É a Bíblia um livro “machista”?


Atualmente diversas grupos ateus alinhados com ideias feministas propagam o conceito de que a Bíblia Sagrada discrimina as mulheres. Fazem citações seletivas da Bíblia com o objetivo de dar uma impressão de que as mulheres nos tempos bíblicos eram realmente oprimidas. Quem não tem interesse na investigação da Bíblia não raro acabam sendo enganados. Se você tem alguma dúvida sobre isso, então resolva isso de uma vez por todas lendo durante poucos minutos os artigos abaixo. Observe um vídeo postado a algum tempo por uma jovem mulher e escute o que ela tem a dizer. Quero alertar que não endossamos tudo o que se diz no vídeo sobre outros temas.

Será que a Bíblia discrimina as mulheres?

Qual o conceito de Deus na Bíblia a respeito das mulheres?

 

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • vinicius  On 29 de dezembro de 2014 at 12:42

    Olah queridos irmaos , tenho uma duvida. Aparece a palavra ARCO-IRIS na biblia? Eu sei que nao tem nada a ver com o tema , mais gostaria de tirar essa duviday

    Curtir

  • Queruvim  On 29 de dezembro de 2014 at 15:30

    ἶρις κυκλόθεν (íris kyklóthen)ou “arco íris” aparece em Revelação 4:3 e 10:1 nas Escrituras Gregas Cristãs.. No chamado “Velho Testamento”, as antigas Escrituras Sagradas hebraicas, ocorre em Gênesis 9:13 a palavra hebraica”arco íris”. Ao todo no V.T קָ֫שֶׁת (qesheth) “arco íris” ocorre 76 vezes.

    Curtir

  • vinicius  On 30 de dezembro de 2014 at 0:32

    Mto obrigado, me ajudou muito mesmo :).. Fiqei com essa duvida, porq eu vi um crente diser q essa palavra nao aparece na biblia.. Mais sou grato a jeova e a vc por ter considerado minha perguntap e pelas informacoes.. Continuarei a acompanhar este blog

    Curtir

  • Saga  On 30 de dezembro de 2014 at 4:57

    Estamos chegando num ponto muito perigoso neste sistema em que várias palavras redefinidas e resignificadas a bel prazer de militantes sociais e ativistas políticos; pensem em palavras como> casamento, família, direitos, machismo, discriminação, fobia, proselitismo, terrorismo, pregação de ódio, violência, fundamentalista, seita, racismo, fascismo, justiça social, democracia, tolerância, conservador, fanático e outras, sentidos das palavras mudam a gosto do freguês, e ficam positivas ou pejorativas dependendo de quem a diz e a quem diz!

    Machismo….era a ideia de que as fêmeas são seres inferiores ao macho, envolvia coisas consideradas “de macho” como: xingar…usar um vocabulário agressivo , coçar o saco, falta de higiene pessoal, aparência desleixada, necessidade de mostrar força física, ser agressivo, ser mandão, intolerante, bater nos outros, em especial nas mulheres poderíamos citar também “as bichinhas”-, além de pegar todas as gostosas, também poderíamos citar aqui o estupro – inclusive o estupro corretivo de “sapatonas”-, o uso exacerbado da pornografia e a visão geral de mulheres como objetos sexuais e empregadas servis aos caprichos do “macho”. Em suma, “machismo” era algo do gênero acima, descrevendo homens que o cristianismo bíblico abomina. Mas o que se quer hoje em dia é trocar o termo para englobar qualquer homem que aja de forma masculina…se não evitar agir de forma masculina….é machismo!!!! O mero fato de termos um chefe de família trabalhador mantendo uma casa….machismo!!! Apenas homens servindo como anciões numa congregação religiosa….machismo!!! E chamar Deus de “Pai”? Machismo!!!

    Ou seja, vivemos em tempos perigosos, no nosso tempo duas mulheres podem ser chamadas de “casal”, um travesti se não entrar no banheiro feminino diz que está sendo “discriminado” e tendo seus “direitos violados”! Se você não a iniciativa do governo de criar cartilhas escolares do tal kit-gay você tem uma doença chamada “homofobia”, se diz que o casamento é entre um homem e uma mulher como Deus criou dirão que está fazendo “discurso de ódio”, se faz uma crítica a outrem está usando de “violência”, se acredita na Bíblia é porque é “fundamentalista”, se se esforçar em seguir o que sua religião diz é “fanático”, se você não aprecia os cultos afrobrasileiros (macumba) você será chamado de “racista”!! Se você acha que outras religiões não pregam a verdade bíblica você é “intolerante” e “sectário”, e se você prega as boas novas, evangelizando a a outros você está cometendo o “crime de proselitismo”, isto é tentando converter as outras pessoas a força!

    Além disso, ditaduras se denominam “democracia” e o termo “conservador” é usado como xingamento. Ou seja, muita coisa está fora de seu estado normal no sistema de coisas de Satanás, ele trabalha dia e noite para arrumar meios de incriminar os cristãos e de posicionar as nações da sua Fera contra o povo de Deus, em babilônia muitas agremiações religiosas aproveitam este clima pesado para afrouxar seus requisitos e fazer concessões aos ventos do modernismo e do que é considerado “politicamente correto” hoje, afrouxando sua moralidade e abandonando a pregação “proselitista”, preferindo fazer pregação politica e ativismo social.

    Curtir

  • vinicius  On 30 de dezembro de 2014 at 12:09

    Outra duvida minha, a palavra grega ou hebraica vertida por Deus, tem diferenciaçao da letra D maiuscula ou minuscula? Tipo, jeova ja foi chamado d Deus com D minusculo? Ou alguem q nao seja jeova ja foi chamado de Deus Com D maiusculo?? Se poder me responde , estarei aguardando 🙂

    Curtir

  • Queruvim  On 30 de dezembro de 2014 at 20:45

    O texto hebraico antigo bem como o aramaico não apresentam essa diferenciação. Portanto ao ler qualquer texto em que ocorre o substantivo Elohim, este deve ser considerado sem inferência alguma, tal qual observamos em nosso idioma. O mesmo ocorre com o texto do chamado “Novo Testamento”. Foi escrito originalmente todo em letras gregas maiúsculas e quase sem espaço.O texto era uncial.Os manuscritos unciais (escritos em koiné maiúsculo) destacam-se em relação aos manuscritos na escrita cursiva (escritos em minúsculas) devido principalmente ao fato de serem mais antigos e portanto mais próximos dos originais “autógrafos”. Suas letras eram bem juntas umas das outras a fim de economizar espaço no pergaminho. Há pelo menos 170 porções de unciais no Novo Testamento, sendo 44 delas escritas em folhas de pergaminho e não em rolos de papiro.

    Os principais manuscritos gregos unciais são:
    Codex Athous Lavrensis (século VIII)
    Codex Coridethianus(século IX)
    Codex Sangallensis (século IX)
    Codex Porphyrianus (século IX)
    Codex Regius (c. século XI-XIII)
    Codex Petropolitanus Purpureus
    Codex Boreelianus (século IX)
    Codex Claromontanus
    Codex Sinaiticus (ALEF)
    Codex Alexandrinus (A)
    Codex Vaticanus (B)
    Codex Efraemi Rescriptus (C)
    Codex Bezae (D)
    Codex Washingtoniensis (W)

    Curtir

  • Saga  On 31 de dezembro de 2014 at 1:29

    A inicial maiúscula é um sinal de um nome próprio, ou de um título, no caso de de Jeová, em muitos casos vemos que as palavras que em português dizemos “Deus” atuam como se fosse um nome de alguém, uma pessoa chamada Deus, então muitas vezes se usa “Deus” e “Senhor” no caso dele, assim com maiúsculas por causa desse tipo de fenômeno.

    O caso de Jesus é similar, seu nome em si era Jesus, e “Cristo” nada mais é do que uma palavra comum a ser utilizada para alguém que foi “ungido”, mas lendo a Bíblia notamos que palavras como “Cristo” e “Senhor” as vezes são usadas como se fossem um nome próprio de alguém, de modo que se fala de “Cristo” ou do “Senhor”, e sabemos de quem se fala, sem necessidade de identificar que Cristo é Jesus, que o Senhor é Jesus. É porque as palavras em questão ganham valor de um título.

    Em Isaías 9:6 se fala de nomes proféticos pelos quais a criança ungida viria a ser chamada, e em português tais nomes devem ser escritos em letra maiúscula.ENTÂO: essa questão de “minuscula ou maiúscula” é meramente uma convenção do nosso idioma e não um ponto de relevância doutrinal ou teológica

    Ah, convém citar que a TNM não usa iniciais maiúsculas para o espírito santo, sim, pois não considera que este seja um nome próprio de alguém, é um espírito que é santo, uma descrição do elemento em questão e não o nome ou título de uma pessoa.

    Curtir

  • Marcelo  On 31 de dezembro de 2014 at 19:40

    Disse tudo Saga.

    Curtir

  • vinicius  On 2 de janeiro de 2015 at 12:14

    Muito obrigado pela disposiçao em me responde,irmaos. Sou muito grato 🙂

    Curtir

  • Saga  On 6 de janeiro de 2015 at 1:20

    Sobre o vídeo, quem concorda que essa menina é linda demais? Eu sei quem, o Drejah concorda, sem dúvidas! (Y)

    (Pronto feministas, nos chamem de “machistas” agora, afinal, homem falar de beleza feminina não pode né, é “ditadura da beleza” , machismo demais, tsc)

    Curtir

  • claitondouglas2  On 10 de janeiro de 2015 at 13:28

    Oi gostaria de saber sobre os apografos, livros que dizem que foram retirado da Bíblia se são ou não são verdadeiros pois ja li a criação do mundo, 1º e 2º livro de Adão e Eva , Caverna dos Tesouros e o livro de Enoque e achei muitas explicações tal como a rebelião  de Lúcifer e suas ostes, a criação do homem e a mulher e seu pecado no paraíso, sua expulsão do mesmo com mais detalhes, etc…Mais minha pergunta é:- São verdadeiros ou não ? Espero não está importunado com essas perguntas mais de qualquer forma eu agradeço a atenção de vocês. 

    Enviado por Samsung Mobile

    Curtir

  • Anônimo  On 27 de julho de 2015 at 22:37

    kkkkkkkk… veja o video do pastor adelio o estupro de dina

    Curtir

  • Vlad  On 1 de junho de 2016 at 14:03

    Quando percebemos textos que falam em Deus e não deusa, filho de Deus e não filha de Deus, Jesus escolheu homens como apóstolos e nenhuma mulher, mulheres que mais se destacam na bíblia, são as que cometeram atos negativos ou no mínimo foi uma prostituta , nos leva a no mínimo a refletir se de fato as chamadas escrituras sagradas sempre deram destaques à figura do homem, deixando as mulheres constantemente no papel secundário

    Curtir

  • A Serviço do Reino  On 1 de junho de 2016 at 14:59

    As mulheres que mais se destacam na bíblia são por seus atos positivos, não negativos, como Rute, Ester, Sara, Abigail, a filha de Jefté, Maria (mãe de Jesus) etc.

    Os poucos casos negativos se tratam de Eva, da mulher de Ló ou outra que não lembro agora. Se for pra contabilizar erros, a bíblia menciona Pedro, Davi, Absalão, Judas etc etc etc.

    E mesmo as prostitutas são bem lembradas por seu exemplo de fé, como Raabe, por exemplo.

    Curtir

  • Vlad  On 16 de junho de 2016 at 16:33

    Ainda que haja relatos de algumas mulheres que tenham destaques positivos pouco relevantes,as chamadas “escrituras sagradas ” colocam os homens sempre nas maiores referências .Podemos citar a primeira criação humana, os grandes reis e profetas, a escolha dos apóstolos e patriarcas

    Curtir

  • A Serviço do Reino  On 16 de junho de 2016 at 16:49

    Vlad,

    Você disse: “Ainda que haja relatos de algumas mulheres que tenham destaques positivos pouco relevantes,as chamadas “escrituras sagradas” colocam os homens sempre nas maiores referências.”

    Resposta: Questão de hierarquia apenas, não de preconceito ou machismo. Numa empresa há cabeças, ou chefes, sobre um grupo de pessoas. Eles lideram ali e são os responsáveis por aquele grupo diante da empresa, sem com isso indicar algum tipo de preconceito contra os subordinados.

    Da mesma forma, alguém teria que ser o líder na casa. Se não fosse o homem seria a mulher.

    Deus apenas escolheu o homem como chefe da família. (1 Cor 11:3) E como tal, ele é o responsável por aquela família diante de Deus, mas não porque as mulheres não tenham essa capacidade de liderar.

    Essa semana minha família foi convidada para um casamento e no convite veio escrito assim: “‘Nome do meu pai’ e família.”

    Ora, seria isso preconceito contra minha mãe e os filhos? Não né. Além disso, os grandes feitos na bíblia são dados aos homens bem assim como seus maiores erros. Pense em Pedro que negou Jesus 3 vezes, ou Davi que cometeu assassinato e adultério. Um dos maiores privilégios que alguém poderia receber era ser a mãe de Cristo. Pense, ser a mãe do Filho de Deus?

    Sendo assim, vejo a bíblia como neutra no assunto. A posição de liderança escolhida por Deus é dada ao homem, mas isso não significa machismo.

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s