Exame textual de 1 Reis 11 revela Salomão como sendo adorador de Jeová


É bastante oportuno uma consideração de 1 Reis 11 nos versículos 4-6, onde lemos:

“E sucedeu, no tempo da velhice de Salomão, que as próprias esposas dele lhe haviam inclinado o coração para seguir outros deuses; e seu coração não se mostrou pleno para com Jeová, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai. 5  E Salomão começou a ir atrás de Astorete,+deusa* dos sidônios, e atrás de Milcom,+ a coisa repugnante dos amonitas. 6  E Salomão começou a fazer o que era mau aos olhos de Jeová e não seguiu plenamente a Jeová como Davi, seu pai.”

Observe que o Nome de Deus aparece 3 vezes somente nesta pequena porção da palavra de Deus, a Bíblia. Longe de adorar a um “Senhor” tal qual as igrejas da cristandade hoje, Salomão adorava o Deus cujo nome é Jeová. Isso tem implicações significativas. Primeiro é bom salientar, que o Nome de Deus aparece no texto hebraico desta passagem exatamente como lemos no texto acima na tradução da Bíblia conhecida como TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

  וַיְהִי, לְעֵת זִקְנַת שְׁלֹמֹה, נָשָׁיו הִטּוּ אֶת-לְבָבוֹ, אַחֲרֵי אֱלֹהִים אֲחֵרִים; וְלֹא-הָיָה לְבָבוֹ שָׁלֵם עִם-יְהוָה אֱלֹהָיו, כִּלְבַב דָּוִיד אָבִיו

Lemos que na velhice de Salomão seu coração não se mostrou pleno “para com Jeová seu Deus” (em letras vermelhas no texto original da Bíblia). Ou seja, Salomão não adorava “O Senhor” como dizem muitos hoje. Na verdade os judeus fiéis usavam sem restrição o Nome de Deus e não um pronome de uso comum ao se referir ao Ser Supremo. Isto os Teólogos e clérigos  da Cristandade não entendem. Sim, pastores e padres contribuem para a remoção do Nome de Deus e o substituem por palavras que lhes vem a mente. Diferente disso, a TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO emprega o “gosto do original” ao verter, não da maneira que agrada a tradição e preferências teológicas, mas como o texto realmente diz. 

Se alguém está a procura de um local de adoração, onde não se costuma usar o Nome de Deus, este certamente não segue o mesmo modelo de adoração dos verdadeiros adoradores da antiguidade. Qualquer templo edificado onde não se usa de modo regular e sem restrição o Nome de Deus, não tem nada haver com o antigo Deus dos Hebreus. 

'The_Visit_of_the_Queen_of_Sheba_to_King_Solomon',_oil_on_canvas_painting_by_Edward_Poynter,_1890,_Art_Gallery_of_New_South_Wales

 Leitura recomendada: 

São convincentes os motivos apresentados para não se usar o Nome JEOVÁ? Tanto faz falar “Jeová” como falar “Senhor” ao invocar a Deus? 

 

ACESSE JW.ORG

 

 

Anúncios