mas sim, o de “atrair a si os discípulos” , fazem isso por meio de engano e dissimulação. (Atos 20:30)

    ALÉM DISSO JÁ TEMOS MAIS DO QUE O SUFICIENTE NO SITE OFICIAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. PORTANTO, LOGO IREI DESABILITAR NOVAMENTE OS COMENTÁRIOS AQUI.

    Curtir

  • Queruvim  On 12 de julho de 2015 at 1:16

    Sim é equivalente>
    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200001721

    Curtir

  • Wander  On 6 de agosto de 2015 at 17:04

    Queruvim, um opositor me apresentou justamente esse texto, mas não discutindo trindade, e sim contestando a ressurreição de Cristo. Porque no verso 21 fala que ele se referia ao corpo. Como responder a isso? Por favor, não sou apóstata e não precisa nem aprovar o comentário, mas gostaria de uma resposta, uma explicação do texto. Abraço.

    Curtir

  • Queruvim  On 6 de agosto de 2015 at 19:24

    Não vejo por que não aprovar seu comment. Não há nada de errado em contestações e dúvidas. Assim que eu tiver mais tempo vou dar uma olhada. É que agora estou ocupado. Mas logo dou meu parecer.

    Curtir

  • Daniel Oliveira  On 6 de agosto de 2015 at 21:29

    Em que sentido ele contestou? Ele não crê que cristo foi ressuscitado ou se crê quer dizer que foi no mesmo corpo? As escrituras não se contradizem nunca, mas antes se complementam.

    Jesus usava de linguagem figurada, falando “do templo do seu corpo”. Ele foi morto e depois ressuscitado no terceiro dia. (Jo 2:21; Mt 16:21; Lu 24:7, 21, 46)

    Ele foi ressuscitado pelo seu Pai, Jeová Deus, em outro corpo, não feito por mãos, como o templo de Jerusalém, mas um corpo espiritual feito (construído) pelo seu Pai. (At 2:24; 1Pe 3:18)

    No artigo “Jesus possui um corpo humano nos céus? É Jesus homem eternamente?” (Neste site) vc achará mais argumentos. Bons estudos

    Curtir

  • Wander  On 7 de agosto de 2015 at 10:15

    Ok, obrigado por aprovar, esqueci de explicar melhor… ele usa o texto em que Jesus se refere ao santuário do corpo, como suposta prova de que Jesus não ressucitou em espirito. Eu respondi mas não consegui explicar o texto. Só queria te explicar melhor. Abraço.

    Curtir

  • Fernando Otavio  On 7 de agosto de 2015 at 13:41

    Sabemos que Pedro, humilde pescador Galileu, certamente não pensava em ser o primaz dos anciãos na congregação cristã do 1.º século. Antes, ele definiu a si mesmo qual “ancião com eles” (1Ped. 5:1-6). A figura humilde de Pedro mostrada no Evangelho contrasta-se com a pompa ou ostentação que cerca seu suposto túmulo, conforme pode ser visto por qualquer visitante da Basílica do Vaticano.
    Em nove versículos da Bíblia se faz referência a Roma, mas em nenhum deles diz que Pedro esteve ali. O relato de 1 Pedro 5:13 mostra que ele esteve com certeza em Babilônia. A Tradução do Centro Bíblico Católico, diz na nota de rodapé sobre o texto de 1 Pedro 5:13: “Babilônia: termo de desprezo para designar a cidade de Roma”. Então, praticamente todos os pesquisadores Católicos se perguntam: Se não seria mesmo uma referência a Roma de modo oculto? Talvez não. Pois estar em Babilônia conforme 1 Pedro 5:13, era para se pregar aos judeus (Gál. 2:9). Pois havia em Babilônia (a própria, e não Roma), uma grande população judaica desde o fim do cativeiro deles por 70 anos, causada como já conhecido, por Nabuco Donosor, quando o templo foi destruído em 607 EC. E foi Ciro, o ungido de Jeová, quem libertou os judeus. – Is. 44:24,27,28; 45:1-4.

    A Enciclopédia Ilustrada Folha, Vol.2, 1996, afirma: “…Acredita-se que Pedro passou os últimos anos de sua vida em Roma e foi provavelmente crucificado durante a perseguição de Nero, em 64… E a Igreja Católica Romana identifica-o como fundador e primeiro bispo da Igreja de Roma, apesar de tal fato não poder ser comprovado”. O historiador Earle E. Cairns, em seu livro O Cristianismo Através dos Séculos, na página 94, confirma: “…Cristo chamou Pedro de Petros ou pedra, mas ele estava falando da Rocha sobre a qual edificaria a sua igreja como Petra, uma rocha viva. A palavra “pedra”, aplicada a Pedro, é de gênero masculino, mas a palavra “Rocha”, sobre a qual Cristo disse que edificaria a sua igreja é feminina. Há boa razão para se crer que a interpretação correta [oposta da oficialmente aceita pela igreja Católica, que diz que Jesus determinou que Pedro seria o sustentáculo da congregação de Deus, não ele mesmo. Numa tentativa de exaltar Pedro que, para eles, seria o primeiro Papa, apesar de Jesus ter proibido chamar alguém na terra de grande pai espiritual (Mat. 23:9)], é que Cristo estava, com a palavra “Rocha”, se referindo a confissão petrina de Jesus como sendo “O Cristo, o filho do Deus vivo”. – OS COLCHETES SÃO MEUS.

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s