Dúvida de leitores: Provérbios 4:18


Pergunta: Tenho notado sua grande erudição em assuntos bíblicos.Em virtude disso gostaria de tirar um a duvida do contexto de provérbios 4:18 se está se referindo de fato a verdade progressiva.Serei grato por sua resposta. 

RESPOSTA BÍBLICA: 

Desculpe, mas é Jeová Deus quem é o Grande Instrutor e todos nós somos servos dependentes do conhecimento Dele. Grande erudito é aquele que admite que tem muito que aprender.

Provérbios não costuma ter um contexto imediato sempre pertinente ao mesmo tema. Contudo Provérbios 4:18 faz um contraste com o verso seguinte onde fala dos “iníquos” ou “impios” que andam sempre na escuridão. Ou seja, não progridem no entendimento. São presos a doutrinas antigas e irredutíveis. 

O Apóstolo Pedro em sua segunda carta capítulo 1 versículo 19,  falou sobre a palavra de Deus e prestar atenção a ela a medida que o tempo passa. Ele sugeriu esclarecimento gradual semelhante ao nascer do dia, quando vemos a  luz de uma estrela prenunciando o início do dia claro e o fim de uma noite. Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã ou Estrela d’Alva. Isso tem paralelo com o que Salomão escreveu. Tem também paralelo com o Salmo 119:105 que compara a palavra de Deus como a uma “lâmpada”. A mesma fraseologia usada por Pedro é usada pelo salmista inspirado ao chamar a “palavra” de Deus de “lâmpada”. O entendimento das Testemunhas de Jeová é absorvido da Bíblia. Uma comparação destes textos revela que a Bíblia compara o entendimento gradual como sendo semelhante ao amanhecer de um dia iluminado, algo que surge de maneira paulatina a medida que o tempo passa. 

Paulo em 2 Coríntios 4:6 demonstra o mesmo entendimento de que o “conhecimento  brilha como uma luz” depois de um tempo de escuridão. Já viu um pastor comparando o aumento do conhecimento como sendo igual a uma luz que clareia mais e mais? Opositores das Testemunhas de Jeová, os apóstatas, dirão que isso é coisa “do Corpo Governante”, visto que estes opositores não estão familiarizados com a Bíblia Sagrada, nem com o pensamento dos escritores inspirados. O Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13:12 deixa claro que o entendimento não viria de uma vez. “Atualmente vemos em parte” disse ele. Defendia ele alguma “doutrina do Corpo Governante”? 

Quando as Testemunhas de Jeová começaram a desconfiar das Igrejas evangélicas, Católicas e outras e iniciaram uma pesquisa investigativa da palavra de Deus, a luz espiritual que recebiam de Deus intensificava-se, pois, “a vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido”. (Pro. 4:18)

 Deus guia seu povo de modo progressivo, segundo o princípio declarado em Provérbios 4:18.

O profeta Daniel prevendo isso escreveu: 

““E quanto a ti, ó Daniel, guarda em segredo as palavras e sela o livro até o tempo do fim. Muitos [o] percorrerão, e o [verdadeiro] conhecimento se tornará abundante.” Dan. 12:4

Em harmonia com isso, a própria Organização de Jeová afirmou:

“A luz do sol clareia desde o alvorecer até “o dia estar firmemente estabelecido”. De maneira similar, a luz espiritual, com o passar do tempo, fica cada vez mais clara para os do povo de Jeová. Ao passo que nos aproximamos dos eventos, nosso entendimento da realização dos propósitos de Jeová se torna mais claro. As profecias divinas se abrem para nós, conforme o espírito santo de Deus lança luz sobre elas, e segundo se cumprem nos acontecimentos mundiais ou nas experiências dos do povo de Jeová. É assim que sua ‘vereda clareia mais e mais’.

“Ao passo que se percorre esta vereda, o alicerce são as verdades básicas, entre as quais estão a soberania de Jeová, seu reino messiânico, o sacrifício resgatador de Jesus Cristo, a terra transformada num paraíso, e a vida eterna para todos os fiéis e obedientes. A luz cada vez mais clara do entendimento brilha constantemente sobre estas grandes verdades, esclarecendo diversas facetas relacionadas. Isto inclui colocar em foco mais nítido o entendimento e a aplicação de certos textos bíblicos e os ajustes no procedimento e na estrutura de organização da congregação cristã”.  Leia o artigo de A Sentinela de 01 de Agosto de 1982 sob o tema: O aumento da luz nos tempos modernos.

Certa publicação afirma:

“Em nítido contraste com a atitude adotada pelos papas encontra-se a das testemunhas cristãs de Jeová. Estas realmente admitem que cometeram erros quanto a doutrinas e à adoração. Neste respeito, por um tempo, junto com a cristandade, celebravam o Natal, até saberem de sua origem pagã. Também, visto que Romanos 13:1 tinha sido interpretado como significando que os governos do mundo devem receber obediência incondicional, as Testemunhas interpretavam as ‘potestades superiores’ ou as “autoridades superiores”, mencionadas ali, como referindo-se a Jeová Deus e Jesus Cristo. Entretanto, um exame mais detido do texto circundante revela que Romanos 13:1 refere-se mesmo aos governos políticos deste mundo. Mas, ao se comparar este texto com outros, tais como Atos 5:29, que diz: “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens”, viu-se que a “sujeição” mencionada em Romanos 13:1 deve ser uma sujeição relativa, não incondicional. Quer dizer, os cristãos devem estar sujeitos aos governos deste mundo, enquanto estes não exijam dos cristãos violar as leis de Deus. Quando tais governos fazem isso, então o cristão precisa obedecer à lei superior. — Atos 4:19, 20.
Será que esta admissão, de ter errado, as caracteriza como falsos profetas? De modo algum, pois os falsos profetas não admitem cometer erros. De fato, o livro de Atos fornece mais de um exemplo de os primitivos cristãos terem errado quanto às suas crenças e terem de ser retificados, mas eles são mencionados com aprovação na Palavra de Deus. Tudo isto está em harmonia com o princípio bíblico de que “a vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido”. — Pro. 4:18.  W 01/06/ 1976

Ajustes tornam-se de vez em quando necessários, em harmonia com o texto de Provérbios 4:18. É verdade que opositores apóstatas da verdade ‘rangem os dentes’ diante de tais revelações progressivas, mas isso não deve perturbar os verdadeiros cristãos. (Atos 7:54) Antes, agradecemos a Jeová que “a própria luz brilhou para o justo e a alegria, até mesmo para os retos no coração”. (Salmo 97:11)

maravilhoso_amanhecerTNM

Anúncios
Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentários

  • Victor DB  On 13 de agosto de 2014 at 21:48

    Mais um assunto que eu precisava de mais “luz”! Estou salvando cada post em Pdf já que baixar o site inteiro é muito complicado. hehehe 😛

    Obrigado Queruvim

    Curtido por 1 pessoa

  • Jonatan Almeida  On 14 de agosto de 2014 at 16:56

    O carro de Jeová está andando e isto nos faz avançar em entendimento. A cristandade por outro lado vem avançando em desentendimento ao adotar novas proibições de condutas, vestimentas de seus membros formando novas seitas divergentes umas das outras.

    Curtido por 1 pessoa

  • gonçalves  On 18 de agosto de 2014 at 11:09

    Paulo Silva, que diferença faz debater aqui ou lá no vídeo?

    Curtir

  • Queruvim  On 18 de agosto de 2014 at 17:12

    Aqui tem moderador para barrar apóstatas.

    Curtido por 1 pessoa

  • karmo2010  On 18 de agosto de 2014 at 23:03

    Olá, Gonçalves, ou será, Gomes silva.

    Obrigado por aceitar o convite, aqui podemos trocar mensagens sem excessos, com respeito, pois temos aqui a moderação, que aprova ou desaprova nossos comentários.

    Da minha parte, seja bem-vindo desde que consiga manter um diálogo respeitoso.

    Apreciamos conhecer pontos de vista diferentes e compará-los com nosso conhecimento bíblico. Como pode ver aqui na página, críticos e pessoas interessadas são bem-vindas, mas opositores e apóstatas não são tolerados pelo moderador.

    Isso faz toda a diferença para um debate que produza algum benefício para os leitores.

    Curtir

  • Saga  On 19 de agosto de 2014 at 16:17

    A moderação é muito importante. Senão vira bagunça.

    Curtido por 1 pessoa

  • gonçalves  On 21 de agosto de 2014 at 0:26

    Olá, Karmo2010(Paulo Silva).
    Podemos trocar mensagens sem excessos, com respeito em qualquer lugar. A questão é que quem quer respeito oferece, distribui o mesmo.
    Em relação a manter um diálogo respeitoso podemos manter, isso vai depender de você, certo?
    Desde já agradeço o convite.
    Obrigado.
    Boa Noite

    Curtir

  • karmo2010  On 21 de agosto de 2014 at 10:32

    Ok, Gomes silva.

    Podemos começar por um assunto bem simples. Não vou entrar em questão de qual é a religião verdadeira e nem nada do gênero. Vou apenas tentar travar com você um diálogo sobre conhecimento bíblico. Como disse no outro comentário, nosso objetivo é comparar pontos de vistas diferentes com nosso conhecimento bíblico.

    Sobre o texto de João 17:1-3:

    “Jesus falou estas coisas, e, levantando os olhos para o céu, disse: “Pai, veio a hora; glorifica o teu filho, para que o teu filho te glorifique,  segundo lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que, com respeito ao [número] inteiro dos que lhe deste, ele lhes dê vida eterna.  Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.”

    Pergunto:

    1) Quem orou ao Pai?

    2) O que essa pessoa pediu ao Pai?

    3) Quem ela colocou na categoria de único Deus verdadeiro?

    Estou aguardando.

    Ao Queruvim, agradeço pela compreensão, pois acho que este tema está vinculado ao assunto de Provérbios 4:18, onde a luz brilha cada vez mais para aqueles que buscam o conhecimento exato das escrituras.

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s