Jair Bolsonaro, gays e a Janela Imunológica


O Deputado federal brasileiro, Jair Bolsonaro citando dados do Ministério da Saúde, afirmou que discute a possibilidade de projeto de lei visando separar o sangue doado por heterossexuais do sangue doado por gays. “O sangue doado por homossexuais tem 17 vezes mais chances de transmitir o HIV” afirmou Bolsonaro. Será que ele está correto? Bolsonaro sangue e homossexuais

Nos Estados Unidos, por exemplo, um homem que tenha tido, no mínimo, uma relação sexual com outro homem fica proibido de doar sangue pelo resto da vida. “Acima de tudo, está o direito de um paciente receber sangue seguro”, alegam as autoridades de saúde daquele país, lembrando que os testes não identificam imediatamente a presença de vírus em uma bolsa de sangue.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define que homens que tiveram relações sexuais com outros homens (HSH) nos últimos 12 meses que antecedem a triagem clínica são inaptos temporariamente para doação de sangue. Em harmonia com isso Dr. Dráuzio Varella afirmou recentemente:

“Na população geral, quatro em cada mil pessoas são portadoras do HIV. Mas entre os jovens gays, esse número é 20 vezes maior: 100 em cada 1.000. Hoje, 150 mil pessoas no Brasil não sabem que têm a doença”. Fonte ***

Apesar da relutância gay em aceitar os fatos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) o grupo de alto risco são textualmente e estatisticamente citados como sendo os homossexuais, especificamente homens que fazem sexo com homens. Fonte#

Acrescente-se a isso o fato de existir um período de tempo em que o sangue doado mesmo testado não permite a detecção através dos testes comumente empregados. Leia o artigo do link abaixo…

O sangue submetido ao teste de HIV é seguro?

Janela imunológica” é o termo que designa o intervalo entre a infecção pelo vírus da aids e a detecção de anticorpos anti-HIV no sangue através de exames laboratoriais específicos. Estes anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV, o que indica nos exames a confirmação da infecção pelo vírus. Para o HIV, o período da janela imunológica é normalmente de duas a oito semanas, mas em alguns casos pode ser mais prolongado.

Se um teste de detecção de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há possibilidade de um resultado falso-negativo, caso a pessoa esteja infectada pelo vírus. Portanto, se o teste for feito no período da janela imunológica e o resultado for negativo, é necessário realizar um novo teste, dentro de dois meses. Neste período ocorre a soroconversão, se a pessoa estiver realmente infectada.

É importante, nesse período de janela imunológica, que a pessoa não passe por nenhuma situação de risco, pois se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o vírus para outras pessoas. Veja a explicação do site do Governo sobre a “Janela Imunológica.

Portanto, a afirmação de que há um perigo maior no sangue doado por homossexuais e a sugestão do Deputado brasileiro baseia-se em estudo e ciência, não preconceito. Preconceito demonstram os que sequer estudaram o assunto.

A situação é na verdade pior do que até mesmo o Deputado imagina! O Sangue doado tem sido a causa da morte de muitas pessoas, ainda que seja um sangue isento de doenças. Veja o porque disso nas palavras de um Médico.

 


HIV_AIDS-grupo de risco sim

 

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • Saga  On 3 maio 2015 at 13:03

    “Portanto, a afirmação de que há um perigo maior no sangue doado por homossexuais e a sugestão do Deputado brasileiro baseia-se em estudo e ciência, não preconceito. Preconceito demonstram os que sequer estudaram o assunto.”

    Perfeita observação.

    Definições de preconceito.

    preconceito
    pre.con.cei.to
    sm (pre+conceito)
    1 Conceito ou opinião formados ANTES DE TER OS CONHECIMENTOS ADEQUADOS.
    2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou INDEPENDENTE DA EXPERIÊNCIA OU RAZÃO.
    3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem.
    4 Sociol Atitude EMOCIONALMENTE CONDICIONADA, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.

    s.m. Opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém cujo teor é construído a partir de ANÁLISES SEM FUNDAMENTOS, sendo preconcebidas sem SEM CONHECIMENTO e/OU REFLEXÃO; prejulgamento.
    Forma de pensamento na qual a pessoa chega a CONCLUSÕES QUE ENTRAM EM CONFLITO COM OS FATOS por tê-los prejulgado.
    (Etm. pré + conceito)

    Preconceito
    Conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério; Superstição;
    Preconceito
    Conceito pré formado, julgamento precipitado, pré definido, julgamento sem argumento lógico
    Preconceito
    Conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério;
    que se julga antes de conhecer.
    Preconceito
    Conceituar antes de conhecer. Ideia ou julgamento que se faz de pessoas, religiões, empregos, profissões sem conhecer as verdadeiras coisas e razões. Desprezo por pessoas ou qualquer coisa por julgamento feito sem conhecimento de causa e prova

    Ou seja, preconceito não é apenas ter um conceito prévio ou ter uma opinião negativa sobre algo, é você ter uma opinião ou tirar um conclusão precipitadamente SEM FUNDAMENTO, sem provas, SEM CONHECIMENTO, sem reflexão, sem argumentos válidos, na base da emoção e não da razão, na base da hipótese condicionada e parcial e não da experiência factual neutra.

    Realmente o que o Jair disse sobre este caso é fundamentado em fatos práticos, na realidade, em estudos, na ciência e na medicina e não em preconceito. Na razão e não na emoção. Já seus críticos, de fato estão se baseando na antipatia que já tinham por ele, então o estão xingando por preconceito neste caso.

    Quanto aos que dizem que Deus, sim, Jeová, é um “Deus preconceituoso” [sic], que “discrimina mulheres, negros e tudo mais, sendo homofóbico. machista, misogeno, xenofobico, racista” e mimimi, isto é impossível, pois preconceito como vimos, é opinião…sem base, são conclusões sem fundamento, é falar de algo sem conhecer adequadamente, então um ser onisciente não tem como ser “preconceituoso”, já estes críticos misoteístas, jeofóbicos, antissemitas e cristofóbicos, é que destilam preconceito puro e simples na sua mais pura forma todo o tempo contra o Deus Judaico-Cristão, contra Cristo, contra a Bíblia e contra aqueles que nela crêem. Aqui ntra a ignorância de quem acusa os outros do que eles mesmos são.

    Curtir

  • Felipels  On 3 maio 2015 at 23:30

    Seguir as orientações de Jeová são para o nosso bem… “Eu, Jeová, sou o seu Deus, Aquele que ensina o que é melhor para você” – Isaías 48:17

    Ele como criador tem o direito de determinar o que é permitido ou não para suas criaturas… Ficamos felizes por ele fazer isso visando os nossos melhores interesses.. Quando ele pede para nos abstermos de Sangue, ele [também] faz isso para a nossa proteção… Uma prova disso é que além de passar doenças, o Sangue considerado saudável também pode ser letal:

    “Cerca de 1 em cada 100 transfusões é acompanhada de febre, calafrios ou [urticária]…Cerca de 1 em cada 6.000 transfusões de hemácias resulta numa reação transfusional hemolítica. Trata-se de grave reação imunológica que pode ocorrer de forma aguda ou com o lapso de alguns dias, depois da transfusão; pode resultar em insuficiência [renal] aguda, em choque, em coagulação intravascular, e até mesmo em morte.” — Conferência realizada pelos Institutos Nacionais de Saúde (sigla NIH, em inglês), dos EUA, em 1988.

    Um estudo mais recente descobriu que:

    “Em pacientes que sofreram ataques cardíacos, apresentando hematócritos acima de 25%, uma transfusão de sangue está associada com um risco de morte três vezes maior ou com um segundo ataque cardíaco num intervalo de 30 dias. (Journal of the American Medical Association, vol 292, p 1555).

    O Dr. Knud Lund-Olesen escreveu: “Visto que…algumas pessoas dos grupos de alto risco se oferecem como doadores, por serem submetidas automaticamente a testes de detecção da AIDS, acho que existe motivo de se relutar em aceitar uma transfusão de sangue.

    Curtir

  • Alexei  On 4 maio 2015 at 0:53

    Caros irmãos, vejam bem.
    Se de fato a transfusão de sangue é um suposto ato de amor, e que qualquer cidadão comum pode fazê-lo. Então, pela lógica, os homossexuais devem sim exigir seus direitos como doadores.
    Ora, não são cidadãos? não pagam impostos? não são iguais perante a mesma lei que obriga a transfusão juridicamente em alguns casos?
    Se pela lógica a transfusão sanguínea é um dever, um direito do cidadão, conforme a visão do mundo, a doação vinda de tais cidadãos também deve ser aceita de muito bom grado por aqueles que defendem as transfusões.
    Aproveitem, façam uso conforme suas consciências, mas façam isso de maneira plena, de acordo com os conceitos e valores desse mundo apartado de Deus. Se se defende o ato de doar pelo conceito comum de vida aceito pela maioria, que o conceito comum aceito pela maioria receba esse ato de amor de seus semelhantes.
    Muito justo.
    Somente não nos imponham a nós e a nossas crianças essas escolhas que fizeram sem consultar antes ao Autor da vida e do sangue. Para nós, tanto o sangue de homossexuais como o de qualquer indivíduo nos é vetado receber por princípios superiores aos caprichos humanos.

    Curtir

  • Jailton Bastos  On 4 maio 2015 at 11:15

    Realmente, Jeová Deus é infinitamente sábio irmão quando nos diz para se abster de sangue. Isa 48:17

    Curtir

  • Anônimo  On 5 maio 2015 at 14:20

    O SANGUE GUARDADO PARA FUTURAS TRANSFUSÕES TEM MATADO PESSOAS AO INVÉS DE SALVAR…cade a afirmação bombástica e em tom de zombaria dos que afirmam que O SANGUE SALVA VIDAS??? Nem sempre é assim afirma este MÉDICO da PUC:

    Curtir

  • Jalmeida PG  On 11 jun 2015 at 8:15

    Depois dos últimos acontecimentos, deve se acirrar essa guerra na mídia.
    Vejam a matéria sobre o assunto em questão:

    Na TV, pastor chama fiel gay para ser ‘”curado”

    http://celebridades.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2015/06/10/na-tv-pastor-chama-fiel-gay-para-ser-curado.htm

    Curtir

  • Jalmeida PG  On 22 jun 2015 at 13:02

    Irmão e amigos, alguém leu esse parecer jurídico:

    TRANSFUSÃO DE SANGU E BIODIREITO

    http://jus.com.br/artigos/6641/o-caso-das-testemunhas-de-jeova-e-a-transfusao-de-sangue/3

    Curtir

  • Ricardo  On 8 maio 2017 at 1:14

    Que matéria pobre, ridícula, sem fundamento, com citações erradas, equivocadas e preconceituosa sim!!
    Em primeiro lugar, Todos sabemos que a população Gay é sim proporcionalmente maior em relevância de HIV do que a população hetero! Entretanto, é óbvio que existe um número infinitamente maior de heterossexuais HIV positivos, do que homossexuais. Ou seja, suas chances também são bens grandes de contrair HIV de um sangue doado por um hetero!
    Em segundo lugar essa fonte do deputado está totalmente desatualizada e equivocada. Hoje em dia no Brasil, todos os Laboratórios, receptores de sangue doado, são obrigados a realizar (além dos testes rotineiros) o Teste NAT (exame molecular) que NÃO busca por anticorpos do vírus HIV. Este, pesquisa partículas do próprio vírus, e sua janela imunológica é de apenas 10 dias, em alguns casos até menos que isso. Esse exame inclusive, não é feito apenas para detecção do HIV, como também do vírus da Hepatite C.
    Revisem e pesquisem antes de publicar uma matéria tão séria como essa!

    Curtir

    • Queruvim  On 8 maio 2017 at 12:31

      “Todos sabemos que a população Gay é sim proporcionalmente maior em relevância de HIV do que a população hetero! ” Então vc concorda com a matéria! Chorar não vai mudar este fato nem vai fazer, os americanos por exemplo, mudarem o conceito deles sobre o perigo que é o sangue doado por homossexuais.

      Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos. https://www.instagram.com/queruvimdefogo/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s