Crise de um sem consciência


Em vista de muitas indagações a respeito de Raymond Franz, enviei o texto abaixo, como parte de uma resposta a alguém que me indagou a respeito dos acontecimentos que levaram a expulsão deste: 

O incidente envolvendo não somente o irmão Fraz, mas também Peter Gregerson, fez com que fossem realizado ajustes doutrinais. De certa forma serviu para aprimorar o entendimento de textos bíblicos e assuntos relacionados com dissociação. Peter Gregerson era um crítico e vivia espalhando ataques contra os da dianteira da obra. Diversas pessoas foram desassociadas em Betel nos Estados Unidos por estarem realizando reuniões para questionarem as doutrinas da organização de Jeová. Uma das pessoas que destacava de modo enfático que o fim viria em 1975 foi o ex irmão Franz, que acabou sendo convidado a sair do Corpo Governante e recebeu uma ajuda significativa em dinheiro, mudando-se posteriormente. Mesmo tendo este apoio econômico, ele ainda criticava os da dianteira e promovia divisões. Foi então que Peter Gregerson pediu dissociação em 18 de Março de 1981. Fez isso principalmente ao saber que 5 irmãos da região de Betel de Nova York haviam sido desassociados. Nesta época ele empregava Raymond Franz e partilhava do mesmo espírito crítico sempre falando contra frustrações envolvendo o ano de 1975 e outros assuntos críticos de doutrinas centrais da organização. No final do ano em 15 Setembro de 1981 a Organização publicou um artigo de A Sentinela, explicando que tanto um desassociado quanto um dissociado devem ser evitados da mesma forma. Ficou evidente que um dissociado partilhava das mesmas atitudes e com o agravante de disseminar apostasia livremente , caso algo não fosse feito. Ignorando o novo entendimento, Franz continuava a se associar com seu colega, patrão  e ex irmão de fé. Deixou-se levar não pelas diretrizes da palavra de Deus e orientação dos que tomam a dianteira da obra. Franz foi chamado para uma Comissão Judicativa por ser visto regularmente se associando e inclusive almoçando junto com Peter Gregerson. Foi então definitivamente desassociado no final de Novembro de 1981. Raymond Franz foi uma pessoa que procurou promover a si mesmo , em vez de os interesses do Reino e de seu Senhor Jesus Cristo. E ele secretamente tentou influenciar outros com suas próprias ideias contrárias à verdade bíblica. Quando foi chamado por irmão amorosos que queriam aconselha-lo e ajustá-lo recusou a se corrigir . Ele continuou a ser admoestado e foram feitas tentativas de ajudá-lo até que todos os esforços falharam. Não estava disposto a arrepender-se.  Devido sua própria teimosia deixou a organização e publicou sua versão distorcida dos fatos. Suas opiniões pessoais simplesmente refletem seu próprio estado orgulhoso. Como predito nas Escrituras, este tipo de gente prometem “liberdade” quando eles mesmos são escravos da corrupção. ( 2Pe 2: 17-22) . Tanto Raymond Fraz quanto Peter Gregerson e muitos outros opositores das Testemunhas de Jeová costumeiramente falavam de seus anteriores irmãos de fé e do conjunto de verdades bíblicas que abandonaram como sendo a “Torre de Vigia”. Em primeiro lugar isso já demonstrava uma certa ignorância ou admissão dela. “Torre de Vigia” é uma sociedade ou corporação jurídica usada pelas Testemunhas de Jeová. Quando evitam falar diretamente contra as “Testemunhas de Jeová”, eles até que fazem algo de bom, que é evitar o Nome de Deus sair de suas bocas cheias de engano, difamação e calúnia. Peter Gregerson afirma em sua página atual que “nunca teve problemas com repreensão, desassociação, ser evitado”…mas no livro da Raymond Fraz este alega que pouco antes de sua desassociação, Peter Gregerson ao perceber que muitos estavam sendo desassociados e por perceber um espírito de “caça as bruxas” decidiu então se dissociar. Ele temia justamente ser evitado por muitos funcionários que eram Testemunhas. Esta é apenas uma das muitas contradições destes homens que não vale a pena se aprofundar. As Testemunhas de Jeová reconhecem abertamente que o seu entendimento do propósito de Deus tem passado por muitos ajustes ao longo dos anos. O fato de que o conhecimento do propósito de Deus é progressivo significa que tem de haver mudanças. O propósito de Deus não muda, mas o esclarecimento que ele continuamente concede a seus servos exige ajustes no seu ponto de vista. Este foi um dos pontos principais de discordâncias da parte destes opositores que tinham uma visão de perfeição total quando se fala de assuntos bíblicos. Mas as coisas nem sempre são assim. O escravo é fiel e prudente, não se diz na Bíblia que eles são “fiéis e perfeitos”. Tendo isso em mente observe o que afirmou o irmão Frederick William Franz, tio de Raymond Franz: Tendo esse conceito realista das limitações da cronologia bíblica, o irmão Franz declarou em seu discurso sobre a cronologia que aponta para 1975: “‘O que isso significa? Será que significa que o dia de descanso de Deus começou em 4026 A.E.C. [quando Adão foi criado]? É possível que tenha começado. … “‘O que dizer do ano de 1975? O que irá significar, caros amigos?’ – perguntou o irmão Franz. ‘Será que significa que o Armagedom estará terminado, com Satanás preso, por volta de 1975? É possível. É possível. Todas as coisas são possíveis para Deus. Será que significa que Babilônia, a Grande, terá sido derrubada por volta de 1975? É possível. Será que significa que o ataque de Gogue de Magogue será lançado contra as testemunhas de Jeová, para eliminá-las, daí o próprio Gogue sendo posto fora de ação? É POSSÍVEL. MAS, NÃO ESTAMOS AFIRMANDO. Todas as coisas são possíveis para Deus. MAS, NÃO ESTAMOS AFIRMANDO. E que nenhum dos irmãos seja específico em dizer algo que irá acontecer daqui até 1975.’”. – A Sentinela de 15 de fevereiro de 1967, p. 127. (Relacionado a 1975 leia este artigo  ou ainda este artigo )

Espero que algumas de suas dúvidas possa ter sido respondida, fique a vontade para escrever e partilhar. Mas evite ler material produzido por estes opositores. Meias verdades são piores que mentiras, visto que amiúde, parecem verdades. Podem ser muito prejudiciais. Quando na realidade, estão usando de pura psicologia  para enganar a mente desavisada. “Pode-se dizer, apropriadamente, que o Adversário de Deus foi o primeiro apóstata, conforme indicado pelo nome Satanás.[ que significa opositor] Ele induziu o primeiro casal humano a apostatar. (Gên 3:1-15; Jo 8:44)” * Em sua defesa, Jó mostrou que Deus não concede audiência ao apóstata (Jó 13:16), por que deveríamos nós dar atenção a este tipo de gente? O que diz a Bíblia? Ela nos ordena que os evitemos! LEIA ROMANOS 16:17: “Exorto-vos agora, irmãos, que fiqueis de olho nos que causam divisões+ e motivos para tropeço contra o ensino+ que aprendestes, e que os eviteis.“

37 comentários em “Crise de um sem consciência

  1. Realmente, é como praga mesmo a apostasia. Meu estudante teve acesso (por pastores provavelmente) a falsas acusações e por isso não consigo lhe transmitir a verdade…
    Quando eu era estudante, tive acesso por pesquisar, a sites apóstatas. Eu simplesmente deplorei o que se falava, era estúpido, decidir ver por mim mesmo que são as Testemunhas de Jeová. Não fico surpreso de saber que estou num povo que realmente vale apena, o povo de Deus.
    O que eu aprendi? Deixar o tempo mostrar a verdade.(Ecles 3:1)

    Curtir

  2. De fato os apostatas nao tem nada a oferecer aqueles que querem prestar a Deus serviço sagrado,a unica coisa que importa para eles e que saimos da “torre”.Eu nunca vi um apostata ou grupo desses pegar uma biblia e sair para pregar uma menssagem de esperança a outros,esses homens se vivessem entre o antigo povo de Deus a naçao de Israel iriam dizer que aquela naçao nao era guiada por Jeova tendo em vista o que acontecia entre eles.Eu nao tenho duvida que a organizaçao de Jeova compoe o corpo de verdadeiros adoradores e voce?

    Curtir

  3. Também tive algumas experiências ruins com isso, mas os estudantes que tive e amavam de verdade o que a Bíblia diz sempre percebiam que os opositores não refletiam as qualidades que Jeová consedia por meio do espírito santo.
    Como eles não têm mais o que fazer, estão formando grupos de apóstatas nas redes socias pra tentar apoiar as ‘vítimas’ da Torre de Vigia. Ja conheci um opositor que usava 4 fakes femininos para tentar se passar por vítima. Acabei descobrindo, a forma alienada com que eles falam com a gente é bem fácil de se perbeber….
    Como ja falado, eles evitam usar o nome de Jeová e só se referem as Testemunhas de Jeová como Torre de Vigia, ou só ao CG. Meu aviso aqui é que deixem os grupos que se dizem ser Tjs, mas que na verdade estão cheios de apóstatas, lobos em pele de ovelha..! Cuidado. Muito bom seus artigos brother Queruvim
    que Jeová continue te abençoando

    Curtir

  4. Ótima postagem Queruvim, pois posso dizer por experiencia que a anos passado li o livro de Franz ‘Crise de consciência’ eu achei muitos absurdos e também conclui que eram remorsos pessoais da parte dele. Em vista de todo esse matéria que na época eu tinha acabei por entrar em sites apóstatas e li diversos temas. Bom se tirei proveito? Nunca porque naqueles dias aquilo me causou muito mal por alguns minutos me senti vazio e sem esperança de mais nada e refleti “É realmente isso que quero seguir e ter pro resto de minha vida até minha morte?”. Conclui que naquela época e ainda hoje que passar pro lado dos apóstatas é estar em um mundo sombrio, frio, sem amor a nada simplesmente são abutres procurando por carne que começa a cheirar (no caso eu) pois material apóstata nos causa a morte espiritual. Enfim eu passaria a ser mais um no grupo desses apostatas a procura de irmãos para ter como presa basicamente entra em colapso mental e começa a seguir o padrão que eles impõem como sendo a ‘verdade dita’

    Me arrependi muito por ter contato com material assim. Hoje graças a organização, a exemplos de irmãos abnegados, a Bíblia e principalmente o entendimento que temos pelo material fornecido através do escravo fiel e prudente vejo o quanto tenho a ganhar e quase por alguns segundos deixaria tudo o que fiz, minha dedicação por batismo a Jeová, meu relacionamento familiar e minha consciência ir pelo ralo.

    É muito bom ver como a organização é transparente no que diz respeito ao passado e ninguém jamais terá motivo sequer para levantar uma acusação. Jeová sempre manejou o entendimento dos irmãos da dianteira e sempre o fara.

    Um texto que sempre tenho em mente é esse: “Simeão [Pedro] tem relatado cabalmente como Deus, pela primeira vez, voltou a sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o seu nome.” (Atos 15:14).

    Mais uma vez agradeço os esforços do irmão em fornecer mais uma ajuda para aqueles que por influencia de outros acaba tendo ideias erradas sobre a organização de Jeová Deus e infelizmente não ponderam no passado!

    Que ele o abençoe muito nesse trabalho!

    Socorro – SP.

    Curtir

  5. A palavra deles se espalha como gangrena, nao devemos subestimar os esforços que eles fazem para promover suas iideias errones. Por exemplo , um ex tj postou um video falando que Judas tambem participou da refieçao noturna por comer o pao. Confesso que fiquei em duvida sobre o assunto me sentindo muito mal mesmo é uma coisa meio demoniaca mesmo sabe a gente fica cego em sentido espiritual , mas busquei ajuda no blog o apologista da verdade e o irmao explica baseado em publicaçoes que Judas participou da celebraçao da pascoa por isso come do bocado molhado, mas no momento da celbraçao do novo pacto jesus serviu o pao seco aos convidados e judas ja havia saido para trai lo, outro detalhe importante é que Jesus diz , “vos fostes os que ficaram comigo nas minhas tribulaçoes , é claro que ele nao queria dizer que Judas esteve nas suas tribulaçoes a biblia fala dele ate roubando. ao ler esse artigo eu nao tive duvidas que satanas tem seus descendentes que usa para nos desncaminhar para que perdemos o favor de Jeova e por fim sejamos destruido assim como ele e seus demonios serao em breve

    Curtir

  6. Boa tarde.   Que senha é essa que tenho que digitar!? [Me descultpe a ‘ignorância’]      

    Demolindo raciocínios e toda coisa altiva contra o conhecimento de Deus – 2 Cor 10:5

    Curtir

  7. Quando morava na grande São Paulo muitos opositores me indicaram o livro pra ler e refletir, mas não tive a curiosidade.
    A experiência mostra que uma pessoal que toma só o leite em sentido espiritual pode vir a deixar que as duvidas a levem a sites apostatas, e eles não tem nada a nos dar.
    São verdadeiras cobras em acasalamento depois que consomem o ato, matam o parceiro. Esse tipo de matéria tem que ser muito bem reservado.
    A confiança que temos na organização visivel de Jeová é a mesma que Pedro falou pra Jesus em João 6:66-71
    -66 Por causa disso, muitos dos seus discípulos foram embora para as coisas deixadas atrás+ e não andavam mais com ele. 67 Portanto, Jesus disse aos Doze: “Será que vocês também querem ir?” 68 Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos?+ O senhor tem declarações de vida eterna O senhor tem declarações de vida eterna.+ 69 Nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo de Deus.”+ 70 Jesus lhes respondeu: “Não fui eu que escolhi vocês doze?+ Contudo, um de vocês é um caluniador.”*+ 71 Na verdade, ele estava falando de Judas, filho de Simão Iscariotes, porque esse homem ia traí-lo, embora fosse um dos Doze..

    Eles não tem nada a nos acrescentar, apenas querer que morramos, assim como eles que estão mortos…

    Curtir

  8. Eu tive acesso a esse material do Raymond Franz “Crise de Conciência” pelo youtube mais nem cheguei a perder meu tempo assistindo visto que foi uma pessoa de mal caráter que postou .essa pessoa Hackeou o canal da Maria Botes que é Testemunha de Jeová e saiu colocando videos difamando as Testemunhas de Jeová ,eu já tive pensamentos errados por ter entrado em sites de apóstatas mais pedi perdão a Jeová e agora estou livre disso e minha mente está voltada pra organização e para a obra de pregação nem digito mais nada no google porque só vou obter resultados de sites de Ex-Testemunhas de Jeová e de apóstatas,prefiro acessar o Jw ou sites como o do apologista e o seu Queruvim ou mandar um email pedindo ajuda do que pesquisar pela net .
    Sou Publicador não batizado abraços .

    Curtir

  9. OLÁ QUERUVIM, GOSTARIA DE SABER A SENHA PARA VISUALIZAR ESSE POST SOBRE “CRISE DE UM SEM CONSCIENCIA” DESDE JÁ AGRADEÇO.

    Curtir

  10. Mateus 24:

    “48 Mas, se aquele escravo mau disser no coração: ‘Meu senhor está demorando’,+ 49 e começar a espancar seus coescravos, e a comer e beber com os beberrões, 50 o senhor daquele escravo virá num dia em que ele não espera e numa hora que ele não sabe;+ 51 ele o punirá com a maior severidade e lhe designará um lugar entre os hipócritas. Ali é que haverá o seu choro e o ranger dos seus dentes.+”

    Curtir

  11. Uma pessoa que tem perfil falso deliberadamente está mentido e enganando. Usa um disfarce com objetivo repreensível de fraudar.
    Qual a desculpa inventam no seu íntimo para tentar justificar tal atitude?????
    Um ser com essa atitude ainda acha que está realmente servindo a Deus?
    Um porco que se revolve na lama pode achar-se puro?
    Quantas pessoas ainda desejarão desviar? A quantos buscarão perverter?

    Jesus realmente sempre tem razão, eles são descendência de víboras. Como poderão verdadeiramente fugir do julgamento da Geena ardente?
    Jeová está vendo tudo.

    Curtir

  12. Já pesquisei muito a apostasia. Até pouco tempo atrás fiz isso. As vezes batia uma dúvida e eu ia procurar a resposta e não achava. Mas confiava em Jeová e algum tempo depois a resposta aparecia. Que maravilha de Deus!

    A última dúvida foi sobre o tal uso do sangue aceito na Bulgária.

    É comum vermos na internet opositores acusando as TJs de perjúrio contra o país, ou até mesmo dizendo que somos hipócritas, aceitando algo num país e proibindo no outro.

    Mas fui pesquisar o link da resolução no próprio site da Comissão Européia com a ajuda do Google Tradutor. Foi feito um acordo entre os irmãos e a Bulgária.

    O acordo a respeito do sangue diz que ‘as Testemunhas de Jeová são livres pra escolher qualquer tratamento médico, usando seu direito de livre arbítrio, sem nenhum tipo de controle ou sanção a ser imposta por parte da Associação.’

    Aí os apóstatas se alvoraçam e dizem: “Tá vendo, lá na Bulgária é livre escolher transfusão de sangue sem nenhuma punição. Que contradição dessa seita”.

    Agora eu pergunto: O mesmo não se dá no Brasil ou qualquer outro país? Por acaso uma TJ é proibida de tomar transfusão de sangue aqui?

    “Proibida não”, dirão os apóstatas, “mas terá punição”. MENTIRA!!!!!!!

    A Revista A Sentinela 15/02/97, páginas 19-20 tem uma resposta interessante sobre isso. Veja o que ela diz:

    “Outra questão que preocupava vários médicos era a pressão do grupo. Queriam saber o que aconteceria se uma Testemunha de Jeová vacilasse e aceitasse a transfusão de sangue. Seria rejeitada pela comunidade das Testemunhas de Jeová? Isso iria DEPENDER da situação, porque a desobediência à lei de Deus com certeza é um assunto sério, a ser examinado pelos anciãos da congregação. As Testemunhas de Jeová querem ajudar a qualquer pessoa que tenha passado pela traumática experiência de uma cirurgia com alto risco de vida e que aceitou transfusão de sangue. Não há dúvida de que a Testemunha de Jeová nessa situação se sentiria muito mal e estaria preocupada com sua relação com Deus. Essa pessoa talvez necessite de ajuda e compreensão. Uma vez que o alicerce do cristianismo é o amor, os anciãos desejam, como em todos os casos judicativos, temperar firmeza com misericórdia.”

    Agora veja a resposta oficial que o Betel de Portugal deu a respeito desse assunto pra todas as congregações de lá:

    “Queridos irmãos:

    Recentemente, os nossos adversários lançaram falsas acusações na Internet e alguns meios de comunicação, alegando que um acordo entre o Governo búlgaro e as Testemunhas de Jeová têm mudado a nossa postura de transfusões de sangue. Dada a gravidade destas acusações vimos que é necessário informa-los sobre o conteúdo do presente acordo para que possamos responder de forma apropriada (Pro. 15:28).

    Em 9 de março de 1998, a Comissão Europeia dos Direitos Humanos aprovou um acordo amigável entre a Associação Nacional das Testemunhas de Jeová na Bulgária e na República da Bulgária. Os termos do acordo prevêem que o Governo búlgaro reconhece as Testemunhas de Jeová como uma confissão religiosa e cria um serviço civil alternativo ao militar para as Testemunhas de Jeová que assim o desejarem. Em contrapartida, as Testemunhas de Jeová retiram o requerimento que foi apresentado perante a Comissão em 21 de setembro de 1995, por violação do direito à liberdade de religião e a discriminação por motivos religiosos, fatos ocorridos nesses tempos na Bulgária.

    Também foi discutido no acordo a nossa posição sobre o sangue, com o objetivo de esclarecer alguns equívocos das autoridades búlgaras. Nessa parte do acordo mostra que as Testemunhas de Jeová, livremente e pessoalmente, podem decidir se aceitam ou rejeitam uma transfusão de sangue, e se alguma aceitar uma transfusão de sangue, não haveria sanção ou expulsão por isso.

    Nossos detratores argumentam que esta é uma mudança em nossa posição, o que não é verdade. Todas testemunhas decidem por si só sobre as transfusões de sangue com base na sua consciência treinada pela Bíblia. Não é uma decisão coletiva, mas individual. Se uma Testemunha aceitar uma transfusão, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELA É AUTOMATICAMENTE EXPULSA. Talvez o irmão cedeu à família e pressão médica, a angústia do medo da morte, ou fraqueza física e emocional. Ele precisa de ajuda e reforço não expulsão (veja A Sentinela 2/15/97, p. 20). Diferente seria se defendêssemos as transfusões de sangue, abandonando a posição bíblica sobre a santidade do sangue.

    Se você tiver alguma dúvida, por favor procure os anciãos para qualquer esclarecimento sobre os termos do acordo, e as conclusões a respeito do mesmo.

    Receba, queridos irmãos, o nosso amor cristão e desejamos que Jeová os continue abençoando-os”.

    Essa é a carta. A Associação foi hipócrita no acordo? Claro que não. O acordo disse que nenhuma TJ seria expulsa por aceitar transfusão. E é isso que acontece. Qualquer pecado cometido que seja por parte de um TJ, não implica em expulsão imediata. A pessoa só é expulsa se não se arrepender e fizer da prática do pecado uma forma de vida.

    O acordo ainda diz que uma TJ é livre pra aceitar ou NÃO uma transfusão. A maioria das TJs, por obediência À BÍBLIA, não a Associação, nunca aceitaria. E se uma aceitasse, como mencionou a carta, talvez precise de ajuda. Portanto, a norma bíblica não foi alterada, muito menos houve perjúrio ou hipocrisia por partes dos irmãos do Corpo Governante.

    Curtir

  13. “ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELA É AUTOMATICAMENTE EXPULSA.”

    A única forma de capitular nesta questão seria mudando a posição que temos a respeito do sangue, o que não será feito. Em obediência ao mandamento, o uso de sangue por vias orais ou venosas continuará sendo um pecado.

    O caso da Bulgária não é uma “questão de consciência” como dizem alguns, o cristão que não se abstêm de sangue continua quebrando o mandamento bíblico. Se quebrou o mandamento é porque pecou, se pecou não é questão de consciência, não há dúvidas que transgrediu a lei de Jeová, assim está sujeita a punição DIVINA.

    Quanto a desassociação, pessoa alguma é automaticamente expulsa por causa de um mero pecado isolado, ou seja, durante o acordo, os opositores do povo de Jeová se autoenganaram, tendo uma impressão de que simplesmente todos que transgridem princípios e mandamentos de Jeová são excomungados na hora, os ancião se reúnem com a pessoa e tentam orienta-la e leva-la ao arrependimento para impedir sua derrocada na fé, nisso a própria pessoa se desassocia por motivos tais como rebeldia, pouco caso ou falso testemunho envolvendo pecados secretos. No fim a diferença daqui para a Bulgária é praticamente nula, se é que existe alguma diferença, a diferença parece estar apenas na cabeça dos opositores que interpretaram mal o nosso processo de “excomunhão”.

    Curtir

  14. Olá Queruvim.

    Li seu artigo sobre a Crise do sem consciência.
    Uma abordagem sucinta da consciência calejada de Raymond Franz.

    Anos atrás tive contato com o livro dele via internet e numa livraria. Devo dizer que junto com minha fraqueza espiritual isso me causou danos. Mas nunca fui um adepto de qualquer corrente de pensamento apóstata. Mas embora eu tenha visto o perigo não passei a me esconder como diz provérbios.
    Fiquei instigado a examinar um pouco mais a prosa dele e entender o modo de pensar de um apóstata que esteve no centro da atividade teocrática no passado. Por alguns dias algumas coisas que ele escreveu me abalou.Mas eu queria refutar, estar preparado para isso. Há alguma sabedoria em saber trabalhar na ignorancia de certas coisas, poupa tempo de tentar sair de um labirinto que não leva a nada senão ao minotauro.
    Quis por a teste o que ele dizia. E embora eu não fosse experiente e qualificado o suficiente para analisar o que ele dizia descobri incoerências e malícia venenosa no que ele dizia.
    Analisei 2 ou 3 capítulos e de fato bebi água de esgoto.
    E pessoalmente afirmo que não importa o que ele tenha sido no passado como Missionário sendo citado até mesmo no anuário sobre a obra nos EUA como sendo “aquele zeloso jovem pioneiro”, Raymundo se tornou um mentiroso, mau caráter cheio de veneno contra as TJs e seus antigos conhecidos.

    Curioso saber que ele era justamente um dos que fervorosamente ensinava que até 1975 o Armagedom viria apesar da posição cautelosa do Corpo Governante sobre o tema.

    Raymond Franz é muito dissimulado. No resumo de suas credenciais como ex TJ ele fala apenas de lamurias dos anos como missionário destacando exclusivamente enfermidades, baratas e rato, pobreza, tiroteio e depois quando convidado por Knorr para trabalhar em Brooklyn ele se diz contrariado de abandonar um serviço que ele tanto amava na Costa Rica e Rep Dominicana. Se faz de um mártir abnegado por algo do que ele só recorda lamurias.
    Ele deturpadamente compara a perseguição da Igreja Católica Ortodoxa Grega que tentou proibir congressos das TJs na Grecia, com a monitoração de irmãos que tentavam saber e provar quem estava frequentando a Comemoração da Morte de Cristo feita por apóstatas.

    Ele debocha como sendo “provincianismo” das proclamações dos julgamentos das 7 Tigelas da Ira de Deus que constam e Revelação e que foram proferidas numa série de Congressos no inicio do século 20. Porém o conteúdo destas até hoje é lido e ensinado nas reuniões e livros das TJs e também testemunhado ao público.

    No meio das lamurias ele repete acusações sérias dum modo desleixado e leviano. As poucas que eu quis analisar não vou citar aqui para não ficar muito longo o e-mail. Mas te digo que a credibilidade é igual a da conversa de um ébrio fofoqueiro num boteco.
    Raymond Franz teve de fato uma crise sem consciência. O povo de Jeová não era mais o lugar dele. Quem irá julgar o caso dele é Jeová por meio do seu Rei designado, assim como o meu que procuro a misericórdia Dele. Eu brinquei com veneno. Mas ao contrario do que apóstatas gostam de ostentar esclarecimento, esse livro dele apesar de dar munição para a cristandade e opositores em geral nada abalou a prosperidade espiritual dessa organização de Jeová. É impossível esconder o conhecimento do nome de Jeová e a obra mundial de pregação. É como um grande monumento, um grande monte que é visível de todas as partes da terra.Nem Babilônia, nem os apóstatas,nem os ateus mais arrogantes que debocham de Jeová como um imoral personagem literario e mitológico dos Hebreus antigos conseguem fingir que aquilo não é nada. É quase como um sinal no céu…

    cordialmente

    Curtir

  15. Eu, afastado há muitos anos da verdade, começei a entrar em site apostatas, fiquei abismado com tanta falança que fazia das Testemunhas de Jeová, de inicio fiquei chocado, comecei até participar de tais sites, mas isso me levou a começar a pesquisar mais a biblia e as TJs, começei a voltar a frenquentar as reunioes, a ler e pesquisar mais as literaturas, me encantei pela sinceridade das Testemunhas ,principalmente o livro Testemunhas de Jeová Proclamadores do reino de Deus, Bem, resumindo, larguei de vez os apostátas, pois vi que eles são poços secos, voltei a firmar na fé, frequento todas as reunioes, estive no congresso IMITE A JESUS, já conversei com os anciaos, estao me aceitando de volta, estou muito feliz por Jeová me aceitar de volta, e por estár com meu amorosos irmao, em breve volto a sair no campo. Os apostatas sao amargurados e rancorosos, e vazios como eu estava.

    Curtir

  16. Sim Admar, que felicidade em ver você dizendo isso. É notório sim a atitude amargurada apóstata contra as TJs. É como se você quisesse perguntar a uma mulher sobre o ex-marido dela, será que teria boas referências dele? Ela teria que ser muito imparcial.

    Eu mesmo muitas vezes já li coisas apóstatas e de início aquilo me inculcava, mas eu esperava em Jeová e sempre alguns meses depois ou antes eu encontrava a resposta depois. Mesmo que não encontre, eu sei que não existe outra religião como a nossa, que procura fazer de tudo pra servir a Jeová de todas as formas.

    Que Jeová abençoe seu retorno e que você cada dia mais possa aumentar em amor e conhecimento do Soberano do Universo e Seu Filho.

    Curtir

  17. JESUS E PAULO eram “simplistas”?

    Este vídeo é interessante, mas eu pessoalmente não concordo com o exposto nele. Eis o porque tenho este pensamento…

    O incidente envolvendo não somente o irmão Fraz, mas também Peter Gregerson, fez com que fossem realizado ajustes doutrinais. De certa forma serviu para aprimorar o entendimento de textos bíblicos e assuntos relacionados com dissociação. Não houve nada de “simplista” nisso. Deliberaram com a Bíblia na mão para decidirem a respeito de como protegerem o rebanho da contaminação mencionada na Bíblia. A palavra de Deus diz que “a palavra deles se espalhou como gangrena”. Paulos escreveu:

    “e as palavras deles se espalharão como gangrena. Himeneu e Fileto estão entre eles.” 2 Trim. 2:17

    Era Paulo “simplista”????

    A questão não é o que é bom para nós. Senão eu posso criar uma igreja que satisfaça a mim e a meus desejos. Igual a um produto na prateleira de um supermercado. Eu posso ir e escolher o que quero. Alguns procuram igrejas evangélicas que aceitam gays. Ignoram a Bíblia e criam suas próprias religiões. O vídeo sobre o “simplismo”que você referenciou, está alinhado com ideias de relativismo moral. Se eu adotar o que este rapaz fala no vídeo, significa que Jesus, mencionado na Bíblia como exigindo que a pessoa não seja “morna’, ou que fique “encima do muro” é um argumento simplista da parte de Cristo! (Apoc. 3:16) Para Jesus Cristo, o Juiz designado por Deus, ou a pessoa será comparada a ovelha ou a cabrito. Era Jesus um “simplista”? Era ele “limitado” em visão como sugere este vídeo. Ou de fato existe um limite entre o certo e o errado? Meu colega! este tipo de argumento é justamente o que dilui verdades fundamentais.Pera aí…então “não existe a verdade”? Assim como a segurança de um vôo depende do funcionamento correto do sistema de navegação e de referenciais exatos, assim o nosso bem-estar espiritual, moral e até físico depende duma consciência sensível, guiada por referenciais de moral.

    O relativismo moral pode parecer sofisticado, mas, na realidade, os que o adotam são como os antigos ninivitas, que não sabiam “a diferença entre a sua direita e a sua esquerda”. Os que praticam o relativismo moral se parecem aos israelitas apóstatas, que diziam “que o bom é mau e que o mau é bom”. — Jonas 4:11; Isaías 5:20.

    O Brasil está passando uma fase terrível justamente por causa de se adotar os conselhos semelhantes ao deste vídeo. O relativismo moral é um conceito amplamente difundido de que as normas variam segundo as preferências pessoais ou culturais. Imagine o que aconteceria se os pilotos não seguissem pontos fixos de referência, mas sinais que mudassem de posição de modo imprevisível. É o que está acontecendo em nosso país…onde o que é certo e o que é errado, taxado de “simplismo” tem sido rejeitado em prol de ideias liberais.

    O relativismo moral pode parecer sofisticado, mas, na realidade, os que o adotam são como os antigos ninivitas, que não sabiam “a diferença entre a sua direita e a sua esquerda”. Os que praticam o relativismo moral se parecem aos israelitas apóstatas, que diziam “que o bom é mau e que o mau é bom”. — Jonas 4:11; Isaías 5:20. Sem falar na confusão religiosa devido a ausência de organização. Isto mesmo, ausência de liderança unida. A organização de Jeová funciona nos moldes de supervisão hierárquica. Uma casa onde os pais vão viajar e os filhos fazem o que bem entende só resulta em problemas ou até mesmo desastre. Somente nos Estados Unidos, por exemplo existe uma enorme quantidade de Igrejas Batistas divergentes entre si. Rejeitam um corpo administrativo composto por homens que supervisionam a obra e estão na dianteira em sua adoração aqui na terra.

    Curtir

  18. Assisti o vídeo uma vez, não assistiria novamente pois é muito simples, o modo em que foi abordado é semelhante ao que a religião falsa faz. Parece ser a coisa mais simples servir a Deus. Se a cristandade não ensinasse `SIMPLISMO’ seus membros seriam pessoas questionadoras, pesquisadoras, não doutrinados nas falsidades pregadas por eles.
    O apóstolo Paulo foi inspirado a nós incentivar a nos certificar de tudo’. Quando temos um ajuste feito num discurso em congresso ficamos na expectativa dele num estudo de A Sentinela. E quando recebemos a publicação vamos ler, reler, rever estudos anteriores de como entendiam e como chegamos a esse novo entendimento
    Não que duvidamos, mas sim que vamos conferir, estudar, aprimorar o nosso entendimento.

    Curtir

  19. Acho que o Anônimo quis dizer, é que os opositores são simplistas em definir como certo o que afirmam e pensar que encontraram a verdade absoluta, sem nem ao menos questionar se estão equivocados. Mas o rapaz do video usa abordagens filosóficas, já li sobre alguns temas que ele comenta, os “viés”…
    “Simplismo” não pode ser aplicado em todas as áreas, por exemplo, a área moral como citou o Queruvim. Tolerância por exemplo, este artigo ficou maravilhoso [http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201508/o-que-a-biblia-diz-tolerancia/] O que se pode dizer é a intolerância de muitos hoje, isso inclui os apóstatas e opositores.
    Achei interessante esta frase:”provas conclusivas podem fazer a diferença entre a genuína fé e a mera credulidade. A genuína fé é essencial para ganhar a vida eterna. — João 3:16.”(http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102009043#h=11)

    Curtir

  20. Eu quero um estudo bíblico, com a minha bíblia original, sem interferência de publicações ou outras de watchtower.

    Curtido por 1 pessoa

  21. Onde vc mora Jorge dias? Se for aqui na minha cidade eu me disponho a estudar com vc somente na bíblia ou posso arrumar alguém. Moro no DF

    Curtir

  22. Consegue uma cópia dessa bíblia original pra min? Até hoje não conseguir e queria saber como você conseguiu ter? Eu só tenho traduções de cópias de cópias

    Curtir

  23. jorge dias On 26 de agosto de 2015 at 7:41

    Como estudar a Bíblia?
    1- Qdo uma Testemunha de Jeová bater em sua porta;
    2- Assistindo uma de nossas reuniões num Salão do Reino próximo de sua residência ou trabalho (https://www.jw.org/apps/T_FsPnZGTZNCF) e ao final da reunião é só pedir um estudo bíblico;
    3- Se na sua cidade tiver o Testemunho Publico com carrinhos;
    4- Entrando neste link no site JW.ORG –
    https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/estudo-biblico-gratuito/

    Quanto a tradução da Bíblia não teria problema algum em usar a tradução de sua preferência;

    Obs: Quando comecei a estudar a Bíblia usava a JFA de 1969, depois adquiri uma TNM

    Curtir

  24. Oi
    Preciso de ajuda!
    Um cônjuge desassociado pode ou não ter relações sexuais com o outro cônjuge cristão?Se tivessem,isso não estaria quebrando o princípio de 1 Coríntios 7:5?E se não tivessem,estaria desobedecendo 1 Coríntios 5:9-13?

    Curtir

  25. 1 cor. 7:5 não está falando sobre pessoas desassociadas, mas a respeito de eventuais pausas consensuais do coito. E 1 coríntios 5: 9-13 não se aplica exclusivamente aos casados. Muitos são desassociados por práticas que sequer tem relação com atos sexuais. Se o cristão irá ou não se separar, caso seu cônjuge tenha sido desassociado por imoralidade sexual, é uma decisão pessoal. Precisamos ter em mente que o dia da desassociação de muitos não é o pior dia. Talvez a pessoa já tenha procurado os Anciãos e já se arrependeu, sendo desassociada apenas por ter “praticado pecado”. Daí para frente a pessoa irá demonstrar “obras de arrependimento”. Ou seja, quando se dá um anúncio de expulsão, pode ser que a pessoa expulsa, esteja em situação melhor que antes. Isso só o cônjuge ou os Anciãos da comissão judicativa, em muitos casos, é quem sabem e estão a par de tudo o que aconteceu. Cada caso envolvendo uma desassociação é diferente do outro e em muitas situações pode ser comparada a uma digital. Não existe um padrão ou regra rígida que rege este assunto, mas sim o amor a Jeová, a justiça aplicada a seus servos imperfeitos e a proteção do rebanho devem ser levados em consideração. Muitos apóstatas não entendem o assunto e até mesmo criticam um caso ou outro usando estereótipos que não se aplicam a casos vários. Por não entenderem o amor nem o princípio da justiça, desconhecem os meios judicativos usados. Assim como uma doença física pode ser evidente de diversas maneiras e necessitam de diversos tratamentos ou terapias, assim são os casos envolvendo disciplina severa. O texto de 1 Coríntios 5 oferece apenas considerações parciais e não é tudo o que a Bíblia diz sobre o assunto.

    Curtir

  26. Se um homem que tem esposa e filhos for desassociado por algum motivo, deveria ele para de sustentar a família ou ela se negar a receber dele as providências? Claro que não, certamente ele mesmo sendo desassociado, não é exonerado da responsabilidade de marido e pai.(1 Tim 5:8) A desassociação, como Queruvim falou é demonstração de amor da parte de Jeová e da congregação para que o transgressor se arrependa e volte para Deus. Então não seria amoroso da parte da esposa deixar de dar o que é devido ao esposo por causa de uma desassociação.

    O importante John é entender os princípios das ordens de Jeová Deus.

    Curtir

  27. Interessante como o JW broadcasting rechaça algumas acusações dissimuladas, sugeridas ou taxativas. Por exemplo ao dizer que os membros do Corpo Governante vivem numa torre de marfim alheios aos problemas das pessoas comuns tendo um trabalho secular filhos e pressões disso tudo. Ver os membros do Corpo Governante me faz perceber como eles são pessoas com sentimentos iguais aos nossos, com limitações e provações da mesma natureza. Um deles perdeu a esposa por doença, ele mesmo perdeu um olho por causa de câncer… o Garrit Losch agora nesse mês de Novembro no fim do broadcasting após a canção do fim do programa falou de sua esperança sobre a ressurreição de seu pai, de como ele se sentia por ver que todas as outras crianças tinha pai e ele não e que ele esperava vê-lo ressuscitado e se servir Jeová. Eu não sei se estou errado mas eu vi reações nele de que ele estava tentando conter uma profunda emoção quando o outro irmão solidariamente expressou sua esperança de ver o pai também. Temos em alta estima dadivas em homens como ele e os outros membros do Corpo Governante. Não há separação entre nós e eles, somos irmãos servindo ombro a ombro e temos amor mutuo.

    Curtir

Os comentários estão fechados.