Êxodo 7:3 “Endureceu” Jeová o coração de Faraó?


pharaohEx7verse3

וַאֲנִ֥י אַקְשֶׁ֖ה אֶת־לֵ֣ב פַּרְעֹ֑ה

Em hebraico Êxodo 7:3 diz literalmente: “E eu endurecerei (hebraico: אַקְשֶׁ֖ה ) o coração de Faraó…” O verbo provém de ( קָשָׁה  ) qashah, que significa “tornar endurecido, severo ou feroz, teimoso” STRONG 7185. Envolve deixar algo se tornar endurecido ou difícil. Esta definição se harmoniza com o restante da Bíblia quando diz que Jeová Deus é “justo e reto”, “toda boa dádiva e todo presente perfeito”, provém de Jeová. (Tg 1:5, 17) Jeová Deus não endureceu de modo arbitrário o coração de Faraó. Contudo, a partir do momento que Jeová Deus fez exigências contra os interesses egoístas do Monarca, neste sentido Jeová estava fazendo com que ele revelasse o que havia em seu coração e o tornava obstinado ou “endurecido”.

Faraó era responsável pela sua própria conduta, e não Jeová Deus.

Em alguns textos lemos que Jeová tornou o coração de Faraó endurecido ou obstinado. Ex. 10:27

Em outra passagem lemos que o próprio Faraó endureceu seu coração. Ex. 8:32

Ainda outras passagens dizem que o coração de Faraó ficou endurecido. Ex. 7:22

O próprio Jeová no Salmo 95:8 exorta-nos dizendo: “Não endureçais os vossos corações…” o que torna improcedente a ideia de que Ele mesmo teria influenciado de alguma forma o coração de Faraó.

Para alguns, este texto revela um dilema ético, mas olhando para outras passagens e tendo em mente que “toda  escritura é inspirada por Deus” (2 Tim 3:16) fica claro que Jeová “fez vir à tona” a dureza do coração de Faraó.

Deuteronômio 32:4 diz sobre Jeová que ele é um ´Deus de justiça, justo e reto é ele`. Como poderíamos conceber Jeová usando seu poder para fazer algo mal?

O texto de 2 Tess. 2:11 na TNM reza:
 
“De modo que é por isso que Deus deixa ( πέμπω) que vá ter com eles a operação do erro, para que fiquem acreditando na mentira”.
A forma como algumas versões traduziram este texto apresenta um dilema similar ao de Êxodo.  Segundo a concordância de STRONG 3992,  o verbo  πέμπω pempó, encontrado em 2 Tessalonissences é definido como:

“Enviar, transmitir, permitir que se vá…” VPIA 3­a Pessoa do Singular.
Em todos os sentidos, Jesus Cristo era um reflexo fiel da belíssima personalidade de seu Pai, Jeová Deus, fica claro portanto, que a benignidade e a compaixão, a brandura e a cordialidade, bem como o forte amor à justiça e o ódio à iniquidade que Jesus demonstrava (He 1:8, 9), são todas qualidades que o Filho observara no seu Pai, Jeová Deus. Se Jeová “não se agrada na morte de quem morre” por que induziria alguém à morte?  Ez 18:31, 32; 33:11. A opção de tradução empregada  nestes textos na TNM é biblicamente razoável e engloba a gama de significação da palavra de acordo com os léxicos. Meditar em certos textos nos ajuda a entender melhor este assunto…

“Perverteria o próprio Deus o juízo, Ou perverteria o próprio Todo-poderoso a justiça?”

“Quando posto à prova,+ ninguém diga: “Estou sendo provado por Deus.” Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém”.

Jó 34:2 fala de Jeová Deus e diz:
Sim, de fato, o próprio Deus não age iniquamenteE o próprio Todo-poderoso não perverte o juízo
Jeová é mencionado em Jó 37:23 da seguinte maneira :
Quanto ao Todo-poderoso…E não depreciará o juízo e a abundância da justiça.”

Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • O TESTEMUNHAdeJÁH  On 26 de fevereiro de 2015 at 21:40

    Achei muito boa a matéria a respeito desse tema.

    Nesse caso acredito que o próprio versículo dá um indício de como isso se deu: “Quanto a mim, deixarei o coração de Faraó ficar obstinado e certamente multiplicarei os meus sinais e os meus milagres na terra do Egito.” (Ex 7:3)

    O fato do coração de Faraó ter ficado endurecido ou obstinado está fortemente ligado ao fato de Jeová se mostrar ser superior a sua autoridade. tanto é que Jeová havia avisado Moisés que mesmo após Moisés realizar todos os milagres que Jeová colocaria nas mãos dele ao invés do coração de Faraó se curvar e libertar o povo ele ficaria com o coração duro e não mandaria o povo embora. Nesse caso as ações milagrosas de Jeová tornaram o coração de Faraó endurecido por que ele não era humilde. por isso pode-se dizer que foi o próprio Jeová que fez o coração dele ficar endurecido ou obstinado apesar de isso ter ocorrido pela reação de faraó as obras de Jeová. Conforme lemos em Exodo 4:21 que diz:

    E Jeová prosseguiu, dizendo a Moisés: “Depois de teres ido e voltado ao Egito, vê que realmente realizes diante de Faraó todos os milagres que pus na tua mão.Quanto a mim, deixarei o coração dele ficar obstinado;e ele não mandará o povo embora.”

    Jeová que pode ler os corações informou de antemão quais seriam os resultados no coração de Faraó com relação as demonstrações milagrosas da parte Dele. isso podemos ver em 2 textos:

    Quando Faraó viu que houve alívio, fez o seu coração insensível; e não os escutou, assim como Jeová havia falado.(Ex 8:15)
    Mas Jeová deixou o coração de Faraó ficar obstinado e ele não os escutou, assim como Jeová havia declarado a Moisés.(Ex 9:12)

    De modo similar hoje nós deixamos os corações de muitos endurecidos por pregar as pessoas. Muitos clérigos e outros descerebrados e fanáticos religiosos não conseguem ter seu coração tocado pela verdade, e ao contrario, quando ouvem a verdade ficam duros, indignados, irritados por que não importa o que mostremos eles não querem é “perder”, não aceitam que estão “errados”, não são humildes, e reagem assim como Faraó que não aceitou a autoridade de Jeová!

    Um abraço, seu irmão
    “oTESTEMUNHAdeJAH”

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s