QÉBER em hebraico “sepultura” exclui SHEOL do significado de “sepultura”?


Alguns religiosos que não se dedicam ao estudo investigativo da Bíblia, mas a pesquisam apenas para  confirmar aquilo que já pregam, afirmam que as Testemunhas de Jeová estão erradas quando dizem que a palavra hebraica seol se refere à sepultura. Argumentam que “sepultura em hebraico é qéber e não seol”. O que estes críticos afirmam é fruto de uma pesquisa superficial, fruto de repetições, boatos e falta de estudo sério. Por que afirmo isso? A Bíblia ao se referir à sepultura de indivíduos emprega tanto qéber (o mesmo que qéver) no V.T quanto táfos no N.T em grego. Quando a Bíblia se refere a um lugar específico de sepultamento, ou túmulo, ela usa outras palavras hebraicas e gregas, não she′óhl e haí·des. (Gênesis 23:7-9; Mateus 28:1)  A Bíblia não usa a palavra “Seol” para se referir a um túmulo em que várias pessoas são sepultadas juntas, mas sim qéber, como no caso de um túmulo de família ou uma sepultura coletiva. — Gênesis 49:30, 31. Todavia isso não quer dizer que seol “não se refere à sepultura”. A palavra hebraica seol é definida corretamente na obra Estudo Perspicaz das Escrituras. Seol é a sepultura comum da humanidade, o domínio da sepultura; não um lugar de sepultamento ou sepulcro específico (hebr.: qé·ver, Jz 16:31; qevu·ráh, Gên 35:20), nem um túmulo individual (hebr.: ga·dhísh, Jó 21:32).Todas as ocorrências desta palavra hebraica podem ser consideradas aqui neste link. Poderá escutar o áudio e tirar a correta conclusão neste artigo.

Léxico Brown-Driver-Briggs

קֶ֫בֶר (qéber) Substantivo Masculino 1Kings 13:31 Sepultura, Sepulcro

Há casos em que várias palavras podem significar a mesma coisa, contudo, algumas palavras sendo mais específicas que outras. Por exemplo, em hebraico a palavra varão ou homem possui varias palavras: ish , géber , enosh , adam… todas estas palavras são vertidas por “homem” ou “varão” na maioria das Traduções da Bíblia.  Na TNM, enosh é corretamente vertida por “homem mortal” , géber por “varão vigoroso”, adam é traduzida “homem terreno” ou simplesmente Adão. Ou seja, temos várias palavras com um significado básico de “homem”. O mesmo ocorre com seol, qéber e gadhish. Todas se referem à sepultura, contudo, algumas são mais específicas que outras. Dizer que pelo fato de uma significar sepultura, outra não significa, é uma falácia da dicotomia. É uma falácia onde alguém apresenta algo como a única alternativa, quando há mais de uma alternativa envolvida. Isso é coisa de gente embusteira ou sem informação. Ainda que a pessoa defenda um equívoco por falta de informação, ela ainda assim está enganando outros. Vamos parar de cantarolar em Igrejas e templos e vamos estudar também não é gente? Muitas pessoas que fazem todo tipo de falcatrua e aprontam todo tipo de sujeira, depois viram evangélicos e em pouco tempo são designados até mesmo pastores, sem sequer estudar com afinco e amor a palavra de Deus. E os que estudam, as vezes estudam não por amor verdadeiro pela Bíblia, mas para tentar provar que aquilo que crê é a verdade. Jesus alertou contra este perigo e disse em certa ocasião “cuidado com o fermento dos fariseus” se referindo ao ensino errado. Aprender distorções e desvios sutis não requer nenhum esforço da parte da pessoa. Basta ouvir cultos evangélicos liderados por pastores irresponsáveis. As Testemunhas de Jeová ainda prosseguem em sua visita aos lares orientando amorosamente as pessoas a respeito da importância do estudo das Escrituras. Se dermos ouvidos aos verdadeiros mensageiros de Deus e de Cristo, não seremos enganados por ensinos equivocados. Em Eclesiastes 9:5 ocorre a palavra hebraica SHEOL e observe como esta é vertida na Versão Almeida Revista e Corrigida:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 9:10

Precisamos dizer mais alguma coisa? LEITURA PRINCIPAL PARA OS QUE QUEREM ENTENDER ESTES ASSUNTOS, obs os links abaixo são da página OFICIAL da Organização de Deus:

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • S. Castro  On 1 de fevereiro de 2015 at 18:18

    Boas.

    Tenho apreciado algumas defesas apresentadas aqui a favor da TNM.
    Gostaria apenas de alertar para o facto de que no link apresentado neste artigo sobre as “ocorrências desta palavra hebraica”, no 3º parágrafo, apontam para uma citação do apêndice da TNM alegando que o SHEOL é um lugar no solo da terra e que se refere ao domínio terrestre (não maritimo).

    Venho aqui defender que esse conceito específico foi abandonado, pois como apresentado no link que remete para o apêndice do livro Bíblia Ensina, publicado pelas Testemunhas de Jeová, o “Seol ou Hades não é um lugar literal… Em vez disso, é… o lugar figurativo onde se encontra a maioria dos humanos falecidos.”

    Os parágrafos seguintes a acrescentam que o Seol sempre está associado à condição dos mortos que aguardam uma ressurreição.

    Obrigado.

    Curtir

  • Queruvim  On 1 de fevereiro de 2015 at 20:47

    Obrigado pela correção. Fiz alterações no parágrafo do link citado em vista do entendimento mais exato.

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s