Isaías 66:23 “de sábado a sábado” ou “de sábado em sábado”?


Alguns criticam a opção de tradução de Isaías 66:23 na TNM sem se darem conta de que a vasta maioria das versões da Bíblia empregam a mesma opção de tradução. Certo leitor fez a seguinte indagação a este respeito:

Adventistas usam esse texto de Isaías 66:22, 23 para afirmar que na Nova Terra o dia de Sábado será guardado toda semana (E a festividade da lua nova também??), mas é interessante como o interpretam:

Um adventista perguntou: “- Qual será o dia que irá ser guardado no novo Céu: “Os vossos descendentes e o vosso nome, existirão sempre na minha presença tal como o novo céu e a nova terra que vou criar. É o senhor quem o afirma! Desta maneira, em cada Sábado, todos virão inclinar-se diante de mim, diz o Senhor. (Isaías 66:22,23 – versão PC)”

O católico com quem ele conversava respondeu neste tom:
A sua tradução desse trecho do profeta Isaías está extremamente mal feita; não sei quem foi autor dessa "manobra", mas conseguiu fazer a Bíblia dizer algo que jamais disse

Então lido em hebraico o adequado é “em cada sábado” como querem os adventistas ou no sentido que a TNM traz: de lua nova a lua nova e de sábado a sábado chegará a mim toda a carne para se curvar diante de mim”, disse Jeová .

Em vista da pergunta feita pelo leitor, observe como tal passagem foi vertida por algumas das principais versões da Bíblia tanto em Português como em língua inglesa:

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (TNM)

“E há de acontecer que de lua nova a lua nova e de sábado a sábado chegará a mim toda a carne para se curvar diante de mim”,+ disse Jeová”.

João Ferreira de Almeida Atualizada (AA)

“E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor”.

Nova Versão Internacional (NVI)

“De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim”, diz o Senhor”.

A Bíblia de Jerusalém (BJ) em Espanhol

“Así pues, de luna en luna nueva y de sábado en sábado, vendrá todo el mundo a prosternarse ante mí – dice Yahveh”.

(Lit.: “de lua nova em lua nova e de sábado em sábado”)

Versão Darby (DV)

“And it shall come to pass from new moon to new moon, and from sabbath to sabbath, all flesh shall come to worship before me, saith Jehovah”.

(Lit. : “de lua nova a lua nova, e de sábado a sábado”)

Versão: Inglês: King James Version

Isaías 66:23 And it shall come to pass, that from one new moon to another, and from one sabbath to another, shall all flesh come to worship before me, saith the LORD.  (Lit. : “de uma lua nova a outra e de um sábado a outro”)

Versão: Inglês: Webster’s Bible

Isaías 66:23 And it shall come to pass, that from one new moon to another, and from one sabbath to another, shall all flesh come to worship before me, saith the LORD.  (Lit. : “de uma lua nova a outra e de um sábado a outro”)

Versão: Inglês: American Standard Version (1901)

Isaías 66:23 And it shall come to pass, that from one new moon to another, and from one sabbath to another, shall all flesh come to worship before me, saith Jehovah.(Lit. : “de uma lua nova a outra e de um sábado a outro”)

וְהָיָה, מִדֵּי-חֹדֶשׁ בְּחָדְשׁוֹ, וּמִדֵּי שַׁבָּת, בְּשַׁבַּתּוֹ; יָבוֹא כָל-בָּשָׂר לְהִשְׁתַּחֲו‍ֹת לְפָנַי, אָמַר יְהוָה.

Observamos neste texto o emprego de uma preposição מִ . O Léxico Hebraico Inglês Brown-Driver-Briggs define מִ ( se lê mi, que é uma  abreviação de מִן min) como “de ou proveniente de, em muitos sentidos”. O texto hebraico literalmente reza “tão frequentemente como o mês vem no seu mês” (Léxico de Gesenius a respeito de Isaías 66:23) ou “de sábado ao seu sábado”. Então, a forma menos hiper literal deve ser vertida: “de sábado a sábado”.  Caso Isaías pretendesse dizer “de sábado em sábado” teria empregado um Vaw e a preposição seguida do substantivo no plural, assim como vemos em Atos 5:42 na frase hebraica “de casa em casa”. Veja Novo Testamento em Hebraico.

 

Em hebraico bíblico, se eu desejo dizer “de casa em casa” emprego a expressão “וּבַבָּתִּים” literalmente “e em casas” como pode ver em Atos 20:20 na Tradução do Novo Testamento em Hebraico de S. Ginsburg, produzida no século XIX. Uma construção similar seria empregada em Isaías 66:23 para um sentido distributivo, mas isto não acontece. Em hebraico “de sábado em sábado” seria “uveshabbath’ot” Literalmente: “e em sábados”, o que não acontece.

 

Portanto, Isaías 66:23 foi vertido de modo exato na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas bem como nas versões com fraseologia similar.

36 comentários em “Isaías 66:23 “de sábado a sábado” ou “de sábado em sábado”?

  1. Diversos comentários a respeito deste texto concordam plenamente com a leitura apresentada na maioria das versões: “de lua nova a lua nova e de sábado a sábado”. Eu estava pregando de casa em casa quando um adventista tentou usar este texto para dizer que na “nova terra” se guardará o sétimo dia. Quando eu mencionei que não lemos “de sábado em sábado” mas sim “de sábado a sábado” ele ficou frustrado e perdido. Um detalhe significativo. Lamento muito pelos nosso colegas adventistas e sua atitude de anular o sacrifício de Cristo por meio da Lei de Moisés.

    Curtir

  2. “Marcelo On 19 de janeiro de 2015 at 20:31
    Tem gente que tortura as escrituras até que elas confessem o que querem ouvir… ótimo artigo!”

    Gostei muito, hahaha

    Curtir

  3. Eu pessoalmente tenho ha muito tempo estudado profundamente o tema: “Sábado” até mesmo escrevi uma matéria bem extensa sobre isso.Os adventistas em especial possuem um arsenal de argumentos que supostamente os apoiaria,inclusive são mestres em refutar a linha argumentadora contra a guarda do sábado,mas sinceramente vejo muito mais sentido na explicação dada pelas testemunhas de Jeová sobre o assunto “Descanso sabático”.

    Curtir

  4. `David Moreau, que viajou da Martinica para servir como superintendente de circuito, lembra-se de um desses debates.

    “Estávamos falando com um jovem quando um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia chegou e entrou na conversa. Ele insistiu em falar sobre o sábado. Virgo, nosso irmão, disse que viera para falar sobre o Reino de Deus, mas a conversa acabou sendo de qualquer forma sobre o sábado.

    O pastor declarou: ‘O sábado é de Deus. Mesmo no futuro Paraíso, ainda guardaremos o sábado!’ Ele citou Isaías 66:23: ‘Há de acontecer que de uma lua nova a outra e de um sábado a outro chegará a mim toda a carne para se curvar diante de mim, disse o Senhor.’

    O irmão Virgo perguntou ao pastor: ‘Então, segundo este versículo, o que foi a última quarta-feira?’

    O pastor, suando profusamente, tentou dar diversas respostas, mas não conseguia ver a relação entre a última quarta-feira e esse versículo. ‘Ora, era lua nova! Portanto, veja! Vocês guardam o sábado, mas esquecem a lua nova! Estão tirando mais do que um til da Bíblia.’ ”

    Virgo disse mais tarde a David: “Eu nunca saio para o serviço de campo sem verificar o calendário para ver quando é a lua nova, caso eu encontre um adventista.”`
    – Anuário 2001 –

    Curtir

  5. Queruvim, acabei de aprender que em grego, a “lua” é chamada de “selene”, sendo que selene também é o nome de uma deusa lunar, é mais exemplo para se usar contra pentelhadores dos movimentos de nomes sagrados que querem acusar várias nomenclaturas na Bíblia de estarem modificados -em relação ao hipotético Novo Testamento original em hebraico- para o culto do paganismo.

    Falo daqueles que não falam Deus, pois este seria Zeus, não falam Jesus pois “je.zus” seria o deus-cavalo, não usam “Adonay”, pois este seria o deus Adônis, não falam do Senhor, pois o senhor seria Baal, não falam em Cristo pois esta seria uma homenagem ao deus Krishna, não usam “El” e nem “Elohim” pois estes seriam deuses cananaus e pensamentos deste tipo seguindo esta vibe, ah, evitam até mesmo o termo Arco-Irís pois este seria uma homenagem para a deusa Íris., hahhaauahuahauhaua.

    Curtir

  6. Irmao vcs estao usando suas forças espirituais contra o povo de Deus lua nova e de mes em mes sabado e fim de semana a fim de semana o calendario foi mudado pelos romanos o ano começa em abril o dia muda ao por do sol.vcs estao automaticamente aceitando e defendendo o poder e marca da besta Jeova tem um selo e e sabado

    Curtir

  7. Acho interessante esse texto que eles usam, como se fosse só nos sábados que devemos adorar a Jeová ou tirar tempo pra coisas espirituais.

    Temos que adorar a Jeová 24 HORAS TODOS OS DIAS. É claro que é impossível, devido à correria da semana, tirar muito tempo pra as coisas de Jeová. Mas não é impossível.

    Quantas horas uma TJ gasta por semana lendo a bíblia, as publicações e fazendo estudo pessoal? Some-se a isso adoração em família e possíveis estudos bíblicos que dirigimos?

    Além disso, some 4 horas de adoração no Salão do Reino? Quanto tempo um servo ministerial ou anciãos gasta cuidando dos afazeres da congregação, como balcão de publicação ou assuntos congregacionais, por exemplo? Quanto tempo gastamos fazendo a limpeza e manutenção de nossos locais de adoração? Fora tudo isso, some nosso tempo empregado na pregação, seja ela de casa em casa ou ao público nos carrinhos.

    Eu já perdi as contas. Adventistas se acham exemplo ao reservarem um dia quase inteiro devotado à Deus. Mas eu me orgulho de ser uma TJ e tirar todou esse tempo reservado ao meu Deus Jeová todos os dias.

    Curtir

  8. Opaaaa, qual foi o adventista que já disse alguma vez pra vc que só adora a Deusu somente no sábado?
    O sábado é realmente um dia especial para o verdadeiro povo de Deus, geralmente é o dia em que mais penso em Deus e na Sua criação, leio a bíblia, vou ao culto, vou caminhar um pouco e parar para observar océu, (salmos19:1)as árvores e tudo criado por Deus que revele sua glória e infinita sabedoria, porém seadorar a Deus para vc é somente comparecendo a igreja, adoro a Deus toda quarta e domingo então! e se adorar para vc também é orar à Deus e ler a palavra dEle, adoro a Deus todos os dias. então..

    Sou Adventista do Sétimo Dia com mto orgulho! creio convictamente que Esta é a única Igreja Remanescente na terra!
    admiro vcs testemunhas de jeová, que são sinceras em tentar realizar a obra do Senhor de modo primitivo de casa em casa, porém vcs não guardam o sábado que o SENHORJeová deu nos dez mandamentos, desconsideram a esperança celestial, persistem em diminuir Jesus como criatura, e aceitam a bebida alcoolica entre vcs, (conheço pastor de vcs que bebe mto cerveja) e além de não guardarem o sabado vcs persistem em nos atacar, e atacar a lei de Deus!

    Graça e Paz a todos vós!

    Curtir

  9. por favor, não levem a mal, amo vcs, mas detesto as doutrinas anti-bíblicas de vcs!

    a Paz…

    Curtir

  10. É difícil admitir que a tradução da Bíblia que usa verteu de modo errado. Deve “detestar” ter que estudar este assunto de modo responsável e comprovar isso. De forma que se fecha em seu mundo de antagonismo. mINHA SUGESTÃO É QUE reserve tempo para estudar DE VERDADE este assunto. Com dedicação.

    Curtido por 2 pessoas

  11. Senhor Adventista, Respeito à sua opinião, mas discordo dela. Tenho o maior respeito por vcs da IASD, pois tem A reputação de estudarem profundamente a Bíblia. Se vc não se identificasse como Adventista acharia que vc seria mais um dos evangélicos ou protestantes que não tem nenhum hábito de estudo. Você deveria expor e argumentar quais nossos ensinamentos que o senhor acha ‘detestável’. Quando Charles T. Russel se reuniu com outros (2 eram Adventista). Eles não tiveram nenhuma revelação ou entraram em transe ou tiveram sonhos ou coisa parecida, antes, eles se reuniam, oravam e psquisavam, com isso, eles descobriram que muitas doutrinas que eles tinham não condizia com a Bíblia
    Então minha sugestão é, aliste todas as nossas’doutrinas detectáveis’ e com oração e súplica, implore a Jeová por meio do Rei ungido de Jesus Cristo que mostre se nossos ensinamentos são conflito teste mesmos com a Bíblia.

    Curtir

  12. Sr. Adventista disse que as TJ

    (1) desconsideram a esperança celestial,
    Onde? Em que publicação nossa você leu isto?
    o que dizemos está baseado na Bíblia (Apo 14:1), que serão 144.000 que irão para o céu com o propósito divino de serem reis e sacerdotes (Apo 5:9-10)

    (2) persistem em diminuir Jesus como criatura
    Refaço a pergunta: Onde? Em que publicação nossa você leu isto?
    O que dizemos tem respaldo bíblico, Jesus é a segunda maior pessoa do universo tendo acima dele unicamente o Pai, Jeová. Onde é que isto o diminui? Poderia explicar melhor?

    (3) aceitam a bebida alcoolica entre vcs
    Por acaso a Bíblia condena o uso MODERADO de bebida alcoólica?
    Se acha que sim, poderia indicar em que passagens bíblicas isto é dito?
    O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho (e não venha dizer que era suco de uva) pois aí sim teu argumento vai por terra. Vou te mostrar o porquê:

    Gênesis 9:20-21 “Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha.
    Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda.
    (Almeida Revista e Atualizada)

    Noé não se embriagou com um mero suco de uva

    Gênesis 19:33 Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
    (Almeida Revista e Atualizada)

    A filha de Ló o embriagou com um mero suco de uva?

    1 Samuel 1:13-14 ‘porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada
    e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!
    (Almeida Revista e Atualizada)

    Eli achou que Ana estava embriagada por tomar suco de uva?

    Atos 2:13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
    (Almeida Revista e Atualizada)

    Aqui fala de estrangeiros quando viram os discípulos manifestarem o dom de línguas no pentecostes. Achavam que eles estavam embriagados. Com o que?

    Veja este texto conforme a Nova Versão Internacional

    Atos 2:13 Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: “ELES BEBERAM VINHO DEMAIS”.

    embriagados por beberem vinho demais. Me explique: Quantos litros do LITERAL suco de uva eu preciso beber para me embriagar? Saberia explicar?

    Quanto a um pastor nosso, há um engano pois os que tomam a dianteira no nosso meio são chamados ou melhor servem como ANCIÃOS. E temos medidas disciplinares para com aqueles do nosso meio que não demonstram moderação
    tanto no beber quanto no comer.

    Não tenho necessidade de falar sobre a guarda do sábado pois muitos de meus irmãos já expuseram seus argumentos.

    Aguardo tua réplica.

    Curtir

  13. Graça e Paz a todos vós…Amados em Cristo Jesus!

    SrºQUERUBIM
    O Srº querido e amado em cristo, não deveria nem criticar a tradução que usamos, mas não vou defendê-la, pois há mtos erros de traduçõ mesmo…(como por ex. Lc23:43, que tem erros de pontuação)porém a tradução exclusiva de vcs testemunhas é tendenciosa ao extremo, vc alega que a tradução que usamos traduz de modo errôneo Is66:23, mas esquece que a sua tradução verte de modo errado Cl2:9, além disso o srº acha que com essa matéria irei abandonar minha igreja, o srº se engana, o srº pode até estar correto em seu artigo, mas é o que eu disse, sirvo a Deus todos os dias, e o sábado para mim é e sempre será especial para ´glória de Deus, mesmo lendo esse vs mesmo como ”de sábado a sábado”, só indica que futuramente todos vão adorar o SENHOR para sempre seja de ”sábado em sábado” ou de ”sábado a sábado” ênfase está no sábado percebeu? fique com Deus e Sua maravilhosa graça contigo!

    SrºALMEIDAFEDERAL
    O Srº pode continuar tendo respeito pela Igreja Remanescente: A Igreja Adventista do Sétimo Dia! nós estudamos a bíblia mesmo…vamos à igreja para estudar cada vez mais sobre Deus e seus propósitos, para Louvá-Lo e Adorá-Lo também é claro…já fui da assembleia de Deus no passado, não são mtos comprometidos com o estudo sério da palavra…já não sou mais, pois o Senhor me revelou a Sua verdadeira Igreja: A Igreja Remanescente, mesmo assim meus irmãos da assembléia continuam gritando nos cultos achando que o Senhor irá ouvi-los, creem em dourinas falsas como a imortalidade da alma, e persistem em guardar o domingo ao invés do´sábado do Senhor…alémde existir exploradores da fé….agora sobre Charles Russel, eu particularmente o admiro econheço o trabalho que ele fez e deixou, assim como mais ainda a contemporânea dele Ellen White foi profetiza do Deus vivo(At2:17) mas vcs se perderam mto, deixaram a maioria das doutrinas bíblicas que o Russel pregava, para fazer interpretações erradas…mesmo assim, que o srº fique com Deus e Sua graça contigo!

    SrºGIBE
    Primeiro, se o srºnão se importar, gostaria de falar sobre o vinho, pelo que li e entendi de seu comente, vc já pôs na minha boca que eu acredito que Jesus na Santa Ceia bebeu suco de uva e não vinho…o srº pensou errado! não vou afirmar, mas é bem possível que Jesus e os doze apóstolos ivessem tomassem o vinho mesmo, porém para a Igreja Jesus, não especificou que tinha que ser tomado vinho, mas o produto da videira, (pois o vinho, ou suco de uva, com o pão s/ fermento e s/levedura são uma representação do sangue e do corpo do Senhor) geralmente as igrejas hoje em dia, senão todas, com excessão de vcs e da igreja católica eu acho, usam suco de uva…(Porquê? para não fazer tropeçar aqueles que são fracos para com a bebida alcóolica ) De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.

    ”Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. ”(1 Coríntios 11:20,21) >>repare que naquela época da igreja primitiva já se enfrentava justamente esse problema, (embriaguez) por isso tomamos essa medida para evitar problemas desnecessários.

    Agora quanto ao ancião de vcs, que eu conheço que é uma excelente pessoa inclusive, não vou divulgar nomes aqui, bebe mto sim! e cerveja, se vc não quer acreditar então não acredite, mas que é vdd é…afinal já reparei que é amplamente tolerável essa atitude entre vcs mesmos.

    Sobre o sábado, pensei até em postar aqui mas sei que vcs estudam mto também, e sabem do assunto, por isso esse assunto é somente entre vcs e DeusPAI Jeová, que ordenou a guarda do sábado..

    Sobre a esperança celestial, vcs desconsideram sim, pois toda testemunha de jeová que encontro me diz a mesma coisa, que não vai pro céu, mas ficará sempre na terra, inclusive durante o dia do Senhor…só farei uma pergunta, já que vc citou os 144.000 do apocalipse…vcs consideram como sendo quem, ou como representando o quê?(ou melhor vc entendem que os 144.00 do apocalipse é literal ou simbólico?, pois não entendi direito,)

    Curtido por 1 pessoa

  14. Vocês fizeram o rapaz dar um piti nervoso, ele parecia mais bonzinho antes….

    “SENHORJeová deu nos dez mandamentos”
    O decálogo é o sinal do pacto de Israel e de seus descendentes com Jeová através da mediação de Moisés no sinai validado pelo sangue de animais sob sacerdórcio arônico. Em suma, não foi dado aos cristãos, são elementos do velho pacto.

    “desconsideram a esperança celestial”
    E o que é o Pacto Para Um Reino que Jesus fez com os discípulos a sua mesa senão o próprio amago da esperança celestial?

    “persistem em diminuir Jesus como criatura”
    Quem se colocava abaixo, na posição de submisso ao Criador era o próprio Jesus, em nenhum momento ele se colocava no papel de Criador e Todo Poderoso a agir com independência e autonomia como próprio de um ser onipotente. Então se vê que é o próprio Jesus que se diminui ao direcionar toda glória ao seu Pai.

    “e aceitam a bebida alcoolica entre vcs”
    A Lei, sim a lei mosaica que vocês ainda se apegam, aceitava a bebida alcoólica entre o povo de Deus.

    “(conheço pastor de vcs que bebe mto cerveja)”
    Sei de adventistas que que violam o a neutralidade cristã tomando ação na ambiente político do mundo, resultando em adventista se candidatando a ser presidente dos EUA (Potência que é uma das bestas da profecia sobre os últimos dias), adventistas com simpatia ao partido nazista na Alemanha e adventistas com culpa de sangue no massacre êtnico que aconteceu no genocídio de Ruanda.

    “e além de não guardarem o sabado”
    De novo, o sábado se torna tão importante que eles fazem acusações redundantes, olha só: “porém vcs não guardam o sábado que o SENHORJeová deu nos dez mandamentos […] e além de não guardarem o sabado”
    É uma histeria isso….

    ” vcs persistem em nos atacar, e atacar a lei de Deus!”
    Não existe nenhum ataque a lei de Deus em dizer que os cristãos não estão sob determinado estatuto, exemplo:

    1- No Éden não se comia carne
    2- Na época de Noé se comia carne
    3- Na época de Moisés se comiam algumas carnes, outras não.

    A lei de Deus em cada uma destas situações foi diferente, as suas orientações e exigências mudavam. Noé e Moisés não podem ser acusar um ao outro de “atacar a Lei de Deus”, não, cada um seguiu a lei divina dentro do arranjo que lhe era correspondente sob mandamento divino.

    Se não comemorarmos os dias de festa, a lua nova, fazermos os rituais levíticos, seguirmos as normas militares, executarmos as penalidades de lapidação, estaremos “atacando a Lei de Deus” (de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio? As pessoas devem obedecer a Deus nos termos dele e não podem exigir mais do que ele próprio exige, em 613 mandamentos na Torá nenhum deles proibia a bebida alcoólica, café, coca-cola….e não podemos querer ser mais rigorosos do que Deus.

    Curtir

  15. Prezado leitor “ADVENTISTA,
    Realmente , muitas acusações de que a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada “errou” ao traduzir Lucas 23:43 não condiz com os fatos.Eu havia entendido mal a colocação do ADVENTISTA, e concertei aqui. Voltando ao assunto…

    O Dr. Dr. Bruce M. Metzger, um dos mais respeitados teólogos e erudito evangélico, escreveu a respeito de Lucas 23:43:

    “O Siríaco Curetoniano rearranja a ordem das palavras juntando semeron [ hoje] não com met emou ese, [estará] mas com amen soi lego[em verdade eu te digo]”Em verdade eu te digo hoje que comigo estarás…”

    Este texto Sr ADVENTISTA é mais antigo que os mss pós Nicéia. Dando um peso enorme à escolha feita pela Comissão de Tradução da TNM!

    Isso foi seriamente abordado por mim aqui neste artigo com evidência documentada em textos antigos e crítica textual.

    Em colossenses 2:9 a Tradução do Novo Mundo não traduziu “errado”. No Léxico Grego e Inglês de Parkhurst(1845) theiótes é definida como “Divindade” (pag. 261) e theótes“Deidade, divindade, natureza divina” (pag. 264). Note a definição que esta obra apresenta para “natureza divina” e também “Divindade.” Verá que o Léxico cita as mesmas palavras gregas empregadas acima. O Liddell and Scott’s A Greek-English Lexicon apresenta a mesma significação na página 788 onde Theiótes é definido como sendo entre outras definições “natureza divida”. Para uma consideração sucinta, objetiva e clara eu escrevi este pequeno artigo a este respeito.

    O Dicionário de Webster define “divindade” da seguinte maneira:

    “A qualidade ou estado de ser divino, um ser divino, DEUS, DEUSA” ( on line)

    Em vista disso, minha sugestão é que dedique mais tempo para ter certeza sobre este assunto, e agradeço por suas observações e tempo dedicado em postar aqui nesta página. Apesar da diferença de religião, estou certo de que desejamos o teu bem e que todos nós possamos sempre continuar a aumentar em amor, respeito uns pelos outros e consideração pela palavra de Deus, assim como Jesus disse; “A tua palavra é a verdade” João 17:17

    Curtir

  16. A tradução de Isaías 66:23 em qual versão os adventistas dizem ser correta? Que eu saiba eles usam a King James nos Estados Unidos e a Almeida no Brasil.
    Por acaso a TNM está contradizendo estas versões em Isaías 66:23? Que eu saiba a tradução usada pela IASD diz a mesma coisa que a tradução NM aqui.

    O maior erro da KJ e da Almeida, é excluir o nome divinos milhares e milhares de vezes do texto bíblico.

    “Sobre a esperança celestial, vcs desconsideram sim, pois toda testemunha de jeová que encontro me diz a mesma coisa, que não vai pro céu, mas ficará sempre na terra, inclusive durante o dia do Senhor…só farei uma pergunta, já que vc citou os 144.000 do apocalipse…vcs consideram como sendo quem, ou como representando o quê?(ou melhor vc entendem que os 144.00 do apocalipse é literal ou simbólico?, pois não entendi direito,)”

    Ele ainda não sabe a diferença de 144.000 e grande multidão. Como eu já disse várias vezes em outro tópico: existem aqueles que reinam com Cristo e existem aqueles que não governados pelo Cordeiro e seus co-governantes, sendo assim se evita o problema de bilhões de co-reis sem ter sobre quem ou o que reinar por todas as pessoas serem da mesma realeza, ou de bilhões de co-sacerdotes que não tem por quem ministrar seu sacerdócio, pois no céu todos são perfeitos e não precisam de intercessão sacerdotal mediando a relação entre pecadores imperfeitos e o Deus Santo.

    Curtir

  17. Creio,amigo adventista,que a questão do sábado já deixou de identificar o “verdadeiro povo de de Deus”,como você colou na porta, há muito tempo.

    Nós não achamos que a guarda do sábado condena vocês, o que condena vocês e tentar impor que isso e ESSENCIAL. Ninguém aqui jamais vai advogar que vocês cessem a guarda do sábado. O que se tem feito aqui e simplesmente esclarecer que os raciocínios bibiblicos usados para tentar impor a obrigatoriedade do sábado e uma carcaça desde os dias de Jesus.O que expõe ainda mais vossos raciocínios e que um de voces no determinou que provassemos onde Paulo,Pedro,João etc.. (sem podermos recorrer ao “antigo testamentto”)ensinou que havia uma esperança terrestre,além da espiritual.
    Como você faria isso com a imposição do sábado, ou seja, ,usando apenas os apóstolos? -leia col.2:16)

    Curtir

  18. Queruvim,querido,ajusta aí sua resposta em Lucas 43. Ele não discorda da nossa tradução nesse texto..tá com pouco tempo igual a mim,nê! rsrs. Abraços.

    Curtir

  19. Adventista On 9 de setembro de 2015 at 0:10

    “sobre Charles Russel, eu particularmente o admiro econheço o trabalho que ele fez e deixou, assim como mais ainda a contemporânea dele Ellen White foi profetiza do Deus vivo(At2:17) mas vcs se perderam mto, deixaram a maioria das doutrinas bíblicas que o Russel pregava, para fazer interpretações erradas…”

    O nosso irmão Russel deixou um legado ímpar pra nós, estudar por meio de pesquisa, meditar e deixar que a escrituras responda as indagações, ele não conseguiu ver muitas doutrinas em seus dias, pois faleceu em 1916.
    Os irmãos que tomaram a dianteira na obra a seguir, tinha o mesmo zelo dele, e ao pesquisarem, estudarem, viram e acharam muitas doutrinas erradas que Russel não havia encontrado.
    Aqui é que está uma das nossas diferenças. Quando entendemos a luz das escrituras que algo tem que ser revisto, nós somos humildes e o fazemos.
    Mesmo sabendo que os opositores vão tripudiar em cima de “novos entendimentos’.
    Você dever saber mais do que eu, que houve muitas divisões no berço da “igreja remanescente”. Mostra isso que faltou unidade.

    Agradeço a sua clareza ao referir a meu comentário.
    E continuo te exortando, continue nessa busca ao Deus Verdadeiro, o sangue do seu filho Jesus Cristo não foi em derramado em vão.
    Ainda é tempo pra dar meia volta e encontrar o verdadeiro cristianismo.
    Livre-se de toda culpa de sangue do século 20 (1ª Guerra Mundial, 2ª Guerra Mundial, Guerra tribal em Ruanda, etc…)

    Curtir

  20. Sr Adventista, em nenhum momento eu disse que vcs só adoram a Deus no dia de sábado. O que eu disse é que vocês tem muito orgulho de reservarem um dia inteiro pra se adorar a Deus mais exclusivamente.

    Mas o que eu disse é que tirar tempo exclusivo pra se adorar a Deus tem que ser todos os dias. Ler a bíblia, orar, ir ficar junto com a congregação, fazer atividades espirituais são formas de se adorar a Deus também.Estarmos aqui defendendo a verdade bíblica também é uma forma de adorar a Deus.

    Você disse bem que devemos analisar a natureza e dar glória a Jeová e isso é muito bom também. Eu procuro fazer isso todos os dias, até analisando o comportamento dos belos animais criados por Jeová.

    Curtir

  21. Sr. Adventista disse:
    “Primeiro, se o srºnão se importar, gostaria de falar sobre o vinho, pelo que li e entendi de seu comente, vc já pôs na minha boca que eu acredito que Jesus na Santa Ceia bebeu suco de uva e não vinho…o srº pensou errado! não vou afirmar, mas é bem possível que Jesus e os doze apóstolos ivessem tomassem o vinho mesmo,”

    ACHA MESMO QUE EU ME ENGANEI ? DE QUE INSTITUIÇÃO RELIGIOSA É O PROGRAMA “NA MIRA DA VERDADE” DA TV NOVO TEMPO? NÃO É DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA? O APRESENTADOR LEANDRO QUADROS NÃO É ADVENTISTA? ELE DIZ QUE O VINHO NÃO ERA VINHO E SIM SUCO DE UVA. ENTÃO JÁ NOTO QUE ELE E VOCÊ NÃO FALAM A MESMA LÍNGUA.

    CONTINUANDO DISSE “porém para a Igreja Jesus, não especificou que tinha que ser tomado vinho, mas o produto da videira, (pois o vinho, ou suco de uva, com o pão s/ fermento e s/levedura são uma representação do sangue e do corpo do Senhor) geralmente as igrejas hoje em dia, senão todas, com excessão de vcs e da igreja católica eu acho, usam suco de uva…(Porquê? para não fazer tropeçar aqueles que são fracos para com a bebida alcóolica )”

    O QUE NÃO ENTENDO EM TEU ARGUMENTO É QUE JESUS SE PREOCUPOU COM CRISTÃO “que são fracos para com a bebida alcóolica” E SEGUNDO VOCÊ SERVIU SUCO DE UVA MAS NUMA FESTA DE CASAMENTO NÃO SE PREOCUPOU COM OS CONVIDADOS PROVENDO DEZENAS DE LITROS DE VINHO? NÃO ACHA ISTO CONTRADITÓRIO?

    ”Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. ”(1 Coríntios 11:20,21) >>repare que naquela época da igreja primitiva já se enfrentava justamente esse problema, (embriaguez) por isso tomamos essa medida para evitar problemas desnecessários.

    SERÁ QUE O PROBLEMA ERA SOMENTE A BEBIDA? VAMOS LER:

    Romanos 14:21 É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [ou se ofender ou se enfraquecer]. (Almeida Revista e Atualizada)

    1 Coríntios 8:13 E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.
    (Almeida Revista e Atualizada)

    SERÁ QUE PAULO ESTAVA ACONSELHANDO TODOS OS CRISTÃO A SE ABSTER DE CARNE?

    1 Coríntios 10:25 Comei de tudo o que se vende no mercado [AÇOUGUE], sem nada perguntardes por motivo de consciência;
    (Almeida Revista e Atualizada)

    1 Coríntios 10:25 Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
    (Almeida Corrigida e Revisada, Fiel)

    Agora quanto ao ancião de vcs, que eu conheço que é uma excelente pessoa inclusive, não vou divulgar nomes aqui, bebe mto sim! e cerveja, se vc não quer acreditar então não acredite, mas que é vdd é…afinal já reparei que é amplamente tolerável essa atitude entre vcs mesmos.

    NÃO SABEMOS DE ONDE ELE É, MAS COMO JÁ TE RESPONDI ANTERIORMENTE TEMOS PROCEDIMENTOS A TOMAR CONTRA AQUELES QUE NÃO SE COMPORTAM DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS E A BEBEDICE PODE LEVAR NÃO SÓ Á DESQUALIFICAÇÃO COMO ANCIÃO COMO ATÉ MESMO Á DESASSOCIAÇÃO. FIZ ´PARTE DE UMA CONGREGAÇÃO ONDE ISTO ACONTECEU E ELE FOI DESQUALIFICADO E DEPOIS DESASSOCIADO.
    PORÉM NÃO É SOBRE O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DE CADA TJ QUE ESTAMOS CONSIDERANDO POIS RESPEITO OS ADVENTISTAS PORÉM VÁRIOS DELES QUE CONHEÇO PESSOALMENTE NÃO GUARDAM O SÁBADO E NEM POR ISSO NÓS GENERALIZAMOS.

    Sobre o sábado, pensei até em postar aqui mas sei que vcs estudam mto também, e sabem do assunto, por isso esse assunto é somente entre vcs e DeusPAI Jeová, que ordenou a guarda do sábado..

    QUANTO AO SÁBADO O ASSUNTO JÁ FOI EXPLANADO

    Sobre a esperança celestial, vcs desconsideram sim, pois toda testemunha de jeová que encontro me diz a mesma coisa, que não vai pro céu, mas ficará sempre na terra, inclusive durante o dia do Senhor…só farei uma pergunta, já que vc citou os 144.000 do apocalipse…vcs consideram como sendo quem, ou como representando o quê?(ou melhor vc entendem que os 144.00 do apocalipse é literal ou simbólico?, pois não entendi direito,)

    NÃO POSSO RESPONDER POR VOCÊ MAS CONHEÇO VÁRIOS TJs QUE VÃO PARA O CÉU INCLUSIVE UM VIZINHO MEU.
    ACREDITAMOS QUE SÃO LITERALMENTE 144.000 PESSOAS POIS EM APOCALIPSE CAP. 07 ELES SÃO CONTRASTADOS COM UMA GRANDE MULTIDÃO.

    Curtir

  22. Será que Jeová proíbe beber bebida alcoólica? Ou será que ele proíbe a imoderação (embriaguez) no beber? Vejamos o que a bíblia diz.

    “O banquete é feito para divertir, e o vinho torna a vida alegre, mas isso tudo se paga com dinheiro.” (Eclesiastes 10:19)

    “Portanto, vá, coma com prazer a sua comida, e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.” (Eclesiastes 9:7)

    “Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demônio’. Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham”. (Mateus 11:18-19)

    O vinho também está incluído nas bênçãos de restauração prometidas por Jeová:

    Assim sabereis que eu sou Jeová vosso Deus, que habita em Sião, meu santo monte; então Jerusalém será santa, e estrangeiros não passarão mais por ela. Naquele dia acontecerá que os montes destilarão vinho doce, e os outeiros manarão leite, e em todas as torrentes de Judá correrão águas, e uma fonte sairá da casa de Jeová, e regará o vale de Sitim. (Joel 3:17-18)

    Eis que vêm os dias, diz Jeová, em que o que lavra alcançará o que ceifa, e o que pisa as uvas o que semeia a semente; os montes destilarão vinho doce, e todos os outeiros se derreterão. Tornarei a trazer o cativeiro do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas, e as habitarão; plantarão vinhas e lhes beberão o vinho; também farão jardins, e lhes comerão o fruto.
    (Amós 9:13-14)

    Naquele dia o Senhor, o seu Deus, os salvará como rebanho do seu povo, e como jóias de uma coroa brilharão em sua terra. Ah! Como serão belos! Como serão formosos! O trigo dará vigor aos rapazes, e o vinho novo às moças. (Zacarias 9:16-17)

    É ele que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento: o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor. (Salmos 104:14-15)

    “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi. (Isaías 55:1-3)

    ARTIGO SOBRE O ASSUNTO, NESTA PÁGINA

    Curtir

  23. Amado SAGA…Suas afirmações com a finalidade de denegrir a imagem da Igreja Adventista:

    Sei de adventistas que que violam o a neutralidade cristã tomando ação na ambiente político do mundo, resultando em adventista se candidatando a ser presidente dos EUA (Potência que é uma das bestas da profecia sobre os últimos dias), adventistas com simpatia ao partido nazista na Alemanha e adventistas com culpa de sangue no massacre êtnico que aconteceu no genocídio de Ruanda.

    só revela seu desespero para com sua igreja das testemunhas de jeová, além do mais, suas afirmações de que nós violamos a neutralidade cristã? quê isso! até onde sei, nós mantemos uma posição de neutralidade sim! pois cremos que há uma separação bem clara entre Igreja e Estado, assim como as coisas de Deus, e as coisas de César (Mc12:17) além do mais NÃO SOMOS DESTE MUNDO! (Jo17:14-18) pois nossa cidadania está nos céus! (Fp3:20) não nos metemos com política que aliás já está falida nas maõs do principe do mundo, não vamos a guerra, pois o segundo mandamento da lei da graça é amor ao próximo, além do mais, srºSaga desconheço essas Suas afirmações de que os adventistas simpatizam com o nazismo, e ainda apoiamos o genocídio em Ruanda, na África, além do mais está acontecendo eleições nos Estados Unidos, poderia me dizer quem é o Adventista que está tentando ser o Presidente dos Estados Unidos?

    Nada pessoal, amo vcs testemunhas de jeová, mas tentar denegrir a imagem da Igreja Remanescente só para justificar o erro nas doutrinas de vcs é o cúmulo!

    Fique com Deus!

    Amado QUERUBIM…acho que o srº não me compreendeu, sobre Lc23:43 pois eu disse, como vc pode verificar em meu comente anterior: ”a tradução que usamos, mas não vou defendê-la, pois há mtos erros de traduçõ mesmo…(como por ex. Lc23:43, que tem erros de pontuação)…” eu disse da tradução que uso, a bíblia que uso, que está com erros de pontuação nesse vs, pois é inconcebível o pecador que estava ao lado de Jesus ter ido para o paraíso no mesmo dia! por isso sei que a tradução de vcs e a tradução ecumenica traduziu corretamente esse vs.

    Mas com relação a Cl2:9, não entendo grego bíblico coiné, mas já que o srº entende poderia me informar como dizem os mss gregos?Theiótes ouTheótes? pois até onde sei o correto de se traduzir esse texto é: ”plenitude da divindade”, e não ”divino da qualidade”;
    mto obrigado pela atenção!

    Fique com Deus!

    Curtir

  24. Sr Adventista,

    Queira ver os seguintes links e veja quem é o adventista que se candidatou a presidente dos EUA…

    http://www.adventistas.org/pt/liberdadereligiosa/sobre-a-candidatura-do-dr-ben-carson-a-presidente/

    http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/eleicoes/ben-carson-entra-na-disputa-pela-indicacao-republicana-nos-eua,755a804aaef1d410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

    Vamos ver se tua religião lá vai ter coragem de aplicar o procedimento bíblico da excomunhão ou desassociação com ele… se fizer isso, dou meu parabéns, mas se não fizer, desde já o adventismo começa a perder meu respeito e abre precedente pra outros adventistas fazerem o mesmo.

    Sobre o genocídio de Ruanda, veja este link…

    http://www.adventistas.com/fevereiro2003/condenacao_ruanda.htm

    Sabemos que não devemos julgar um todo por pelo menos um parte, mas a bíblia diz em Gál 5:9 que um pouco de fermento leveda toda a massa…então, ou há punição pra esses cidadãos ou então abre precedentes pra mais e mais erros.

    Você disse: “… tentar denegrir a imagem da Igreja Remanescente só para justificar o erro nas doutrinas de vcs é o cúmulo!”…

    Só estamos falando a verdade! Em tempos de guerra, como no nazismo mesmo, a única, repito, a única religião cristã que se manteve neutra e não apoiou Hitler foram as TJs…..

    Além disso, nos assuntos conversados até aqui, como esperança celestial, vida na terra, julgamento no milênio, guarda do sábado e trindade, não há erros doutrinais por parte das TJs…..

    Curtir

  25. Boa tarde Sr. Adventista,

    Agradecemos sua opinião, final vocês Adventistas são pessoas cultas que gostam de estudar e isso vocês merecem elogios.
    Mas quanto ao sábado, para nós Testemunhas de Jeová não tem distinção entre o que estava dentro da Arca e o que estava fora, para nós, tudo é a Lei Mosaica.
    Com base Bíblica vou te explicar:
    Neemias 8:1 fala o seguinte: Então todo o povo se reuniu de comum acordo na praça em frente ao Portão das Águas, e disseram a Esdras,+ o copista,* que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que Jeová tinha dado a Israel.

    Veja que Esdras leu o Lei de Moisés para o povo, o interessante é que no versículo 8 ele diz:
    E liam em voz alta o livro, a Lei do verdadeiro Deus, explicando-a claramente e dando o sentido dela; assim ajudavam o povo a entender o que estava sendo lido.

    Viu a diferença no mesmo capitulo?
    No começo Esdras Disse que era a Lei de Moises, mas depois que Esdras leu a lei toda para o povo, Incluindo o Sábado, então ele afirmou que é a Lei do Verdadeiro Deus.
    Então entendemos que os Dez mandamentos incluído o sábado é a Lei Mosaica.
    E para nós ela foi Abolida a partir do momento em que Jesus morreu na estaca de tortura, estamos hoje sob a lei do Cristo.
    Um abraço.

    Curtir

  26. Então segundo esse texto, o que os adventista fizeram o dia 14 de agosto na sexta feira? porque o texto também fala de Lua nova, eles guardam o sábado mais esquece da lua nova. Estão tirando mais que um til da Bíblia.

    Curtir

  27. ADVENTISTA me perguntou:

    Mas com relação a Cl2:9, não entendo grego bíblico coiné, mas já que o srº entende poderia me informar como dizem os mss gregos?Theiótes ouTheótes? pois até onde sei o correto de se traduzir esse texto é: ”plenitude da divindade”, e não ”divino da qualidade”;

    Adventista… em grego, Paulo emprega o substantivo θεότητος que é sinônimo de θειότης. Ambas significam “divindade”

    O Dicionário de Webster define “divindade” da seguinte maneira:

    “A qualidade ou estado de ser divino, um ser divino, DEUS, DEUSA”

    Dizer que “Nele mora toda a plenitude da qualidade divina” ou ainda dizer que “Nele mora toda a plenitude da divindade” estão dentro do escopo ACEITÁVEL de significação. Em nada contradizem as Escrituras nem os léxicos. Sugiro que estude este assunto e não fique somente nesta de dar uma rápida olhada.

    CUIDADO com as mentiras repetidas na internet e por PASTORES que dizem que as TJ não acreditam na “Divindade de Cristo”.

    Negam as Testemunhas de Jeová a divindade de Cristo ?

    Curtir

  28. DUAS IGREJAS-DUAS MULHERES-DOIS GRUPOS DE PESSOAS.

    Uma pisou no sábado e outra restaura:

    1-IGREJA VERDADEIRA:

    -Apocalipse 12:1:
    “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher (IGREJA) vestida do sol (JESUS), tendo a lua debaixo dos seus pés (REFLEXO DOS SACRIFÍCIO DO ANTIGO TESTAMENTO QUE APONTAVA PARA JESUS), e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça (DOZE TRIBOS DE ISRAEL – DOZE APÓSTOLOS).”

    -Apocalipse 12:6:
    “A mulher (IGREJA), porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil e duzentos e sessenta dias.”

    1260 dias = 1260 anos (Idade Média – Igreja não organizada – escondida)

    -Apocalipse 12:14:
    “e foram dadas à mulher (Igreja), as duas asas da grande águia, para que voasse até o deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, dois tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.”

    360 dias + 720 dias + 180 dias = 1260 dias = 1260 anos.

    -Apocalipse 12:17:
    “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os MANDAMENTOS DE DEUS e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.”

    Esta restaura o sábado:

    -Apocalipse 7:2-3:
    E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o SELO (SÁBADO) do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar,

    “dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.”

    -Apocalipse 14:9-10:
    “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal (DOMINGO) na sua testa, ou na sua mão,”

    “Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.”

    2- IGREJA FALSA:

    -Apocalipse 17:4-5:
    “E a mulher (IGREJA) estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação;”

    “E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições (IGREJAS-FILHAS) e abominações da terra.”

    Esta pisou no sábado:

    -DANIEL 7:25:
    “e cuidará em mudar os tempos e a LEI; e os santos serão entregues nas mãos, pôr um tempo, dois tempos, e metade de um tempo.”

    360 dias + 720 dias + 180 dias = 1260 = 1260 anos

    A lei de Deus seria Pisada, ALERTA.

    Apocalipse 13:5:
    “Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogância e blasfêmia, e autoridade para agir durante quarenta e dois meses.”

    42 meses x 30 dias = 1260 dias = 1260 anos.

    Nesse período a besta: “deitou a verdade pôr terra; e o que fez prosperou.” (Daniel 8:12).

    De que lado você esta?

    Curtir

  29. Sergio acabou de cunhar uma nova versão da bíblia.
    Acréscimos Sérgio, apenas acréscimos,e o que você fez.
    Inseriu jeitosamente palavras ,o que e proibido por Deus,
    Mostre-nos onde Pedro,Paulo etc..ensinaram que o sábado e essencial para a salvação e nem adianta inserir palavras jeitosas como se a bíblia fosse incompleta.

    Curtir

  30. Quem restaurou o sábado depois dos 1260 anos??
    esse sinal da besta não poderia ser o natal não??

    Curtir

  31. O termo usado em Colossenses 2:9 é usado como “QUALIDADE divina” para diferenciar de PESSOA divina, sim pois as vezes divindade é usado no sentido de deidade, um deus, deusa, um ser divino….

    Em inglês é mais perceptível, a diferença com relação a este este pelo contraste entre GODHEAD e DIVINITY. O texto fala de algo impessoal, não é a pessoa de Deus que mora em Cristo, até pelo que diz Col 1:19, que diz que foi Deus quem colocou a plenitude divina no seu Filho, e não que o Pai quis entrar dentro dele.

    Curtir

Os comentários estão fechados.