Papa Francisco aconselha “palmadas”, mas o que diz a Bíblia sobre isso?


Numa audiência semanal em que considerou assuntos relacionados à família,  o Papa Francisco afirmou:

“Uma vez, ouvi um pai num encontro com casais que disse: ‘Às vezes, tenho de bater nos meus filhos, mas nunca no rosto para não humilhá-los’. Que lindo! Ele conhece o senso de dignidade. Tem de puni-los, mas o faz de modo justo e dá o assunto por encerrado”.

Hoje no telejornal da Globo, logo no início do dia, duas apresentadoras do telejornal não perderam tempo em bradar sua oposição contra a atitude do Papa de sugerir o uso das palmadas na criação de filhos. Uma das repórteres disse : “Uma prática ultrapassada”.  Os atuais defensores de direitos humanos não raro defendem o que chamam de “não uso da violência” ao educar os filhos. Os que são enfáticos em defender este ponto de vista chamado “moderno” estão na verdade criando um atestado ou confirmação de que não acreditam na Bíblia como sendo algo sagrado e a palavra de Deus. ( 2 Tim 3:16)

Em Provérbios 23:13,14 lemos : “Não retenhas a disciplina do mero rapaz. Não morrerá se lhe bateres com a vara. Tu mesmo lhe deves bater com a vara, para que livres a sua alma do próprio Seol.”

(Obs.: sheol em hebraico é o mesmo que inférnus em latim e hades em grego, se refere a sepultura comum da humanidade)

Provérbios 22:15 também afirma:  “A tolice está ligada ao coração do rapaz; a vara da disciplina é a que a removerá para longe dele

Provérbios 29:15 prossegue na mesma linha: “A vara e a repreensão é que dão sabedoria; mas, o rapaz deixado solto causará vergonha à sua mãe“.

De fato, “quem refreia a sua vara odeia seu filho, mas aquele que o ama está à procura dele com disciplina”. — Pr 13:24

A organização de Jeová afirmou certa vez:

“É claro que a disciplina precisa ser administrada sempre com autodomínio e não num acesso de ira. E não será necessário usar todas as vezes a punição física. Em várias ocasiões, apenas umas poucas palavras de conselho sábio são suficientes. “Uma censura penetra mais em quem tem entendimento do que golpear cem vezes um estúpido.” — Pro. 17:10”.

O termo “vara” também é usado para simbolizar a autoridade dos pais sobre os filhos. O livro de Provérbios faz muitas referências a essa autoridade, casos em que o termo simboliza todas as formas de disciplina usadas. Mas como vimos acima, não há como a pessoa dizer que acredita que a Bíblia é de Deus e ao mesmo tempo afirmar o que afirmaram as jornalistas da Globo.

Existe no Brasil e em muitas partes do mundo a tendência de ser politicamente correto e evitar tudo o que pode desagradar a gays, muçulmanos e os chamados “defensores de direitos humanos”. Em nosso país por exemplo, a falta de rigor nas leis tem gerado mais de 53.000 assassinatos por ano!

lei-palmadas

No Brasil as leis são brandas e favorecem os bandidos. Isto é produto final de legisladores influenciados por ideias tidas “modernas”, quando na verdade são conceitos distorcidos que promovem a inversão da hierarquia principalmente no seio da família. No momento no Brasil existe um Congresso eleito pelo povo e outro comprado. Sendo que até a pouco tempo só eram aprovados para pautas no Congresso o que fosse interesse de uns poucos. Com algumas mudanças recentes na presidência da Câmara pode ser que o povo tenha mais força representativa. Na verdade, o número de pessoas que pensam que alguma disciplina mais forte e até umas palmadas são necessárias, ainda é grande, apesar da desmoralização que vivemos nos últimos tempos.

Mais de 95 % da população quer a redução da maioridade penal, contudo em vista de alguns poucos governarem o país, isto até agora é apenas um sonho de muitos. Cada vez mais o crime está se concentrando em pessoas de menor idade e a violência só aumenta. Sequer chamam de “crimes” mas amparados numa ECA de lei, empregam a terminologia “infrações”, que é a forma de se referir ao crime quando cometido por um menor de idade.

dar palmadas é bíblico

 

O enorme aumento na delinquência juvenil é uma evidência de que o conceito de ‘não dar palmadas’ não ajudou em nada. Então, quem sabe melhor qual é o conceito equilibrado? Certamente, é Deus, que criou a humanidade.

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • Daniel Oliveira  On 6 fev 2015 at 10:59

    Porque nossos pais, em sua maioria pessoal já com mais de 50 anos, são em sua maioria pessoas de belo caráter?

    Eles mesmos respondem: “Devido o respeito que tínhamos por nossos pais. A educação que recebíamos era trabalho. Bastava nossos pais olharem e já sabíamos o que queriam. Muitas vezes apanhávamos muito.”

    Não concordo inteiramente com o pensamento retrógrado que nossos avós tinham, de que tudo se resolvia na pancada. Mas evidentemente isso impunha medo e respeito nos nossos pais. Ao mesmo tempo, nossos pais amam do mesmo jeito ainda nossos avós.

    Os jovens de hoje é que se revoltam por qualquer coisinha. Essa balela de que bater não resolve nada, é mentira do Diabo.

    Já diz muito bem a música de Tião Carreiro e Pardinho: ” o filho parece rei e a filha parece rainha. Eles que mandam na casa e ninguém tira farinha. Manda a mãe calar a boca e a coitada fica quietinha”…

    Vai nossos pais mandar nossos avós calar a boca pra ver o tapa que era bem no meio da boca! Concordo que punições, como por exemplo, perda de privilégios também ajuda e é eficaz, mas como bem nos diz Jeová na bíblia, a “vara” também é eficaz.

    Infelizmente hoje, o mundo é ditado pelo Diabo e ele mesmo é o pai daqueles que não gostam de seguirem regras de ninguém. Infelizmente poucos percebem isso.

    Curtir

  • Nick  On 6 fev 2015 at 15:16

    Com certeza, para que que os filhos se tornem adultos competentes, emocionalmentes maduros e bem-sucedidos não se deve passar a mão na cabeça dele qunado ele fizer algo grave que merece a discíplina. A Bíblia diz que se alguém ‘for mimado desde a infância, ele se tornará até mesmo um ingrato’
    Provérbios 29:21 Se alguém está mimando o seu servo desde a infância, este se tornará posteriormente na vida até mesmo um ingrato.

    Curtir

  • Patcharro Espanhol  On 6 fev 2015 at 21:28

    2 Timóteo 3:1,2 – “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias…os homens serão…desobedientes aos pais…” – Infelizmente o que vemos é o cumprimento dessa profecia.

    E como esse mundo é governado pelo Diabo, ele usa meios como a mídia para acabar com as famílias e proporcionar cada vez mais os meios para que os jovens se percam! Quem tem um pouco mais de idade sabe que na nossa época não tinha jeito não, se a gente aprontava, levava uma bronca e se fosse preciso – de acordo com as decisões de nossos pais que receberam o direito dado pelo Soberano Jeová de nos criar – levávamos uma surra mesmo. Eu mesmo apanhei de cinta várias vezes rssssss! Mas olhando agora, vejo que eu mereci! E aprendi, mesmo que seja da forma mais difícil, a fazer o que é certo e isso me ajudou a ser uma pessoa melhor. A Bíblia já enfatizava isso como o Queruvim mencionou.

    É interessante que o livro Achegue-se a Jeova, cap.10, parágrafo 10 disse:
    “Na Bíblia, a palavra “disciplina” pode significar “criação, treinamento, instrução”. As crianças precisam de disciplina; elas crescem felizes quando têm orientações, restrições e limites claros. A Bíblia associa essa disciplina, ou instrução, com o amor. (Provérbios 13:24) Portanto, “a vara da disciplina” nunca deve ser usada de forma abusiva, quer em sentido emocional quer físico. (Provérbios 22:15; 29:15) Pais que disciplinam de forma rígida, cruel ou desamorosa estão abusando da autoridade e podem esmagar o espírito da criança. (Colossenses 3:21) Por outro lado, a disciplina equilibrada e administrada de forma correta demonstra para a criança que os pais a amam e se preocupam com o tipo de pessoa que ela está se tornando.”

    E mencionando mais sobre o que seria a “vara” que os pais devem usar, a nota mencionou o seguinte: “Nos tempos bíblicos, a palavra hebraica para “vara” significava um bastão ou cajado, como o que o pastor usava para guiar as ovelhas. (Salmo 23:4) De modo similar, “a vara” de autoridade dos pais sugere orientação amorosa, não punição cruel ou brutal.

    Assim como um pastor guiava suas ovelhas. Não imaginamos um pastor amoroso dando uma varada com violência nas ovelhas, mas antes, de modo bondoso guiando- as, as vezes usando o cajado que tem uma curvatura pra pegar pelo pescoço a ovelha e a trazer de volta pro caminho correto, mas isso é para o bem dela. Será que agir dessa forma vai acabar com os direitos das crianças e adolescentes de serem bem tratados? Ah dá licença!

    Curtir

  • Patcharro Espanhol  On 6 fev 2015 at 21:40

    E quanto a redução da maioridade penal, acho que não a veremos aqui no nosso País. Se reduzirem, o que isso significa? Que vai ter que ter mais policias nas ruas. Ou seja, mais gasto. Se prenderem os menores assim como fazem com os adultos, precisa construir mais presídios. Mas daí precisa contratar mais diretores, agentes penitenciários, e demais funcionários. Em um País que os presos podem sair livres nos indultos pra poder esvaziar os presídios, acham mesmo que farão os investimentos necessários pra reduzir a maioridade penal.? Coloquei a grosso modo, mas deve ter mais coisas envolvidas. Mais uma vez, a situação do nosso País só confirma as palavras de Provérbios 28:15 e 29:2. Que venha logo o reino de Deus!

    Curtir

  • Saga  On 6 fev 2015 at 23:49

    Eu quero saber é qual desses conselhos de “especialistas” que vão contra a simplicidade da Palavra de Deus que funcionam na prática, todos vão pedir seus “conselhos” para resolver suas mazelas e só vejo piora nas sociedades.

    Curtir

  • Saga  On 7 fev 2015 at 16:05

    Essa foi praticamente a única coisa que o Papa disse de certo em meseeees. Como saber que o Papa disse algo correto? Quando a mídia, os políticos, as elites e os artistas estão o criticando.

    Como saber que o Papa está dizendo bobagens? Quando a mídia, os políticos, as elites e as celebridades estão o saudando, louvando e aplaudindo.

    Se os elementos do mundo anticristão estão elogiando palavras do PAPA CATÓLICO é sinal que ele disse algo errado! O sistema mundial é hostil a Cristo e ao seu Evangelho.

    Este Papa é uma das maiores celebridades no sistema desde muito tempo e já fez afagos a ateus, gays, esquerdistas e evolucionistas, sendo aplaudido por isso. Seus discursos tiveram aberturas ao evolucionismo teísta e críticas fortes ao capitalismo, além de sairem frases estranhas como aquelas falando sobre ateus e cachorros irem pro céu….

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s