Dúvida de Leitores: Foi a transfiguração um acontecimento real ou uma visão simbólica?


transfiguracaoTNM

Transfiguração

Acontecimento miraculoso testemunhado por Pedro, Tiago e João, em que o “rosto [de Jesus] brilhava como o sol, e a sua roupagem exterior tornou-se brilhante como a luz”. (Mt 17:1-9; Mr 9:2-10; Lu 9:28-36) Marcos diz que nessa ocasião a roupagem exterior de Jesus tornou-se “muito mais branca do que qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar”, e Lucas diz que “a aparência do seu rosto tornou-se diferente”. A transfiguração ocorreu num monte, pouco depois da Páscoa de 32 EC, bem antes da última viagem de Jesus a Jerusalém. Provavelmente se deu à noite, pois os apóstolos “estavam premidos de sono”. (Lu 9:32) À noite esse acontecimento seria mais vívido, e eles realmente passaram a noite no monte, porque só desceram de lá no dia seguinte. (Lu 9:37) No entanto, a Bíblia não diz exatamente quanto tempo durou a transfiguração.
Antes de subirem ao monte, Cristo perguntara a todos os seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”, ao que Pedro respondeu: “Tu és o Cristo.” Nisto, Jesus contou-lhes que morreria e seria ressuscitado (Mr 8:27-31), embora também tivesse prometido que alguns de seus discípulos ‘não provariam absolutamente a morte’ até que primeiro vissem “o Filho do homem vir no seu reino”, ou “o reino de Deus já vindo em poder”. (Mt 16:28; Mr 9:1) Esta promessa cumpriu-se “seis dias depois” (ou “oito”, de acordo com Lucas, que pelo visto inclui o dia da promessa e o dia do cumprimento), quando Pedro, Tiago e João acompanharam Jesus a um “alto monte” (Mt 17:1; Mr 9:2; Lu 9:28), onde Jesus, enquanto orava, foi transfigurado diante deles. Obra Estudo Perspicaz das Escrituras 

 

Na transfiguração de Jesus, Moisés e Elias também apareceram “com glória”. (Lu 9:30, 31; Mt 17:3; Mr 9:4) Jesus, Moisés e Elias falaram a respeito da “partida  que Cristo  estava destinado a cumprir em Jerusalém”. (Lu 9:31) Esta evidentemente envolvia tanto a morte de Cristo como sua subseqüente ressurreição para a vida espiritual.

 

A Obra Estudo Perspicaz prossegue dizendo sobre a Transfiguração:

Alguns críticos se têm empenhado em classificar a transfiguração como simples sonho. No entanto, como é óbvio, Pedro, Tiago e João não teriam tido exatamente o mesmo sonho. O próprio Jesus chamou o ocorrido de “visão” (Mt 17:9), não de mera ilusão. 

Outros entendem que Moisés e Elias estavam realmente presentes ali em forma espiritual. Mas tal conclusão entra em conflito com o contexto do próprio relato da transfiguração.  Tem se escrito muita coisa em blogs ou sites na internet a respeito deste assunto. É inevitável que se pesquise alguns temas ou assuntos relacionados para se entender o que realmente foi a transfiguração. Tenha em mente que a Bíblia é autoritativa e somente ela pode interpretar corretamente a ela mesma. De fato “não pertence a Deus as interpretações”?. Gên 40:8 

 

Por que Moisés e Elias não

poderiam estar presentes ali ?

A Bíblia mostra claramente que isso não é possível. A condição dos mortos é esclarecida em  Eclesiastes 9:5, 10, onde lemos: “Os mortos não sabem coisa nenhuma . . . Na sepultura . . . não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Almeida,Edição Contemporânea) Portanto, a morte é uma condição de não-existência. (Veja este artigo )

Paulo, sob inspiração de Jeová Deus, escreveu em Hebreus 6:20 que Cristo foi o “precursor” a entrar no domínio celestial.

Ou seja, ele foi o primeiro que nasceu como humano e que ao morrer entrou no domínio celestial. Ninguém mais, antes de Cristo, havia “ascendido aos céus”, de fato lemos em João 3:13 que antes de Cristo “ninguém ascendeu ao céus” . Se disséssemos que Moisés , Elias ou qualquer outro servo de Deus que viveu antes de Cristo, ” foram para o céu” estaríamos assumindo que Jesus estava errado em falar em João 3:13 que “ninguém ascendeu aos céus”. Romanos 5:12 diz que “a morte se espalhou a todos os homens” incluindo eles! Nem mesmo Daví foi para o céus. Atos 2:34 diz: “Daví não ascendeu ao céus…”. Ninguém tinha perspectiva de vida no céus antes da ceia realizada por Cristo. Foi nesta ocasião que  Cristo falou pela primeira vez a apenas 11 de seus seguidores fiéis a respeito deste privilégio concedido aos que “reinarão” ou “governarão” desde os céus. (Para entender melhor sobre a vida nos céus leia este artigo)

Hebreus 9:8 nos dá um esclarecimento adicional:

“O espírito santo esclarece assim que o caminho para o lugar santo ainda não fora manifestado enquanto a primeira tenda estava de pé.”

Que “lugar santo” é este? Hebreus 9:24 diz que “Cristo entrou, não num lugar santo feito por mãos…mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. Agora leia com atenção Hebreus 10:19, 20:

“Portanto, irmãos, visto que temos denodo para com o caminho de entrada no lugar santo, pelo sangue de Jesus, que ele inaugurou para nós como caminho novo e vivente …” Portanto, é mais do que claro que Moisés e Elias não estavam presentes nem fisicamente nem em forma espiritual no incidente da transfiguração. Moisés e Elias estavam apenas representados na transfiguração.

A Transfiguração foi uma visão de significado simbólico

Jesus se referiu ao incidente da transfiguração como sendo uma “visão”. Mateus 17:9

A palavra grega ὅραμα hórama ou “visão” provém de horáo que se refere a “ver” de modo metafórico. O verbo “ver” neste sentido em grego, não se refere a visão normal que temos ao enxergar alguém. Mas se refere antes a visão que temos quer mental ou por meios sobrenaturais. hórama é a mesma palavra usada em Atos 10:17 referente a visão que o Apóstolo Pedro teve dos gentios. Foi uma visão representativa e não literal de algo real. (Compare com Atos 11:5 onde se emprega a mesma palavra hórama)

Em Atos 16:9 quando lemos que Paulo teve uma “visão” onde viu um homem dizendo “passa na Macedônia e ajuda-nos” emprega se a mesma palavra ou substantivo hórama.

A Concordância Exaustiva de STRONG define hórama da seguinte maneira:

vista, visão.
De horáo; algo observado, i.e. Um espetáculo (especialmente sobrenatural)

Nas 7 ocorrências do substantivo grego hórama  no texto das Escrituras Gregas cristãs, notamos que se refere sempre a algo sobrenatural ou visionário.

O léxico Grego de Thayer citado neste link, apresenta a palavra hebraica equivalente, ( a palavra usada no texto do chamado V.T em hebraico) a saber HAZON,  que tem o mesmo significado. É emprega por exemplo na frase: “A visão que veio a haver para Isaías filho de Amós”.

Vale mencionar para nossa avaliação deste assunto que se eu quero dizer “eu vejo” em grego Coiné, emprego a palavra βλέπω (se lê : blepo) e não Hórama.

Em outras palavras, não são as Testemunhas de Jeová que afirmam que na transfiguração os que ali aparecem foram visto numa “visão”, mas a própria Bíblia é que diz isso.

A transfiguração de Jesus, isto é, sua aparição em glória na presença dos três apóstolos, representou a então futura vinda de Jesus como Rei designado por Jeová. Pedro confirma esse entendimento por falar do “poder e [da] presença de nosso Senhor Jesus Cristo”, relacionando isso com o acontecimento em que ele testemunhou  a transfiguração de Jesus. — 2 Pedro 1:16-18.  O Apóstolo Pedro diz ali:

” Não, não foi por seguirmos histórias falsas, engenhosamente inventadas, que vos familiarizamos com o poder e a presença*de nosso Senhor Jesus Cristo, mas foi por nos termos tornado testemunhas oculares da sua magnificência.17  Pois ele recebeu de Deus, o Pai, honra e glória, quando pela glória magnificente lhe foram dirigidas palavras tais como estas:  “Este é meu Filho, meu amado, a quem eu mesmo tenho aprovado.”  18  Sim, estas palavras nós ouvimos dirigidas desde o céu, enquanto estávamos com ele no monte santo.” 

Observe onde Pedro fala da “presença” de Cristo como sendo o tempo de cumprimento da transfiguração. Como já abordamos aqui nesta página, este período é o tempo em que vivemos. Cristo começou a governar no domínio celestial como Rei Glorioso designado por Deus e seu domínio se estenderá a toda a terra no futuro próximo. Estamos no período que a Bíblia chama de PRESENÇA de Cristo. Parece uma declaração estranha não?  Poderá entender melhor a respeito da “presença” de Cristo lendo este artigo.

 

CONCLUSÃO:

A transfiguração foi uma antevisão magnífica de Cristo na glória do Reino. (Mateus 17:1-9) Essa visão fortaleceu a fé de Pedro, Tiago e João numa época em que muitos haviam deixado de seguir a Jesus.

 

Leia este artigo relacionado com o tema da transfiguração:

 

Antevisões do Reino de Deus tornam-se realidade

 “Presença” ou “vinda” em Mateus 24:3 ?

12 comentários em “Dúvida de Leitores: Foi a transfiguração um acontecimento real ou uma visão simbólica?

  1. Muitos crentes costumam levar este episódio como prova de que existe uma alma ou espírito (ai depende da confusão do crente ).
    Quando encontro estes faço a seguinte pergunta com raciocinio lógico baseado em textos . O raciocinio é este.

    Será que jesus como judeu cumpriu ou não as leis como israelita?
    se a resposta for sim ótimo, se não peço que leia comigo mateus 5:17,18, “Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Não vim destruir, mas cumprir; 18 pois, deveras, eu vos digo que antes passariam o céu e a terra, do que passaria uma só letra menor ou uma só partícula duma letra da Lei sem que tudo se cumprisse.

    este texto deixa claro que jesus foi o único que realmente cumpriu perfeitamente a lei. Se até aqui a pessoa concorda, então pergunto
    Será que jesus deixou em algum momento de cumpri-lá?
    Porque pergunto isso, porque se ele deixou de cumprir alguma vez ,então ele pecou e ai o que ele disse em mateus 5:17,18 não teve valor algum.

    Para um evangélico jesus jamais cometeria uma fatalidade desta.
    Depois disso peço que ele leia Deut.18:10,11 aonde descreve leis claras que os israelitas deviam cumprir , mas o ponto mais interessante e o final do vers. 11 que diz claramente que não se deve consultar os mortos ou em outras palavras falar com os mortos, dai eu pergunto se jesus descrumpriu esta lei ao conversar com dois mortos.( Moisés e Elias )

    Dai fica ao sujeito ou reconhecer a verdade que se trata de uma visão ou acreditar na mentira e conviver com a idéia de jesus pecando.

    Normalmente eu nunca obtive respostas. É sempre depois eu te respondo, ou vou perguntar ao pastor ou vou perguntar ao meu professor de teologia, mas até hoje nunca obtive a resposta.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Recebi diversos e-mails tentando refutar o tema acima. Alguns vão ao ponto de afirmar que o texto não afirma que a transfiguração foi uma visão. Porém lemos em Mateus 17:9:

    “E, ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes, dizendo: “A ninguém conteis esta visão , até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos.”

    Seu comentário é um nó para quem não aceita estes textos bíblicos e pode dar um ataque cardíaco neles! Eu digo isso, porque certa vez um pastor e teólogo ao atender uma Testemunha de Jeová perto de onde eu morava sofreu um ataque cardíaco poucos minutos depois de conversar com um Ancião em seu portão. De fato, eu o conheci antes de morrer e ao falar conosco, ele ficava tão nervoso que dava pena dele. O Ancião que falou com ele é conhecido por ser muito manso e pacato. Mas já percebi que quando estes evangélicos barulhentos e demasiadamente confiantes são “intimados” nos portões de suas casas e se deparam com alguém com a Bíblia na mão, para muitos é mais preferível a morte. Ficam num estado lamentável. Todo aquele otimismo deles e a falta de conhecimento ao se depararem com textos da palavra de Deus, expõe os líderes de muitas destas igrejas pelo que eles realmente são, enganadores funestos. Exorto a todos os sinceros que porventura visitem esta página, que procurem estudar a Bíblia sem compactuar com PASTORES EVANGÉLICOS que estão sendo usados pelo inimigo da vida eterna para desencaminharem as pessoas.(1 João 5:19) Certifique-se de que tudo o que alguém diz realmente tem base nas Escrituras Sagradas!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito bom o artigo! Só alguém muito teimoso poderia discordar dos argumentos apresentados.

    Parabéns ao foxhound também. Lógica irrefutável. Jesus jamais iria violar a Lei de Seu Deus e Pai por falar com pessoas mortas.

    A palavra de Jesus é a “batida do martelo” – foi uma VISÃO e ponto final.

    Curtir

  4. Caramba, é vivendo e aprendendo…..não que a gente não conheça, mas é porque as vezes a gente não se lembra, ou não liga um assunto ao outro…falo do argumento do foxhound, puxa estou maravilhado com tal raciocínio….

    geralmente, ao analisarmos a transfiguração, usamos textos conhecidos como o de Eclesiastes, textos que se referem a alma morrer, não existir inferno etc…

    mas da forma que foi exposto é a primeira vez, se não me engano, que vejo uma refutação dessa forma….parabéns mano, que Deus e seu Filho possam nos abençoar cada dia mais pra aprendermos e adorarmos e defendermos Jeová da maneira que Ele merece.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Que visão não é real mas que representa algo se pode ver do relato de Atos 12 :8,9, que diz::O anjo disse-lhe:Cinge-te e amarra as tuas sandálias ´´.Ele fez isso .Finalmente, disse-lhe ele .“Põe a tua roupa exterior e vem seguir-me.´´. E ele saiu e seguia-o, mas não sabia que era real aquilo que estava acontecendo por intermédio do anjo . De fato , supunha que estava tendo uma visão.. Vejam Pedro estava vivendo algo literal mas não tinha certeza pois achava que aquilo não era real pois pensava que era uma visão. Este relato prova biblicamente que visão não é real mas que representa algo.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Argumento simplesmente brilhante do foxhound!Tomarei nota para usá-lo na pregação.Jeová te abençoe muito,meu irmão

    Curtido por 1 pessoa

  7. Aproveito para DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO LEIO NEM RESPONDO DIRETAMENTE A APÓSTATAS (ex Testemunhas de Jeová expulsas por causa de transgressões graves e que fazem de tudo para ridicularizar ou denegrir as TJ, seus anteriores irmãos de fé, a quem juraram falsamente ter como irmãos de fé) Tenho RECEBIDO E-MAILS de pessoas que me indagam se estou “respondendo” a algum opositor ou apóstata. Não leio sites de apóstatas nem dou atenção alguma a tais pessoas. Se já o fiz foi no passado distante , talvez por uma falta de atenção ou lapso momentâneo. Não perco meu tempo com isso. EVITEM AO MÁXIMO DAR ATENÇÃO PARA OPOSITORES.

    Curtir

  8. Muito bom este argumento! Vou anotar. Mas alguém poderia dizer que “bem, a lei foi cumprida, então não é mais necessário guardar este mandamento…” como nós argumentamos em relação a situações que o pacto antigo requeria. Mas bem, Cristo ainda não tinha validado o novo pacto com o seu sangue.

    Ou talvez possa dizer que Elias e Moisés em especial não estavam mortos, por tanto não seria descumprimento da Lei.

    Estava ouvindo o livro de Atos hoje, e o texto em 12:9 diz:

    “E ele saiu e seguia-o, mas não sabia que era real aquilo que estava acontecendo por intermédio do anjo. De fato, supunha que estava tendo uma visão

    Aqui se faz o contraste entre visão e uma coisa “real”, e se faz o uso da palavra grega falada no artigo. Então, parece que o próprio Pedro valida o significado da palavra.

    Excelente artigo.

    Curtir

  9. Creio no que diz as escrituras no tocante aos mortos:
    *Voltam a ser pó(Gn 3:19)
    *Estado de inconciência(Ec 12:5;Jó 7:9,10)
    *So voltarão a viver na ressureição(Jo 5:28,29;1 Ts 4:13-16)
    Então,por que Moisés apareceu?que vantagen o Eterno Criador teria em fazer que Pedro,Tiago e João o vissem?
    Nota:A narrativa textual prova que ”os dois homens conversavam com ele,sendo eles Moisés e Elias”(Lc9:30)
    Dos três comentarista,unicamente Mateus,usa o emprego da palavra”visão”(vs 9).”Visão”,nem sempre refere-se ao sobrenatural(Dn 7:1-8mostra uma visão sobre natural{inrreal},com significados real),sim,a faculdade de percepção visual.
    Lucas esclarece que ouve uma prosa entre eles,e qual era o assunto?
    Falavam da partida de Jesus e o que iria ocorrer com elE em Jerusalém(Lc 9:31).Perceba que Elias,principalmente,Moisés,por crermos que esta morto,tem plena conciêcia e ciência.Mas Moisés não está morto?
    A Bíblia nos dá uma alusão,através das condições físicas em sua
    morte;tinha ”cento e vinte anos quando morre,tava com uma ótima visão e bom vigor,(Dt 34:7)ou seja,mais condições para viver.
    Quem notificou a morte de Moisés?o Criador da vida.
    Por que não se achou o corpo de Moisés?o próprio diabo desputou com a figura de Cristo a respeito do corpo.
    Que valor tem um corpo para Jeová?Nada!manter um corpo em cigilo,não seria do menor intesse do Deus Criador,”Jeová é Quem faz morrer e Quem preserva a vida,Quem faz descer ao Seol(sepultura),e Ele faz subir.(1 Sm 2:6)
    Por isso que nunca acharam o corpo de Moisés,e não é de adimirar de ter aperecido no monte da transfiguração.
    Por que não foram os anjos que apareceram,ao invés de Moisés e Elias?
    É preciso descobrir cada intenção textual,e o plano do Eterno,pra não vaguear,e contradizer as escrituras e não fudamentar ideológias que causa uma mistura de verdades e mentiras,isso é perigoso.

    Curtir

  10. Obrigado por seu comentário, mas Paulo, sob inspiração de Jeová Deus, escreveu em Hebreus 6:20 que Cristo foi o “precursor” a entrar no domínio celestial.

    Ou seja, ele foi o primeiro que nasceu como humano e que ao morrer entrou no domínio celestial. Ninguém mais, antes de Cristo, havia “ascendido aos céus”, de fato lemos em João 3:13 que antes de Cristo “ninguém ascendeu ao céus” . Se disséssemos que Moisés ou Elias foram para o céu estaríamos assumindo que Jesus estava errado em falar em João 3:13 que “ninguém ascendeu aos céus”. Romanos 5:12 diz que “a morte se espalhou a todos os homens” incluindo Moisés e Elias. Nem mesmo Daví foi para o céus. Atos 2:34 diz: “Daví não ascendeu ao céus…”. Ninguém tinha perspectiva de vida no céus antes da ceia realizada por Cristo. Foi nesta ocasião que Cristo falou pela primeira vez a apenas 11 de seus seguidores fiéis a respeito deste privilégio concedido aos que “reinarão” ou “governarão” desde os céus. (Para entender melhor sobre a vida nos céus leia este artigo) é IMPORTANTÍSSIMO que se estude este link citados aqui para entender melhor o assunto relacionado aos mortos. Reserve tempo para ler este artigo também!

    Hebreus 9:8 nos dá um esclarecimento divino sobre o assunto:

    “O espírito santo esclarece assim que o caminho para o lugar santo ainda não fora manifestado enquanto a primeira tenda estava de pé.”

    Que “lugar santo” é este? Hebreus 9:24 diz que “Cristo entrou, não num lugar santo feito por mãos…mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. Agora leia com atenção Hebreus 10:19, 20:

    “Portanto, irmãos, visto que temos denodo para com o caminho de entrada no lugar santo, pelo sangue de Jesus, que ele inaugurou para nós como caminho novo e vivente …” Ou seja, Cristo foi o “precursor” e aquele que “inaugurou” a entrada para o céus. Tais textos se harmonizam com João 3:13 perfeitamente! Sem falar que não se choca com Eclesiastes 9:5 e 10 onde lemos que os “mortos não estão cônscios de absolutamente nada”.

    Curtir

  11. O pai de um conhecido meu faleceu de câncer. Tinha sido pastor de uma igreja por décadas. No dia de sua morte seu filho me ligou e disse: Meu pai está agora na Glória do Senhor…..
    Eu retruquei: Claro que não, óbvio que nunca
    Bravo ele ficou. Demais…

    Pois falei para ele que tanto defendia Mateus 24:3 como VINDA e não Presença, que o Pai dele não estava no céu pois Jesus ainda não tinha voltado segundo o que mostrei na Biblia dele 1 Coríntios 15:23….. NA BÍBLIA DELE….que traduz VINDA….

    Curtir

  12. A transfiguração foi a prefiguração da majestosa glória de nosso Divino Senhor Jesus Cristo no reino que seu Pai lhe deu (Colossenses 1:13). Isso foi mais claramente sabido por João, o apóstolo, quando o próprio Senhor Jesus lhe revelou o livro de Apocalipse (Apocalipse 1:1). Como se pode reconhecer que eram ‘Moisés’ e ‘Elias’ que (supostamente) estavam ali? Pelas características peculiares de cada um dos dois visto pelos presentes ali, sendo reconhecidas as figuras, pois Pedro, Tiago e João, liam as escrituras hebraicas. Talvez a visão tenha mostrado Moises com o cajado e Elias com o manto.
    Moisés morreu (Deuteronômio 34:5) e foi enterrado por Deus (Deuteronômio 34:6) e seu corpo nunca foi encontrado, pois talvez o povo ainda com resquícios das rebeldias e idolatrias passadas pudesse fazer algum tipo de idolatria nesse lugar. Satanás, o Diabo, sabendo disso poderia ter instigado idolatria naquele povo, havendo até mesmo uma disputa entre seres espirituais por causa disto (Judas vs 9).
    Embora se fale de Elias em 2 Reis 2:11, 12 sendo levado aos céus por um redemoinho, os céus aqui com certeza são literais. Elias não morreu (ou sequer foi arrebatado) nessa ocasião, pois foi apenas transportado para longe do seu sucessor, Eliseu. E Eliseu não demonstrou nenhum luto por Elias, muito estranho, pois ele mesmo chamou Elias de ‘meu pai, meu pai’ talvez aludindo ao carinho que tinha pelo seu mentor. Em João 3:13 está claro que antes de nosso Senhor Jesus Cristo ninguém havia ascendido aos céus. Visto a esperança celestial pertencer somente aos cristãos, (Moisés e Elias não eram cristãos) onde nosso Senhor Jesus foi o ‘nosso precursor’ conforme clareado por Paulo em Hebreus 6:20. Alguns anos depois da sua ascensão ‘no vendaval’, sabemos que Elias está vivo e atuando como profeta de Deus e desta vez para o rei de Judá. Por causa da atuação iníqua de Jeorão, de Judá, Elias lhe manda uma carta, expressando a condenação da parte de Deus que se cumpre pouco depois. — 2 Crônicas 21:12-15
    A transfiguração de nosso Senhor Jesus mostra que ele era maior (representava algo maior) que a Lei (Moisés) e maior que os Profetas (Elias) conforme atestado depois em Lucas 24:27.
    Nem Moisés nem Elias estavam ali em pessoa. Ambos já haviam morrido. Jesus veio, entre outras coisas para cumprir a lei (Mateus 5:17) e assim o fez. Se ele tivesse falado como os dois citados com certeza teria pecado com respeito à lei em Deuteronômio 18:11 onde o próprio Deus proíbe de se falar com os mortos.

    Curtir

Os comentários estão fechados.